O CURRÍCULO DE ENFERMAGEM DA UFBA E O SUS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/5003 |
Resumo: | A construção do Sistema Único de Saúde como proposto pelo movimento da Reforma Sanitária Brasileira implica em mudança do modelo médico-assistencial, até então hegemônico, para um modelo voltado para o enfrentamento dos problemas e atendimento das necessidades de saúde da população. Tais mudanças requerem novas práticas profissionais e processos de formação profissional direcionados para o novo modelo de atenção, o que levou à indagação sobre a direcionalidade do currículo da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA). Esse estudo tem como objetivo analisar o conteúdo e a estrutura do currículo da EEUFBA, no período de 2002 a 2007. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quantiqualitativa, assumindo como dimensões de análise o conteúdo curricular e a estrutura curricular. As fontes de dados foram as grades curriculares e as ementas das disciplinas do período considerado. Os achados permitem afirmar que, até o ano de 2007, a EEUFBA mantinha o conteúdo, a estrutura e a organização do seu currículo seguindo o modelo biologicista e centrado na doença, impedindo a compreensão do ser humano na sua integralidade, isto é, a direcionalidade do currículo é para a formação de profissionais para a reprodução do modelo médico assistencial hegemônico na saúde, contrariando, inclusive, as indicações das novas diretrizes curriculares. |
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