SEXUALIDADES E GÊNEROS DISSIDENTES NO ESPAÇO ESCOLAR: DIMENSÕES POSSÍVEIS DA EDUCAÇÃO PARA E PELOS DIREITOS HUMANOS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende-Campos, Pollyanna
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Direito e Sexualidade
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revdirsex/article/view/35853
Resumo: Dentro das dimensões de acesso à justiça e à cidadania, a educação formal pode ser um contexto positivo e promotor de Direitos Humanos. Este artigo visa propiciar maior aproximação entre conceitos, atitudes e reflexões acerca da representação de corpos e sexualidades dissidentes em ambiente escolar. Com o intuito de abrir diálogos e proporcionar integração na cultura da paz e de vivências mais respeitosas, assim como distanciar-se de práticas preconceituosas e violentas para compreender e saber conviver com as diversas formas de identidades de gêneros e sexualidades dentro do ambiente escolar. Foi desenvolvido a partir de uma metodologia qualitativa baseada em observações empíricas participativas do cotidiano escolar, acrescenta-se revisão sistemática de literatura envolvendo categorias relativas ao estudo com ênfase nas Ciências Sociais e Humanas, além de entrevistas semiestruturadas realizadas com dez jovens de 18 a 24 anos. Os resultados demonstram que a maioria dos jovens tem vivências e experiências altamente intolerantes com agravos em situação de violências sobrepostas e cotidianas que comprometem o aprendizado e as relações interpessoais nos diversos convívios sociais, fazendo-se emergente a prática de pedagogias transgressoras a fim de (re)construir “saberes de desaprendizagens” para a promoção emancipatória de uma Educação para e pelos Direitos Humanos.
id UFBA-13_f6d5087cc3000d5e5024c1e7cb241c19
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/35853
network_acronym_str UFBA-13
network_name_str Revista Direito e Sexualidade
repository_id_str
spelling SEXUALIDADES E GÊNEROS DISSIDENTES NO ESPAÇO ESCOLAR: DIMENSÕES POSSÍVEIS DA EDUCAÇÃO PARA E PELOS DIREITOS HUMANOS.Dentro das dimensões de acesso à justiça e à cidadania, a educação formal pode ser um contexto positivo e promotor de Direitos Humanos. Este artigo visa propiciar maior aproximação entre conceitos, atitudes e reflexões acerca da representação de corpos e sexualidades dissidentes em ambiente escolar. Com o intuito de abrir diálogos e proporcionar integração na cultura da paz e de vivências mais respeitosas, assim como distanciar-se de práticas preconceituosas e violentas para compreender e saber conviver com as diversas formas de identidades de gêneros e sexualidades dentro do ambiente escolar. Foi desenvolvido a partir de uma metodologia qualitativa baseada em observações empíricas participativas do cotidiano escolar, acrescenta-se revisão sistemática de literatura envolvendo categorias relativas ao estudo com ênfase nas Ciências Sociais e Humanas, além de entrevistas semiestruturadas realizadas com dez jovens de 18 a 24 anos. Os resultados demonstram que a maioria dos jovens tem vivências e experiências altamente intolerantes com agravos em situação de violências sobrepostas e cotidianas que comprometem o aprendizado e as relações interpessoais nos diversos convívios sociais, fazendo-se emergente a prática de pedagogias transgressoras a fim de (re)construir “saberes de desaprendizagens” para a promoção emancipatória de uma Educação para e pelos Direitos Humanos.Universidade Federal da Bahia (UFBA)2023-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revdirsex/article/view/3585310.9771/revdirsex.v1i1.35853Revista Direito e Sexualidade; v. 1, n. 1 (2020) | Revista Direito e Sexualidade2675-3596reponame:Revista Direito e Sexualidadeinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revdirsex/article/view/35853/21090Copyright (c) 2020 amboshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRezende-Campos, PollyannaCavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon2023-07-18T23:20:04Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/35853Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revdirsex/indexPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revdirsex/oaigrupodireitoesexualidade@gmail.com ; nucleosibi@ufba.br2675-35962675-3596opendoar:2023-07-18T23:20:04Revista Direito e Sexualidade - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv SEXUALIDADES E GÊNEROS DISSIDENTES NO ESPAÇO ESCOLAR: DIMENSÕES POSSÍVEIS DA EDUCAÇÃO PARA E PELOS DIREITOS HUMANOS.
title SEXUALIDADES E GÊNEROS DISSIDENTES NO ESPAÇO ESCOLAR: DIMENSÕES POSSÍVEIS DA EDUCAÇÃO PARA E PELOS DIREITOS HUMANOS.
spellingShingle SEXUALIDADES E GÊNEROS DISSIDENTES NO ESPAÇO ESCOLAR: DIMENSÕES POSSÍVEIS DA EDUCAÇÃO PARA E PELOS DIREITOS HUMANOS.
Rezende-Campos, Pollyanna
title_short SEXUALIDADES E GÊNEROS DISSIDENTES NO ESPAÇO ESCOLAR: DIMENSÕES POSSÍVEIS DA EDUCAÇÃO PARA E PELOS DIREITOS HUMANOS.
title_full SEXUALIDADES E GÊNEROS DISSIDENTES NO ESPAÇO ESCOLAR: DIMENSÕES POSSÍVEIS DA EDUCAÇÃO PARA E PELOS DIREITOS HUMANOS.
title_fullStr SEXUALIDADES E GÊNEROS DISSIDENTES NO ESPAÇO ESCOLAR: DIMENSÕES POSSÍVEIS DA EDUCAÇÃO PARA E PELOS DIREITOS HUMANOS.
title_full_unstemmed SEXUALIDADES E GÊNEROS DISSIDENTES NO ESPAÇO ESCOLAR: DIMENSÕES POSSÍVEIS DA EDUCAÇÃO PARA E PELOS DIREITOS HUMANOS.
title_sort SEXUALIDADES E GÊNEROS DISSIDENTES NO ESPAÇO ESCOLAR: DIMENSÕES POSSÍVEIS DA EDUCAÇÃO PARA E PELOS DIREITOS HUMANOS.
author Rezende-Campos, Pollyanna
author_facet Rezende-Campos, Pollyanna
Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon
author_role author
author2 Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende-Campos, Pollyanna
Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon
description Dentro das dimensões de acesso à justiça e à cidadania, a educação formal pode ser um contexto positivo e promotor de Direitos Humanos. Este artigo visa propiciar maior aproximação entre conceitos, atitudes e reflexões acerca da representação de corpos e sexualidades dissidentes em ambiente escolar. Com o intuito de abrir diálogos e proporcionar integração na cultura da paz e de vivências mais respeitosas, assim como distanciar-se de práticas preconceituosas e violentas para compreender e saber conviver com as diversas formas de identidades de gêneros e sexualidades dentro do ambiente escolar. Foi desenvolvido a partir de uma metodologia qualitativa baseada em observações empíricas participativas do cotidiano escolar, acrescenta-se revisão sistemática de literatura envolvendo categorias relativas ao estudo com ênfase nas Ciências Sociais e Humanas, além de entrevistas semiestruturadas realizadas com dez jovens de 18 a 24 anos. Os resultados demonstram que a maioria dos jovens tem vivências e experiências altamente intolerantes com agravos em situação de violências sobrepostas e cotidianas que comprometem o aprendizado e as relações interpessoais nos diversos convívios sociais, fazendo-se emergente a prática de pedagogias transgressoras a fim de (re)construir “saberes de desaprendizagens” para a promoção emancipatória de uma Educação para e pelos Direitos Humanos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revdirsex/article/view/35853
10.9771/revdirsex.v1i1.35853
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revdirsex/article/view/35853
identifier_str_mv 10.9771/revdirsex.v1i1.35853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revdirsex/article/view/35853/21090
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 ambos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 ambos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia (UFBA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia (UFBA)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Direito e Sexualidade; v. 1, n. 1 (2020) | Revista Direito e Sexualidade
2675-3596
reponame:Revista Direito e Sexualidade
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Direito e Sexualidade
collection Revista Direito e Sexualidade
repository.name.fl_str_mv Revista Direito e Sexualidade - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv grupodireitoesexualidade@gmail.com ; nucleosibi@ufba.br
_version_ 1797053934163984384