TRANSFORMAÇÃO DA SUCATA HOSPITALAR EM SESSÕES DE ARTETERAPIA NA INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso Valladares, Ana Cláudia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pimenta Carvalho, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3900
Resumo: A hospitalização pediátrica constitui uma experiência estressante e traumática, podendo determinar distúrbios comportamentais diversos na criança, que vão da agressividade à apatia. Para amenizar estes fatores, pode-se estimular a criação de trabalhos artísticos por meio da transformação da “sucata” hospitalar. Essa criação dá nova forma e sentido a algo que, muitas vezes, tem um significado negativo na vida da criança hospitalizada. São materiais que aparentemente geram dor e sofrimento, mas servem para brincar, desenvolver os sentidos e estímulos psicomotores. O objetivo deste trabalho foi realizar, em sessões de arteterapia, a transformação e manipulação da sucata hospitalar, tendo como participantes 20 crianças internadas. Trata-se de um estudo do tipo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, fundamentado na transformação da sucata hospitalar pelas crianças internadas. A análise dos dados mostrou que a manipulação e transformação da sucata hospitalar facilitaram o processo criativo, como também a comunicação e a expressão das crianças internadas. Concluiu-se que a sucata hospitalar utilizada em sessões de arteterapia, além de ser um material de fácil acesso, contribui para melhorar a qualidade do atendimento às crianças enfermas. Ademais, amplia o conhecimento do profissional de enfermagem que pode usufruir desta prática na assistência a seus clientes.
id UFBA-14_582680651b03f41fa0028544e1c72456
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/3900
network_acronym_str UFBA-14
network_name_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling TRANSFORMAÇÃO DA SUCATA HOSPITALAR EM SESSÕES DE ARTETERAPIA NA INTERNAÇÃO PEDIÁTRICATerapia pela arteSaúde mentalEnfermagem pediátrica A hospitalização pediátrica constitui uma experiência estressante e traumática, podendo determinar distúrbios comportamentais diversos na criança, que vão da agressividade à apatia. Para amenizar estes fatores, pode-se estimular a criação de trabalhos artísticos por meio da transformação da “sucata” hospitalar. Essa criação dá nova forma e sentido a algo que, muitas vezes, tem um significado negativo na vida da criança hospitalizada. São materiais que aparentemente geram dor e sofrimento, mas servem para brincar, desenvolver os sentidos e estímulos psicomotores. O objetivo deste trabalho foi realizar, em sessões de arteterapia, a transformação e manipulação da sucata hospitalar, tendo como participantes 20 crianças internadas. Trata-se de um estudo do tipo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, fundamentado na transformação da sucata hospitalar pelas crianças internadas. A análise dos dados mostrou que a manipulação e transformação da sucata hospitalar facilitaram o processo criativo, como também a comunicação e a expressão das crianças internadas. Concluiu-se que a sucata hospitalar utilizada em sessões de arteterapia, além de ser um material de fácil acesso, contribui para melhorar a qualidade do atendimento às crianças enfermas. Ademais, amplia o conhecimento do profissional de enfermagem que pode usufruir desta prática na assistência a seus clientes.Universidade Federal da Bahia2010-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/390010.18471/rbe.v1i1.3900Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 20, No 1,2,3 (2006)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 20, No 1,2,3 (2006)Revista Baiana de Enfermagem‏; Vol. 20, No 1,2,3 (2006)2178-86500102-543010.18471/rbe.v1i1reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3900/2864Afonso Valladares, Ana CláudiaPimenta Carvalho, Ana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-14T15:17:02Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/3900Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2012-09-14T15:17:02Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSFORMAÇÃO DA SUCATA HOSPITALAR EM SESSÕES DE ARTETERAPIA NA INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA
title TRANSFORMAÇÃO DA SUCATA HOSPITALAR EM SESSÕES DE ARTETERAPIA NA INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA
spellingShingle TRANSFORMAÇÃO DA SUCATA HOSPITALAR EM SESSÕES DE ARTETERAPIA NA INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA
Afonso Valladares, Ana Cláudia
Terapia pela arte
Saúde mental
Enfermagem pediátrica
title_short TRANSFORMAÇÃO DA SUCATA HOSPITALAR EM SESSÕES DE ARTETERAPIA NA INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA
title_full TRANSFORMAÇÃO DA SUCATA HOSPITALAR EM SESSÕES DE ARTETERAPIA NA INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA
title_fullStr TRANSFORMAÇÃO DA SUCATA HOSPITALAR EM SESSÕES DE ARTETERAPIA NA INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA
title_full_unstemmed TRANSFORMAÇÃO DA SUCATA HOSPITALAR EM SESSÕES DE ARTETERAPIA NA INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA
title_sort TRANSFORMAÇÃO DA SUCATA HOSPITALAR EM SESSÕES DE ARTETERAPIA NA INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA
author Afonso Valladares, Ana Cláudia
author_facet Afonso Valladares, Ana Cláudia
Pimenta Carvalho, Ana Maria
author_role author
author2 Pimenta Carvalho, Ana Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso Valladares, Ana Cláudia
Pimenta Carvalho, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia pela arte
Saúde mental
Enfermagem pediátrica
topic Terapia pela arte
Saúde mental
Enfermagem pediátrica
description A hospitalização pediátrica constitui uma experiência estressante e traumática, podendo determinar distúrbios comportamentais diversos na criança, que vão da agressividade à apatia. Para amenizar estes fatores, pode-se estimular a criação de trabalhos artísticos por meio da transformação da “sucata” hospitalar. Essa criação dá nova forma e sentido a algo que, muitas vezes, tem um significado negativo na vida da criança hospitalizada. São materiais que aparentemente geram dor e sofrimento, mas servem para brincar, desenvolver os sentidos e estímulos psicomotores. O objetivo deste trabalho foi realizar, em sessões de arteterapia, a transformação e manipulação da sucata hospitalar, tendo como participantes 20 crianças internadas. Trata-se de um estudo do tipo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, fundamentado na transformação da sucata hospitalar pelas crianças internadas. A análise dos dados mostrou que a manipulação e transformação da sucata hospitalar facilitaram o processo criativo, como também a comunicação e a expressão das crianças internadas. Concluiu-se que a sucata hospitalar utilizada em sessões de arteterapia, além de ser um material de fácil acesso, contribui para melhorar a qualidade do atendimento às crianças enfermas. Ademais, amplia o conhecimento do profissional de enfermagem que pode usufruir desta prática na assistência a seus clientes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3900
10.18471/rbe.v1i1.3900
url https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3900
identifier_str_mv 10.18471/rbe.v1i1.3900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3900/2864
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 20, No 1,2,3 (2006)
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 20, No 1,2,3 (2006)
Revista Baiana de Enfermagem‏; Vol. 20, No 1,2,3 (2006)
2178-8650
0102-5430
10.18471/rbe.v1i1
reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
collection Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv rbaiana@ufba.br
_version_ 1797066768021192704