Imagem, Imaginário, Arte e Poesia: a transmissão simbólica na cultura; Geraldo Sarno e o documentário sociológico
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18202 |
Resumo: | A corrente proposta tem por objetivo tornar perceptível a complexidade dos fenômenos artísticos da produção audiovisual documental no contexto contemporâneo com enfoque na produção cinematográfica de temática sociológica do cineasta Geraldo Sarno, quando da realização de filmes de curta e média metragem tendo como horizonte, expressões da cultura popular sertaneja do Nordeste, suas práxis e processos fundantes do imaginário que acolhe aos sujeitos e lhes cultiva visão de mundo. Demarca-se o período histórico de 1965 – 1971, quando da produção de documentários de Geraldo Sarno em contexto de regime ditatorial militar e de expansão da indústria cultural no Brasil. Explicitar-se-á, em uma abordagem teórica multidisciplinar, que desde a Antiguidade, nas proposições de Platão, a respeito da obra “O Banquete”, quando da designação formal do termo poiésis (poesia), a partir do recurso literário da personagem Diotima, sacerdotisa, figura marginalizada e pouco contemplada nas reflexões críticas, que as representações dos sujeitos antropo-sociais realizadores ao trabalho artístico, na historicidade do Ocidente, são signos de tensões ideológicas que se devolvem historicamente entre disputas de distintas instituições no manejo dos sistemas de significação e figuração para a conservação ou intervenção da ordem. Em crítica da tradição acadêmica centro-européia, procurar-se-á expressar proposições não depreciativas à imagem, ao imaginário, e ao fenômeno tecno-poético das artes figurativas em geral, seus realizadores, e representações sociais do popular, fundamento do simbólico cultural. Para tanto, assume-se a atitude teórica hermenêutica, balizada na antropologia, sociologia, midiologia, filosofia da imagem e da linguagem, história. Os resultados parciais apresentados evocam a interpretação à um cenário de conflituoso jogo de interesses em que o conformismo e a resistência são estratégias de sobrevivência e de articulação de sentido para grupos e indivíduos populares que visam estabelecer para si as convicções que balizam a extensão da realidade em suas crenças. Os sistemas de significação do discurso/texto e de figuração serão enfatizados como meio simbólico para a comunicação e transmissão de idéias e valores ritualizando condutas. |
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Villas-Bôas, Alfredo GóesSilveira, Renato José Amorim daOliveira, Paulo Cesar Miguez deParés, Luis Nicolau2015-11-09T21:47:09Z2015-11-09T21:47:09Z2015-11-092013-11-02CDU-791.4http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18202A corrente proposta tem por objetivo tornar perceptível a complexidade dos fenômenos artísticos da produção audiovisual documental no contexto contemporâneo com enfoque na produção cinematográfica de temática sociológica do cineasta Geraldo Sarno, quando da realização de filmes de curta e média metragem tendo como horizonte, expressões da cultura popular sertaneja do Nordeste, suas práxis e processos fundantes do imaginário que acolhe aos sujeitos e lhes cultiva visão de mundo. Demarca-se o período histórico de 1965 – 1971, quando da produção de documentários de Geraldo Sarno em contexto de regime ditatorial militar e de expansão da indústria cultural no Brasil. Explicitar-se-á, em uma abordagem teórica multidisciplinar, que desde a Antiguidade, nas proposições de Platão, a respeito da obra “O Banquete”, quando da designação formal do termo poiésis (poesia), a partir do recurso literário da personagem Diotima, sacerdotisa, figura marginalizada e pouco contemplada nas reflexões críticas, que as representações dos sujeitos antropo-sociais realizadores ao trabalho artístico, na historicidade do Ocidente, são signos de tensões ideológicas que se devolvem historicamente entre disputas de distintas instituições no manejo dos sistemas de significação e figuração para a conservação ou intervenção da ordem. Em crítica da tradição acadêmica centro-européia, procurar-se-á expressar proposições não depreciativas à imagem, ao imaginário, e ao fenômeno tecno-poético das artes figurativas em geral, seus realizadores, e representações sociais do popular, fundamento do simbólico cultural. Para tanto, assume-se a atitude teórica hermenêutica, balizada na antropologia, sociologia, midiologia, filosofia da imagem e da linguagem, história. Os resultados parciais apresentados evocam a interpretação à um cenário de conflituoso jogo de interesses em que o conformismo e a resistência são estratégias de sobrevivência e de articulação de sentido para grupos e indivíduos populares que visam estabelecer para si as convicções que balizam a extensão da realidade em suas crenças. Os sistemas de significação do discurso/texto e de figuração serão enfatizados como meio simbólico para a comunicação e transmissão de idéias e valores ritualizando condutas.The current proposal aims at making apparent the complexity of the artistic phenomena of documentary audiovisual production in the contemporary context with a focus on film production sociological theme of the filmmaker Geraldo Sarno, upon the realization of short and medium length films, with the horizon, expressions of popular culture backlands of the Northeast, its practice and imagination of the founding process which welcomes the subject and cultivates them worldview. Stands out from the historical period of 1965 - 1971, when the production of documentaries Geraldo Sarno in the context of military dictatorship and expansion of cultural industry in Brazil. The screening of depreciation that academic tradition intended to arts, will explain, in a multidisciplinary theoretical approach, which since ancient times, the propositions of Plato, about the book "The Banquet" at the formal designation of poiesis term (poetry), from the literary device of Diotima character, priestess, marginalized figure and rarely addressed in critical reflections, that the representations of the anthropo-social subjects filmmakers to artwork, the historicity of the West, are signs of ideological tensions that are returned historically dispute between different institutions in the management of systems of meaning and figuring conservation or order intervention. In criticism of the Central European academic tradition, will be made to express not derogatory statements to the image, imaginary, and the techno-poetic phenomenon of figurative arts in general, its directors, and social representations of popular, cultural symbolic foundation. For this, it is assumed the theoretical attitude hermeneutics, buoyed in anthropology, sociology, midiologia, philosophy of image and language, history. Partial results presented evoke the interpretation to a backdrop of conflicting set of interests in which conformism and resistance are survival strategies and direction joint to popular groups and individuals seeking to establish for himself the convictions that guide the extension of reality their beliefs. Meaning systems of speech / text and figuration will be emphasized as a symbolic means of communication and transmission of ideas and values ritualizing conduct.Submitted by Alfredo Villas Boas (villasboasprof@gmail.com) on 2015-11-06T19:13:07Z No. of bitstreams: 1 dissertacao-alfredo-viilas-boas.pdf: 3828184 bytes, checksum: 126e2f547fa03b4623fb450e1f91daa6 (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva (sivalda@ufba.br) on 2015-11-09T21:47:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertacao-alfredo-viilas-boas.pdf: 3828184 bytes, checksum: 126e2f547fa03b4623fb450e1f91daa6 (MD5)Made available in DSpace on 2015-11-09T21:47:09Z (GMT). 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