SABERES E EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES SOBRE AUTOCUIDADO PUERPERAL E CUIDADO DO/A RECÉM-NASCIDO/A MEDIANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/41929 |
Resumo: | Objetivo: analisar saberes e experiências de gestantes sobre o autocuidado puerperal e cuidado do/a recém-nascido/a mediante práticas educativas. Método: estudo qualitativo, com 16 gestantes que frequentavam o pré-natal em maternidade pública de Salvador, Bahia. Aplicou-se, na coleta de dados, roteiro de entrevista semiestruturado e práticas educativas em saúde. Utilizou-se análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: emergiram três categorias: autocuidado no período pós-parto: relevante e indispensável; neonato e amamentação: aprender para melhor cuidar; e práticas educativas na gestação: o resultado esperado. Evidenciou-se necessidade e relevância das práticas educativas desde a gestação, contudo valorizou-se o cuidado do/a recém-nascido/a em relação ao autocuidado da mulher, podendo influenciar no (auto)cuidado das envolvidas. Considerações finais: as práticas educativas realizadas durante o pré-natal ofertaram subsídios para o empoderamento e a autonomia das mulheres ao retornarem ao domicílio, contudo, quando realizadas, distanciavam-se do autocuidado feminino, pois tendiam a valorizar apenas os cuidados destinados ao/a recém-nascido.Descritores: Gestantes. Cuidado Pré-Natal. Educação em Saúde. Conhecimento. Período Pós-Parto. |
id |
UFBA-14_ff30aa445de2c0990621ed49150dc5c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/41929 |
network_acronym_str |
UFBA-14 |
network_name_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SABERES E EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES SOBRE AUTOCUIDADO PUERPERAL E CUIDADO DO/A RECÉM-NASCIDO/A MEDIANTE PRÁTICAS EDUCATIVASObjetivo: analisar saberes e experiências de gestantes sobre o autocuidado puerperal e cuidado do/a recém-nascido/a mediante práticas educativas. Método: estudo qualitativo, com 16 gestantes que frequentavam o pré-natal em maternidade pública de Salvador, Bahia. Aplicou-se, na coleta de dados, roteiro de entrevista semiestruturado e práticas educativas em saúde. Utilizou-se análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: emergiram três categorias: autocuidado no período pós-parto: relevante e indispensável; neonato e amamentação: aprender para melhor cuidar; e práticas educativas na gestação: o resultado esperado. Evidenciou-se necessidade e relevância das práticas educativas desde a gestação, contudo valorizou-se o cuidado do/a recém-nascido/a em relação ao autocuidado da mulher, podendo influenciar no (auto)cuidado das envolvidas. Considerações finais: as práticas educativas realizadas durante o pré-natal ofertaram subsídios para o empoderamento e a autonomia das mulheres ao retornarem ao domicílio, contudo, quando realizadas, distanciavam-se do autocuidado feminino, pois tendiam a valorizar apenas os cuidados destinados ao/a recém-nascido.Descritores: Gestantes. Cuidado Pré-Natal. Educação em Saúde. Conhecimento. Período Pós-Parto.Universidade Federal da Bahia2021-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/4192910.18471/rbe.v35.41929Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)Revista Baiana de Enfermagem; v. 35 (2021)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/41929/24148https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/41929/24149Copyright (c) 2021 Revista Baiana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Jessica FonsecaAlmeida, Mariza SilvaMagalhães, Gessica CerqueiraSouza, Venícia ConceiçãoQueiroz Silva, Joise MagarãoAnjos, Karla Ferraz dos2021-07-26T12:46:45Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/41929Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2021-07-26T12:46:45Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABERES E EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES SOBRE AUTOCUIDADO PUERPERAL E CUIDADO DO/A RECÉM-NASCIDO/A MEDIANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS |
title |
SABERES E EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES SOBRE AUTOCUIDADO PUERPERAL E CUIDADO DO/A RECÉM-NASCIDO/A MEDIANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS |
spellingShingle |
SABERES E EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES SOBRE AUTOCUIDADO PUERPERAL E CUIDADO DO/A RECÉM-NASCIDO/A MEDIANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS Mota, Jessica Fonseca |
title_short |
SABERES E EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES SOBRE AUTOCUIDADO PUERPERAL E CUIDADO DO/A RECÉM-NASCIDO/A MEDIANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS |
title_full |
SABERES E EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES SOBRE AUTOCUIDADO PUERPERAL E CUIDADO DO/A RECÉM-NASCIDO/A MEDIANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS |
title_fullStr |
SABERES E EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES SOBRE AUTOCUIDADO PUERPERAL E CUIDADO DO/A RECÉM-NASCIDO/A MEDIANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS |
title_full_unstemmed |
SABERES E EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES SOBRE AUTOCUIDADO PUERPERAL E CUIDADO DO/A RECÉM-NASCIDO/A MEDIANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS |
title_sort |
SABERES E EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES SOBRE AUTOCUIDADO PUERPERAL E CUIDADO DO/A RECÉM-NASCIDO/A MEDIANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS |
author |
Mota, Jessica Fonseca |
author_facet |
Mota, Jessica Fonseca Almeida, Mariza Silva Magalhães, Gessica Cerqueira Souza, Venícia Conceição Queiroz Silva, Joise Magarão Anjos, Karla Ferraz dos |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Mariza Silva Magalhães, Gessica Cerqueira Souza, Venícia Conceição Queiroz Silva, Joise Magarão Anjos, Karla Ferraz dos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Jessica Fonseca Almeida, Mariza Silva Magalhães, Gessica Cerqueira Souza, Venícia Conceição Queiroz Silva, Joise Magarão Anjos, Karla Ferraz dos |
description |
Objetivo: analisar saberes e experiências de gestantes sobre o autocuidado puerperal e cuidado do/a recém-nascido/a mediante práticas educativas. Método: estudo qualitativo, com 16 gestantes que frequentavam o pré-natal em maternidade pública de Salvador, Bahia. Aplicou-se, na coleta de dados, roteiro de entrevista semiestruturado e práticas educativas em saúde. Utilizou-se análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: emergiram três categorias: autocuidado no período pós-parto: relevante e indispensável; neonato e amamentação: aprender para melhor cuidar; e práticas educativas na gestação: o resultado esperado. Evidenciou-se necessidade e relevância das práticas educativas desde a gestação, contudo valorizou-se o cuidado do/a recém-nascido/a em relação ao autocuidado da mulher, podendo influenciar no (auto)cuidado das envolvidas. Considerações finais: as práticas educativas realizadas durante o pré-natal ofertaram subsídios para o empoderamento e a autonomia das mulheres ao retornarem ao domicílio, contudo, quando realizadas, distanciavam-se do autocuidado feminino, pois tendiam a valorizar apenas os cuidados destinados ao/a recém-nascido.Descritores: Gestantes. Cuidado Pré-Natal. Educação em Saúde. Conhecimento. Período Pós-Parto. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/41929 10.18471/rbe.v35.41929 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/41929 |
identifier_str_mv |
10.18471/rbe.v35.41929 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/41929/24148 https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/41929/24149 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Baiana de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Baiana de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021) Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021) Revista Baiana de Enfermagem; v. 35 (2021) 2178-8650 0102-5430 reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaiana@ufba.br |
_version_ |
1797066771547553792 |