IDOSOS QUE MORAM SOZINHOS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO COTIDIANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, José Lúcio Costa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Menezes, Maria do Rosário de, Meira, Edméia Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/5527
Resumo: O estudo enfoca os desafios e as potencialidades vivenciados por idosos que residem sozinhos em seus domicílios.Tem como objetivos identificar as causas que contribuem para o idoso viver só em domicílio e descrever os desafios e as potencialidades vivenciadas pelo idoso que vive só. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como informantes dez idosos que residem em domicílios unipessoais, em um bairro periférico no município de Jequié (BA). As informações foram coletadas em maio e junho de 2005, por meio de entrevista semiestruturada, sendo analisadas e categorizadas mediante a técnica de análise temática. Os relatos permitiram identificar-se como causas que contribuem para os idosos morarem sozinhos: morte de familiares, separação conjugal, busca da individualidade e insuficiência econômica para o sustento de uma família. No tocante aos desafios e potencialidades vivenciados no cotidiano desses idosos, encontram-se aqueles relacionados ao risco para enfermidades, ao autocuidado, à segurança física e à insuficiência econômica, denotando que são inúmeras as dificuldades vivenciadas por esses indivíduos e que as possibilidades de enfrentamento são agravadas pelo viver/envelhecer solitário. Tais considerações levam à necessidade de se buscar, por parte do enfermeiro e demais membros da equipe de saúde, um atendimento mais adequado aos idosos que moram sozinhos, atentando para seus sentimentos, percepções, desafios e potencialidades, na tentativa de promover sua saúde física e mental, motivar a convivência social e possibilitaruma visão positiva da vida.
id UFBA-14_f7b5a2f84f4c5b388dd8fd0062861d61
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/5527
network_acronym_str UFBA-14
network_name_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling IDOSOS QUE MORAM SOZINHOS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO COTIDIANOO estudo enfoca os desafios e as potencialidades vivenciados por idosos que residem sozinhos em seus domicílios.Tem como objetivos identificar as causas que contribuem para o idoso viver só em domicílio e descrever os desafios e as potencialidades vivenciadas pelo idoso que vive só. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como informantes dez idosos que residem em domicílios unipessoais, em um bairro periférico no município de Jequié (BA). As informações foram coletadas em maio e junho de 2005, por meio de entrevista semiestruturada, sendo analisadas e categorizadas mediante a técnica de análise temática. Os relatos permitiram identificar-se como causas que contribuem para os idosos morarem sozinhos: morte de familiares, separação conjugal, busca da individualidade e insuficiência econômica para o sustento de uma família. No tocante aos desafios e potencialidades vivenciados no cotidiano desses idosos, encontram-se aqueles relacionados ao risco para enfermidades, ao autocuidado, à segurança física e à insuficiência econômica, denotando que são inúmeras as dificuldades vivenciadas por esses indivíduos e que as possibilidades de enfrentamento são agravadas pelo viver/envelhecer solitário. Tais considerações levam à necessidade de se buscar, por parte do enfermeiro e demais membros da equipe de saúde, um atendimento mais adequado aos idosos que moram sozinhos, atentando para seus sentimentos, percepções, desafios e potencialidades, na tentativa de promover sua saúde física e mental, motivar a convivência social e possibilitaruma visão positiva da vida.Universidade Federal da Bahia2011-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/552710.18471/rbe.v24i1,2,3.5527Revista Baiana de Enfermagem; v. 24, n. 1,2,3, jan./dez. 2010Revista Baiana de Enfermagem; v. 24, n. 1,2,3, jan./dez. 2010Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 24, n. 1,2,3, jan./dez. 20102178-86500102-543010.18471/rbe.v24i1,2,3reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/5527/3979Ramos, José Lúcio CostaMenezes, Maria do Rosário deMeira, Edméia Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-07T10:44:59Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/5527Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2012-02-07T10:44:59Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv IDOSOS QUE MORAM SOZINHOS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO COTIDIANO
title IDOSOS QUE MORAM SOZINHOS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO COTIDIANO
spellingShingle IDOSOS QUE MORAM SOZINHOS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO COTIDIANO
Ramos, José Lúcio Costa
title_short IDOSOS QUE MORAM SOZINHOS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO COTIDIANO
title_full IDOSOS QUE MORAM SOZINHOS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO COTIDIANO
title_fullStr IDOSOS QUE MORAM SOZINHOS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO COTIDIANO
title_full_unstemmed IDOSOS QUE MORAM SOZINHOS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO COTIDIANO
title_sort IDOSOS QUE MORAM SOZINHOS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO COTIDIANO
author Ramos, José Lúcio Costa
author_facet Ramos, José Lúcio Costa
Menezes, Maria do Rosário de
Meira, Edméia Campos
author_role author
author2 Menezes, Maria do Rosário de
Meira, Edméia Campos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, José Lúcio Costa
Menezes, Maria do Rosário de
Meira, Edméia Campos
description O estudo enfoca os desafios e as potencialidades vivenciados por idosos que residem sozinhos em seus domicílios.Tem como objetivos identificar as causas que contribuem para o idoso viver só em domicílio e descrever os desafios e as potencialidades vivenciadas pelo idoso que vive só. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como informantes dez idosos que residem em domicílios unipessoais, em um bairro periférico no município de Jequié (BA). As informações foram coletadas em maio e junho de 2005, por meio de entrevista semiestruturada, sendo analisadas e categorizadas mediante a técnica de análise temática. Os relatos permitiram identificar-se como causas que contribuem para os idosos morarem sozinhos: morte de familiares, separação conjugal, busca da individualidade e insuficiência econômica para o sustento de uma família. No tocante aos desafios e potencialidades vivenciados no cotidiano desses idosos, encontram-se aqueles relacionados ao risco para enfermidades, ao autocuidado, à segurança física e à insuficiência econômica, denotando que são inúmeras as dificuldades vivenciadas por esses indivíduos e que as possibilidades de enfrentamento são agravadas pelo viver/envelhecer solitário. Tais considerações levam à necessidade de se buscar, por parte do enfermeiro e demais membros da equipe de saúde, um atendimento mais adequado aos idosos que moram sozinhos, atentando para seus sentimentos, percepções, desafios e potencialidades, na tentativa de promover sua saúde física e mental, motivar a convivência social e possibilitaruma visão positiva da vida.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/5527
10.18471/rbe.v24i1,2,3.5527
url https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/5527
identifier_str_mv 10.18471/rbe.v24i1,2,3.5527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/5527/3979
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem; v. 24, n. 1,2,3, jan./dez. 2010
Revista Baiana de Enfermagem; v. 24, n. 1,2,3, jan./dez. 2010
Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 24, n. 1,2,3, jan./dez. 2010
2178-8650
0102-5430
10.18471/rbe.v24i1,2,3
reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
collection Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv rbaiana@ufba.br
_version_ 1797066768426991616