SIMULAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO TRATAMENTO DE FERIDAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molonha, Alice
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fakhr, Bruna de Oliveira, Custódio, Felipe Amato, Lopes, Thiago Pereira, Roecker, Simone, Araujo, Juliane Pagliari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37039
Resumo: Objetivo: relatar a experiência de estudantes do curso técnico em enfermagem sobre a utilização da simulação como estratégia de ensino-aprendizagem no tratamento de feridas. Método: relato de experiência de simulação no tratamento de feridas como estratégia de ensino-aprendizagem. Participaram 25 estudantes e 2 docentes de um curso técnico em enfermagem em um município paranaense. A simulação foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2019. Resultados: a simulação aplicada no tratamento de feridas desenvolveu-se em sete etapas. No decorrer das etapas, os participantes estudaram sobre feridas e prática de realização de curativos, confeccionaram as feridas e realizaram a simulação do cuidado. Conclusão: a experiência revelou que este método oferece benefícios no processo ensino-aprendizagem, favorece aos estudantes a oportunidade de uma atitude proativa na construção do conhecimento, bem como habilita-os e aproxima-os da prática profissional.Descritores: Educação em Enfermagem. Ferimentos e Lesões. Ensino. Simulação.
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