USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourt, Graziele Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Melo Ferreira, Andreia Fabia, Praça do Amaral, Maria Helena de Souza, Renault, Stella Maris Gomes, da Silva, Jaqueline Olimpio, dos Santos, Katerine Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/36844
Resumo: Objetivo: refletir sobre o uso de indicadores na avaliação da qualidade do serviço de educação permanente. Método: estudo descritivo, tipo análise reflexiva da literatura, à luz dos pilares da qualidade. Resultados: a avaliação da qualidade do serviço de educação permanente remete ao monitoramento dos indicadores associados à frequência dos profissionais nas atividades propostas, abandono na sequência dos treinamentos e satisfação com as atividades. Outros indicadores são relacionados ao próprio serviço de educação permanente, mediante o monitoramento da taxa de cancelamento das ações, tempo médio de capacitações e o valor investido no planejamento das ações. Dessa forma, a avaliação dos indicadores com base nos pilares da qualidade de eficácia, efetividade, eficiência, aceitabilidade, legitimidade e equidade pode auxiliar no planejamento e na análise dos treinamentos ofertados. Conclusão: o uso de indicadores na educação permanente favorece a análise retrospectiva e prospectiva das atividades por meio dos próprios profissionais e do serviço de educação permanente.Descritores: Educação Permanente. Processo de Trabalho. Serviços de Saúde. Indicadores de Serviços. Gestão em Saúde.
id UFBA-14_97ef712f1e148631453b3666cd9d01e3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/36844
network_acronym_str UFBA-14
network_name_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADEObjetivo: refletir sobre o uso de indicadores na avaliação da qualidade do serviço de educação permanente. Método: estudo descritivo, tipo análise reflexiva da literatura, à luz dos pilares da qualidade. Resultados: a avaliação da qualidade do serviço de educação permanente remete ao monitoramento dos indicadores associados à frequência dos profissionais nas atividades propostas, abandono na sequência dos treinamentos e satisfação com as atividades. Outros indicadores são relacionados ao próprio serviço de educação permanente, mediante o monitoramento da taxa de cancelamento das ações, tempo médio de capacitações e o valor investido no planejamento das ações. Dessa forma, a avaliação dos indicadores com base nos pilares da qualidade de eficácia, efetividade, eficiência, aceitabilidade, legitimidade e equidade pode auxiliar no planejamento e na análise dos treinamentos ofertados. Conclusão: o uso de indicadores na educação permanente favorece a análise retrospectiva e prospectiva das atividades por meio dos próprios profissionais e do serviço de educação permanente.Descritores: Educação Permanente. Processo de Trabalho. Serviços de Saúde. Indicadores de Serviços. Gestão em Saúde.Universidade Federal da Bahia2020-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3684410.18471/rbe.v35.36844Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 35 (2021)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/36844/23466https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/36844/23467Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem‏info:eu-repo/semantics/openAccessBitencourt, Graziele Ribeirode Melo Ferreira, Andreia FabiaPraça do Amaral, Maria Helena de SouzaRenault, Stella Maris Gomesda Silva, Jaqueline Olimpiodos Santos, Katerine Moraes2021-07-26T12:46:47Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/36844Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2021-07-26T12:46:47Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE
title USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE
spellingShingle USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE
Bitencourt, Graziele Ribeiro
title_short USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE
title_full USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE
title_fullStr USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE
title_full_unstemmed USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE
title_sort USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE
author Bitencourt, Graziele Ribeiro
author_facet Bitencourt, Graziele Ribeiro
de Melo Ferreira, Andreia Fabia
Praça do Amaral, Maria Helena de Souza
Renault, Stella Maris Gomes
da Silva, Jaqueline Olimpio
dos Santos, Katerine Moraes
author_role author
author2 de Melo Ferreira, Andreia Fabia
Praça do Amaral, Maria Helena de Souza
Renault, Stella Maris Gomes
da Silva, Jaqueline Olimpio
dos Santos, Katerine Moraes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bitencourt, Graziele Ribeiro
de Melo Ferreira, Andreia Fabia
Praça do Amaral, Maria Helena de Souza
Renault, Stella Maris Gomes
da Silva, Jaqueline Olimpio
dos Santos, Katerine Moraes
description Objetivo: refletir sobre o uso de indicadores na avaliação da qualidade do serviço de educação permanente. Método: estudo descritivo, tipo análise reflexiva da literatura, à luz dos pilares da qualidade. Resultados: a avaliação da qualidade do serviço de educação permanente remete ao monitoramento dos indicadores associados à frequência dos profissionais nas atividades propostas, abandono na sequência dos treinamentos e satisfação com as atividades. Outros indicadores são relacionados ao próprio serviço de educação permanente, mediante o monitoramento da taxa de cancelamento das ações, tempo médio de capacitações e o valor investido no planejamento das ações. Dessa forma, a avaliação dos indicadores com base nos pilares da qualidade de eficácia, efetividade, eficiência, aceitabilidade, legitimidade e equidade pode auxiliar no planejamento e na análise dos treinamentos ofertados. Conclusão: o uso de indicadores na educação permanente favorece a análise retrospectiva e prospectiva das atividades por meio dos próprios profissionais e do serviço de educação permanente.Descritores: Educação Permanente. Processo de Trabalho. Serviços de Saúde. Indicadores de Serviços. Gestão em Saúde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/36844
10.18471/rbe.v35.36844
url https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/36844
identifier_str_mv 10.18471/rbe.v35.36844
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/36844/23466
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/36844/23467
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem‏
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem‏
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)
Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 35 (2021)
2178-8650
0102-5430
reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
collection Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv rbaiana@ufba.br
_version_ 1797066771120783360