A ENFERMAGEM AVALIANDO A ACUIDADE VISUAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/4807 |
Resumo: | A visão é responsável pela maior parte das informações captadas do meio ambiente circundante, sendo fundamental para o pleno desenvolvimento pessoal. Neste sentido, a visão desempenha papel importante no desenvolvimento da criança como um todo, contribuindo para a socialização e para o processo de aprendizagem. O presente estudo teve como objetivos: detectar precocemente o déficit da acuidade visual de escolares e discutir a importância do lúdico na educação em saúde. Utilizou-se a metodologia quanti-qualitativa, sendo tal escolha justificada pelo fato desta abordagem reunir os instrumentais necessários a esta investigação, já que os dados coletados eram de natureza objetiva e subjetiva. Ao findar o estudo evidenciou-se um expressivo número de crianças com alteração visual que não haviam sido detectadas pela família ou escola. Essas anormalidades foram detectadas pelos docentes e discentes de enfermagem durante a aplicação do exame, que permitiu o encaminhamento dessas crianças ao oftalmologista o mais precocemente possível, para que estas realizassem um exame mais detalhado. Acreditamos que a abordagem preventiva tanto para o não aparecimento de distúrbios de visão quanto para a não evolução de problemas já existentes é uma forma de potencializar o aproveitamento escolar e promover um desenvolvimento satisfatório das crianças. E que a utilização do lúdico foi fundamental no planejamento e implementação deste processo, pois ao mesmo tempo que propicia o maior desenvolvimento da criança, já que a brincadeira é uma linguagem universal, permite ao proponente expressar seus sentimentos e aflorar sua criatividade, o que repercute em uma maior desenvoltura no cuidado da criança. |
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