AMBIENTE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA: IMPLICAÇÕES PARA A ASSISTÊNCIA DA CRIANÇA E DE SUA FAMÍLIA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33545 |
Resumo: | Objetivo: caracterizar a produção científica nacional e internacional acerca do ambiente da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e sua influência na assistência à criança e à sua família. Método: revisão integrativa realizada de setembro a dezembro de 2018. As fontes de informação foram: LILACS, SciELO, CINAHL, PubMed e CAPES, com recorte temporal emergindo da busca (2004 a 2018). Resultados: os 38 estudos selecionados apresentaram o ambiente em sua estrutura física; ambiente como influenciador nas condutas da equipe de saúde e direcionamento da assistência; ambiente como espaço de trocas de experiências e vivências; e ambiente como mediador de relações entre equipe de enfermagem, criança e sua família. Conclusão: o ambiente da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica deve contemplar conforto e privacidade para a criança e sua família, além de proporcionar autonomia para a equipe.Descritores: Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Arquitetura Hospitalar. Criança Hospitalizada. Enfermagem Pediátrica. Ambiente de Instituições de Saúde. |
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AMBIENTE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA: IMPLICAÇÕES PARA A ASSISTÊNCIA DA CRIANÇA E DE SUA FAMÍLIAObjetivo: caracterizar a produção científica nacional e internacional acerca do ambiente da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e sua influência na assistência à criança e à sua família. Método: revisão integrativa realizada de setembro a dezembro de 2018. As fontes de informação foram: LILACS, SciELO, CINAHL, PubMed e CAPES, com recorte temporal emergindo da busca (2004 a 2018). Resultados: os 38 estudos selecionados apresentaram o ambiente em sua estrutura física; ambiente como influenciador nas condutas da equipe de saúde e direcionamento da assistência; ambiente como espaço de trocas de experiências e vivências; e ambiente como mediador de relações entre equipe de enfermagem, criança e sua família. Conclusão: o ambiente da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica deve contemplar conforto e privacidade para a criança e sua família, além de proporcionar autonomia para a equipe.Descritores: Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Arquitetura Hospitalar. Criança Hospitalizada. Enfermagem Pediátrica. Ambiente de Instituições de Saúde.Universidade Federal da Bahia2020-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3354510.18471/rbe.v33.33545Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 33 (2019)Revista Baiana de Enfermagem; v. 33 (2019)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33545/20406https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33545/20407Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Soraya BactuliOliveira, Isabel Cristina dos SantosMartinez, Elena Araújodo Carmo, Sandra Alvesde Moraes, Rita de Cássia MelãoSantos, Mauro César de Oliveira2020-02-19T10:09:05Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/33545Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2020-02-19T10:09:05Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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