Corpomúsica: o gesto musical dançado como investigação para processos criativos do corpo na dança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33557 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga as gestualidades do corpo dos músicos instrumentistas durante suas performances, destacando-se as relações entre o corpo e o instrumento musical. Partindo de perspectivas da autora, que tem vivência com a música e a dança, reflete-se sobre as possibilidades de desenvolver diálogos entre as análises dos corpos em movimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se subdivide em três etapas. Inicia-se com conceitos teóricos do corpo e as relações que ele estabelece com o ambiente e a ideia de Corpomídia (KATZ; GREINER, 2005), abordando o instrumento musical como artefato cognitivo do corpo do músico que toca um instrumento (CLARK, 1998; 2003; TAPIA, 2019; WACHOWICZ, 2005). Essa compreensão é fundamental para o entendimento do Corpomúsica, e as análises desse movimento baseiam-se na Labananálise (LABAN, 1978; FERNANDES, 2006), que delineia os parâmetros de Corpo, Expressividade, Fluxo e Espaço. Na segunda etapa, apresenta-se a pesquisa de campo realizada na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e a metodologia segue as propostas de Gil (2008) e Duarte (2002). Na terceira etapa, discute-se o entendimento de dança contemporânea (FURTADO, 2013; XAVIER, 2011), que leva a uma reflexão sobre os processos de criação e as formas de criar dança (NUNES, 2018; FERREIRA, 2012; SALLES, 1998; 2008). Conclui-se o trabalho com a apresentação de quatro propostas para criar/investigar e experienciar a dança, tendo como temática os resultados das análises do gesto musical dançado e apresentando, ainda, proposta realizada com intérpretes-criadores, que exemplifica como o gesto do Corpomúsica pode se tornar dança. |
id |
UFBA-2_06a468091cac4d89a966fa92ed984ec9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/33557 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Simões, Cynthia ColomboSimões, Cynthia ColomboSilva, Márcia Virgínia Mignac daWachowicz, FátimaMachado, AdrianaSnizek, Andréa2021-06-14T00:02:51Z2021-06-14T00:02:51Z2021-06-132020http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33557Esta pesquisa investiga as gestualidades do corpo dos músicos instrumentistas durante suas performances, destacando-se as relações entre o corpo e o instrumento musical. Partindo de perspectivas da autora, que tem vivência com a música e a dança, reflete-se sobre as possibilidades de desenvolver diálogos entre as análises dos corpos em movimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se subdivide em três etapas. Inicia-se com conceitos teóricos do corpo e as relações que ele estabelece com o ambiente e a ideia de Corpomídia (KATZ; GREINER, 2005), abordando o instrumento musical como artefato cognitivo do corpo do músico que toca um instrumento (CLARK, 1998; 2003; TAPIA, 2019; WACHOWICZ, 2005). Essa compreensão é fundamental para o entendimento do Corpomúsica, e as análises desse movimento baseiam-se na Labananálise (LABAN, 1978; FERNANDES, 2006), que delineia os parâmetros de Corpo, Expressividade, Fluxo e Espaço. Na segunda etapa, apresenta-se a pesquisa de campo realizada na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e a metodologia segue as propostas de Gil (2008) e Duarte (2002). Na terceira etapa, discute-se o entendimento de dança contemporânea (FURTADO, 2013; XAVIER, 2011), que leva a uma reflexão sobre os processos de criação e as formas de criar dança (NUNES, 2018; FERREIRA, 2012; SALLES, 1998; 2008). Conclui-se o trabalho com a apresentação de quatro propostas para criar/investigar e experienciar a dança, tendo como temática os resultados das análises do gesto musical dançado e apresentando, ainda, proposta realizada com intérpretes-criadores, que exemplifica como o gesto do Corpomúsica pode se tornar dança.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2021-06-09T01:43:04Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO DE MESTRADO CYNTHIA COLOMBO SIMÕES.pdf: 1555336 bytes, checksum: cb26dad651f2754ca1180c74584e326c (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-06-14T00:02:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO DE MESTRADO CYNTHIA COLOMBO SIMÕES.pdf: 1555336 bytes, checksum: cb26dad651f2754ca1180c74584e326c (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-14T00:02:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO DE MESTRADO CYNTHIA COLOMBO SIMÕES.pdf: 1555336 bytes, checksum: cb26dad651f2754ca1180c74584e326c (MD5)DançaDançaMúsicaCorpomúsicaDança - Estudo e ensinoCriação (Literária, artística, etc.)Linguagem corporalCorpomúsica: o gesto musical dançado como investigação para processos criativos do corpo na dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESCOLA DE DANÇAPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇAUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTAÇÃO DE MESTRADO CYNTHIA COLOMBO SIMÕES.pdfDISSERTAÇÃO DE MESTRADO CYNTHIA COLOMBO SIMÕES.pdfapplication/pdf1555336https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33557/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DE%20MESTRADO%20CYNTHIA%20COLOMBO%20SIM%c3%95ES.pdfcb26dad651f2754ca1180c74584e326cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33557/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTDISSERTAÇÃO DE MESTRADO CYNTHIA COLOMBO SIMÕES.pdf.txtDISSERTAÇÃO DE MESTRADO CYNTHIA COLOMBO SIMÕES.pdf.txtExtracted texttext/plain282788https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33557/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DE%20MESTRADO%20CYNTHIA%20COLOMBO%20SIM%c3%95ES.pdf.txt25ea95716b97819eeb83e3c7a3738466MD53ri/335572022-06-29 14:54:10.225oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-29T17:54:10Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Corpomúsica: o gesto musical dançado como investigação para processos criativos do corpo na dança |
title |
Corpomúsica: o gesto musical dançado como investigação para processos criativos do corpo na dança |
spellingShingle |
Corpomúsica: o gesto musical dançado como investigação para processos criativos do corpo na dança Simões, Cynthia Colombo Dança Dança Música Corpomúsica Dança - Estudo e ensino Criação (Literária, artística, etc.) Linguagem corporal |
title_short |
Corpomúsica: o gesto musical dançado como investigação para processos criativos do corpo na dança |
title_full |
Corpomúsica: o gesto musical dançado como investigação para processos criativos do corpo na dança |
title_fullStr |
Corpomúsica: o gesto musical dançado como investigação para processos criativos do corpo na dança |
title_full_unstemmed |
Corpomúsica: o gesto musical dançado como investigação para processos criativos do corpo na dança |
title_sort |
Corpomúsica: o gesto musical dançado como investigação para processos criativos do corpo na dança |
author |
Simões, Cynthia Colombo |
author_facet |
Simões, Cynthia Colombo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Cynthia Colombo Simões, Cynthia Colombo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Márcia Virgínia Mignac da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Wachowicz, Fátima |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Machado, Adriana Snizek, Andréa |
contributor_str_mv |
Silva, Márcia Virgínia Mignac da Wachowicz, Fátima Machado, Adriana Snizek, Andréa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Dança |
topic |
Dança Dança Música Corpomúsica Dança - Estudo e ensino Criação (Literária, artística, etc.) Linguagem corporal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Música Corpomúsica Dança - Estudo e ensino Criação (Literária, artística, etc.) Linguagem corporal |
description |
Esta pesquisa investiga as gestualidades do corpo dos músicos instrumentistas durante suas performances, destacando-se as relações entre o corpo e o instrumento musical. Partindo de perspectivas da autora, que tem vivência com a música e a dança, reflete-se sobre as possibilidades de desenvolver diálogos entre as análises dos corpos em movimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se subdivide em três etapas. Inicia-se com conceitos teóricos do corpo e as relações que ele estabelece com o ambiente e a ideia de Corpomídia (KATZ; GREINER, 2005), abordando o instrumento musical como artefato cognitivo do corpo do músico que toca um instrumento (CLARK, 1998; 2003; TAPIA, 2019; WACHOWICZ, 2005). Essa compreensão é fundamental para o entendimento do Corpomúsica, e as análises desse movimento baseiam-se na Labananálise (LABAN, 1978; FERNANDES, 2006), que delineia os parâmetros de Corpo, Expressividade, Fluxo e Espaço. Na segunda etapa, apresenta-se a pesquisa de campo realizada na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e a metodologia segue as propostas de Gil (2008) e Duarte (2002). Na terceira etapa, discute-se o entendimento de dança contemporânea (FURTADO, 2013; XAVIER, 2011), que leva a uma reflexão sobre os processos de criação e as formas de criar dança (NUNES, 2018; FERREIRA, 2012; SALLES, 1998; 2008). Conclui-se o trabalho com a apresentação de quatro propostas para criar/investigar e experienciar a dança, tendo como temática os resultados das análises do gesto musical dançado e apresentando, ainda, proposta realizada com intérpretes-criadores, que exemplifica como o gesto do Corpomúsica pode se tornar dança. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-14T00:02:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-14T00:02:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-06-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33557 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ESCOLA DE DANÇA |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
ESCOLA DE DANÇA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33557/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DE%20MESTRADO%20CYNTHIA%20COLOMBO%20SIM%c3%95ES.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33557/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33557/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DE%20MESTRADO%20CYNTHIA%20COLOMBO%20SIM%c3%95ES.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cb26dad651f2754ca1180c74584e326c e3e6f4a9287585a60c07547815529482 25ea95716b97819eeb83e3c7a3738466 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502726682574848 |