ATUAÇÃO DE ENFERMEIRAS OBSTETRAS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS-BA): ESTUDO ENTRE AS EGRESSAS DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA DA EEUFBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sílvia Lúcia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Morena de Souza Rocha, Mina, Nunes, Isa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
DOI: 10.18471/rbe.v22i1.4983
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/4983
Resumo: O Ministério da Saúde vem adotando estratégias com vistas à redução da taxa de cesárea e da mortalidade materna no país desde 1998, dentre as quais se destaca o acompanhamento mais sistemático do trabalho de parto, por meio do estímulo à maior participação das enfermeiras obstetras na realização de partos normais. O objetivo deste estudo foi analisar a inserção, no âmbito do SUS, das enfermeiras egressas dos Cursos de Especialização em Enfermagem Obstétrica da EEUFBA entre 1998 e 2004, descrever as características sociodemográficas e funcionais destas enfermeiras e identificar as facilidades e dificuldades existentes para sua atuação. Metodologicamente, trata-se de estudo exploratório de natureza quanti-qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista, utilizando-se um formulário, com perguntas abertas e fechadas. A população do estudo foi constituída por 89 egressas e a amostra foi constituída com base em alguns critérios de inclusão, sendo entrevistadas 45 ex-alunas, estando a maioria inserida no SUS. Observou-se que o principal campo de atuação é a assistência direta às mulheres no ciclo gravídico-puerperal. Identificou-se também que a atuação no Centro Obstétrico (CO), principalmente na realização do parto normal, ainda tem limites impostos por uma forte hierarquia institucional, na qual os médicos detêm o poder e a hegemonia sobre as práticas assistenciais. Apesar do investimento do Ministério de Saúde no treinamento destas enfermeiras, não houve apoio institucional para estimular a ação dessas profissionais após o curso, o que gerou desestímulo, frustração pessoal e profissional.
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