IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA TUBERCULOSE NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: A DISCURSIVIDADE DOS DOCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Rosana Santos Brandão de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Lara Bezerra de, Eufrasio, Luana Cristina Fernandes, Portela, Ana Paula Carvalho, Palha, Pedro Fredemir, Sicsú, Amélia Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/30472
Resumo: Objetivo: analisar a discursividade dos docentes sobre a importância da temática tuberculose nos cursos de graduação em Enfermagem. Método: estudo qualitativo do tipo exploratório, desenvolvido entre janeiro e março de 2015 em duas universidades públicas de Enfermagem do estado do Amazonas, Brasil. Participaram do estudo 15 docentes do curso de Enfermagem, sendo a maioria do sexo feminino, possuía mestrado, com mais de cinco anos na docência, experiência anterior à docência e apenas um vínculo profissional. Utilizou-se a Análise do Discurso de matriz francesa como princípio teórico-metodológico. Resultados: emergiram, como resultados, dois blocos discursivos: Importância da temática da tuberculose na estrutura curricular; e Papel do enfermeiro no controle da tuberculose. Conclusão: os sentidos produzidos pelo discurso dos docentes permitiram concluir que a tuberculose, por ser uma doença importante do ponto de vista epidemiológico e social, precisa ter maior abrangência na matriz curricular dos cursos de graduação em Enfermagem, tendo vista o protagonismo dessa profissão nas ações de controle da doença.Descritores: Tuberculose. Enfermagem. Docentes de Enfermagem. Ensino Superior. Instituições de Ensino Superior.
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