SIMULAÇÃO CLÍNICA: EDUCAÇÃO PARA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AOS PACIENTES COM SONDA NASOENTERAL
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/41998 |
Resumo: | Objetivo: compreender como a equipe de enfermagem percebe a simulação clínica como metodologia de educação no cuidado ao paciente hospitalizado em uso de sonda nasoenteral. Método: trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com 64 técnicos de enfermagem em um hospital de Porto Alegre, no Sul do Brasil, em agosto e setembro de 2017. Realizou-se uma intervenção de educação por meio de simulação clínica, as quais foram gravadas e transcritas. Utilizou-se a análise de conteúdo para tratamento dos dados. Resultados: foram estabelecidas duas categorias: as potencialidades da simulação clínica como metodologia de educação e os desafios da simulação clínica para a prática da educação. Conclusão: os profissionais da enfermagem perceberam as potencialidades da atividade de simulação e se mostraram colaborativos e preocupados em revisar as práticas de cuidados em terapia nutricional enteral. A simulação clínica é uma metodologia promissora a ser utilizada na educação permanente em serviço. |
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