Corpomúsica: o gesto musical dançado como investigação para processos criativos do corpo na dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Cynthia Colombo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33557
Resumo: Esta pesquisa investiga as gestualidades do corpo dos músicos instrumentistas durante suas performances, destacando-se as relações entre o corpo e o instrumento musical. Partindo de perspectivas da autora, que tem vivência com a música e a dança, reflete-se sobre as possibilidades de desenvolver diálogos entre as análises dos corpos em movimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se subdivide em três etapas. Inicia-se com conceitos teóricos do corpo e as relações que ele estabelece com o ambiente e a ideia de Corpomídia (KATZ; GREINER, 2005), abordando o instrumento musical como artefato cognitivo do corpo do músico que toca um instrumento (CLARK, 1998; 2003; TAPIA, 2019; WACHOWICZ, 2005). Essa compreensão é fundamental para o entendimento do Corpomúsica, e as análises desse movimento baseiam-se na Labananálise (LABAN, 1978; FERNANDES, 2006), que delineia os parâmetros de Corpo, Expressividade, Fluxo e Espaço. Na segunda etapa, apresenta-se a pesquisa de campo realizada na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e a metodologia segue as propostas de Gil (2008) e Duarte (2002). Na terceira etapa, discute-se o entendimento de dança contemporânea (FURTADO, 2013; XAVIER, 2011), que leva a uma reflexão sobre os processos de criação e as formas de criar dança (NUNES, 2018; FERREIRA, 2012; SALLES, 1998; 2008). Conclui-se o trabalho com a apresentação de quatro propostas para criar/investigar e experienciar a dança, tendo como temática os resultados das análises do gesto musical dançado e apresentando, ainda, proposta realizada com intérpretes-criadores, que exemplifica como o gesto do Corpomúsica pode se tornar dança.
id UFBA-2_06a468091cac4d89a966fa92ed984ec9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/33557
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Simões, Cynthia ColomboSimões, Cynthia ColomboSilva, Márcia Virgínia Mignac daWachowicz, FátimaMachado, AdrianaSnizek, Andréa2021-06-14T00:02:51Z2021-06-14T00:02:51Z2021-06-132020http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33557Esta pesquisa investiga as gestualidades do corpo dos músicos instrumentistas durante suas performances, destacando-se as relações entre o corpo e o instrumento musical. Partindo de perspectivas da autora, que tem vivência com a música e a dança, reflete-se sobre as possibilidades de desenvolver diálogos entre as análises dos corpos em movimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se subdivide em três etapas. Inicia-se com conceitos teóricos do corpo e as relações que ele estabelece com o ambiente e a ideia de Corpomídia (KATZ; GREINER, 2005), abordando o instrumento musical como artefato cognitivo do corpo do músico que toca um instrumento (CLARK, 1998; 2003; TAPIA, 2019; WACHOWICZ, 2005). Essa compreensão é fundamental para o entendimento do Corpomúsica, e as análises desse movimento baseiam-se na Labananálise (LABAN, 1978; FERNANDES, 2006), que delineia os parâmetros de Corpo, Expressividade, Fluxo e Espaço. Na segunda etapa, apresenta-se a pesquisa de campo realizada na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e a metodologia segue as propostas de Gil (2008) e Duarte (2002). Na terceira etapa, discute-se o entendimento de dança contemporânea (FURTADO, 2013; XAVIER, 2011), que leva a uma reflexão sobre os processos de criação e as formas de criar dança (NUNES, 2018; FERREIRA, 2012; SALLES, 1998; 2008). Conclui-se o trabalho com a apresentação de quatro propostas para criar/investigar e experienciar a dança, tendo como temática os resultados das análises do gesto musical dançado e apresentando, ainda, proposta realizada com intérpretes-criadores, que exemplifica como o gesto do Corpomúsica pode se tornar dança.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2021-06-09T01:43:04Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO DE MESTRADO CYNTHIA COLOMBO SIMÕES.pdf: 1555336 bytes, checksum: cb26dad651f2754ca1180c74584e326c (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-06-14T00:02:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO DE MESTRADO CYNTHIA COLOMBO SIMÕES.pdf: 1555336 bytes, checksum: cb26dad651f2754ca1180c74584e326c (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-14T00:02:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO DE MESTRADO CYNTHIA COLOMBO SIMÕES.pdf: 1555336 bytes, checksum: cb26dad651f2754ca1180c74584e326c (MD5)DançaDançaMúsicaCorpomúsicaDança - Estudo e ensinoCriação (Literária, artística, etc.)Linguagem corporalCorpomúsica: o gesto musical dançado como investigação para processos criativos do corpo na dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESCOLA DE DANÇAPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇAUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTAÇÃO DE MESTRADO CYNTHIA COLOMBO SIMÕES.pdfDISSERTAÇÃO DE MESTRADO CYNTHIA COLOMBO SIMÕES.pdfapplication/pdf1555336https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33557/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DE%20MESTRADO%20CYNTHIA%20COLOMBO%20SIM%c3%95ES.pdfcb26dad651f2754ca1180c74584e326cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33557/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTDISSERTAÇÃO DE MESTRADO CYNTHIA COLOMBO SIMÕES.pdf.txtDISSERTAÇÃO DE MESTRADO CYNTHIA COLOMBO SIMÕES.pdf.txtExtracted texttext/plain282788https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33557/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DE%20MESTRADO%20CYNTHIA%20COLOMBO%20SIM%c3%95ES.pdf.txt25ea95716b97819eeb83e3c7a3738466MD53ri/335572022-06-29 14:54:10.225oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-29T17:54:10Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpomúsica: o gesto musical dançado como investigação para processos criativos do corpo na dança
title Corpomúsica: o gesto musical dançado como investigação para processos criativos do corpo na dança
spellingShingle Corpomúsica: o gesto musical dançado como investigação para processos criativos do corpo na dança
Simões, Cynthia Colombo
Dança
Dança
Música
Corpomúsica
Dança - Estudo e ensino
Criação (Literária, artística, etc.)
Linguagem corporal
title_short Corpomúsica: o gesto musical dançado como investigação para processos criativos do corpo na dança
title_full Corpomúsica: o gesto musical dançado como investigação para processos criativos do corpo na dança
title_fullStr Corpomúsica: o gesto musical dançado como investigação para processos criativos do corpo na dança
title_full_unstemmed Corpomúsica: o gesto musical dançado como investigação para processos criativos do corpo na dança
title_sort Corpomúsica: o gesto musical dançado como investigação para processos criativos do corpo na dança
author Simões, Cynthia Colombo
author_facet Simões, Cynthia Colombo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Cynthia Colombo
Simões, Cynthia Colombo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Márcia Virgínia Mignac da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Wachowicz, Fátima
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Machado, Adriana
Snizek, Andréa
contributor_str_mv Silva, Márcia Virgínia Mignac da
Wachowicz, Fátima
Machado, Adriana
Snizek, Andréa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Dança
topic Dança
Dança
Música
Corpomúsica
Dança - Estudo e ensino
Criação (Literária, artística, etc.)
Linguagem corporal
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Música
Corpomúsica
Dança - Estudo e ensino
Criação (Literária, artística, etc.)
Linguagem corporal
description Esta pesquisa investiga as gestualidades do corpo dos músicos instrumentistas durante suas performances, destacando-se as relações entre o corpo e o instrumento musical. Partindo de perspectivas da autora, que tem vivência com a música e a dança, reflete-se sobre as possibilidades de desenvolver diálogos entre as análises dos corpos em movimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se subdivide em três etapas. Inicia-se com conceitos teóricos do corpo e as relações que ele estabelece com o ambiente e a ideia de Corpomídia (KATZ; GREINER, 2005), abordando o instrumento musical como artefato cognitivo do corpo do músico que toca um instrumento (CLARK, 1998; 2003; TAPIA, 2019; WACHOWICZ, 2005). Essa compreensão é fundamental para o entendimento do Corpomúsica, e as análises desse movimento baseiam-se na Labananálise (LABAN, 1978; FERNANDES, 2006), que delineia os parâmetros de Corpo, Expressividade, Fluxo e Espaço. Na segunda etapa, apresenta-se a pesquisa de campo realizada na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e a metodologia segue as propostas de Gil (2008) e Duarte (2002). Na terceira etapa, discute-se o entendimento de dança contemporânea (FURTADO, 2013; XAVIER, 2011), que leva a uma reflexão sobre os processos de criação e as formas de criar dança (NUNES, 2018; FERREIRA, 2012; SALLES, 1998; 2008). Conclui-se o trabalho com a apresentação de quatro propostas para criar/investigar e experienciar a dança, tendo como temática os resultados das análises do gesto musical dançado e apresentando, ainda, proposta realizada com intérpretes-criadores, que exemplifica como o gesto do Corpomúsica pode se tornar dança.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-14T00:02:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-14T00:02:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33557
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ESCOLA DE DANÇA
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv ESCOLA DE DANÇA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33557/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DE%20MESTRADO%20CYNTHIA%20COLOMBO%20SIM%c3%95ES.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33557/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33557/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DE%20MESTRADO%20CYNTHIA%20COLOMBO%20SIM%c3%95ES.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cb26dad651f2754ca1180c74584e326c
e3e6f4a9287585a60c07547815529482
25ea95716b97819eeb83e3c7a3738466
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502726682574848