Panorama sobre a organização de serviços em unidades de informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lubisco, Nídia Maria Lienert
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20722
Resumo: O conteúdo deste artigo, expresso no seu título, resulta da soma de estudos Teóricos e da prática profissional e docente. Ele visa reunir os elementos considerados essenciais no planejamento da organização de serviços bibliotecários e na sua gestão, de modo que eles sejam implementados segundo as características da biblioteca que os oferece, focando o público usuário, segundo suas peculiaridades. Para tanto, adota-se um modelo de tipologia de bibliotecas, construída a partir de três variáveis interdependentes – função, acervo e público – comentando-se sumariamente os cinco tipos de biblioteca propostos. A seguir, enfoca-se a missão como elemento norteador da ação do gestor, tendo em mente as funções administrativas, planejamento, direção, organização e controle, funções estas voltadas para a organização e a implementação dos serviços bibliotecários. Considera-se uma estrutura organizacional baseada em estudo de Antonio Miranda, que integra os serviços de biblioteca em três grandes blocos ou áreas – serviços administrativos, técnicos e sociais. Apresenta-se um quadro de serviços técnicos por tipo de biblioteca; comentam-se os serviços ao usuário, tradicionais e mediados por computador. Conclui-se com as funções organização e controle, destacando nesta a importância da avaliação numa gestão de qualidade e sua condição de insumo para o (re) planejamento, dando destaque às dimensões objetiva e subjetiva do processo avaliativo, sendo para esta última indicada a ferramenta LibQUAL+.
id UFBA-2_027497f1e187df91ee6e38e9eb9b36de
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/20722
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Lubisco, Nídia Maria LienertLubisco, Nídia Maria Lienert2016-10-04T17:18:50Z2016-10-04T17:18:50Z2011-071984-7246http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20722v.12, n.2O conteúdo deste artigo, expresso no seu título, resulta da soma de estudos Teóricos e da prática profissional e docente. Ele visa reunir os elementos considerados essenciais no planejamento da organização de serviços bibliotecários e na sua gestão, de modo que eles sejam implementados segundo as características da biblioteca que os oferece, focando o público usuário, segundo suas peculiaridades. Para tanto, adota-se um modelo de tipologia de bibliotecas, construída a partir de três variáveis interdependentes – função, acervo e público – comentando-se sumariamente os cinco tipos de biblioteca propostos. A seguir, enfoca-se a missão como elemento norteador da ação do gestor, tendo em mente as funções administrativas, planejamento, direção, organização e controle, funções estas voltadas para a organização e a implementação dos serviços bibliotecários. Considera-se uma estrutura organizacional baseada em estudo de Antonio Miranda, que integra os serviços de biblioteca em três grandes blocos ou áreas – serviços administrativos, técnicos e sociais. Apresenta-se um quadro de serviços técnicos por tipo de biblioteca; comentam-se os serviços ao usuário, tradicionais e mediados por computador. Conclui-se com as funções organização e controle, destacando nesta a importância da avaliação numa gestão de qualidade e sua condição de insumo para o (re) planejamento, dando destaque às dimensões objetiva e subjetiva do processo avaliativo, sendo para esta última indicada a ferramenta LibQUAL+.Submitted by Quaresma Jamilli (jamilli.cristina@ufba.br) on 2016-10-04T17:05:57Z No. of bitstreams: 1 Panorama sobre Org de Serviços.pdf: 384617 bytes, checksum: 5ad9c3fbce001de476d5bd2431f3b220 (MD5)Approved for entry into archive by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2016-10-04T17:18:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Panorama sobre Org de Serviços.pdf: 384617 bytes, checksum: 5ad9c3fbce001de476d5bd2431f3b220 (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-04T17:18:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Panorama sobre Org de Serviços.pdf: 384617 bytes, checksum: 5ad9c3fbce001de476d5bd2431f3b220 (MD5) Previous issue date: 2011-12FlorianópolisUniversidade do Estado de Santa CatarinaBrasilhttp://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2309reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAPlanejamento bibliotecárioServiços bibliotecáriosGestão de qualidadePanorama sobre a organização de serviços em unidades de informaçãoRevista Percursosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALPanorama sobre Org de Serviços.pdfPanorama sobre Org de Serviços.pdfapplication/pdf384617https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/20722/1/Panorama%20%20sobre%20Org%20de%20Servi%c3%a7os.pdf5ad9c3fbce001de476d5bd2431f3b220MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/20722/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTPanorama sobre Org de Serviços.pdf.txtPanorama sobre Org de Serviços.pdf.txtExtracted texttext/plain52238https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/20722/3/Panorama%20%20sobre%20Org%20de%20Servi%c3%a7os.pdf.txtca09c43a2742a29dccedbc4fe002187aMD53ri/207222022-10-17 22:26:45.834oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-10-18T01:26:45Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Panorama sobre a organização de serviços em unidades de informação
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Revista Percursos
title Panorama sobre a organização de serviços em unidades de informação
spellingShingle Panorama sobre a organização de serviços em unidades de informação
Lubisco, Nídia Maria Lienert
Planejamento bibliotecário
Serviços bibliotecários
Gestão de qualidade
title_short Panorama sobre a organização de serviços em unidades de informação
title_full Panorama sobre a organização de serviços em unidades de informação
title_fullStr Panorama sobre a organização de serviços em unidades de informação
title_full_unstemmed Panorama sobre a organização de serviços em unidades de informação
title_sort Panorama sobre a organização de serviços em unidades de informação
author Lubisco, Nídia Maria Lienert
author_facet Lubisco, Nídia Maria Lienert
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lubisco, Nídia Maria Lienert
Lubisco, Nídia Maria Lienert
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento bibliotecário
Serviços bibliotecários
Gestão de qualidade
topic Planejamento bibliotecário
Serviços bibliotecários
Gestão de qualidade
description O conteúdo deste artigo, expresso no seu título, resulta da soma de estudos Teóricos e da prática profissional e docente. Ele visa reunir os elementos considerados essenciais no planejamento da organização de serviços bibliotecários e na sua gestão, de modo que eles sejam implementados segundo as características da biblioteca que os oferece, focando o público usuário, segundo suas peculiaridades. Para tanto, adota-se um modelo de tipologia de bibliotecas, construída a partir de três variáveis interdependentes – função, acervo e público – comentando-se sumariamente os cinco tipos de biblioteca propostos. A seguir, enfoca-se a missão como elemento norteador da ação do gestor, tendo em mente as funções administrativas, planejamento, direção, organização e controle, funções estas voltadas para a organização e a implementação dos serviços bibliotecários. Considera-se uma estrutura organizacional baseada em estudo de Antonio Miranda, que integra os serviços de biblioteca em três grandes blocos ou áreas – serviços administrativos, técnicos e sociais. Apresenta-se um quadro de serviços técnicos por tipo de biblioteca; comentam-se os serviços ao usuário, tradicionais e mediados por computador. Conclui-se com as funções organização e controle, destacando nesta a importância da avaliação numa gestão de qualidade e sua condição de insumo para o (re) planejamento, dando destaque às dimensões objetiva e subjetiva do processo avaliativo, sendo para esta última indicada a ferramenta LibQUAL+.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-04T17:18:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-10-04T17:18:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20722
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1984-7246
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv v.12, n.2
identifier_str_mv 1984-7246
v.12, n.2
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.source.pt_BR.fl_str_mv http://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2309
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/20722/1/Panorama%20%20sobre%20Org%20de%20Servi%c3%a7os.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/20722/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/20722/3/Panorama%20%20sobre%20Org%20de%20Servi%c3%a7os.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ad9c3fbce001de476d5bd2431f3b220
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
ca09c43a2742a29dccedbc4fe002187a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459525830737920