A Escola de Belas Artes da Bahia: pintores esquecidos e consagrados 1889-1950
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37784 |
Resumo: | A tese versa sobre os motivos artísticos, políticos e institucionais que definiram o reconhecimento ou esquecimento dos pintores baianos na primeira metade do Século XX. Formados na Escola de Belas Artes da Bahia (EBAB), todos ensinaram desenho ou pintura em nosso estado e contribuíram com o desenvolvimento das artes baianas. Independente das diferenças estéticas adotadas e do nível artístico de cada pintor, todos gozaram de reconhecimento nas três primeiras décadas do Século passado. Na EBAB, o curso de arquitetura entrou em evidência na década de 1920, e um grupo de engenheiros formados na Politécnica assumiu a escola, em 1928, com a intenção de requalificar o curso de arquitetura, até então sem reconhecimento oficial. Ligado à ideologia modernista, o arquiteto foi o profissional eleito para direcionar o país na construção de uma nova identidade nacional, e os cursos de arquitetura formariam esses profissionais. Na EBAB, artistas acusaram os engenheiros de desviarem valores ligados do Legado Caminhoá, doação testamentária deixada para a escola pelo engenheiro Francisco Caminhoá, em 1915. As acusações levaram a conflitos entre artistas e engenheiros que resultaram na suspensão, demissão ou aposentadoria dos antigos professores artistas. Grandes nomes da arte baiana substituíram os afastados com a intenção de renovar a pintura e ocultar as acusações. A gestão dos engenheiros renovou a escola e conseguiu o apoio político necessário para reerguê-la, sendo anexada à Universidade da Bahia, em 1947. Os professores artistas que permaneceram ao lado dos engenheiros, auxiliando no projeto de modernização baiana, foram reconhecidos por nossa historiografia, enquanto os outros passaram a ser ocultados e, aos poucos, esquecidos. A celeuma entre os antigos artistas e engenheiros, o projeto de modernização da Bahia e a historiografia modernista baiana evidenciaram alguns pintores e excluíram outros, interferindo em suas vidas e também em suas memórias. |
id |
UFBA-2_06ae1021066afc299d03937f6fc3a57e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/37784 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-09-11T14:26:58Z2023-09-11T14:26:58Z2023-06-22SILVA, Anderson Marinho da. A Escola de Belas Artes da Bahia: pintores esquecidos e consagrados 1889-1950. 292 f. il. 2023. TESE (doutorado em Artes Visuais) – PPGAV – EBA/UFBA. 2023.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37784A tese versa sobre os motivos artísticos, políticos e institucionais que definiram o reconhecimento ou esquecimento dos pintores baianos na primeira metade do Século XX. Formados na Escola de Belas Artes da Bahia (EBAB), todos ensinaram desenho ou pintura em nosso estado e contribuíram com o desenvolvimento das artes baianas. Independente das diferenças estéticas adotadas e do nível artístico de cada pintor, todos gozaram de reconhecimento nas três primeiras décadas do Século passado. Na EBAB, o curso de arquitetura entrou em evidência na década de 1920, e um grupo de engenheiros formados na Politécnica assumiu a escola, em 1928, com a intenção de requalificar o curso de arquitetura, até então sem reconhecimento oficial. Ligado à ideologia modernista, o arquiteto foi o profissional eleito para direcionar o país na construção de uma nova identidade nacional, e os cursos de arquitetura formariam esses profissionais. Na EBAB, artistas acusaram os engenheiros de desviarem valores ligados do Legado Caminhoá, doação testamentária deixada para a escola pelo engenheiro Francisco Caminhoá, em 1915. As acusações levaram a conflitos entre artistas e engenheiros que resultaram na suspensão, demissão ou aposentadoria dos antigos professores artistas. Grandes nomes da arte baiana substituíram os afastados com a intenção de renovar a pintura e ocultar as acusações. A gestão dos engenheiros renovou a escola e conseguiu o apoio político necessário para reerguê-la, sendo anexada à Universidade da Bahia, em 1947. Os professores artistas que permaneceram ao lado dos engenheiros, auxiliando no projeto de modernização baiana, foram reconhecidos por nossa historiografia, enquanto os outros passaram a ser ocultados e, aos poucos, esquecidos. A celeuma entre os antigos artistas e engenheiros, o projeto de modernização da Bahia e a historiografia modernista baiana evidenciaram alguns pintores e excluíram outros, interferindo em suas vidas e também em suas memórias.This thesis addresses the artistic, political and institutional reasons that led to either the recognition or the oblivion of some Bahian painters in the first half of the 20th century. Graduated from the School of Fine Arts of Bahia (Escola de Belas Artes da Bahia - EBAB), all of those painters taught drawing or painting in the State of Bahia (Brazil) and contributed to the advancement of Bahian arts. Regardless of their different aesthetical approaches and artistic levels, all of those painters enjoyed recognition in the first three decades of the last century. The Architecture course at EBAB came to the forefront in the 1920s, and a group of engineers trained at the Polytechnic School took over the school in 1928, aiming at remodeling the Architecture course, which hadn’t had official recognition thus far. In keeping with the modernist ideology in place at that time, the architect was the professional chosen to lead the country towards building a new national identity, and Architecture courses were to train such professionals. At EBAB, artists accused the engineers of embezzling funds from the Caminhoá Legacy, a testamentary gift made to the school by the engineer Francisco Caminhoá in 1915, which led to conflicts between artists and engineers resulting in the suspension, dismissal or retirement of the senior artist teachers, who were replaced by renowned names in Bahian art with the intent of both renewing the art of painting and hiding the accusations. Managed by the engineers, the school was renewed and got the political support necessary to rebuild it, being then annexed to the University of Bahia in 1947. The artist teachers who remained alongside the engineers, thereby helping in the modernization project, were recognized by our historiography, while the others were hidden and gradually forgotten. The uproar between senior artists and engineers, the modernization project and the modernist historiography in Bahia highlighted some painters and excluded others, thus interfering in their lives and also in their memories.Submitted by Anderson Marinho da Silva (andersonsilva@ufba.br) on 2023-09-04T14:22:15Z No. of bitstreams: 8 00 pré script .pdf: 516383 bytes, checksum: 766a9e1e4943968ec8611a6de425e3c1 (MD5) 0 Introdução .pdf: 151471 bytes, checksum: b9a9886c85a0485b0fe5351b3742425f (MD5) 1 A HISTORIOGRAFIA DA PINTURA BAIANA E SUA MEMÓRIA.pdf: 262346 bytes, checksum: 8ce97f3ca9028c098370f8a4482946ef (MD5) 2 OS ARTISTAS BAIANOS ÀS PORTAS DA REPÚBLICA.pdf: 1472518 bytes, checksum: 9534dca6576ac82e4223f262cbf2fb8e (MD5) 3 A EBAB E O LEGADO CAMINHOÁ.pdf: 764288 bytes, checksum: 01a9b7c4a3af5322a3b36a2be15adce5 (MD5) 4 UM NOVO PROJETO PARA A EBAB.pdf: 322019 bytes, checksum: da5086cd831714e50f74053fb1e099d1 (MD5) 5 OS ARTISTAS E SUAS OBRAS.pdf: 5477353 bytes, checksum: 9d733dcbfc384551574613306d681b4f (MD5) 6 CONSIDERAÇÕES E REFERÊNCIAS.pdf: 406184 bytes, checksum: 5eed88b5516c9eeeef5c8540f31885de (MD5)Approved for entry into archive by Lêda Costa (lmrcosta@ufba.br) on 2023-09-11T14:26:58Z (GMT) No. of bitstreams: 8 00 pré script .pdf: 516383 bytes, checksum: 766a9e1e4943968ec8611a6de425e3c1 (MD5) 0 Introdução .pdf: 151471 bytes, checksum: b9a9886c85a0485b0fe5351b3742425f (MD5) 1 A HISTORIOGRAFIA DA PINTURA BAIANA E SUA MEMÓRIA.pdf: 262346 bytes, checksum: 8ce97f3ca9028c098370f8a4482946ef (MD5) 2 OS ARTISTAS BAIANOS ÀS PORTAS DA REPÚBLICA.pdf: 1472518 bytes, checksum: 9534dca6576ac82e4223f262cbf2fb8e (MD5) 3 A EBAB E O LEGADO CAMINHOÁ.pdf: 764288 bytes, checksum: 01a9b7c4a3af5322a3b36a2be15adce5 (MD5) 4 UM NOVO PROJETO PARA A EBAB.pdf: 322019 bytes, checksum: da5086cd831714e50f74053fb1e099d1 (MD5) 5 OS ARTISTAS E SUAS OBRAS.pdf: 5477353 bytes, checksum: 9d733dcbfc384551574613306d681b4f (MD5) 6 CONSIDERAÇÕES E REFERÊNCIAS.pdf: 406184 bytes, checksum: 5eed88b5516c9eeeef5c8540f31885de (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-11T14:26:58Z (GMT). No. of bitstreams: 8 00 pré script .pdf: 516383 bytes, checksum: 766a9e1e4943968ec8611a6de425e3c1 (MD5) 0 Introdução .pdf: 151471 bytes, checksum: b9a9886c85a0485b0fe5351b3742425f (MD5) 1 A HISTORIOGRAFIA DA PINTURA BAIANA E SUA MEMÓRIA.pdf: 262346 bytes, checksum: 8ce97f3ca9028c098370f8a4482946ef (MD5) 2 OS ARTISTAS BAIANOS ÀS PORTAS DA REPÚBLICA.pdf: 1472518 bytes, checksum: 9534dca6576ac82e4223f262cbf2fb8e (MD5) 3 A EBAB E O LEGADO CAMINHOÁ.pdf: 764288 bytes, checksum: 01a9b7c4a3af5322a3b36a2be15adce5 (MD5) 4 UM NOVO PROJETO PARA A EBAB.pdf: 322019 bytes, checksum: da5086cd831714e50f74053fb1e099d1 (MD5) 5 OS ARTISTAS E SUAS OBRAS.pdf: 5477353 bytes, checksum: 9d733dcbfc384551574613306d681b4f (MD5) 6 CONSIDERAÇÕES E REFERÊNCIAS.pdf: 406184 bytes, checksum: 5eed88b5516c9eeeef5c8540f31885de (MD5) Previous issue date: 2023-06-22porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )UFBABrasilEscola de Belas ArtesBahian Painting;EBAB/UFBA.Caminhoá Legacy.Memory and Oblivion.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESPintura baiana.EBAB/UFBA.Legado Caminhoá.Memória e esquecimento.A Escola de Belas Artes da Bahia: pintores esquecidos e consagrados 1889-1950Doutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionFreire, Luiz Alberto Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/6943378023348996Freire, Luiz Alberto Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/6943378023348996Cavalcanti, Ana Maria Tavareshttp://lattes.cnpq.br/3589319848375106Leal, Maria das Graças de Andradehttp://lattes.cnpq.br/7306635108306633Pêpe, Suzane Tavares de Pinhohttp://lattes.cnpq.br/4977795690364013Midlej, Dilson Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/0802389002506254http://lattes.cnpq.br/4574011235466613Silva, Anderson Marinho daSILVA, Anderson Marinho da. A Escola de Belas Artes da Bahia: pintores esquecidos e consagrados 1889-1950. 292 f. il. 2023. TESE (doutorado em Artes Visuais) – PPGAV – EBA/UFBA. 2023.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT00 pré script .pdf.txt00 pré script .pdf.txtExtracted texttext/plain24760https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/10/00%20pr%c3%a9%20script%20.pdf.txt6a43b29948e170cedf4b54a6d30cd843MD5100 Introdução .pdf.txt0 Introdução .pdf.txtExtracted texttext/plain19613https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/11/0%20Introdu%c3%a7%c3%a3o%20.pdf.txt32950d19f5bb513f1363547e4c9f2bceMD5111 A HISTORIOGRAFIA DA PINTURA BAIANA E SUA MEMÓRIA.pdf.txt1 A HISTORIOGRAFIA DA PINTURA BAIANA E SUA MEMÓRIA.pdf.txtExtracted texttext/plain37443https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/12/1%20A%20HISTORIOGRAFIA%20DA%20PINTURA%20BAIANA%20E%20SUA%20MEM%c3%93RIA.pdf.txt58e91a3645de076df852917d1a87345aMD5122 OS ARTISTAS BAIANOS ÀS PORTAS DA REPÚBLICA.pdf.txt2 OS ARTISTAS BAIANOS ÀS PORTAS DA REPÚBLICA.pdf.txtExtracted texttext/plain119641https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/13/2%20OS%20ARTISTAS%20BAIANOS%20%c3%80S%20PORTAS%20DA%20REP%c3%9aBLICA.pdf.txtb8ba29700169465ceddf94d62a857b36MD5133 A EBAB E O LEGADO CAMINHOÁ.pdf.txt3 A EBAB E O LEGADO CAMINHOÁ.pdf.txtExtracted texttext/plain84522https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/14/3%20A%20EBAB%20E%20O%20LEGADO%20CAMINHO%c3%81.pdf.txte4c81461986149d8f9812d261d6eb1baMD5144 UM NOVO PROJETO PARA A EBAB.pdf.txt4 UM NOVO PROJETO PARA A EBAB.pdf.txtExtracted texttext/plain44933https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/15/4%20UM%20NOVO%20PROJETO%20PARA%20A%20EBAB.pdf.txt766ad0789fffd714b661ef99b18a888aMD5155 OS ARTISTAS E SUAS OBRAS.pdf.txt5 OS ARTISTAS E SUAS OBRAS.pdf.txtExtracted texttext/plain168041https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/16/5%20OS%20ARTISTAS%20E%20SUAS%20OBRAS.pdf.txt560a03e226bee8bf938ccc21399e7bf9MD5166 CONSIDERAÇÕES E REFERÊNCIAS.pdf.txt6 CONSIDERAÇÕES E REFERÊNCIAS.pdf.txtExtracted texttext/plain81468https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/17/6%20CONSIDERA%c3%87%c3%95ES%20E%20REFER%c3%8aNCIAS.pdf.txtba61ab9b6641e8e5220ed27bb36f1cc0MD517ORIGINAL00 pré script .pdf00 pré script .pdfapplication/pdf516383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/1/00%20pr%c3%a9%20script%20.pdf766a9e1e4943968ec8611a6de425e3c1MD510 Introdução .pdf0 Introdução .pdfapplication/pdf151471https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/2/0%20Introdu%c3%a7%c3%a3o%20.pdfb9a9886c85a0485b0fe5351b3742425fMD521 A HISTORIOGRAFIA DA PINTURA BAIANA E SUA MEMÓRIA.pdf1 A HISTORIOGRAFIA DA PINTURA BAIANA E SUA MEMÓRIA.pdfapplication/pdf262346https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/3/1%20A%20HISTORIOGRAFIA%20DA%20PINTURA%20BAIANA%20E%20SUA%20MEM%c3%93RIA.pdf8ce97f3ca9028c098370f8a4482946efMD532 OS ARTISTAS BAIANOS ÀS PORTAS DA REPÚBLICA.pdf2 OS ARTISTAS BAIANOS ÀS PORTAS DA REPÚBLICA.pdfapplication/pdf1472518https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/4/2%20OS%20ARTISTAS%20BAIANOS%20%c3%80S%20PORTAS%20DA%20REP%c3%9aBLICA.pdf9534dca6576ac82e4223f262cbf2fb8eMD543 A EBAB E O LEGADO CAMINHOÁ.pdf3 A EBAB E O LEGADO CAMINHOÁ.pdfapplication/pdf764288https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/5/3%20A%20EBAB%20E%20O%20LEGADO%20CAMINHO%c3%81.pdf01a9b7c4a3af5322a3b36a2be15adce5MD554 UM NOVO PROJETO PARA A EBAB.pdf4 UM NOVO PROJETO PARA A EBAB.pdfapplication/pdf322019https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/6/4%20UM%20NOVO%20PROJETO%20PARA%20A%20EBAB.pdfda5086cd831714e50f74053fb1e099d1MD565 OS ARTISTAS E SUAS OBRAS.pdf5 OS ARTISTAS E SUAS OBRAS.pdfapplication/pdf5477353https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/7/5%20OS%20ARTISTAS%20E%20SUAS%20OBRAS.pdf9d733dcbfc384551574613306d681b4fMD576 CONSIDERAÇÕES E REFERÊNCIAS.pdf6 CONSIDERAÇÕES E REFERÊNCIAS.pdfapplication/pdf406184https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/8/6%20CONSIDERA%c3%87%c3%95ES%20E%20REFER%c3%8aNCIAS.pdf5eed88b5516c9eeeef5c8540f31885deMD58LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/9/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD59ri/377842023-09-16 02:04:36.53oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-09-16T05:04:36Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Escola de Belas Artes da Bahia: pintores esquecidos e consagrados 1889-1950 |
title |
A Escola de Belas Artes da Bahia: pintores esquecidos e consagrados 1889-1950 |
spellingShingle |
A Escola de Belas Artes da Bahia: pintores esquecidos e consagrados 1889-1950 Silva, Anderson Marinho da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Pintura baiana. EBAB/UFBA. Legado Caminhoá. Memória e esquecimento. Bahian Painting; EBAB/UFBA. Caminhoá Legacy. Memory and Oblivion. |
title_short |
A Escola de Belas Artes da Bahia: pintores esquecidos e consagrados 1889-1950 |
title_full |
A Escola de Belas Artes da Bahia: pintores esquecidos e consagrados 1889-1950 |
title_fullStr |
A Escola de Belas Artes da Bahia: pintores esquecidos e consagrados 1889-1950 |
title_full_unstemmed |
A Escola de Belas Artes da Bahia: pintores esquecidos e consagrados 1889-1950 |
title_sort |
A Escola de Belas Artes da Bahia: pintores esquecidos e consagrados 1889-1950 |
author |
Silva, Anderson Marinho da |
author_facet |
Silva, Anderson Marinho da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freire, Luiz Alberto Ribeiro |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6943378023348996 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Freire, Luiz Alberto Ribeiro |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6943378023348996 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Cavalcanti, Ana Maria Tavares |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3589319848375106 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Leal, Maria das Graças de Andrade |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7306635108306633 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Pêpe, Suzane Tavares de Pinho |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4977795690364013 |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Midlej, Dilson Rodrigues |
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0802389002506254 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4574011235466613 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Anderson Marinho da |
contributor_str_mv |
Freire, Luiz Alberto Ribeiro Freire, Luiz Alberto Ribeiro Cavalcanti, Ana Maria Tavares Leal, Maria das Graças de Andrade Pêpe, Suzane Tavares de Pinho Midlej, Dilson Rodrigues |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Pintura baiana. EBAB/UFBA. Legado Caminhoá. Memória e esquecimento. Bahian Painting; EBAB/UFBA. Caminhoá Legacy. Memory and Oblivion. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pintura baiana. EBAB/UFBA. Legado Caminhoá. Memória e esquecimento. |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Bahian Painting; EBAB/UFBA. Caminhoá Legacy. Memory and Oblivion. |
description |
A tese versa sobre os motivos artísticos, políticos e institucionais que definiram o reconhecimento ou esquecimento dos pintores baianos na primeira metade do Século XX. Formados na Escola de Belas Artes da Bahia (EBAB), todos ensinaram desenho ou pintura em nosso estado e contribuíram com o desenvolvimento das artes baianas. Independente das diferenças estéticas adotadas e do nível artístico de cada pintor, todos gozaram de reconhecimento nas três primeiras décadas do Século passado. Na EBAB, o curso de arquitetura entrou em evidência na década de 1920, e um grupo de engenheiros formados na Politécnica assumiu a escola, em 1928, com a intenção de requalificar o curso de arquitetura, até então sem reconhecimento oficial. Ligado à ideologia modernista, o arquiteto foi o profissional eleito para direcionar o país na construção de uma nova identidade nacional, e os cursos de arquitetura formariam esses profissionais. Na EBAB, artistas acusaram os engenheiros de desviarem valores ligados do Legado Caminhoá, doação testamentária deixada para a escola pelo engenheiro Francisco Caminhoá, em 1915. As acusações levaram a conflitos entre artistas e engenheiros que resultaram na suspensão, demissão ou aposentadoria dos antigos professores artistas. Grandes nomes da arte baiana substituíram os afastados com a intenção de renovar a pintura e ocultar as acusações. A gestão dos engenheiros renovou a escola e conseguiu o apoio político necessário para reerguê-la, sendo anexada à Universidade da Bahia, em 1947. Os professores artistas que permaneceram ao lado dos engenheiros, auxiliando no projeto de modernização baiana, foram reconhecidos por nossa historiografia, enquanto os outros passaram a ser ocultados e, aos poucos, esquecidos. A celeuma entre os antigos artistas e engenheiros, o projeto de modernização da Bahia e a historiografia modernista baiana evidenciaram alguns pintores e excluíram outros, interferindo em suas vidas e também em suas memórias. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-11T14:26:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-11T14:26:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Doutorado info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Anderson Marinho da. A Escola de Belas Artes da Bahia: pintores esquecidos e consagrados 1889-1950. 292 f. il. 2023. TESE (doutorado em Artes Visuais) – PPGAV – EBA/UFBA. 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37784 |
identifier_str_mv |
SILVA, Anderson Marinho da. A Escola de Belas Artes da Bahia: pintores esquecidos e consagrados 1889-1950. 292 f. il. 2023. TESE (doutorado em Artes Visuais) – PPGAV – EBA/UFBA. 2023. |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
SILVA, Anderson Marinho da. A Escola de Belas Artes da Bahia: pintores esquecidos e consagrados 1889-1950. 292 f. il. 2023. TESE (doutorado em Artes Visuais) – PPGAV – EBA/UFBA. 2023. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/10/00%20pr%c3%a9%20script%20.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/11/0%20Introdu%c3%a7%c3%a3o%20.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/12/1%20A%20HISTORIOGRAFIA%20DA%20PINTURA%20BAIANA%20E%20SUA%20MEM%c3%93RIA.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/13/2%20OS%20ARTISTAS%20BAIANOS%20%c3%80S%20PORTAS%20DA%20REP%c3%9aBLICA.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/14/3%20A%20EBAB%20E%20O%20LEGADO%20CAMINHO%c3%81.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/15/4%20UM%20NOVO%20PROJETO%20PARA%20A%20EBAB.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/16/5%20OS%20ARTISTAS%20E%20SUAS%20OBRAS.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/17/6%20CONSIDERA%c3%87%c3%95ES%20E%20REFER%c3%8aNCIAS.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/1/00%20pr%c3%a9%20script%20.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/2/0%20Introdu%c3%a7%c3%a3o%20.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/3/1%20A%20HISTORIOGRAFIA%20DA%20PINTURA%20BAIANA%20E%20SUA%20MEM%c3%93RIA.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/4/2%20OS%20ARTISTAS%20BAIANOS%20%c3%80S%20PORTAS%20DA%20REP%c3%9aBLICA.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/5/3%20A%20EBAB%20E%20O%20LEGADO%20CAMINHO%c3%81.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/6/4%20UM%20NOVO%20PROJETO%20PARA%20A%20EBAB.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/7/5%20OS%20ARTISTAS%20E%20SUAS%20OBRAS.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/8/6%20CONSIDERA%c3%87%c3%95ES%20E%20REFER%c3%8aNCIAS.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37784/9/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a43b29948e170cedf4b54a6d30cd843 32950d19f5bb513f1363547e4c9f2bce 58e91a3645de076df852917d1a87345a b8ba29700169465ceddf94d62a857b36 e4c81461986149d8f9812d261d6eb1ba 766ad0789fffd714b661ef99b18a888a 560a03e226bee8bf938ccc21399e7bf9 ba61ab9b6641e8e5220ed27bb36f1cc0 766a9e1e4943968ec8611a6de425e3c1 b9a9886c85a0485b0fe5351b3742425f 8ce97f3ca9028c098370f8a4482946ef 9534dca6576ac82e4223f262cbf2fb8e 01a9b7c4a3af5322a3b36a2be15adce5 da5086cd831714e50f74053fb1e099d1 9d733dcbfc384551574613306d681b4f 5eed88b5516c9eeeef5c8540f31885de 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459674309099520 |