Performance musical da embolada na Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Vanildo Mousinho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30743
Resumo: A embolada é um gênero musical característico da cultura popular nordestina documentado desde a década de 1920, mas que ganhou grande projeção no cenário nacional a partir das décadas de 1970 e 1980. Entre os estados da região Nordeste que têm a embolada com uma importante manifestação cultural, destaco, nesta tese, a performance musical dos emboladores da Paraíba. Considerando este universo, o trabalho tem como objetivo apresentar, discutir e analisar os aspectos fundamentais da performance musical da embolada no Estado, refletindo acerca das dimensões identitárias e das ressignificações que a constituem na atualidade. A pesquisa realizada teve como base os pilares epistemológicos da etnomusicologia e foi orientada por uma abordagem qualitativa com ênfase no trabalho de campo etnográfico. Ao longo do estudo foram contemplados instrumentos de coleta de dados como pesquisa bibliográfica, pesquisa sonoro-documental, observação participante e entrevistas. Os dados foram organizados e analisados a partir de um conjunto sistemático de procedimentos que permitiram, a partir das especificidades das informações obtidas, compreender as nuances que caracterizam a performance musical nesse contexto. A partir da pesquisa foi possível concluir que a performance da embolada possui na atualidade grande recorrência no Estado e que a prática de tal expressão musical requer a inserção e o conhecimento do embolador em uma série de parâmetros considerados fundamentais para fazer a embolada. Dentre tais parâmetros é possível destacar: o domínio dos gêneros poéticos e da poética musical, o domínio instrumental para se acompanhar, a capacidade de improvisar dentro da estrutura sonora do gênero, o conhecimento do repertório tradicional da manifestação, as habilidades fundamentais para o canto em dupla e para a prática da embolada ao vivo nos diferentes contextos de performance.
id UFBA-2_08fc64883b348ea5809f6dca9d32fe5b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/30743
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Marinho, Vanildo MousinhoMagalhães, Luiz César MarquesQueiroz, Luis Ricardo SilvaVasconcelos, Jorge Luis Ribeiro deRosa, Laila Andesa CavalcanteTourinho, Ana Cristina Gama dos Santos2019-10-11T13:11:43Z2019-10-11T13:11:43Z2019-10-112016-11-18http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30743A embolada é um gênero musical característico da cultura popular nordestina documentado desde a década de 1920, mas que ganhou grande projeção no cenário nacional a partir das décadas de 1970 e 1980. Entre os estados da região Nordeste que têm a embolada com uma importante manifestação cultural, destaco, nesta tese, a performance musical dos emboladores da Paraíba. Considerando este universo, o trabalho tem como objetivo apresentar, discutir e analisar os aspectos fundamentais da performance musical da embolada no Estado, refletindo acerca das dimensões identitárias e das ressignificações que a constituem na atualidade. A pesquisa realizada teve como base os pilares epistemológicos da etnomusicologia e foi orientada por uma abordagem qualitativa com ênfase no trabalho de campo etnográfico. Ao longo do estudo foram contemplados instrumentos de coleta de dados como pesquisa bibliográfica, pesquisa sonoro-documental, observação participante e entrevistas. Os dados foram organizados e analisados a partir de um conjunto sistemático de procedimentos que permitiram, a partir das especificidades das informações obtidas, compreender as nuances que caracterizam a performance musical nesse contexto. A partir da pesquisa foi possível concluir que a performance da embolada possui na atualidade grande recorrência no Estado e que a prática de tal expressão musical requer a inserção e o conhecimento do embolador em uma série de parâmetros considerados fundamentais para fazer a embolada. Dentre tais parâmetros é possível destacar: o domínio dos gêneros poéticos e da poética musical, o domínio instrumental para se acompanhar, a capacidade de improvisar dentro da estrutura sonora do gênero, o conhecimento do repertório tradicional da manifestação, as habilidades fundamentais para o canto em dupla e para a prática da embolada ao vivo nos diferentes contextos de performance.Submitted by Vanildo Marinho (vanildommarinho@gmail.com) on 2019-10-08T15:08:28Z No. of bitstreams: 1 Tese Embolada na Paraíba - Vanildo Mousinho Marinho.pdf: 3275102 bytes, checksum: 016fd3881f915f79e4587090a5a8c178 (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2019-10-11T13:11:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Embolada na Paraíba - Vanildo Mousinho Marinho.pdf: 3275102 bytes, checksum: 016fd3881f915f79e4587090a5a8c178 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-11T13:11:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Embolada na Paraíba - Vanildo Mousinho Marinho.pdf: 3275102 bytes, checksum: 016fd3881f915f79e4587090a5a8c178 (MD5)CapesArtes - Músicacultura popularEtnomusicologiamúsica da Paraíbaembolada e emboladoresPerformance musical da embolada na Paraíbainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de MúsicaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese Embolada na Paraíba - Vanildo Mousinho Marinho.pdfTese Embolada na Paraíba - Vanildo Mousinho Marinho.pdfapplication/pdf3275102https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30743/1/Tese%20Embolada%20na%20Para%c3%adba%20-%20Vanildo%20Mousinho%20Marinho.pdf016fd3881f915f79e4587090a5a8c178MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30743/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTTese Embolada na Paraíba - Vanildo Mousinho Marinho.pdf.txtTese Embolada na Paraíba - Vanildo Mousinho Marinho.pdf.txtExtracted texttext/plain396649https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30743/3/Tese%20Embolada%20na%20Para%c3%adba%20-%20Vanildo%20Mousinho%20Marinho.pdf.txt38bc81623f66bcc0b79db1e1ee6976a4MD53ri/307432022-07-01 10:46:53.113oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:53Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Performance musical da embolada na Paraíba
title Performance musical da embolada na Paraíba
spellingShingle Performance musical da embolada na Paraíba
Marinho, Vanildo Mousinho
Artes - Música
cultura popular
Etnomusicologia
música da Paraíba
embolada e emboladores
title_short Performance musical da embolada na Paraíba
title_full Performance musical da embolada na Paraíba
title_fullStr Performance musical da embolada na Paraíba
title_full_unstemmed Performance musical da embolada na Paraíba
title_sort Performance musical da embolada na Paraíba
author Marinho, Vanildo Mousinho
author_facet Marinho, Vanildo Mousinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Vanildo Mousinho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magalhães, Luiz César Marques
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Queiroz, Luis Ricardo Silva
Vasconcelos, Jorge Luis Ribeiro de
Rosa, Laila Andesa Cavalcante
Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos
contributor_str_mv Magalhães, Luiz César Marques
Queiroz, Luis Ricardo Silva
Vasconcelos, Jorge Luis Ribeiro de
Rosa, Laila Andesa Cavalcante
Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes - Música
topic Artes - Música
cultura popular
Etnomusicologia
música da Paraíba
embolada e emboladores
dc.subject.por.fl_str_mv cultura popular
Etnomusicologia
música da Paraíba
embolada e emboladores
description A embolada é um gênero musical característico da cultura popular nordestina documentado desde a década de 1920, mas que ganhou grande projeção no cenário nacional a partir das décadas de 1970 e 1980. Entre os estados da região Nordeste que têm a embolada com uma importante manifestação cultural, destaco, nesta tese, a performance musical dos emboladores da Paraíba. Considerando este universo, o trabalho tem como objetivo apresentar, discutir e analisar os aspectos fundamentais da performance musical da embolada no Estado, refletindo acerca das dimensões identitárias e das ressignificações que a constituem na atualidade. A pesquisa realizada teve como base os pilares epistemológicos da etnomusicologia e foi orientada por uma abordagem qualitativa com ênfase no trabalho de campo etnográfico. Ao longo do estudo foram contemplados instrumentos de coleta de dados como pesquisa bibliográfica, pesquisa sonoro-documental, observação participante e entrevistas. Os dados foram organizados e analisados a partir de um conjunto sistemático de procedimentos que permitiram, a partir das especificidades das informações obtidas, compreender as nuances que caracterizam a performance musical nesse contexto. A partir da pesquisa foi possível concluir que a performance da embolada possui na atualidade grande recorrência no Estado e que a prática de tal expressão musical requer a inserção e o conhecimento do embolador em uma série de parâmetros considerados fundamentais para fazer a embolada. Dentre tais parâmetros é possível destacar: o domínio dos gêneros poéticos e da poética musical, o domínio instrumental para se acompanhar, a capacidade de improvisar dentro da estrutura sonora do gênero, o conhecimento do repertório tradicional da manifestação, as habilidades fundamentais para o canto em dupla e para a prática da embolada ao vivo nos diferentes contextos de performance.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-11-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-11T13:11:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-11T13:11:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-10-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30743
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Música
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Música
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30743/1/Tese%20Embolada%20na%20Para%c3%adba%20-%20Vanildo%20Mousinho%20Marinho.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30743/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30743/3/Tese%20Embolada%20na%20Para%c3%adba%20-%20Vanildo%20Mousinho%20Marinho.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 016fd3881f915f79e4587090a5a8c178
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
38bc81623f66bcc0b79db1e1ee6976a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502383584313344