Atlas geográfico escolar do Semiárido da Bahia: uma elaboração participativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Saulo Medrado dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33748
Resumo: Esta tese se propôs apresentar e discutir a experiência da construção de um “Atlas Geográfico Escolar do Semiárido da Bahia” adotando como metodologia o mapeamento participativo pela qual foi desenvolvido os conteúdos temáticos que o compõe. Parte-se de uma questão central: como o processo de mapeamento participativo, envolvido na construção de um Atlas Escolar, pode potencializar o aprendizado de diferentes aspectos da região semiárida dos escolares? Procurou-se responder tal questionamento a partir da tríade Cartografia, Geografia e Atlas Geográficos. Organizada em quatro Capítulos, além da Introdução contendo a justificativa descreve também os Objetivos da Pesquisa. No primeiro Capítulo – Abordagem Teórica, buscou-se realizar um levantamento bibliográfico dos temas relacionados ao estudo; no segundo Capítulo – Definição do Universo de Análise, buscou-se discorrer sobre a importância da escolha do universo de análise e do plano temático para o uso do Atlas em sala de aula. No terceiro Capítulo – Procedimentos Metodológicos, apresenta-se os Procedimentos Metodológicos onde buscou-se enfatizar os aspectos teóricos e metodológicos utilizados na pesquisa; por fim, o quarto Capítulo – Resultados e Discussão, traz os principais obtidos com o trabalho que foi uma mudança no padrão dos Mapas Mentais produzidos pelos grupos antes e após o emprego das metodologias utilizadas. Grande parte dos resultados tratados retratam características sociais, culturais e até físicas das populações locais. O que pode significar um mapeamento pessoal, de vivência. Algo muitas vezes não presente em mapas não participativos produzidos para Atlas escolares. Concluindo-se com as Considerações Finais que retomam sinteticamente as principais ideias apresentadas ao longo do trabalho. O produto dessa tese, o Atlas Geográfico Escolares Participativos, revela-se como um recurso didático importante para o despertar do ensino pelo mapa, a ressignificação de Atlas Geográficos Escolares.
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No primeiro Capítulo – Abordagem Teórica, buscou-se realizar um levantamento bibliográfico dos temas relacionados ao estudo; no segundo Capítulo – Definição do Universo de Análise, buscou-se discorrer sobre a importância da escolha do universo de análise e do plano temático para o uso do Atlas em sala de aula. No terceiro Capítulo – Procedimentos Metodológicos, apresenta-se os Procedimentos Metodológicos onde buscou-se enfatizar os aspectos teóricos e metodológicos utilizados na pesquisa; por fim, o quarto Capítulo – Resultados e Discussão, traz os principais obtidos com o trabalho que foi uma mudança no padrão dos Mapas Mentais produzidos pelos grupos antes e após o emprego das metodologias utilizadas. Grande parte dos resultados tratados retratam características sociais, culturais e até físicas das populações locais. O que pode significar um mapeamento pessoal, de vivência. Algo muitas vezes não presente em mapas não participativos produzidos para Atlas escolares. Concluindo-se com as Considerações Finais que retomam sinteticamente as principais ideias apresentadas ao longo do trabalho. O produto dessa tese, o Atlas Geográfico Escolares Participativos, revela-se como um recurso didático importante para o despertar do ensino pelo mapa, a ressignificação de Atlas Geográficos Escolares.This thesis proposed to present and discuss the experience of building a “School Geographic Atlas of the Semi-arid of Bahia”, adopting as a methodology the participatory mapping by which the thematic contents that compose it were developed. It starts from a central question: how can the process of participatory mapping, involved in the construction of a School Atlas, enhance the learning of different aspects of the students' semiarid region? We tried to answer this question based on the Cartography, Geography and Geographic Atlas triad. Organized in four Chapters, in addition to the Introduction containing the justification, it also describes the Research Objectives. In the first Chapter - Theoretical Approach, an attempt was made to carry out a bibliographic survey of the topics related to the study; in the second Chapter - Definition of the Universe of Analysis, we sought to discuss the importance of choosing the universe of analysis and the thematic plan for the use of the Atlas in the classroom. In the third Chapter - Methodological Procedures, the Methodological Procedures are presented where the aim was to emphasize the theoretical and methodological aspects used in the research; finally, the fourth Chapter - Results and Discussion, brings the main results obtained with the work that was a change in the pattern of Mind Maps produced by the groups before and after the use of the methodologies used. Much of the results treated portray social, cultural and even physical characteristics of local populations. Which can mean a personal mapping of experience. Something often not present in non-participatory maps produced for school Atlas. Concluding with the Final Considerations that summarize the main ideas presented throughout the work. The product of this thesis, the Participatory School Geographic Atlas, reveals itself as an important didactic resource for the awakening of teaching through the map, the resignification of School Geographic Atlas.Submitted by Pós-graduação em geografia (pggeogr@ufba.br) on 2021-07-09T17:14:44Z No. of bitstreams: 1 TESE_saulo medrado dos santos_final-completa.pdf: 26771551 bytes, checksum: 1d5bfd795e39c1260859582ee5f0c4c8 (MD5)Approved for entry into archive by Solange Rocha (soluny@gmail.com) on 2021-07-15T21:08:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_saulo medrado dos santos_final-completa.pdf: 26771551 bytes, checksum: 1d5bfd795e39c1260859582ee5f0c4c8 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-15T21:08:03Z (GMT). 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