A palavra do tambor, Géwel e a migração senegalesa em Salvador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: THIOUNE, Rosane Cristina Prudente Rose
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Thioune, Rosane Cristina Prudente Rose
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34881
Resumo: O presente trabalho insere-se na área dos Estudos Migratórios e dos direitos humanos, que ancorado na Literatura Comparada captura através dos imbricamentos do texto literário e de suas relações com a escrita, oralidade e outras linguagens, as configurações de uma comunidade compartilhada – Brasil e Senegal. De abordagem qualitativa interpretativa e quantitativa, de base etnográfica, com uma observação participante, sob os métodos de abordagem do materialismo dialético relacionada aos estudos culturais, dialoga o trabalho de campo, a base empírica, com a base conceitual para a análise de testemunhos orais. Migrantes senegaleses encaram, em Salvador/BA, a tarefa de apagar, em seus percursos de ressocialização na nova nação, os rastros fixados no imaginário nacional, quanto a homogeneização das etnias africanas e o apagamento dos antecedentes à escravização desses povos, pois no Brasil a identidade esta imbricada a tonalidade da pele, hierarquizando as relações sociais, a conotação “racial” da identidade, o que estabelece um instrumento de classificação social básica da população (QUIJANO, 2005). A presença senegalesa agencia uma cartografia de multiplicidades, considerando o território não só como espaço vivido, mas sob a perspectiva de um lugar no qual esses migrantes possam construir e capturar representações, comportamentos de tempos e nos espaços sociais, culturais e estéticos, nesse território (GUATTARI; ROLNIK, 1996). Nesta perspectiva analisamos como a migração contemporânea, de senegaleses, tem estabelecido a atualização de compartilhamentos e atualizações culturais que garantam os seus direitos humanos, na Soterópolis.
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De abordagem qualitativa interpretativa e quantitativa, de base etnográfica, com uma observação participante, sob os métodos de abordagem do materialismo dialético relacionada aos estudos culturais, dialoga o trabalho de campo, a base empírica, com a base conceitual para a análise de testemunhos orais. Migrantes senegaleses encaram, em Salvador/BA, a tarefa de apagar, em seus percursos de ressocialização na nova nação, os rastros fixados no imaginário nacional, quanto a homogeneização das etnias africanas e o apagamento dos antecedentes à escravização desses povos, pois no Brasil a identidade esta imbricada a tonalidade da pele, hierarquizando as relações sociais, a conotação “racial” da identidade, o que estabelece um instrumento de classificação social básica da população (QUIJANO, 2005). A presença senegalesa agencia uma cartografia de multiplicidades, considerando o território não só como espaço vivido, mas sob a perspectiva de um lugar no qual esses migrantes possam construir e capturar representações, comportamentos de tempos e nos espaços sociais, culturais e estéticos, nesse território (GUATTARI; ROLNIK, 1996). Nesta perspectiva analisamos como a migração contemporânea, de senegaleses, tem estabelecido a atualização de compartilhamentos e atualizações culturais que garantam os seus direitos humanos, na Soterópolis.The present work is part of the area of ​​Migration Studies and human rights, which anchored in Comparative Literature captures through the imbrications of the literary text and of its relations with writing, orality and other languages, the configurations of a shared community – Brazil and Senegal. From an interpretive qualitative approach and quantitative, ethnographic basis, with a participant observation, under the methods of approach of dialectical materialism related to cultural studies, dialogues the work of field, the empirical basis, with the conceptual basis for the analysis of oral testimonies. migrants Senegalese face, in Salvador/BA, the task of erasing, in their resocialization in the new nation, the traces set in the national imagination, as to homogenization of African ethnicities and the erasure of the antecedents to the enslavement of these peoples, because in Brazil the identity is intertwined with the skin tone, prioritizing the social relations, the “racial” connotation of identity, which establishes an instrument of basic social classification of the population (QUIJANO, 2005). The Senegalese presence a cartography of multiplicities, considering the territory not only as a lived space, but from the perspective of a place where these migrants can build and capture representations, behaviors of times and in social, cultural and aesthetic spaces, in this territory (GUATTARI; ROLNIK, 1996). In this perspective, we analyze how migration contemporary, by Senegalese, has established the updating of shares and cultural updates that guarantee their human rights in Soterópolis.Submitted by Rosane Cristina Prudente Rose Thioune (dare.rose@gmail.com) on 2022-02-22T20:11:59Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO A palavra do tambor, Géwel e a migração senegalesa em Salvador UFBA_POS_CULT_2019.pdf: 3944066 bytes, checksum: 0fb211f18371a0cca66e404e807fe99b (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-03-14T18:21:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO A palavra do tambor, Géwel e a migração senegalesa em Salvador UFBA_POS_CULT_2019.pdf: 3944066 bytes, checksum: 0fb211f18371a0cca66e404e807fe99b (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-14T18:21:21Z (GMT). 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