INTERVENÇÃO EDUCATIVA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE SUBMETIDO À CIRURGIA CARDÍACA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/22441 |
Resumo: | Objetivo: analisar se um programa educativo de enfermagem favorece o conhecimento e orienta as condutas adotadas pelos clientes no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Método: estudo de intervenção realizado com 51 pacientes. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um formulário estruturado. Análise estatística: foram usados os testes qui-quadrado, exato de Fisher, Mann-Whitney ou coeficiente de correlação de Spearman, quando apropriados. Resultados: o programa educativo foi considerado importante para garantir tranquilidade, adesão ao tratamento e auxílio na recuperação. Entretanto, os clientes apresentaram compreensão limitada quanto a alguns procedimentos comuns do pós-operatório. As respostas inadequadas foram relacionadas à baixa escolaridade (p < 0,05). Houve correlação moderada e negativa (ρ = -0,314; p < 0,05) entre a coerência das respostas e o tempo entre a orientação e a cirurgia. Conclusão: o programa educativo favoreceu o conhecimento e orientou as condutas adotadas pelos clientes na fase pós-operatória.Descritores: Cirurgia cardíaca. Enfermagem perioperatória. Assistência de Enfermagem. Educação em saúde. |
id |
UFBA-14_3f29c93c18726de0c59f91d5e671ab49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/22441 |
network_acronym_str |
UFBA-14 |
network_name_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERVENÇÃO EDUCATIVA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE SUBMETIDO À CIRURGIA CARDÍACACirurgia CardíacaEnfermagem PerioperatóriaAssistência de EnfermagemEducação em saúdeObjetivo: analisar se um programa educativo de enfermagem favorece o conhecimento e orienta as condutas adotadas pelos clientes no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Método: estudo de intervenção realizado com 51 pacientes. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um formulário estruturado. Análise estatística: foram usados os testes qui-quadrado, exato de Fisher, Mann-Whitney ou coeficiente de correlação de Spearman, quando apropriados. Resultados: o programa educativo foi considerado importante para garantir tranquilidade, adesão ao tratamento e auxílio na recuperação. Entretanto, os clientes apresentaram compreensão limitada quanto a alguns procedimentos comuns do pós-operatório. As respostas inadequadas foram relacionadas à baixa escolaridade (p < 0,05). Houve correlação moderada e negativa (ρ = -0,314; p < 0,05) entre a coerência das respostas e o tempo entre a orientação e a cirurgia. Conclusão: o programa educativo favoreceu o conhecimento e orientou as condutas adotadas pelos clientes na fase pós-operatória.Descritores: Cirurgia cardíaca. Enfermagem perioperatória. Assistência de Enfermagem. Educação em saúde.Universidade Federal da Bahia2018-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de Intervençãoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/2244110.18471/rbe.v31i4.22441Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 31 No. 4 (2017)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 31 Núm. 4 (2017)Revista Baiana de Enfermagem; v. 31 n. 4 (2017)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/22441/15609https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/22441/15610Copyright (c) 2018 Revista Baiana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessRosseto, Kassia Regina de CastroNunes, Karolini ZuquiRomero, Walckiria GarciaFurieri, Lorena BarrosMassaroni, LeilaFioresi, Mirian2018-02-05T12:46:37Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/22441Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2018-02-05T12:46:37Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERVENÇÃO EDUCATIVA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE SUBMETIDO À CIRURGIA CARDÍACA |
title |
INTERVENÇÃO EDUCATIVA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE SUBMETIDO À CIRURGIA CARDÍACA |
spellingShingle |
INTERVENÇÃO EDUCATIVA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE SUBMETIDO À CIRURGIA CARDÍACA Rosseto, Kassia Regina de Castro Cirurgia Cardíaca Enfermagem Perioperatória Assistência de Enfermagem Educação em saúde |
title_short |
INTERVENÇÃO EDUCATIVA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE SUBMETIDO À CIRURGIA CARDÍACA |
title_full |
INTERVENÇÃO EDUCATIVA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE SUBMETIDO À CIRURGIA CARDÍACA |
title_fullStr |
INTERVENÇÃO EDUCATIVA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE SUBMETIDO À CIRURGIA CARDÍACA |
title_full_unstemmed |
INTERVENÇÃO EDUCATIVA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE SUBMETIDO À CIRURGIA CARDÍACA |
title_sort |
INTERVENÇÃO EDUCATIVA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE SUBMETIDO À CIRURGIA CARDÍACA |
author |
Rosseto, Kassia Regina de Castro |
author_facet |
Rosseto, Kassia Regina de Castro Nunes, Karolini Zuqui Romero, Walckiria Garcia Furieri, Lorena Barros Massaroni, Leila Fioresi, Mirian |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Karolini Zuqui Romero, Walckiria Garcia Furieri, Lorena Barros Massaroni, Leila Fioresi, Mirian |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosseto, Kassia Regina de Castro Nunes, Karolini Zuqui Romero, Walckiria Garcia Furieri, Lorena Barros Massaroni, Leila Fioresi, Mirian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cirurgia Cardíaca Enfermagem Perioperatória Assistência de Enfermagem Educação em saúde |
topic |
Cirurgia Cardíaca Enfermagem Perioperatória Assistência de Enfermagem Educação em saúde |
description |
Objetivo: analisar se um programa educativo de enfermagem favorece o conhecimento e orienta as condutas adotadas pelos clientes no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Método: estudo de intervenção realizado com 51 pacientes. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um formulário estruturado. Análise estatística: foram usados os testes qui-quadrado, exato de Fisher, Mann-Whitney ou coeficiente de correlação de Spearman, quando apropriados. Resultados: o programa educativo foi considerado importante para garantir tranquilidade, adesão ao tratamento e auxílio na recuperação. Entretanto, os clientes apresentaram compreensão limitada quanto a alguns procedimentos comuns do pós-operatório. As respostas inadequadas foram relacionadas à baixa escolaridade (p < 0,05). Houve correlação moderada e negativa (ρ = -0,314; p < 0,05) entre a coerência das respostas e o tempo entre a orientação e a cirurgia. Conclusão: o programa educativo favoreceu o conhecimento e orientou as condutas adotadas pelos clientes na fase pós-operatória.Descritores: Cirurgia cardíaca. Enfermagem perioperatória. Assistência de Enfermagem. Educação em saúde. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo de Intervenção |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/22441 10.18471/rbe.v31i4.22441 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/22441 |
identifier_str_mv |
10.18471/rbe.v31i4.22441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/22441/15609 https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/22441/15610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Baiana de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Baiana de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 31 No. 4 (2017) Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 31 Núm. 4 (2017) Revista Baiana de Enfermagem; v. 31 n. 4 (2017) 2178-8650 0102-5430 reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaiana@ufba.br |
_version_ |
1797066770079547392 |