A ENFERMAGEM AVALIANDO A ACUIDADE VISUAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Flávia Andrade
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dias, Iêda Maria Ávila Vargas, Salvador, Marli, Pacheco, Zuleyce Maria Lessa, Nascimento, Lilian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/4807
Resumo: A visão é responsável pela maior parte das informações captadas do meio ambiente circundante, sendo fundamental para o pleno desenvolvimento pessoal. Neste sentido, a visão desempenha papel importante no desenvolvimento da criança como um todo, contribuindo para a socialização e para o processo de aprendizagem. O presente estudo teve como objetivos: detectar precocemente o déficit da acuidade visual de escolares e discutir a importância do lúdico na educação em saúde. Utilizou-se a metodologia quanti-qualitativa, sendo tal escolha justificada pelo fato desta abordagem reunir os instrumentais necessários a esta investigação, já que os dados coletados eram de natureza objetiva e subjetiva. Ao findar o estudo evidenciou-se um expressivo número de crianças com alteração visual que não haviam sido detectadas pela família ou escola. Essas anormalidades foram detectadas pelos docentes e discentes de enfermagem durante a aplicação do exame, que permitiu o encaminhamento dessas crianças ao oftalmologista o mais precocemente possível, para que estas realizassem um exame mais detalhado. Acreditamos que a abordagem preventiva tanto para o não aparecimento de distúrbios de visão quanto para a não evolução de problemas já existentes é uma forma de potencializar o aproveitamento escolar e promover um desenvolvimento satisfatório das crianças. E que a utilização do lúdico foi fundamental no planejamento e implementação deste processo, pois ao mesmo tempo que propicia o maior desenvolvimento da criança, já que a brincadeira é uma linguagem universal, permite ao proponente expressar seus sentimentos e aflorar sua criatividade, o que repercute em uma maior desenvoltura no cuidado da criança.
id UFBA-14_fd2e9451034d89ce431a8946e5654a1d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/4807
network_acronym_str UFBA-14
network_name_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A ENFERMAGEM AVALIANDO A ACUIDADE VISUAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTALEnfermagemAcuidade visualPromoção da saúdeA visão é responsável pela maior parte das informações captadas do meio ambiente circundante, sendo fundamental para o pleno desenvolvimento pessoal. Neste sentido, a visão desempenha papel importante no desenvolvimento da criança como um todo, contribuindo para a socialização e para o processo de aprendizagem. O presente estudo teve como objetivos: detectar precocemente o déficit da acuidade visual de escolares e discutir a importância do lúdico na educação em saúde. Utilizou-se a metodologia quanti-qualitativa, sendo tal escolha justificada pelo fato desta abordagem reunir os instrumentais necessários a esta investigação, já que os dados coletados eram de natureza objetiva e subjetiva. Ao findar o estudo evidenciou-se um expressivo número de crianças com alteração visual que não haviam sido detectadas pela família ou escola. Essas anormalidades foram detectadas pelos docentes e discentes de enfermagem durante a aplicação do exame, que permitiu o encaminhamento dessas crianças ao oftalmologista o mais precocemente possível, para que estas realizassem um exame mais detalhado. Acreditamos que a abordagem preventiva tanto para o não aparecimento de distúrbios de visão quanto para a não evolução de problemas já existentes é uma forma de potencializar o aproveitamento escolar e promover um desenvolvimento satisfatório das crianças. E que a utilização do lúdico foi fundamental no planejamento e implementação deste processo, pois ao mesmo tempo que propicia o maior desenvolvimento da criança, já que a brincadeira é uma linguagem universal, permite ao proponente expressar seus sentimentos e aflorar sua criatividade, o que repercute em uma maior desenvoltura no cuidado da criança.Universidade Federal da Bahia2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa originalapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/480710.18471/rbe.v25i1.4807Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 25 No. 1 (2011)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 25 Núm. 1 (2011)Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 25 n. 1 (2011)2178-86500102-543010.18471/rbe.v25i1reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/4807/4325Fialho, Flávia AndradeDias, Iêda Maria Ávila VargasSalvador, MarliPacheco, Zuleyce Maria LessaNascimento, Lilianinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-14T08:12:23Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/4807Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2012-09-14T08:12:23Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A ENFERMAGEM AVALIANDO A ACUIDADE VISUAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title A ENFERMAGEM AVALIANDO A ACUIDADE VISUAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle A ENFERMAGEM AVALIANDO A ACUIDADE VISUAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Fialho, Flávia Andrade
Enfermagem
Acuidade visual
Promoção da saúde
title_short A ENFERMAGEM AVALIANDO A ACUIDADE VISUAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full A ENFERMAGEM AVALIANDO A ACUIDADE VISUAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr A ENFERMAGEM AVALIANDO A ACUIDADE VISUAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed A ENFERMAGEM AVALIANDO A ACUIDADE VISUAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort A ENFERMAGEM AVALIANDO A ACUIDADE VISUAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Fialho, Flávia Andrade
author_facet Fialho, Flávia Andrade
Dias, Iêda Maria Ávila Vargas
Salvador, Marli
Pacheco, Zuleyce Maria Lessa
Nascimento, Lilian
author_role author
author2 Dias, Iêda Maria Ávila Vargas
Salvador, Marli
Pacheco, Zuleyce Maria Lessa
Nascimento, Lilian
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Flávia Andrade
Dias, Iêda Maria Ávila Vargas
Salvador, Marli
Pacheco, Zuleyce Maria Lessa
Nascimento, Lilian
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Acuidade visual
Promoção da saúde
topic Enfermagem
Acuidade visual
Promoção da saúde
description A visão é responsável pela maior parte das informações captadas do meio ambiente circundante, sendo fundamental para o pleno desenvolvimento pessoal. Neste sentido, a visão desempenha papel importante no desenvolvimento da criança como um todo, contribuindo para a socialização e para o processo de aprendizagem. O presente estudo teve como objetivos: detectar precocemente o déficit da acuidade visual de escolares e discutir a importância do lúdico na educação em saúde. Utilizou-se a metodologia quanti-qualitativa, sendo tal escolha justificada pelo fato desta abordagem reunir os instrumentais necessários a esta investigação, já que os dados coletados eram de natureza objetiva e subjetiva. Ao findar o estudo evidenciou-se um expressivo número de crianças com alteração visual que não haviam sido detectadas pela família ou escola. Essas anormalidades foram detectadas pelos docentes e discentes de enfermagem durante a aplicação do exame, que permitiu o encaminhamento dessas crianças ao oftalmologista o mais precocemente possível, para que estas realizassem um exame mais detalhado. Acreditamos que a abordagem preventiva tanto para o não aparecimento de distúrbios de visão quanto para a não evolução de problemas já existentes é uma forma de potencializar o aproveitamento escolar e promover um desenvolvimento satisfatório das crianças. E que a utilização do lúdico foi fundamental no planejamento e implementação deste processo, pois ao mesmo tempo que propicia o maior desenvolvimento da criança, já que a brincadeira é uma linguagem universal, permite ao proponente expressar seus sentimentos e aflorar sua criatividade, o que repercute em uma maior desenvoltura no cuidado da criança.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/4807
10.18471/rbe.v25i1.4807
url https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/4807
identifier_str_mv 10.18471/rbe.v25i1.4807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/4807/4325
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 25 No. 1 (2011)
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 25 Núm. 1 (2011)
Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 25 n. 1 (2011)
2178-8650
0102-5430
10.18471/rbe.v25i1
reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
collection Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv rbaiana@ufba.br
_version_ 1797066768061038592