Problemática socioambiental da cidadania: análise da formação de alunos em uma escola pública de Salvador, Bahia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Déjardin, Isabelle Pedreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18418
Resumo: Diante da fragmentação do conhecimento entre disciplinas, a problemática socioambiental tem sido abordada nas escolas de modo dissociado da realidade de seus alunos. Essa fragmentação é resultado de uma lógica que disjunta, reduz e isola conhecimentos e fenômenos. Em algumas disciplinas, essa problemática surge associada à natureza, configurando uma problemática ecológica ou ambiental e, em outras, às questões de pobreza e desigualdade, produzindo uma problemática social. Isso faz com que as partes se isolem nas relações com o todo e com as outras partes, passando despercebidas entre as comunidades escolares e pouco contribuindo para atitudes de cidadania, em que o meio ambiente e a sociedade sejam interpretados pelos sujeitos discentes sob uma ótica integrativa, reflexiva, participativa e transformadora, como preconiza a educação ambiental para a cidadania. A pesquisa objetivou analisar as relações entre a cidadania e a problemática socioambiental na formação de alunos do ensino fundamental de uma escola pública localizada no bairro do Cabula, em Salvador, Bahia. O referencial teórico foi construído com base na complexidade de Edgar Morin e outros aportes, destacando os temas da educação, meio ambiente, cidadania, sustentabilidade e educação ambiental, incorporando as dimensões de pesquisa exploratória, bibliográfica, descritiva e interpretativa. A multidimensionalidade da cidadania gerou variadas terminologias e denominações entre os saberes ambientais. A pesquisa de campo ocorreu entre os meses de setembro e dezembro de 2014, tendo sido aplicados questionários com a diretora, a vice-diretora e a coordenadora pedagógica da escola investigada, bem como com os alunos de quatro turmas do ensino fundamental do turno matutino: duas de 6º ano, uma de 8º ano e uma de 9º ano. Selecionaram-se aleatoriamente 10 questionários por turma, totalizando 40. Adotou-se o Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD) como técnica de coleta de dados, cujas entrevistas foram aplicadas com os professores dessas turmas, contando ainda com a observação não participante. Utilizou-se a técnica de análise de dados interativa hermenêutico-dialética. Foram definidos limites e possibilidades, especialmente a necessidade de socialização de conhecimentos a partir de uma integração teórico-metodológica dos Eixos Temáticos de Cidadania, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia. A ideia é contribuir para que os alunos tenham uma formação que lhes permitam uma visão ampliada e multidimensional da complexidade de suas ações socioambientais cidadãs.
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spelling Déjardin, Isabelle PedreiraDéjardin, Isabelle PedreiraSilva, Francisca de Paula Santos daRibeiro, Núbia MouraSouza, Cláudio Reynaldo Barbosa deGaleffi, Dante AugustoBoaventura, Edivaldo Machado2015-12-17T18:40:19Z2015-12-17T18:40:19Z2015-12-172015-08-06Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18418Diante da fragmentação do conhecimento entre disciplinas, a problemática socioambiental tem sido abordada nas escolas de modo dissociado da realidade de seus alunos. Essa fragmentação é resultado de uma lógica que disjunta, reduz e isola conhecimentos e fenômenos. Em algumas disciplinas, essa problemática surge associada à natureza, configurando uma problemática ecológica ou ambiental e, em outras, às questões de pobreza e desigualdade, produzindo uma problemática social. 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A multidimensionalidade da cidadania gerou variadas terminologias e denominações entre os saberes ambientais. A pesquisa de campo ocorreu entre os meses de setembro e dezembro de 2014, tendo sido aplicados questionários com a diretora, a vice-diretora e a coordenadora pedagógica da escola investigada, bem como com os alunos de quatro turmas do ensino fundamental do turno matutino: duas de 6º ano, uma de 8º ano e uma de 9º ano. Selecionaram-se aleatoriamente 10 questionários por turma, totalizando 40. Adotou-se o Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD) como técnica de coleta de dados, cujas entrevistas foram aplicadas com os professores dessas turmas, contando ainda com a observação não participante. Utilizou-se a técnica de análise de dados interativa hermenêutico-dialética. Foram definidos limites e possibilidades, especialmente a necessidade de socialização de conhecimentos a partir de uma integração teórico-metodológica dos Eixos Temáticos de Cidadania, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia. A ideia é contribuir para que os alunos tenham uma formação que lhes permitam uma visão ampliada e multidimensional da complexidade de suas ações socioambientais cidadãs.ABSTRACT Social-environmental problems have been addressed in schools dissociated from the reality of their students, by means of knowledge fragmentation between disciplines. This fragmentation is the result of a logic which dissevers, reduces and isolates knowledge and phenomena. In some disciplines, this problem arises associated to nature, setting ecological or environmental issues, and for others, to poverty and inequality issues, what generate a social problem. It causes the isolation of the parts in their relations to the whole and among themselves. It is unnoticed among school communities and brings little contribution to citizenship attitudes, where environment and society are interpreted by pupils under an integrative, reflective, participatory, and effective perspective as environmental education for citizenship professes. The research aimed to analyze the relationship between citizenship and social-environmental problems for the students’ formal education from a public elementary school in Cabula’s neighborhood, in Salvador the capital of Bahia State. The theoretical framework was built based on the complexity of Edgar Morin and other contributions, highlighting education, environment, citizenship, sustainability, and environmental education issues, incorporating the exploratory, descriptive, and interpretative dimensions of literature. Citizenship multidimensionality has generated several terminologies and denominations to environmental knowledge. The research field occurred between September and December 2014: the questionnaires were applied to the director, the vice director, and the educational coordinator of the investigated school. As well as, to students from four classes of the elementary school from the morning shift: two of the 6th grade, one of 8th grade and one of the 9th grade. It was ten randomly selected questionnaires per class, totaling forty. The Hermeneutic-Dialectic Circle (DHC) was adopted as the data collection technique, whose interviews were applied to those classes’ teachers, still relying on the non-participant observation technique. The hermeneutic-dialectic analytical technique interactive data was used. Limits and possibilities were defined, especially the need for knowledge socialization from a theoretical and methodological integration of Citizenship, Environment, Science, and Technology Main Themes. The idea is to contribute to students receive a formal education that will enable them to an enlarged and multidimensional view of the complexity of their social and environmental citizen actions.Submitted by Isabelle P. Déjardin (belledejardin@hotmail.com) on 2015-12-03T12:47:23Z No. of bitstreams: 1 Tese versão FINAL para Repositório.pdf: 2404348 bytes, checksum: 563bb1fcf65e4ece462aa8b4037e5f44 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2015-12-17T18:40:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese versão FINAL para Repositório.pdf: 2404348 bytes, checksum: 563bb1fcf65e4ece462aa8b4037e5f44 (MD5)Made available in DSpace on 2015-12-17T18:40:19Z (GMT). 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