Desafios das gestoras da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente/Polo Bahia para a promoção da segurança do paciente durante a pandemia por Covid-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38195 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo geral analisar os desafios das gestoras da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) Polo Bahia para a promoção da segurança do paciente durante a pandemia por COVID-19 e como objetivos específicos identificar e descrever os desafios das gestoras da REBRAENSP Polo Bahia para a promoção da segurança do paciente durante a pandemia por COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo- exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram dele 12 enfermeiras que atuam como gestoras da REBRAENSP Polo Bahia e dos Núcleos Salvador, Recôncavo da Bahia, Feira de Santana, Itabuna e Lauro de Freitas, englobando 05 coordenadoras, 04 vices coordenadoras e 03 secretárias. O estudo teve como critério de inclusão ser gestora - coordenadora, vice coordenadora e/ou secretária - da REBRAENSP Polo Bahia e/ou de seus Núcleos, as quais foram escolhidas por estarem diretamente envolvidas na gestão, planejamento, organização e promoção das atividades voltadas à segurança do paciente no contexto da pandemia. O critério de exclusão foram gestoras de Núcleos criados após o início da pandemia por COVID-19, considerado neste estudo, a partir de 01 de março de 2020. Para a coleta de dados utilizou-se a técnica da entrevista semiestruturada, a qual se deu entre 30 de dezembro de 2020 e 21 de janeiro de 2021 e realizada, em virtude da pandemia, em caráter virtual, via plataforma digital Zoom®. As entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo, e a organização e a análise dos dados se deu pela técnica de Análise de Conteúdo de Bardin e foi estruturada através da formação de categorias e subcategorias. As participantes foram predominantemente mulheres, entre 24 e 66 anos e idade média de 46,7 anos, todas pós-graduadas, com tempo médio de graduação de 22,2 anos. A maior parte possui apenas um vínculo empregatício, sendo, na maioria, servidoras públicas concursadas com áreas de atuação heterogêneas. Sobre o tempo de participação na Rede, metade ingressou há mais de 05 anos e assumiu como gestora há cerca de 01 ano. Com base na análise das entrevistas, emergiram 03 categorias, sendo que uma delas originou 04 subcategorias. A primeira categoria foi Manter as Atividades da Rede e suas subcategorias foram: Realizar Atividades à Distância; Conciliar o Trabalho nos Serviços com as Atividades da Rede; Implementar um Novo Plano de Atividades e Desenvolver as Atividades num Cenário de Medo, Insegurança e Estresse. A segunda categoria foi Utilizar Recursos Digitais e a terceira Reconhecer Fake News. Concluiu-se que manter a continuidade das atividades da Rede, utilizar recursos digitais e identificar fake news foram os desafios enfrentados pelas gestoras da Rede para dar suporte ao sistema de saúde na promoção e garantia da segurança do paciente no momento de emergência sanitária. |
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2023-10-24T08:23:00Z2023-10-24T08:23:00Z2021-06-21Heleno, Verônica Oliveira da Silva. Desafios das gestoras da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente/Polo Bahia para a promoção da segurança do paciente durante a pandemia por Covid-19. 2021. 102 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Salvador, 2021.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38195Este estudo tem como objetivo geral analisar os desafios das gestoras da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) Polo Bahia para a promoção da segurança do paciente durante a pandemia por COVID-19 e como objetivos específicos identificar e descrever os desafios das gestoras da REBRAENSP Polo Bahia para a promoção da segurança do paciente durante a pandemia por COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo- exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram dele 12 enfermeiras que atuam como gestoras da REBRAENSP Polo Bahia e dos Núcleos Salvador, Recôncavo da Bahia, Feira de Santana, Itabuna e Lauro de Freitas, englobando 05 coordenadoras, 04 vices coordenadoras e 03 secretárias. O estudo teve como critério de inclusão ser gestora - coordenadora, vice coordenadora e/ou secretária - da REBRAENSP Polo Bahia e/ou de seus Núcleos, as quais foram escolhidas por estarem diretamente envolvidas na gestão, planejamento, organização e promoção das atividades voltadas à segurança do paciente no contexto da pandemia. O critério de exclusão foram gestoras de Núcleos criados após o início da pandemia por COVID-19, considerado neste estudo, a partir de 01 de março de 2020. Para a coleta de dados utilizou-se a técnica da entrevista semiestruturada, a qual se deu entre 30 de dezembro de 2020 e 21 de janeiro de 2021 e realizada, em virtude da pandemia, em caráter virtual, via plataforma digital Zoom®. As entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo, e a organização e a análise dos dados se deu pela técnica de Análise de Conteúdo de Bardin e foi estruturada através da formação de categorias e subcategorias. As participantes foram predominantemente mulheres, entre 24 e 66 anos e idade média de 46,7 anos, todas pós-graduadas, com tempo médio de graduação de 22,2 anos. A maior parte possui apenas um vínculo empregatício, sendo, na maioria, servidoras públicas concursadas com áreas de atuação heterogêneas. Sobre o tempo de participação na Rede, metade ingressou há mais de 05 anos e assumiu como gestora há cerca de 01 ano. Com base na análise das entrevistas, emergiram 03 categorias, sendo que uma delas originou 04 subcategorias. A primeira categoria foi Manter as Atividades da Rede e suas subcategorias foram: Realizar Atividades à Distância; Conciliar o Trabalho nos Serviços com as Atividades da Rede; Implementar um Novo Plano de Atividades e Desenvolver as Atividades num Cenário de Medo, Insegurança e Estresse. A segunda categoria foi Utilizar Recursos Digitais e a terceira Reconhecer Fake News. Concluiu-se que manter a continuidade das atividades da Rede, utilizar recursos digitais e identificar fake news foram os desafios enfrentados pelas gestoras da Rede para dar suporte ao sistema de saúde na promoção e garantia da segurança do paciente no momento de emergência sanitária.This study aims to analyze the challenges of the managers of the Brazilian Network of Nursing and Patient Safety (REBRAENSP) Polo Bahia to promote patient safety during the COVID-19 pandemic and as specific objectives to identify and describe the challenges of managers of REBRAENSP Polo Bahia for the promotion of patient safety during the COVID-19 pandemic. This is a descriptive-exploratory study with a qualitative approach. Twelve nurses who act as managers of REBRAENSP Polo Bahia and of Nucleos Salvador, Reconcavo da Bahia, Feira de Santana, Itabuna and Lauro de Freitas took part in it, comprising 05 coordinators, 04 vice coordinators and 03 secretaries. The inclusion criterion for the study was to be a manager - coordinator, vice coordinator and/or secretary - of REBRAENSP Polo Bahia and/or its Nuclei, which were chosen because they are directly involved in the management, planning, organization and promotion of activities aimed at patient safety in the context of the pandemic. The exclusion criteria were managers of Nuclei created after the onset of the COVID-19 pandemic, considered in this study, from March 1, 2020. For data collection, the semi-structured interview technique was used. between December 30, 2020 and January 21, 2021 and carried out, due to the pandemic, on a virtual basis, via the Zoom® digital platform. The interviews were recorded in audio and video, and the organization and analysis of the data took place using the Bardin Content Analysis technique and was structured through the formation of categories and subcategories. The participants were predominantly women, between 24 and 66 years old, with an average age of 46.7 years, all postgraduates, with an average time since graduation of 22.2 years. Most of them have only one employment relationship, and are mostly public servants with public service exams with heterogeneous areas of activity. About the time of participation in the Network, half joined more than 05 years ago and took over as manager for about 01 year. Based on the analysis of the interviews, 03 categories emerged, one of which originated 04 subcategories. The first category was Keeping Network Activities and its subcategories were: Performing Distance Activities; Reconcile Service Work with Network Activities; Implement a New Plan of Activities and Develop Activities in a Scenario of Fear, Insecurity and Stress. The second category was Using Digital Resources and the third Recognizing Fake News. It was concluded that maintaining the continuity of the Network's activities, using digital resources and identifying fake news were the challenges faced by the Network's managers to support the health system in the promotion and guarantee of patient safety during a health emergency.Submitted by Programa de Pós- Graduação de Enfermagem (pro.pgenf@gmail.com) on 2023-10-22T20:59:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) DISSERTAÇÃO - VERÔNICA OLIVEIRA DA SILVA HELENO.pdf: 1292462 bytes, checksum: 07f84e6072b4f49d2d70d51dbc60909a (MD5)Approved for entry into archive by Marly Santos (marly@ufba.br) on 2023-10-24T08:23:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO - VERÔNICA OLIVEIRA DA SILVA HELENO.pdf: 1292462 bytes, checksum: 07f84e6072b4f49d2d70d51dbc60909a (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-24T08:23:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO - VERÔNICA OLIVEIRA DA SILVA HELENO.pdf: 1292462 bytes, checksum: 07f84e6072b4f49d2d70d51dbc60909a (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Previous issue date: 2021-06-21Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)UFBABrasilEscola de EnfermagemCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCoronavirusNursingHealth ManagementPandemicsPatient SafetyCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICACoronavírusEnfermagemGestão em SaúdePandemiasSegurança do PacienteDesafios das gestoras da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente/Polo Bahia para a promoção da segurança do paciente durante a pandemia por Covid-19Challenges of managers of the Brazilian Nursing and Patient Safety Network/Polo Bahia to promote patient safety during the Covid-19 pandemicMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSilva, Rosana Maria de Oliveirahttps://orcid.org/0000-0003-3371-6550http://lattes.cnpq.br/9330019463632391Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveirahttps://orcid.org/0000-0002-0375-7709http://lattes.cnpq.br/7734694781359458Marinho, Cláudia Silvahttps://orcid.org/0000-0002-0597-8126http://lattes.cnpq.br/8524191035064103Teixeira, Giselle Alves da Silvahttps://orcid.org/0000-0001-6245-302Xhttp://lattes.cnpq.br/4046317193945750Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveirahttps://orcid.org/0000-0002-0375-7709http://lattes.cnpq.br/7734694781359458https://orcid.org/0000-0003-3378-9514http://lattes.cnpq.br/1253224895074336Heleno, Verônica Oliveira da SilvaALVES, M.F.T. et al. 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Coronavirus Nursing Health Management Pandemics Patient Safety |
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Este estudo tem como objetivo geral analisar os desafios das gestoras da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) Polo Bahia para a promoção da segurança do paciente durante a pandemia por COVID-19 e como objetivos específicos identificar e descrever os desafios das gestoras da REBRAENSP Polo Bahia para a promoção da segurança do paciente durante a pandemia por COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo- exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram dele 12 enfermeiras que atuam como gestoras da REBRAENSP Polo Bahia e dos Núcleos Salvador, Recôncavo da Bahia, Feira de Santana, Itabuna e Lauro de Freitas, englobando 05 coordenadoras, 04 vices coordenadoras e 03 secretárias. O estudo teve como critério de inclusão ser gestora - coordenadora, vice coordenadora e/ou secretária - da REBRAENSP Polo Bahia e/ou de seus Núcleos, as quais foram escolhidas por estarem diretamente envolvidas na gestão, planejamento, organização e promoção das atividades voltadas à segurança do paciente no contexto da pandemia. O critério de exclusão foram gestoras de Núcleos criados após o início da pandemia por COVID-19, considerado neste estudo, a partir de 01 de março de 2020. Para a coleta de dados utilizou-se a técnica da entrevista semiestruturada, a qual se deu entre 30 de dezembro de 2020 e 21 de janeiro de 2021 e realizada, em virtude da pandemia, em caráter virtual, via plataforma digital Zoom®. As entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo, e a organização e a análise dos dados se deu pela técnica de Análise de Conteúdo de Bardin e foi estruturada através da formação de categorias e subcategorias. As participantes foram predominantemente mulheres, entre 24 e 66 anos e idade média de 46,7 anos, todas pós-graduadas, com tempo médio de graduação de 22,2 anos. A maior parte possui apenas um vínculo empregatício, sendo, na maioria, servidoras públicas concursadas com áreas de atuação heterogêneas. Sobre o tempo de participação na Rede, metade ingressou há mais de 05 anos e assumiu como gestora há cerca de 01 ano. Com base na análise das entrevistas, emergiram 03 categorias, sendo que uma delas originou 04 subcategorias. A primeira categoria foi Manter as Atividades da Rede e suas subcategorias foram: Realizar Atividades à Distância; Conciliar o Trabalho nos Serviços com as Atividades da Rede; Implementar um Novo Plano de Atividades e Desenvolver as Atividades num Cenário de Medo, Insegurança e Estresse. A segunda categoria foi Utilizar Recursos Digitais e a terceira Reconhecer Fake News. Concluiu-se que manter a continuidade das atividades da Rede, utilizar recursos digitais e identificar fake news foram os desafios enfrentados pelas gestoras da Rede para dar suporte ao sistema de saúde na promoção e garantia da segurança do paciente no momento de emergência sanitária. |
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2021 |
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2021-06-21 |
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Heleno, Verônica Oliveira da Silva. Desafios das gestoras da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente/Polo Bahia para a promoção da segurança do paciente durante a pandemia por Covid-19. 2021. 102 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Salvador, 2021. |
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Heleno, Verônica Oliveira da Silva. Desafios das gestoras da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente/Polo Bahia para a promoção da segurança do paciente durante a pandemia por Covid-19. 2021. 102 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Salvador, 2021. |
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