“Estou por um triz de dar passos atrás”: os dilemas da coordenadora pedagógica da Escola Kimimo Boa Vista– Seabra/BA – frente à concepção de alfabetização na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Janara Luiza Paiva Botelho
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39311
Resumo: Este Projeto de Intervenção representa os resultados da pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional da Faculdade de Educação da UFBA. Esta investigação buscou compreender como a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil Kimimo Boa Vista, localizada em Seabra/BA, pode, em meio aos seus vários dilemas profissionais, contribuir com a ressignificação das práticas pedagógicas das professoras da Educação Infantil, potencializando o direito das crianças de interagir de forma significativa com a escrita, compreendendo seus usos e funcionamentos. Por meio desse tema, a pesquisa objetivou investigar as relações entre a formação continuada de docentes e o trabalho pedagógico realizado em sala de aula no marco da perspectiva construtivista psicogenética. A investigação assume o método da pesquisa-formação considerando a sistemática da produção e análise de dados. A pesquisa qualitativa, na perspectiva da pesquisa-formação, oportunizou a produção minuciosa das informações, considerando que os dados recolhidos foram imprescindíveis para compreender a relação entre formação continuada, Alfabetização e Educação Infantil. Para apoiar a investigação qualitativa, foram adotados como procedimentos de produção as narrativas das participantes. Desse modo, os pressupostos metodológicos da pesquisa-formação puderam contribuir com a análise dos relatos de experiência das professoras por considerar o ato de narrar como lugar privilegiado para acompanhar os saberes, os avanços, os desafios e as dúvidas, e assim poder entender até que ponto formação e prática se encontravam. As interpretações advindas da análise desses instrumentos evidenciaram que o processo formativo das professoras, responsabilidade principal da coordenadora, possibilita a ambas – coordenadora e professora – avanços em seus saberes frente à concepção de Alfabetização na Educação Infantil alinhada ao ingresso das crianças nas culturas do escrito, por meio das práticas sociais nas quais ler e escrever faz parte do comportamento das pessoas. Além disso, permitiu compreender também que os processos de profissionalização da coordenadora pedagógica e das professoras são marcados por dilemas que existem no campo educacional e precisam ser discutidos e debatidos, dentre estes o da própria concepção de Alfabetização e da polêmica que envolve essa discussão na Educação Infantil. Por meio dessa investigação foi elaborado o produto de intervenção articulado teórico e metodologicamente a esta pesquisa.
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Esta investigação buscou compreender como a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil Kimimo Boa Vista, localizada em Seabra/BA, pode, em meio aos seus vários dilemas profissionais, contribuir com a ressignificação das práticas pedagógicas das professoras da Educação Infantil, potencializando o direito das crianças de interagir de forma significativa com a escrita, compreendendo seus usos e funcionamentos. Por meio desse tema, a pesquisa objetivou investigar as relações entre a formação continuada de docentes e o trabalho pedagógico realizado em sala de aula no marco da perspectiva construtivista psicogenética. A investigação assume o método da pesquisa-formação considerando a sistemática da produção e análise de dados. A pesquisa qualitativa, na perspectiva da pesquisa-formação, oportunizou a produção minuciosa das informações, considerando que os dados recolhidos foram imprescindíveis para compreender a relação entre formação continuada, Alfabetização e Educação Infantil. Para apoiar a investigação qualitativa, foram adotados como procedimentos de produção as narrativas das participantes. Desse modo, os pressupostos metodológicos da pesquisa-formação puderam contribuir com a análise dos relatos de experiência das professoras por considerar o ato de narrar como lugar privilegiado para acompanhar os saberes, os avanços, os desafios e as dúvidas, e assim poder entender até que ponto formação e prática se encontravam. As interpretações advindas da análise desses instrumentos evidenciaram que o processo formativo das professoras, responsabilidade principal da coordenadora, possibilita a ambas – coordenadora e professora – avanços em seus saberes frente à concepção de Alfabetização na Educação Infantil alinhada ao ingresso das crianças nas culturas do escrito, por meio das práticas sociais nas quais ler e escrever faz parte do comportamento das pessoas. Além disso, permitiu compreender também que os processos de profissionalização da coordenadora pedagógica e das professoras são marcados por dilemas que existem no campo educacional e precisam ser discutidos e debatidos, dentre estes o da própria concepção de Alfabetização e da polêmica que envolve essa discussão na Educação Infantil. Por meio dessa investigação foi elaborado o produto de intervenção articulado teórico e metodologicamente a esta pesquisa.ALMEIDA, Verônica D.; SÁ, Maria Roseli G. B. de. 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Educação Infantil
Formação continuada
description Este Projeto de Intervenção representa os resultados da pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional da Faculdade de Educação da UFBA. Esta investigação buscou compreender como a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil Kimimo Boa Vista, localizada em Seabra/BA, pode, em meio aos seus vários dilemas profissionais, contribuir com a ressignificação das práticas pedagógicas das professoras da Educação Infantil, potencializando o direito das crianças de interagir de forma significativa com a escrita, compreendendo seus usos e funcionamentos. Por meio desse tema, a pesquisa objetivou investigar as relações entre a formação continuada de docentes e o trabalho pedagógico realizado em sala de aula no marco da perspectiva construtivista psicogenética. A investigação assume o método da pesquisa-formação considerando a sistemática da produção e análise de dados. A pesquisa qualitativa, na perspectiva da pesquisa-formação, oportunizou a produção minuciosa das informações, considerando que os dados recolhidos foram imprescindíveis para compreender a relação entre formação continuada, Alfabetização e Educação Infantil. Para apoiar a investigação qualitativa, foram adotados como procedimentos de produção as narrativas das participantes. Desse modo, os pressupostos metodológicos da pesquisa-formação puderam contribuir com a análise dos relatos de experiência das professoras por considerar o ato de narrar como lugar privilegiado para acompanhar os saberes, os avanços, os desafios e as dúvidas, e assim poder entender até que ponto formação e prática se encontravam. As interpretações advindas da análise desses instrumentos evidenciaram que o processo formativo das professoras, responsabilidade principal da coordenadora, possibilita a ambas – coordenadora e professora – avanços em seus saberes frente à concepção de Alfabetização na Educação Infantil alinhada ao ingresso das crianças nas culturas do escrito, por meio das práticas sociais nas quais ler e escrever faz parte do comportamento das pessoas. Além disso, permitiu compreender também que os processos de profissionalização da coordenadora pedagógica e das professoras são marcados por dilemas que existem no campo educacional e precisam ser discutidos e debatidos, dentre estes o da própria concepção de Alfabetização e da polêmica que envolve essa discussão na Educação Infantil. Por meio dessa investigação foi elaborado o produto de intervenção articulado teórico e metodologicamente a esta pesquisa.
publishDate 2024
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