Práticas educativas das Equipes de Saúde Bucal, no Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário, em Salvador, Bahia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Iolanda Nogueira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38162
Resumo: O estudo consiste em investigação acerca das ações educativas realizadas pelas Equipes de Saúde Bucal, destinadas à população em um DS do município de Salvador/Ba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, que buscou caracterizar as práticas educativas, reconhecendo o perfil socioeducacional e ocupacional dos profissionais, as estratégias pedagógicas e temas de saúde abordados em meio as dimensões sociais, políticas e culturais que as atravessam. Para produção dos dados foram consultados os documentos municipais: o Plano Municipal de Saúde, o Relatório Anual de Gestão e a Programação Anual de Saúde e feitas entrevistas com aplicação de um roteiro semiestruturado para sete Cirurgiões-Dentistas, cinco Auxiliares de Saúde Bucal, uma Agente Comunitária em Saúde e a Odontóloga Distrital. Os resultados apontaram que as principais temáticas empregadas são pautadas nas doenças bucais prevalentes e fatores de riscos relacionados, em detrimento a determinação social do processo saúde-doença. As estratégias pedagógicas prevaleceram na transmissão de conhecimentos e no condicionamento de técnicas, mas com indícios de mudanças demonstradas pela utilização de metodologias mais dialogadas e participativas. O estudo revelou dificuldades no desenvolvimento das práticas educativas referentes às necessidades de infraestrutura e o provimento de recursos materiais e as facilidades associadas ao trabalho realizado em equipe e de forma multidisciplinar. Diante do enfoque bancário na condução das práticas educativas, considera-se importante a proposição de processos de qualificação aos educadores quanto aos saberes e práticas educativas problematizadoras comprometidas com a realidade social, que contribuam na constituição de sujeitos capazes de enfrentar novos desafios postos pelo processo da Reforma Sanitária Brasileira, de modo a favorecer o envolvimento da comunidade nas questões de saúde em busca da sua qualidade de vida.
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Os resultados apontaram que as principais temáticas empregadas são pautadas nas doenças bucais prevalentes e fatores de riscos relacionados, em detrimento a determinação social do processo saúde-doença. As estratégias pedagógicas prevaleceram na transmissão de conhecimentos e no condicionamento de técnicas, mas com indícios de mudanças demonstradas pela utilização de metodologias mais dialogadas e participativas. O estudo revelou dificuldades no desenvolvimento das práticas educativas referentes às necessidades de infraestrutura e o provimento de recursos materiais e as facilidades associadas ao trabalho realizado em equipe e de forma multidisciplinar. Diante do enfoque bancário na condução das práticas educativas, considera-se importante a proposição de processos de qualificação aos educadores quanto aos saberes e práticas educativas problematizadoras comprometidas com a realidade social, que contribuam na constituição de sujeitos capazes de enfrentar novos desafios postos pelo processo da Reforma Sanitária Brasileira, de modo a favorecer o envolvimento da comunidade nas questões de saúde em busca da sua qualidade de vida.The study consists of an investigation about the educational actions carried out by the Oral Health Teams aimed at the population in a SD in the city of Salvador/Ba. This is a qualitative, exploratory research, which sought to characterize educational practices, recognizing the socio educational and occupational profile of professionals, the pedagogical strategies and health themes addressed in the midst of the social, political and cultural dimensions that cross them. For data production, the municipal documents were consulted: the Municipal Health Plan, the Annual Management Report and the Annual Health Schedule, and interviews were conducted with the application of a semi-structured script for seven Dental Surgeons, five Oral Health Assistants, one Agent Community in Health and the District Dentist. The results showed that the main themes used are based on prevalent oral diseases and related risk factors, to the detriment of the social determination of the health-disease process. Pedagogical strategies prevailed in the transmission of knowledge and conditioning of techniques, but with signs of changes demonstrated by the use of more dialogic and participatory methodologies. The study revealed difficulties in the development of educational practices related to infrastructure needs and the provision of material resources and the facilities associated with teamwork and in an interdisciplinary way. Given the banking focus on conducting educational practices, it is considered important to propose qualification processes to educators regarding problematic educational knowledge and practices committed to the social reality, which contribute to the constitution of subjects capable of facing new challenges posed by the Reform process Brazilian Sanitary, in order to favor community involvement in health issues in search of their quality of life.Submitted by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2023-10-20T12:26:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Dissertação-IOLANDA NOGUEIRA DE SOUSA-2021.pdf: 1574051 bytes, checksum: 498d0b56605c3a9e0f962db6e285730c (MD5)Approved for entry into archive by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2023-10-21T17:31:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação-IOLANDA NOGUEIRA DE SOUSA-2021.pdf: 1574051 bytes, checksum: 498d0b56605c3a9e0f962db6e285730c (MD5) license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-21T17:31:11Z (GMT). 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