VIVÊNCIA PRÁTICA DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO CUIDADO AO PACIENTE CRITÍCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/6544 |
Resumo: | Objetivo: Descrever a experiência de um grupo de alunos na implementação da simulação realística. Metodologia: Participativa por meio da aplicação da estratégia de simulação com um grupo de 4 alunos do 8º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem no Laboratório de Habilidades do Cuidar da Universidade de Brasília/Faculdade de Ceilândia durante o período de seis meses. Resultados: Todos os alunos relataram que a simulação realística é capaz de ampliar conhecimentos e oferecer maior segurança ao cuidado prestado. Conclusão: A simulação realística na formação educacional representa um método capaz de desenvolver, nos alunos, atributos relacionados ao campo cognitivo, afetivo, psicomotor e atitudinal. |
id |
UFBA-14_605a27a1ea10533134fcf567b3fe86f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/6544 |
network_acronym_str |
UFBA-14 |
network_name_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VIVÊNCIA PRÁTICA DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO CUIDADO AO PACIENTE CRITÍCO: RELATO DE EXPERIÊNCIASimulaçãoEnfermagemProgramas de Graduação em EnfermagemObjetivo: Descrever a experiência de um grupo de alunos na implementação da simulação realística. Metodologia: Participativa por meio da aplicação da estratégia de simulação com um grupo de 4 alunos do 8º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem no Laboratório de Habilidades do Cuidar da Universidade de Brasília/Faculdade de Ceilândia durante o período de seis meses. Resultados: Todos os alunos relataram que a simulação realística é capaz de ampliar conhecimentos e oferecer maior segurança ao cuidado prestado. Conclusão: A simulação realística na formação educacional representa um método capaz de desenvolver, nos alunos, atributos relacionados ao campo cognitivo, afetivo, psicomotor e atitudinal.Universidade Federal da Bahia2013-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/654410.18471/rbe.v26i2.6544Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 26 No. 2 (2012)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 26 Núm. 2 (2012)Revista Baiana de Enfermagem; v. 26 n. 2 (2012)2178-86500102-543010.18471/rbe.v26i2reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/6544/6360da Silva Magro, Marcia CristinaGomes Barreto, DanieleNunes da Silva, Kamilla GrasielleRegis Moreira, Sthefânya CavalvcanteSousa da Silva, Tatianedos Santos, Carlos Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-10-31T17:57:40Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/6544Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2013-10-31T17:57:40Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VIVÊNCIA PRÁTICA DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO CUIDADO AO PACIENTE CRITÍCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title |
VIVÊNCIA PRÁTICA DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO CUIDADO AO PACIENTE CRITÍCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
VIVÊNCIA PRÁTICA DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO CUIDADO AO PACIENTE CRITÍCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA da Silva Magro, Marcia Cristina Simulação Enfermagem Programas de Graduação em Enfermagem |
title_short |
VIVÊNCIA PRÁTICA DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO CUIDADO AO PACIENTE CRITÍCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full |
VIVÊNCIA PRÁTICA DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO CUIDADO AO PACIENTE CRITÍCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
VIVÊNCIA PRÁTICA DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO CUIDADO AO PACIENTE CRITÍCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
VIVÊNCIA PRÁTICA DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO CUIDADO AO PACIENTE CRITÍCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_sort |
VIVÊNCIA PRÁTICA DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO CUIDADO AO PACIENTE CRITÍCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
author |
da Silva Magro, Marcia Cristina |
author_facet |
da Silva Magro, Marcia Cristina Gomes Barreto, Daniele Nunes da Silva, Kamilla Grasielle Regis Moreira, Sthefânya Cavalvcante Sousa da Silva, Tatiane dos Santos, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Gomes Barreto, Daniele Nunes da Silva, Kamilla Grasielle Regis Moreira, Sthefânya Cavalvcante Sousa da Silva, Tatiane dos Santos, Carlos Eduardo |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Magro, Marcia Cristina Gomes Barreto, Daniele Nunes da Silva, Kamilla Grasielle Regis Moreira, Sthefânya Cavalvcante Sousa da Silva, Tatiane dos Santos, Carlos Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Simulação Enfermagem Programas de Graduação em Enfermagem |
topic |
Simulação Enfermagem Programas de Graduação em Enfermagem |
description |
Objetivo: Descrever a experiência de um grupo de alunos na implementação da simulação realística. Metodologia: Participativa por meio da aplicação da estratégia de simulação com um grupo de 4 alunos do 8º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem no Laboratório de Habilidades do Cuidar da Universidade de Brasília/Faculdade de Ceilândia durante o período de seis meses. Resultados: Todos os alunos relataram que a simulação realística é capaz de ampliar conhecimentos e oferecer maior segurança ao cuidado prestado. Conclusão: A simulação realística na formação educacional representa um método capaz de desenvolver, nos alunos, atributos relacionados ao campo cognitivo, afetivo, psicomotor e atitudinal. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/6544 10.18471/rbe.v26i2.6544 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/6544 |
identifier_str_mv |
10.18471/rbe.v26i2.6544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/6544/6360 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 26 No. 2 (2012) Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 26 Núm. 2 (2012) Revista Baiana de Enfermagem; v. 26 n. 2 (2012) 2178-8650 0102-5430 10.18471/rbe.v26i2 reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaiana@ufba.br |
_version_ |
1797066768498294784 |