Corpos-objetos: Uma Relação entre a Condição Feminina nos Contos Miss Algrave e A Língua do ‘P’ e a Realidade de uma Sociedade Patriarcalmente Estruturada
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25955 |
Resumo: | Este trabalho se dedica ao estudo da relação entre o corpo feminino e a sociedade patriarcal em que está imerso, a partir dos contos Miss Algrave e A língua do “P”, ambos presentes no livro A via crucis do corpo, de Clarice Lispector, publicado em 1974. Usando O segundo sexo, livro publicado em 1949 por Simone de Beauvoir, como principal aporte teórico, costuram-se também a essa reflexão autoras contemporâneas que versam sobre a condição feminina, no sentido de apresentar um corpo que é histórico, social e estruturalmente silenciado e oprimido. Parte-se dos contos e, portanto, de duas grandes questões que os atravessam: a prostituição e o estupro. Buscou-se aqui entender como ambas as questões se conectam, reconhecendo a prostituição como exploração sexual e o estupro como tática patriarcal de domínio e opressão, de maneira que se mostram articuladas em função de assegurar a manutenção dos corpos femininos como propriedades masculinas. |
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Souza, Ludmila Régis Rodrigues deSouza, Ludmila Régis Rodrigues deAguiar, Ana Lígia Leite e2018-05-09T15:25:21Z2018-05-09T15:25:21Z2018-05-092018-02-21http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25955Este trabalho se dedica ao estudo da relação entre o corpo feminino e a sociedade patriarcal em que está imerso, a partir dos contos Miss Algrave e A língua do “P”, ambos presentes no livro A via crucis do corpo, de Clarice Lispector, publicado em 1974. Usando O segundo sexo, livro publicado em 1949 por Simone de Beauvoir, como principal aporte teórico, costuram-se também a essa reflexão autoras contemporâneas que versam sobre a condição feminina, no sentido de apresentar um corpo que é histórico, social e estruturalmente silenciado e oprimido. Parte-se dos contos e, portanto, de duas grandes questões que os atravessam: a prostituição e o estupro. Buscou-se aqui entender como ambas as questões se conectam, reconhecendo a prostituição como exploração sexual e o estupro como tática patriarcal de domínio e opressão, de maneira que se mostram articuladas em função de assegurar a manutenção dos corpos femininos como propriedades masculinas.Submitted by Colegiado de Letras Vernáculas 401 (ccletras@ufba.br) on 2018-05-04T15:54:39Z No. of bitstreams: 1 TCC. Ludmila Rodrigues. Última versão..pdf: 863060 bytes, checksum: 490aa26da3c9f2846ee1f158e476e426 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-05-09T15:25:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC. Ludmila Rodrigues. Última versão..pdf: 863060 bytes, checksum: 490aa26da3c9f2846ee1f158e476e426 (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-09T15:25:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC. Ludmila Rodrigues. 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Este trabalho se dedica ao estudo da relação entre o corpo feminino e a sociedade patriarcal em que está imerso, a partir dos contos Miss Algrave e A língua do “P”, ambos presentes no livro A via crucis do corpo, de Clarice Lispector, publicado em 1974. Usando O segundo sexo, livro publicado em 1949 por Simone de Beauvoir, como principal aporte teórico, costuram-se também a essa reflexão autoras contemporâneas que versam sobre a condição feminina, no sentido de apresentar um corpo que é histórico, social e estruturalmente silenciado e oprimido. Parte-se dos contos e, portanto, de duas grandes questões que os atravessam: a prostituição e o estupro. Buscou-se aqui entender como ambas as questões se conectam, reconhecendo a prostituição como exploração sexual e o estupro como tática patriarcal de domínio e opressão, de maneira que se mostram articuladas em função de assegurar a manutenção dos corpos femininos como propriedades masculinas. |
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