PROBLEMÁTICA DAS DROGAS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/6389 |
Resumo: | A(O)s técnica(o)s de enfermagem constituem o maior número de profissionais nas equipes de saúde e, na sua prática essa(e)s profissionais têm possibilidade de identificar problemas relacionados ao álcool e a outras drogas pelo tempo de contato que mantêm com a clientela e seus familiares. Contudo, a formação dessa(e)s profissionais nem sempre contempla questões relacionadas com a problemática das drogas. Trata-se de um estudo do tipo qualitativo, desenvolvido com o objetivo de apreender o núcleo central das representações sociais de estudantes de um curso técnico de enfermagem acerca da problemática das drogas. Os dados foram coletados em uma instituição de ensino médio profissionalizante de Salvador-BA, no período de julho e agosto de 2011. A produção dos dados se deu através do teste de associação livre de palavras, composto por três estímulos, aplicado para 103 aluna(o)s. Os dados apreendidos foram organizados e processados no software EVOC, 2000. Para cada estímulo foi identificado um conjunto de palavras com frequência e ordem significativas, de acordo com a importância atribuída pelos sujeitos. Os conjuntos de palavras reproduziram ideias e concepções negativas acerca das drogas e das pessoas usuárias de drogas. Os resultados revelam a necessidade de intervenção na formação das(os) técnicas(os) de enfermagem no sentido de amenizar enfrentamentos no contexto profissional e deficiências na assistência. |
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