SIMULAÇÃO CLÍNICA: EDUCAÇÃO PARA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AOS PACIENTES COM SONDA NASOENTERAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Ana Paula Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dalla Nora, Carlise Rigon, Silva, Stella Marys Rigatti, Viegas, Graziela Lenz, Sousa, Gabriele Peres, Beghetto, Mariur Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/41998
Resumo: Objetivo: compreender como a equipe de enfermagem percebe a simulação clínica como metodologia de educação no cuidado ao paciente hospitalizado em uso de sonda nasoenteral. Método: trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com 64 técnicos de enfermagem em um hospital de Porto Alegre, no Sul do Brasil, em agosto e setembro de 2017. Realizou-se uma intervenção de educação por meio de simulação clínica, as quais foram gravadas e transcritas. Utilizou-se a análise de conteúdo para tratamento dos dados. Resultados: foram estabelecidas duas categorias: as potencialidades da simulação clínica como metodologia de educação e os desafios da simulação clínica para a prática da educação. Conclusão: os profissionais da enfermagem perceberam as potencialidades da atividade de simulação e se mostraram colaborativos e preocupados em revisar as práticas de cuidados em terapia nutricional enteral. A simulação clínica é uma metodologia promissora a ser utilizada na educação permanente em serviço.
id UFBA-14_1ec4035732283add14cc7e229c28797b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/41998
network_acronym_str UFBA-14
network_name_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling SIMULAÇÃO CLÍNICA: EDUCAÇÃO PARA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AOS PACIENTES COM SONDA NASOENTERALObjetivo: compreender como a equipe de enfermagem percebe a simulação clínica como metodologia de educação no cuidado ao paciente hospitalizado em uso de sonda nasoenteral. Método: trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com 64 técnicos de enfermagem em um hospital de Porto Alegre, no Sul do Brasil, em agosto e setembro de 2017. Realizou-se uma intervenção de educação por meio de simulação clínica, as quais foram gravadas e transcritas. Utilizou-se a análise de conteúdo para tratamento dos dados. Resultados: foram estabelecidas duas categorias: as potencialidades da simulação clínica como metodologia de educação e os desafios da simulação clínica para a prática da educação. Conclusão: os profissionais da enfermagem perceberam as potencialidades da atividade de simulação e se mostraram colaborativos e preocupados em revisar as práticas de cuidados em terapia nutricional enteral. A simulação clínica é uma metodologia promissora a ser utilizada na educação permanente em serviço.Universidade Federal da Bahia2021-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/4199810.18471/rbe.v35.41998Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 35 (2021)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/41998/24408https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/41998/24409Copyright (c) 2021 Revista Baiana de Enfermagem‏info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Ana Paula AlmeidaDalla Nora, Carlise RigonSilva, Stella Marys RigattiViegas, Graziela LenzSousa, Gabriele PeresBeghetto, Mariur Gomes2021-07-26T12:46:45Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/41998Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2021-07-26T12:46:45Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv SIMULAÇÃO CLÍNICA: EDUCAÇÃO PARA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AOS PACIENTES COM SONDA NASOENTERAL
title SIMULAÇÃO CLÍNICA: EDUCAÇÃO PARA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AOS PACIENTES COM SONDA NASOENTERAL
spellingShingle SIMULAÇÃO CLÍNICA: EDUCAÇÃO PARA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AOS PACIENTES COM SONDA NASOENTERAL
Corrêa, Ana Paula Almeida
title_short SIMULAÇÃO CLÍNICA: EDUCAÇÃO PARA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AOS PACIENTES COM SONDA NASOENTERAL
title_full SIMULAÇÃO CLÍNICA: EDUCAÇÃO PARA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AOS PACIENTES COM SONDA NASOENTERAL
title_fullStr SIMULAÇÃO CLÍNICA: EDUCAÇÃO PARA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AOS PACIENTES COM SONDA NASOENTERAL
title_full_unstemmed SIMULAÇÃO CLÍNICA: EDUCAÇÃO PARA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AOS PACIENTES COM SONDA NASOENTERAL
title_sort SIMULAÇÃO CLÍNICA: EDUCAÇÃO PARA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AOS PACIENTES COM SONDA NASOENTERAL
author Corrêa, Ana Paula Almeida
author_facet Corrêa, Ana Paula Almeida
Dalla Nora, Carlise Rigon
Silva, Stella Marys Rigatti
Viegas, Graziela Lenz
Sousa, Gabriele Peres
Beghetto, Mariur Gomes
author_role author
author2 Dalla Nora, Carlise Rigon
Silva, Stella Marys Rigatti
Viegas, Graziela Lenz
Sousa, Gabriele Peres
Beghetto, Mariur Gomes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Ana Paula Almeida
Dalla Nora, Carlise Rigon
Silva, Stella Marys Rigatti
Viegas, Graziela Lenz
Sousa, Gabriele Peres
Beghetto, Mariur Gomes
description Objetivo: compreender como a equipe de enfermagem percebe a simulação clínica como metodologia de educação no cuidado ao paciente hospitalizado em uso de sonda nasoenteral. Método: trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com 64 técnicos de enfermagem em um hospital de Porto Alegre, no Sul do Brasil, em agosto e setembro de 2017. Realizou-se uma intervenção de educação por meio de simulação clínica, as quais foram gravadas e transcritas. Utilizou-se a análise de conteúdo para tratamento dos dados. Resultados: foram estabelecidas duas categorias: as potencialidades da simulação clínica como metodologia de educação e os desafios da simulação clínica para a prática da educação. Conclusão: os profissionais da enfermagem perceberam as potencialidades da atividade de simulação e se mostraram colaborativos e preocupados em revisar as práticas de cuidados em terapia nutricional enteral. A simulação clínica é uma metodologia promissora a ser utilizada na educação permanente em serviço.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/41998
10.18471/rbe.v35.41998
url https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/41998
identifier_str_mv 10.18471/rbe.v35.41998
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/41998/24408
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/41998/24409
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Baiana de Enfermagem‏
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Baiana de Enfermagem‏
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)
Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 35 (2021)
2178-8650
0102-5430
reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
collection Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv rbaiana@ufba.br
_version_ 1797066771549650944