ENFERMEIRAS CUIDANDO: ANÁLISE CONCEITUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aires de Freitas Lopes, Helena
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Salete Bessa Jorge, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3847
Resumo: Este estudo descritivo tem o objetivo de analisar o conceito de cuidar praticado por enfermeiras no cotidiano hospitalar, utilizando fundamentos teóricos que permitiram refletir no empírico o marco conceitual percebido por enfermeiras, clientes internados e seus acompanhantes. O referencial teórico partiu de conceitos de cuidar da linha humanística e de bases filosóficas contemporâneas que permitiram a compreensão analítica de conceitos emergidos da prática das enfermeiras. Utilizou-se o referencial teórico de Chinn, Kramer (1995), com método para a formação de conceito, a partir da interação entre palavras ou outros símbolos, objetos, sentimentos, valores, atitudes, associados para formar o significado da idéia proposta. Investigou-se 07 (sete) enfermeiras que se encontravam trabalhando em unidades clínicas e cirúrgicas e 06 (seis) clientes internados com seus respectivos acompanhantes. O estudo foi realizado em dois hospitais da rede pública da cidade de Fortaleza, Ceará, no período de 07 a 23/07/99. Optouse pela observação participante e entrevista como métodos de coleta de dados. Como resultados da realidadeestudada, observou-se que embora a enfermeira de hoje perceba a necessidade de projetar uma Enfermagem mais humanizada, longe de atitudes puramente mecanicistas, ainda presta um cuidar reducionista e fragmentado, ainda precisando encontrar estratégias práticas para organizar esse cuidar de forma humanizada, superando o modelo tradicional na saúde, educação, ainda tão vigente. E para nortear a profissão sob este prisma, é urgente a busca de ações contextualizadas com o modo de vida das pessoas que estão recebendo o cuidado; no entanto, faz-se necessário a integração entre profissionais, clientes e famílias, para se entender e poder validar o cuidar pleno.
id UFBA-14_2f20acba02b3ba98e5e31df1c7352421
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/3847
network_acronym_str UFBA-14
network_name_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling ENFERMEIRAS CUIDANDO: ANÁLISE CONCEITUALCuidadoEnfermagemAnálise conceitualEste estudo descritivo tem o objetivo de analisar o conceito de cuidar praticado por enfermeiras no cotidiano hospitalar, utilizando fundamentos teóricos que permitiram refletir no empírico o marco conceitual percebido por enfermeiras, clientes internados e seus acompanhantes. O referencial teórico partiu de conceitos de cuidar da linha humanística e de bases filosóficas contemporâneas que permitiram a compreensão analítica de conceitos emergidos da prática das enfermeiras. Utilizou-se o referencial teórico de Chinn, Kramer (1995), com método para a formação de conceito, a partir da interação entre palavras ou outros símbolos, objetos, sentimentos, valores, atitudes, associados para formar o significado da idéia proposta. Investigou-se 07 (sete) enfermeiras que se encontravam trabalhando em unidades clínicas e cirúrgicas e 06 (seis) clientes internados com seus respectivos acompanhantes. O estudo foi realizado em dois hospitais da rede pública da cidade de Fortaleza, Ceará, no período de 07 a 23/07/99. Optouse pela observação participante e entrevista como métodos de coleta de dados. Como resultados da realidadeestudada, observou-se que embora a enfermeira de hoje perceba a necessidade de projetar uma Enfermagem mais humanizada, longe de atitudes puramente mecanicistas, ainda presta um cuidar reducionista e fragmentado, ainda precisando encontrar estratégias práticas para organizar esse cuidar de forma humanizada, superando o modelo tradicional na saúde, educação, ainda tão vigente. E para nortear a profissão sob este prisma, é urgente a busca de ações contextualizadas com o modo de vida das pessoas que estão recebendo o cuidado; no entanto, faz-se necessário a integração entre profissionais, clientes e famílias, para se entender e poder validar o cuidar pleno.Universidade Federal da Bahia2010-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/384710.18471/rbe.v14i1.3847Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 14 No. 1 (2001)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 14 Núm. 1 (2001)Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 14 n. 1 (2001)2178-86500102-543010.18471/rbe.v14i1reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3847/2816Aires de Freitas Lopes, HelenaSalete Bessa Jorge, Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-04-12T14:11:41Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/3847Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2010-04-12T14:11:41Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv ENFERMEIRAS CUIDANDO: ANÁLISE CONCEITUAL
title ENFERMEIRAS CUIDANDO: ANÁLISE CONCEITUAL
spellingShingle ENFERMEIRAS CUIDANDO: ANÁLISE CONCEITUAL
Aires de Freitas Lopes, Helena
Cuidado
Enfermagem
Análise conceitual
title_short ENFERMEIRAS CUIDANDO: ANÁLISE CONCEITUAL
title_full ENFERMEIRAS CUIDANDO: ANÁLISE CONCEITUAL
title_fullStr ENFERMEIRAS CUIDANDO: ANÁLISE CONCEITUAL
title_full_unstemmed ENFERMEIRAS CUIDANDO: ANÁLISE CONCEITUAL
title_sort ENFERMEIRAS CUIDANDO: ANÁLISE CONCEITUAL
author Aires de Freitas Lopes, Helena
author_facet Aires de Freitas Lopes, Helena
Salete Bessa Jorge, Maria
author_role author
author2 Salete Bessa Jorge, Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aires de Freitas Lopes, Helena
Salete Bessa Jorge, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidado
Enfermagem
Análise conceitual
topic Cuidado
Enfermagem
Análise conceitual
description Este estudo descritivo tem o objetivo de analisar o conceito de cuidar praticado por enfermeiras no cotidiano hospitalar, utilizando fundamentos teóricos que permitiram refletir no empírico o marco conceitual percebido por enfermeiras, clientes internados e seus acompanhantes. O referencial teórico partiu de conceitos de cuidar da linha humanística e de bases filosóficas contemporâneas que permitiram a compreensão analítica de conceitos emergidos da prática das enfermeiras. Utilizou-se o referencial teórico de Chinn, Kramer (1995), com método para a formação de conceito, a partir da interação entre palavras ou outros símbolos, objetos, sentimentos, valores, atitudes, associados para formar o significado da idéia proposta. Investigou-se 07 (sete) enfermeiras que se encontravam trabalhando em unidades clínicas e cirúrgicas e 06 (seis) clientes internados com seus respectivos acompanhantes. O estudo foi realizado em dois hospitais da rede pública da cidade de Fortaleza, Ceará, no período de 07 a 23/07/99. Optouse pela observação participante e entrevista como métodos de coleta de dados. Como resultados da realidadeestudada, observou-se que embora a enfermeira de hoje perceba a necessidade de projetar uma Enfermagem mais humanizada, longe de atitudes puramente mecanicistas, ainda presta um cuidar reducionista e fragmentado, ainda precisando encontrar estratégias práticas para organizar esse cuidar de forma humanizada, superando o modelo tradicional na saúde, educação, ainda tão vigente. E para nortear a profissão sob este prisma, é urgente a busca de ações contextualizadas com o modo de vida das pessoas que estão recebendo o cuidado; no entanto, faz-se necessário a integração entre profissionais, clientes e famílias, para se entender e poder validar o cuidar pleno.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3847
10.18471/rbe.v14i1.3847
url https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3847
identifier_str_mv 10.18471/rbe.v14i1.3847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3847/2816
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 14 No. 1 (2001)
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 14 Núm. 1 (2001)
Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 14 n. 1 (2001)
2178-8650
0102-5430
10.18471/rbe.v14i1
reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
collection Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv rbaiana@ufba.br
_version_ 1797066767959326720