SIMULAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO TRATAMENTO DE FERIDAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37039 |
Resumo: | Objetivo: relatar a experiência de estudantes do curso técnico em enfermagem sobre a utilização da simulação como estratégia de ensino-aprendizagem no tratamento de feridas. Método: relato de experiência de simulação no tratamento de feridas como estratégia de ensino-aprendizagem. Participaram 25 estudantes e 2 docentes de um curso técnico em enfermagem em um município paranaense. A simulação foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2019. Resultados: a simulação aplicada no tratamento de feridas desenvolveu-se em sete etapas. No decorrer das etapas, os participantes estudaram sobre feridas e prática de realização de curativos, confeccionaram as feridas e realizaram a simulação do cuidado. Conclusão: a experiência revelou que este método oferece benefícios no processo ensino-aprendizagem, favorece aos estudantes a oportunidade de uma atitude proativa na construção do conhecimento, bem como habilita-os e aproxima-os da prática profissional.Descritores: Educação em Enfermagem. Ferimentos e Lesões. Ensino. Simulação. |
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SIMULAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO TRATAMENTO DE FERIDAS: RELATO DE EXPERIÊNCIAObjetivo: relatar a experiência de estudantes do curso técnico em enfermagem sobre a utilização da simulação como estratégia de ensino-aprendizagem no tratamento de feridas. Método: relato de experiência de simulação no tratamento de feridas como estratégia de ensino-aprendizagem. Participaram 25 estudantes e 2 docentes de um curso técnico em enfermagem em um município paranaense. A simulação foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2019. Resultados: a simulação aplicada no tratamento de feridas desenvolveu-se em sete etapas. No decorrer das etapas, os participantes estudaram sobre feridas e prática de realização de curativos, confeccionaram as feridas e realizaram a simulação do cuidado. Conclusão: a experiência revelou que este método oferece benefícios no processo ensino-aprendizagem, favorece aos estudantes a oportunidade de uma atitude proativa na construção do conhecimento, bem como habilita-os e aproxima-os da prática profissional.Descritores: Educação em Enfermagem. Ferimentos e Lesões. Ensino. Simulação.Universidade Federal da Bahia2020-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3703910.18471/rbe.v34.37039Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 34 (2020)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 34 (2020)Revista Baiana de Enfermagem; v. 34 (2020)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37039/21589https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37039/21590Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessMolonha, AliceFakhr, Bruna de OliveiraCustódio, Felipe AmatoLopes, Thiago PereiraRoecker, SimoneAraujo, Juliane Pagliari2020-11-09T14:02:27Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/37039Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2020-11-09T14:02:27Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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