Obs-cenidades aterrorizantes: corpo e terror em movimento
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36655 |
Resumo: | Com o intuito de ampliar o panorama de investigações de procedimentos de criação em dança e das possibilidades de intercâmbio nos estudos de corpo e política, esta pesquisa pretende apresentar uma investigação que tem como alicerce o terror. Partindo do pressuposto de que é possível instigar no espectador de uma obra de dança percepções e sensações dos mais variados tipos, pretende-se, aqui, apresentar os materiais desenvolvidos em uma prática como pesquisa que buscam, durante a fruição, estimular, no espectador, sensações relacionadas ao medo, procurando apontar exemplos de narrativas que usam da alegoria de situações políticas aterrorizantes para questionar episódios do terror na sociedade atual. Procura-se, também, fazer um levantamento de exemplos de obras artísticas que usaram/usam como fundamento os mecanismos que tenham relação com o gênero terror. De uma maneira objetiva, esta pesquisa utiliza a tríade Terror (gênero cinematográfico) - Dança - Terror de Estado, no sentido de tentar responder ou oferecer ramificações discursivas para a questão: Como gerar estados de corpo aterrorizantes no campo dança usando como alegoria o Terror de Estado? A hipótese é de que é possível desenvolver estados de corpo aterrorizantes em dança, usando como estímulo o campo referencial do Terror de Estado, aliado à compreensão dos artifícios cênicos usados por obras de várias modalidades artísticas - prioritariamente, o cinema, mas também a dança, o teatro e a performance. Para esses estudos foram articulados os seguintes autores: Carroll (1999), Mbembe (2003; 2016), Safatle (2015), Cohen, Jerome, James, Ian (2007), Rengel, (2015), Manso (2020), Fernandes (2014; 2020), Vargas, Pinho (2016), Guimarães (2012; 2017), Cavarero (2009), Flauzina (2006), Foucault (2002), Rodrigues, (2006), Vieira (2012), Courtine (2006), Coelho (2008), Santaella (2007). |
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2023-02-28T13:41:36Z2023-02-28T13:41:36Z2022-09-24https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36655Com o intuito de ampliar o panorama de investigações de procedimentos de criação em dança e das possibilidades de intercâmbio nos estudos de corpo e política, esta pesquisa pretende apresentar uma investigação que tem como alicerce o terror. Partindo do pressuposto de que é possível instigar no espectador de uma obra de dança percepções e sensações dos mais variados tipos, pretende-se, aqui, apresentar os materiais desenvolvidos em uma prática como pesquisa que buscam, durante a fruição, estimular, no espectador, sensações relacionadas ao medo, procurando apontar exemplos de narrativas que usam da alegoria de situações políticas aterrorizantes para questionar episódios do terror na sociedade atual. Procura-se, também, fazer um levantamento de exemplos de obras artísticas que usaram/usam como fundamento os mecanismos que tenham relação com o gênero terror. De uma maneira objetiva, esta pesquisa utiliza a tríade Terror (gênero cinematográfico) - Dança - Terror de Estado, no sentido de tentar responder ou oferecer ramificações discursivas para a questão: Como gerar estados de corpo aterrorizantes no campo dança usando como alegoria o Terror de Estado? A hipótese é de que é possível desenvolver estados de corpo aterrorizantes em dança, usando como estímulo o campo referencial do Terror de Estado, aliado à compreensão dos artifícios cênicos usados por obras de várias modalidades artísticas - prioritariamente, o cinema, mas também a dança, o teatro e a performance. Para esses estudos foram articulados os seguintes autores: Carroll (1999), Mbembe (2003; 2016), Safatle (2015), Cohen, Jerome, James, Ian (2007), Rengel, (2015), Manso (2020), Fernandes (2014; 2020), Vargas, Pinho (2016), Guimarães (2012; 2017), Cavarero (2009), Flauzina (2006), Foucault (2002), Rodrigues, (2006), Vieira (2012), Courtine (2006), Coelho (2008), Santaella (2007).With the intention of expanding the panorama of investigations into creative procedures in dance and the possibilities of interchange in studies of the body and politics, this research intends to present an investigation that has terror as its foundation. Based on the presupposition that it is possible to instigate various kinds of perceptions and sensations in the spectator of a dance piece, we intend to present the materials developed in a research practice that seeks, during fruition, to stimulate fear-related sensations in the spectator, pointing out examples of narratives that use the allegory of terrifying political situations to question episodes of terror in today's society. It also seeks to make a survey of examples of artistic works that used/use as a basis the mechanisms that have a relationship with the horror genre. In an objective way, this research uses the triad Terror (cinematographic genre) - Dance - State Terror, in order to try to answer or offer discursive ramifications to the question: How to generate terrifying states of body in the field of dance using State Terror as allegory? The hypothesis is that it is possible to develop terrifying states of body in dance, using the referential field of State Terror as a stimulus, combined with an understanding of the scenic artifices used by works of various artistic modalities - primarily cinema, but also dance, theater and performance. The following authors were articulated for these studies: Carroll (1999), Mbembe (2003; 2016), Safatle (2015), Cohen, Jerome, James, Ian (2007), Rengel, (2015), Manso (2020), Fernandes (2014; 2020), Vargas, Pinho (2016), Guimarães (2012; 2017), Cavarero (2009), Flauzina (2006), Foucault (2002), Rodrigues, (2006), Vieira (2012), Courtine (2006), Coelho (2008), Santaella (2007).Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2023-02-27T11:39:11Z No. of bitstreams: 1 Dissertação- Artur Braúna de Moura.pdf: 3899388 bytes, checksum: 2bb9fba326b7d15ab7fa3c5595a30bef (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-02-28T13:41:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação- Artur Braúna de Moura.pdf: 3899388 bytes, checksum: 2bb9fba326b7d15ab7fa3c5595a30bef (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-28T13:41:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação- Artur Braúna de Moura.pdf: 3899388 bytes, checksum: 2bb9fba326b7d15ab7fa3c5595a30bef (MD5) Previous issue date: 2022-09-24porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)UFBABrasilEscola de DançaDanceTerrorCinemaState TerrorDançaDançaMedo na arteCriação (Literária, artística, etcPerformance (Arte)Sentidos e sensações na arteLinguagem corporal na arteObs-cenidades aterrorizantes: corpo e terror em movimentoMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionGuimarães, Daniela BemficaGuimarães, Daniela BemficaRocha, Lucas ValentimBrito, Giselle Rodrigues dehttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8139059D0&tokenCaptchar=03AFY_a8XteXBznIc5jq71rvFN_RodhS5WYecjAP0yE3bVBHIfla6o9tfjWcaPZJZjAlg7Sq7veZuwIWZE0T96puEgaPBhWphZTcU_XWKmvx5f1W-k5zbScPjaIOCP3rjkpVQ6teQt8gpOBIW9G1pCWxje61tzP9zwlGoPBHQqwcgfRe5f2J8sQ6p9907PVleCr5Ctt2pDJVBGmnFbid-dVUCFjlB2YWtEqUoeJMc-za4JdFUajbv2QTK8LP4GlCg2L1iR_LgqZrE4viJUllZ-j0KBsS3I9tDcCGwUDB4HD97oHZHZDzArlfAS6skSkJ-vvo0Ocq6DosHNhDd7buyjlCeqCtDFXnYDy9SCqDXTzKfgH3IKSVSII6BlEbEb1AicsLdwrmhm-rnJTE9c1e-gunWIm55HKpAbn7HY7qkuRWioQiqheFJFiFUVmyih7F1NxKBnsK5Fym-jS71xr9h4sfxlgSgu9Nggd0sTfLhcCEwPmnb1wC7Tsq5YN5Czw63JSSTIbgDQbo-ZZ4RqRE4pzzbNaXSgePx7RBG6nCaqchyK2kH1UxgX6TMMoura, Artur Braúna dereponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTDissertação- Artur Braúna de Moura.pdf.txtDissertação- Artur Braúna de Moura.pdf.txtExtracted texttext/plain311039https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36655/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o-%20Artur%20Brau%cc%81na%20de%20Moura.pdf.txtfdb5b01c0a41980eca2f5715cbe19ba0MD53ORIGINALDissertação- Artur Braúna de Moura.pdfDissertação- Artur Braúna de Moura.pdfapplication/pdf3899388https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36655/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o-%20Artur%20Brau%cc%81na%20de%20Moura.pdf2bb9fba326b7d15ab7fa3c5595a30befMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36655/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52ri/366552023-03-04 02:03:41.13oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-03-04T05:03:41Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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