TEMPORALIDADE, MUNDANIDADE E HISTORICIDADE: CONCEITOS FUNDANTES DOS SENTIDOS DE ENFERMEIRAS-DOCENTES ACERCA DA SAÚDE MENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Aline Macedo de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fernandes, Josicélia Dumêt, Pedreira, Larissa Chaves, Teixeira, Elizabeth, Silva, Andrey Ferreira da, Lima, Lília Pereira, Oliveira, Rita do Socorro Ribeiro Quaresma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/36930
Resumo: Objetivo: Compreender os sentidos que fundam o modo de ser de enfermeiras-docente em relação à saúde mental e como a saúde mental emerge em seu cotidiano de ser docente. Método: Estudo qualitativo, fundamentado na fenomenologia heideggeriana. Para apreender os sentidos utilizou-se a entrevista fenomenológica com 08 enfermeiras-docentes. A análise dos dados foi por meio da hermenêutica heideggeriana. Resultados: as enfermeiras-docente compreendem a saúde mental, na maioria das vezes, de modo impróprio como doença mental e revelam conceitos e pré-conceitos estabelecidos no seu cotidiano de ser docente, influenciados pelo modo de ser.  Conclusão: Os sentidos que fundam o modo de ser das enfermeiras-docentes em relação a saúde mental estão ligados à temporalidade, mundanidade e historicidade, subordinados tanto ao falatório do cotidiano familiar como dos processos de sua formação acadêmica, e tais sentidos emergem como algo simplesmente dado.
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