IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA TUBERCULOSE NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: A DISCURSIVIDADE DOS DOCENTES
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/30472 |
Resumo: | Objetivo: analisar a discursividade dos docentes sobre a importância da temática tuberculose nos cursos de graduação em Enfermagem. Método: estudo qualitativo do tipo exploratório, desenvolvido entre janeiro e março de 2015 em duas universidades públicas de Enfermagem do estado do Amazonas, Brasil. Participaram do estudo 15 docentes do curso de Enfermagem, sendo a maioria do sexo feminino, possuía mestrado, com mais de cinco anos na docência, experiência anterior à docência e apenas um vínculo profissional. Utilizou-se a Análise do Discurso de matriz francesa como princípio teórico-metodológico. Resultados: emergiram, como resultados, dois blocos discursivos: Importância da temática da tuberculose na estrutura curricular; e Papel do enfermeiro no controle da tuberculose. Conclusão: os sentidos produzidos pelo discurso dos docentes permitiram concluir que a tuberculose, por ser uma doença importante do ponto de vista epidemiológico e social, precisa ter maior abrangência na matriz curricular dos cursos de graduação em Enfermagem, tendo vista o protagonismo dessa profissão nas ações de controle da doença.Descritores: Tuberculose. Enfermagem. Docentes de Enfermagem. Ensino Superior. Instituições de Ensino Superior. |
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IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA TUBERCULOSE NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: A DISCURSIVIDADE DOS DOCENTESObjetivo: analisar a discursividade dos docentes sobre a importância da temática tuberculose nos cursos de graduação em Enfermagem. Método: estudo qualitativo do tipo exploratório, desenvolvido entre janeiro e março de 2015 em duas universidades públicas de Enfermagem do estado do Amazonas, Brasil. Participaram do estudo 15 docentes do curso de Enfermagem, sendo a maioria do sexo feminino, possuía mestrado, com mais de cinco anos na docência, experiência anterior à docência e apenas um vínculo profissional. Utilizou-se a Análise do Discurso de matriz francesa como princípio teórico-metodológico. Resultados: emergiram, como resultados, dois blocos discursivos: Importância da temática da tuberculose na estrutura curricular; e Papel do enfermeiro no controle da tuberculose. Conclusão: os sentidos produzidos pelo discurso dos docentes permitiram concluir que a tuberculose, por ser uma doença importante do ponto de vista epidemiológico e social, precisa ter maior abrangência na matriz curricular dos cursos de graduação em Enfermagem, tendo vista o protagonismo dessa profissão nas ações de controle da doença.Descritores: Tuberculose. Enfermagem. Docentes de Enfermagem. Ensino Superior. Instituições de Ensino Superior.Universidade Federal da Bahia2020-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3047210.18471/rbe.v33.30472Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019)Revista Baiana de Enfermagem; v. 33 (2019)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/30472/20385https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/30472/20386Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Rosana Santos Brandão deOliveira, Lara Bezerra deEufrasio, Luana Cristina FernandesPortela, Ana Paula CarvalhoPalha, Pedro FredemirSicsú, Amélia Nunes2020-02-19T10:09:04Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/30472Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2020-02-19T10:09:04Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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