Erre como figurinista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37230 |
Resumo: | Esta pesquisa foi mobilizada inicialmente pela problematizaçãoda noção de figurino principalmente no contexto dasencenações contemporâneas. Neste sentido, colocou emquestão também a prática da (o) figurinista, buscando rompercom padrões hegemônicos normativos presentes no campoprofissional. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica eampliação da compreensão de figurino e do trabalho defigurinista a partir dos conceitos de performatividade edramaturgia. A prática artística estruturou metodologicamente ainvestigação, que costura referencial teórico e analítico àsexperiências autobiográficas na trajetória como artista criador.A estrutura ensaística do texto permitiu variações nos modosde escrever, relacionando conceitos a imagens, texturas ememórias para a composição deste livro de artista, queapresenta as quatro performances concebidas no Mestrado emDança: “Estudo para vermelho” (2019); “Máquina de moerpimentas” (2019); “Variação para vermelho” (2020); e “Quemprecisa de figurinista?” (2020). As performances materializam acriação das imagens do corpo em cena como campoexpandido, no qual a compreensão do figurino tensionafronteiras entre dentro/fora, corpo/objeto, espaço/tempo,demonstrando possibilidades de acontecimento em uma zonaprovisória e transitória. Conclui-se que, nesta perspectiva,caberia a (ao) figurinista um outro posicionamento no processocriativo, mais próximo ao trabalho de uma (um) dramaturgistano sentido de colaborar com o fluxo de imagens em cena – asquais não se restringem às visualidades. |
id |
UFBA-2_062bc13e93b8d33eb08f0c41fbd7dd8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/37230 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-06-19T14:50:06Z2023-06-19T14:50:06Z2022-08-24https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37230Esta pesquisa foi mobilizada inicialmente pela problematizaçãoda noção de figurino principalmente no contexto dasencenações contemporâneas. Neste sentido, colocou emquestão também a prática da (o) figurinista, buscando rompercom padrões hegemônicos normativos presentes no campoprofissional. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica eampliação da compreensão de figurino e do trabalho defigurinista a partir dos conceitos de performatividade edramaturgia. A prática artística estruturou metodologicamente ainvestigação, que costura referencial teórico e analítico àsexperiências autobiográficas na trajetória como artista criador.A estrutura ensaística do texto permitiu variações nos modosde escrever, relacionando conceitos a imagens, texturas ememórias para a composição deste livro de artista, queapresenta as quatro performances concebidas no Mestrado emDança: “Estudo para vermelho” (2019); “Máquina de moerpimentas” (2019); “Variação para vermelho” (2020); e “Quemprecisa de figurinista?” (2020). As performances materializam acriação das imagens do corpo em cena como campoexpandido, no qual a compreensão do figurino tensionafronteiras entre dentro/fora, corpo/objeto, espaço/tempo,demonstrando possibilidades de acontecimento em uma zonaprovisória e transitória. Conclui-se que, nesta perspectiva,caberia a (ao) figurinista um outro posicionamento no processocriativo, mais próximo ao trabalho de uma (um) dramaturgistano sentido de colaborar com o fluxo de imagens em cena – asquais não se restringem às visualidades.This research was initially mobilized by the questioning of thenotion of costume, mainly in the context of contemporaryperforming arts. In this sense, it also questioned the practice ofthe costume designer, seeking to break with normativehegemonic standards present in the professional context.Therefore, a bibliographic review was carried out, enlarging thecomprehension of the work of a costume designer based onthe concepts of performativity and dramaturgy. The artisticpractice methodologically structured the investigation, whichsews a theoretical and analytical reference to theautobiographical experiences in the trajectory as an artist. Theessayistic structure of the text allowed variations in the ways ofwriting, relating concepts to images, textures and memories forthe composition of this artist's book, which presents the fourperformances conceived in the Master in Dance: “Study forred” (2019); “Pepper grinding machine” (2019); “Variation forred” (2020); and “Who needs a costume designer?” (2020).The performances materialize the creation of images of thebody on stage as an expanded field, in which theunderstanding of the costumes tensions boundaries betweeninside/outside, body/object, space/time, demonstratingpossibilities of happening in a provisional and transitory zone.It is concluded that, from this perspective, it would be up to thecostume designer to take another position in the creativeprocess, closer to the work of a dramaturgist in the sense ofcollaborating with the flow of images on the scene - which arenot restricted to visualities.Submitted by PRODAN null (prodan@ufba.br) on 2023-06-15T17:24:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Erre como figurinista_Versão Final.pdf: 16942781 bytes, checksum: 3badeec1a90789957633d52a6d235489 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-06-19T14:50:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Erre como figurinista_Versão Final.pdf: 16942781 bytes, checksum: 3badeec1a90789957633d52a6d235489 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-19T14:50:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Erre como figurinista_Versão Final.pdf: 16942781 bytes, checksum: 3badeec1a90789957633d52a6d235489 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Previous issue date: 2022-08-24porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)UFBABrasilEscola de DançaCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessDanceCostumeCreative processDramaturgyPerformativityCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCADançaFigurinoProcesso de criaçãoDramaturgiaPerformatividadeErre como figurinistaMestrado Profissionalinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAquino, Rita Ferreira deAquino, Rita Ferreira deRocha, Lucas ValentimFernandes, Cianehttp://lattes.cnpq.br/9784464479739522Lima, Nailton Ronei Gomesreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALErre como figurinista_Versão Final.pdfErre como figurinista_Versão Final.pdfapplication/pdf16942781https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37230/1/Erre%20como%20figurinista_Vers%c3%a3o%20Final.pdf3badeec1a90789957633d52a6d235489MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37230/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37230/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53TEXTErre como figurinista_Versão Final.pdf.txtErre como figurinista_Versão Final.pdf.txtExtracted texttext/plain126221https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37230/4/Erre%20como%20figurinista_Vers%c3%a3o%20Final.pdf.txtfa5d3b65b5a9ec8a450c35e7d3d7fef7MD54ri/372302023-06-24 02:05:03.297oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-06-24T05:05:03Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Erre como figurinista |
title |
Erre como figurinista |
spellingShingle |
Erre como figurinista Lima, Nailton Ronei Gomes CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA Dança Figurino Processo de criação Dramaturgia Performatividade Dance Costume Creative process Dramaturgy Performativity |
title_short |
Erre como figurinista |
title_full |
Erre como figurinista |
title_fullStr |
Erre como figurinista |
title_full_unstemmed |
Erre como figurinista |
title_sort |
Erre como figurinista |
author |
Lima, Nailton Ronei Gomes |
author_facet |
Lima, Nailton Ronei Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aquino, Rita Ferreira de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Aquino, Rita Ferreira de |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rocha, Lucas Valentim |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Fernandes, Ciane |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9784464479739522 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Nailton Ronei Gomes |
contributor_str_mv |
Aquino, Rita Ferreira de Aquino, Rita Ferreira de Rocha, Lucas Valentim Fernandes, Ciane |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA Dança Figurino Processo de criação Dramaturgia Performatividade Dance Costume Creative process Dramaturgy Performativity |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Figurino Processo de criação Dramaturgia Performatividade |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Dance Costume Creative process Dramaturgy Performativity |
description |
Esta pesquisa foi mobilizada inicialmente pela problematizaçãoda noção de figurino principalmente no contexto dasencenações contemporâneas. Neste sentido, colocou emquestão também a prática da (o) figurinista, buscando rompercom padrões hegemônicos normativos presentes no campoprofissional. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica eampliação da compreensão de figurino e do trabalho defigurinista a partir dos conceitos de performatividade edramaturgia. A prática artística estruturou metodologicamente ainvestigação, que costura referencial teórico e analítico àsexperiências autobiográficas na trajetória como artista criador.A estrutura ensaística do texto permitiu variações nos modosde escrever, relacionando conceitos a imagens, texturas ememórias para a composição deste livro de artista, queapresenta as quatro performances concebidas no Mestrado emDança: “Estudo para vermelho” (2019); “Máquina de moerpimentas” (2019); “Variação para vermelho” (2020); e “Quemprecisa de figurinista?” (2020). As performances materializam acriação das imagens do corpo em cena como campoexpandido, no qual a compreensão do figurino tensionafronteiras entre dentro/fora, corpo/objeto, espaço/tempo,demonstrando possibilidades de acontecimento em uma zonaprovisória e transitória. Conclui-se que, nesta perspectiva,caberia a (ao) figurinista um outro posicionamento no processocriativo, mais próximo ao trabalho de uma (um) dramaturgistano sentido de colaborar com o fluxo de imagens em cena – asquais não se restringem às visualidades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-19T14:50:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-19T14:50:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Mestrado Profissional info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37230 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Dança |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37230/1/Erre%20como%20figurinista_Vers%c3%a3o%20Final.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37230/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37230/3/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37230/4/Erre%20como%20figurinista_Vers%c3%a3o%20Final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3badeec1a90789957633d52a6d235489 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b fa5d3b65b5a9ec8a450c35e7d3d7fef7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459666209898496 |