USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/36844 |
Resumo: | Objetivo: refletir sobre o uso de indicadores na avaliação da qualidade do serviço de educação permanente. Método: estudo descritivo, tipo análise reflexiva da literatura, à luz dos pilares da qualidade. Resultados: a avaliação da qualidade do serviço de educação permanente remete ao monitoramento dos indicadores associados à frequência dos profissionais nas atividades propostas, abandono na sequência dos treinamentos e satisfação com as atividades. Outros indicadores são relacionados ao próprio serviço de educação permanente, mediante o monitoramento da taxa de cancelamento das ações, tempo médio de capacitações e o valor investido no planejamento das ações. Dessa forma, a avaliação dos indicadores com base nos pilares da qualidade de eficácia, efetividade, eficiência, aceitabilidade, legitimidade e equidade pode auxiliar no planejamento e na análise dos treinamentos ofertados. Conclusão: o uso de indicadores na educação permanente favorece a análise retrospectiva e prospectiva das atividades por meio dos próprios profissionais e do serviço de educação permanente.Descritores: Educação Permanente. Processo de Trabalho. Serviços de Saúde. Indicadores de Serviços. Gestão em Saúde. |
id |
UFBA-14_97ef712f1e148631453b3666cd9d01e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/36844 |
network_acronym_str |
UFBA-14 |
network_name_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADEObjetivo: refletir sobre o uso de indicadores na avaliação da qualidade do serviço de educação permanente. Método: estudo descritivo, tipo análise reflexiva da literatura, à luz dos pilares da qualidade. Resultados: a avaliação da qualidade do serviço de educação permanente remete ao monitoramento dos indicadores associados à frequência dos profissionais nas atividades propostas, abandono na sequência dos treinamentos e satisfação com as atividades. Outros indicadores são relacionados ao próprio serviço de educação permanente, mediante o monitoramento da taxa de cancelamento das ações, tempo médio de capacitações e o valor investido no planejamento das ações. Dessa forma, a avaliação dos indicadores com base nos pilares da qualidade de eficácia, efetividade, eficiência, aceitabilidade, legitimidade e equidade pode auxiliar no planejamento e na análise dos treinamentos ofertados. Conclusão: o uso de indicadores na educação permanente favorece a análise retrospectiva e prospectiva das atividades por meio dos próprios profissionais e do serviço de educação permanente.Descritores: Educação Permanente. Processo de Trabalho. Serviços de Saúde. Indicadores de Serviços. Gestão em Saúde.Universidade Federal da Bahia2020-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3684410.18471/rbe.v35.36844Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)Revista Baiana de Enfermagem; v. 35 (2021)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/36844/23466https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/36844/23467Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessBitencourt, Graziele Ribeirode Melo Ferreira, Andreia FabiaPraça do Amaral, Maria Helena de SouzaRenault, Stella Maris Gomesda Silva, Jaqueline Olimpiodos Santos, Katerine Moraes2021-07-26T12:46:47Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/36844Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2021-07-26T12:46:47Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE |
title |
USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE |
spellingShingle |
USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE Bitencourt, Graziele Ribeiro |
title_short |
USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE |
title_full |
USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE |
title_fullStr |
USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE |
title_full_unstemmed |
USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE |
title_sort |
USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE |
author |
Bitencourt, Graziele Ribeiro |
author_facet |
Bitencourt, Graziele Ribeiro de Melo Ferreira, Andreia Fabia Praça do Amaral, Maria Helena de Souza Renault, Stella Maris Gomes da Silva, Jaqueline Olimpio dos Santos, Katerine Moraes |
author_role |
author |
author2 |
de Melo Ferreira, Andreia Fabia Praça do Amaral, Maria Helena de Souza Renault, Stella Maris Gomes da Silva, Jaqueline Olimpio dos Santos, Katerine Moraes |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bitencourt, Graziele Ribeiro de Melo Ferreira, Andreia Fabia Praça do Amaral, Maria Helena de Souza Renault, Stella Maris Gomes da Silva, Jaqueline Olimpio dos Santos, Katerine Moraes |
description |
Objetivo: refletir sobre o uso de indicadores na avaliação da qualidade do serviço de educação permanente. Método: estudo descritivo, tipo análise reflexiva da literatura, à luz dos pilares da qualidade. Resultados: a avaliação da qualidade do serviço de educação permanente remete ao monitoramento dos indicadores associados à frequência dos profissionais nas atividades propostas, abandono na sequência dos treinamentos e satisfação com as atividades. Outros indicadores são relacionados ao próprio serviço de educação permanente, mediante o monitoramento da taxa de cancelamento das ações, tempo médio de capacitações e o valor investido no planejamento das ações. Dessa forma, a avaliação dos indicadores com base nos pilares da qualidade de eficácia, efetividade, eficiência, aceitabilidade, legitimidade e equidade pode auxiliar no planejamento e na análise dos treinamentos ofertados. Conclusão: o uso de indicadores na educação permanente favorece a análise retrospectiva e prospectiva das atividades por meio dos próprios profissionais e do serviço de educação permanente.Descritores: Educação Permanente. Processo de Trabalho. Serviços de Saúde. Indicadores de Serviços. Gestão em Saúde. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/36844 10.18471/rbe.v35.36844 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/36844 |
identifier_str_mv |
10.18471/rbe.v35.36844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/36844/23466 https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/36844/23467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021) Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021) Revista Baiana de Enfermagem; v. 35 (2021) 2178-8650 0102-5430 reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaiana@ufba.br |
_version_ |
1797066771120783360 |