TEMPORALIDADE, MUNDANIDADE E HISTORICIDADE: CONCEITOS FUNDANTES DOS SENTIDOS DE ENFERMEIRAS-DOCENTES ACERCA DA SAÚDE MENTAL
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/36930 |
Resumo: | Objetivo: Compreender os sentidos que fundam o modo de ser de enfermeiras-docente em relação à saúde mental e como a saúde mental emerge em seu cotidiano de ser docente. Método: Estudo qualitativo, fundamentado na fenomenologia heideggeriana. Para apreender os sentidos utilizou-se a entrevista fenomenológica com 08 enfermeiras-docentes. A análise dos dados foi por meio da hermenêutica heideggeriana. Resultados: as enfermeiras-docente compreendem a saúde mental, na maioria das vezes, de modo impróprio como doença mental e revelam conceitos e pré-conceitos estabelecidos no seu cotidiano de ser docente, influenciados pelo modo de ser. Conclusão: Os sentidos que fundam o modo de ser das enfermeiras-docentes em relação a saúde mental estão ligados à temporalidade, mundanidade e historicidade, subordinados tanto ao falatório do cotidiano familiar como dos processos de sua formação acadêmica, e tais sentidos emergem como algo simplesmente dado. |
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