Erre como figurinista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Nailton Ronei Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37230
Resumo: Esta pesquisa foi mobilizada inicialmente pela problematizaçãoda noção de figurino principalmente no contexto dasencenações contemporâneas. Neste sentido, colocou emquestão também a prática da (o) figurinista, buscando rompercom padrões hegemônicos normativos presentes no campoprofissional. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica eampliação da compreensão de figurino e do trabalho defigurinista a partir dos conceitos de performatividade edramaturgia. A prática artística estruturou metodologicamente ainvestigação, que costura referencial teórico e analítico àsexperiências autobiográficas na trajetória como artista criador.A estrutura ensaística do texto permitiu variações nos modosde escrever, relacionando conceitos a imagens, texturas ememórias para a composição deste livro de artista, queapresenta as quatro performances concebidas no Mestrado emDança: “Estudo para vermelho” (2019); “Máquina de moerpimentas” (2019); “Variação para vermelho” (2020); e “Quemprecisa de figurinista?” (2020). As performances materializam acriação das imagens do corpo em cena como campoexpandido, no qual a compreensão do figurino tensionafronteiras entre dentro/fora, corpo/objeto, espaço/tempo,demonstrando possibilidades de acontecimento em uma zonaprovisória e transitória. Conclui-se que, nesta perspectiva,caberia a (ao) figurinista um outro posicionamento no processocriativo, mais próximo ao trabalho de uma (um) dramaturgistano sentido de colaborar com o fluxo de imagens em cena – asquais não se restringem às visualidades.
id UFBA-2_062bc13e93b8d33eb08f0c41fbd7dd8c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/37230
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-06-19T14:50:06Z2023-06-19T14:50:06Z2022-08-24https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37230Esta pesquisa foi mobilizada inicialmente pela problematizaçãoda noção de figurino principalmente no contexto dasencenações contemporâneas. Neste sentido, colocou emquestão também a prática da (o) figurinista, buscando rompercom padrões hegemônicos normativos presentes no campoprofissional. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica eampliação da compreensão de figurino e do trabalho defigurinista a partir dos conceitos de performatividade edramaturgia. A prática artística estruturou metodologicamente ainvestigação, que costura referencial teórico e analítico àsexperiências autobiográficas na trajetória como artista criador.A estrutura ensaística do texto permitiu variações nos modosde escrever, relacionando conceitos a imagens, texturas ememórias para a composição deste livro de artista, queapresenta as quatro performances concebidas no Mestrado emDança: “Estudo para vermelho” (2019); “Máquina de moerpimentas” (2019); “Variação para vermelho” (2020); e “Quemprecisa de figurinista?” (2020). As performances materializam acriação das imagens do corpo em cena como campoexpandido, no qual a compreensão do figurino tensionafronteiras entre dentro/fora, corpo/objeto, espaço/tempo,demonstrando possibilidades de acontecimento em uma zonaprovisória e transitória. Conclui-se que, nesta perspectiva,caberia a (ao) figurinista um outro posicionamento no processocriativo, mais próximo ao trabalho de uma (um) dramaturgistano sentido de colaborar com o fluxo de imagens em cena – asquais não se restringem às visualidades.This research was initially mobilized by the questioning of thenotion of costume, mainly in the context of contemporaryperforming arts. In this sense, it also questioned the practice ofthe costume designer, seeking to break with normativehegemonic standards present in the professional context.Therefore, a bibliographic review was carried out, enlarging thecomprehension of the work of a costume designer based onthe concepts of performativity and dramaturgy. The artisticpractice methodologically structured the investigation, whichsews a theoretical and analytical reference to theautobiographical experiences in the trajectory as an artist. Theessayistic structure of the text allowed variations in the ways ofwriting, relating concepts to images, textures and memories forthe composition of this artist's book, which presents the fourperformances conceived in the Master in Dance: “Study forred” (2019); “Pepper grinding machine” (2019); “Variation forred” (2020); and “Who needs a costume designer?” (2020).The performances materialize the creation of images of thebody on stage as an expanded field, in which theunderstanding of the costumes tensions boundaries betweeninside/outside, body/object, space/time, demonstratingpossibilities of happening in a provisional and transitory zone.It is concluded that, from this perspective, it would be up to thecostume designer to take another position in the creativeprocess, closer to the work of a dramaturgist in the sense ofcollaborating with the flow of images on the scene - which arenot restricted to visualities.Submitted by PRODAN null (prodan@ufba.br) on 2023-06-15T17:24:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Erre como figurinista_Versão Final.pdf: 16942781 bytes, checksum: 3badeec1a90789957633d52a6d235489 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-06-19T14:50:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Erre como figurinista_Versão Final.pdf: 16942781 bytes, checksum: 3badeec1a90789957633d52a6d235489 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-19T14:50:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Erre como figurinista_Versão Final.pdf: 16942781 bytes, checksum: 3badeec1a90789957633d52a6d235489 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Previous issue date: 2022-08-24porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)UFBABrasilEscola de DançaCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessDanceCostumeCreative processDramaturgyPerformativityCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCADançaFigurinoProcesso de criaçãoDramaturgiaPerformatividadeErre como figurinistaMestrado Profissionalinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAquino, Rita Ferreira deAquino, Rita Ferreira deRocha, Lucas ValentimFernandes, Cianehttp://lattes.cnpq.br/9784464479739522Lima, Nailton Ronei Gomesreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALErre como figurinista_Versão Final.pdfErre como figurinista_Versão Final.pdfapplication/pdf16942781https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37230/1/Erre%20como%20figurinista_Vers%c3%a3o%20Final.pdf3badeec1a90789957633d52a6d235489MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37230/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37230/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53TEXTErre como figurinista_Versão Final.pdf.txtErre como figurinista_Versão Final.pdf.txtExtracted texttext/plain126221https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37230/4/Erre%20como%20figurinista_Vers%c3%a3o%20Final.pdf.txtfa5d3b65b5a9ec8a450c35e7d3d7fef7MD54ri/372302023-06-24 02:05:03.297oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-06-24T05:05:03Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Erre como figurinista
title Erre como figurinista
spellingShingle Erre como figurinista
Lima, Nailton Ronei Gomes
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Dança
Figurino
Processo de criação
Dramaturgia
Performatividade
Dance
Costume
Creative process
Dramaturgy
Performativity
title_short Erre como figurinista
title_full Erre como figurinista
title_fullStr Erre como figurinista
title_full_unstemmed Erre como figurinista
title_sort Erre como figurinista
author Lima, Nailton Ronei Gomes
author_facet Lima, Nailton Ronei Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aquino, Rita Ferreira de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Aquino, Rita Ferreira de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rocha, Lucas Valentim
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Fernandes, Ciane
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9784464479739522
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Nailton Ronei Gomes
contributor_str_mv Aquino, Rita Ferreira de
Aquino, Rita Ferreira de
Rocha, Lucas Valentim
Fernandes, Ciane
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Dança
Figurino
Processo de criação
Dramaturgia
Performatividade
Dance
Costume
Creative process
Dramaturgy
Performativity
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Figurino
Processo de criação
Dramaturgia
Performatividade
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Dance
Costume
Creative process
Dramaturgy
Performativity
description Esta pesquisa foi mobilizada inicialmente pela problematizaçãoda noção de figurino principalmente no contexto dasencenações contemporâneas. Neste sentido, colocou emquestão também a prática da (o) figurinista, buscando rompercom padrões hegemônicos normativos presentes no campoprofissional. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica eampliação da compreensão de figurino e do trabalho defigurinista a partir dos conceitos de performatividade edramaturgia. A prática artística estruturou metodologicamente ainvestigação, que costura referencial teórico e analítico àsexperiências autobiográficas na trajetória como artista criador.A estrutura ensaística do texto permitiu variações nos modosde escrever, relacionando conceitos a imagens, texturas ememórias para a composição deste livro de artista, queapresenta as quatro performances concebidas no Mestrado emDança: “Estudo para vermelho” (2019); “Máquina de moerpimentas” (2019); “Variação para vermelho” (2020); e “Quemprecisa de figurinista?” (2020). As performances materializam acriação das imagens do corpo em cena como campoexpandido, no qual a compreensão do figurino tensionafronteiras entre dentro/fora, corpo/objeto, espaço/tempo,demonstrando possibilidades de acontecimento em uma zonaprovisória e transitória. Conclui-se que, nesta perspectiva,caberia a (ao) figurinista um outro posicionamento no processocriativo, mais próximo ao trabalho de uma (um) dramaturgistano sentido de colaborar com o fluxo de imagens em cena – asquais não se restringem às visualidades.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-19T14:50:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-19T14:50:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Profissional
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37230
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Dança
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37230/1/Erre%20como%20figurinista_Vers%c3%a3o%20Final.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37230/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37230/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37230/4/Erre%20como%20figurinista_Vers%c3%a3o%20Final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3badeec1a90789957633d52a6d235489
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
fa5d3b65b5a9ec8a450c35e7d3d7fef7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459666209898496