O PROCESSO DE ELABORAÇÃO E DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA: IMPACTOS SOBRE A CULTURA REGIONAL 2013-2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto Filho, Osvaldo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29283
Resumo: A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Brasil, foi criada no final de um dos ciclos mais vigorosos de ampliação da presença de instituições universitárias federais no Brasil, compreendido entre os anos de 2003 e 2014, período em que ocorreram importantes movimentos de transformação do modelo universitário até então adotado no país. Para facilitar a compreensão sobre o projeto da UFSB, a pesquisa se inicia com uma análise histórica do processo de inovação na educação superior brasileira, destacando as universidades que ofereceram projetos que rompiam com o modelo dominante nas universidades brasileiras, buscando identificar linhas de continuidade entre esses projetos. A UFSB faz parte de um grupo de quatro universidades que encerraram esse ciclo de expansão, sendo a última a adotar um regime de ciclos, que, embora similar ao da Universidade Federal do ABC (UFABC), consegue introduzir no seu projeto ações pioneiras no contexto universitário brasileiro. O estudo enfatiza a importância da cultura como elemento central de estruturação do projeto pedagógico, materializado com bacharelados interdisciplinares e colégios universitários, que, no conjunto, possibilitam um vigoroso processo de inclusão social e democratização do ensino superior na região sul da Bahia. Destaca-se também o estabelecimento de uma relação orgânica da UFSB com a educação básica, através da criação, ainda no primeiro ciclo, das licenciaturas interdisciplinares, visando a atender à demanda de professores licenciados, com formação interdisciplinar. Além da constatação dos avanços alcançados, a pesquisa se debruça sobre obstáculos que dificultaram a implantação plena do projeto. Um primeiro conjunto de obstáculos decorre dos problemas políticos e econômicos que se abateram sobre o país a partir de 2015. Outros obstáculos foram determinados por problemas internos da própria instituição. Dentre outros, destacamos: deficiências do processo de planejamento, problemas na implantação do ensino metapresencial, reações de segmentos da comunidade a aspectos mais inovadores do projeto, tensões criadas pelo processo eleitoral interno da universidade.
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A UFSB faz parte de um grupo de quatro universidades que encerraram esse ciclo de expansão, sendo a última a adotar um regime de ciclos, que, embora similar ao da Universidade Federal do ABC (UFABC), consegue introduzir no seu projeto ações pioneiras no contexto universitário brasileiro. O estudo enfatiza a importância da cultura como elemento central de estruturação do projeto pedagógico, materializado com bacharelados interdisciplinares e colégios universitários, que, no conjunto, possibilitam um vigoroso processo de inclusão social e democratização do ensino superior na região sul da Bahia. Destaca-se também o estabelecimento de uma relação orgânica da UFSB com a educação básica, através da criação, ainda no primeiro ciclo, das licenciaturas interdisciplinares, visando a atender à demanda de professores licenciados, com formação interdisciplinar. Além da constatação dos avanços alcançados, a pesquisa se debruça sobre obstáculos que dificultaram a implantação plena do projeto. Um primeiro conjunto de obstáculos decorre dos problemas políticos e econômicos que se abateram sobre o país a partir de 2015. Outros obstáculos foram determinados por problemas internos da própria instituição. Dentre outros, destacamos: deficiências do processo de planejamento, problemas na implantação do ensino metapresencial, reações de segmentos da comunidade a aspectos mais inovadores do projeto, tensões criadas pelo processo eleitoral interno da universidade.The Federal University of Southern Bahia (UFSB), Brazil, was created at the end of one of the most vigorous cycles of expansion of the presence of federal university institutions in Brazil, between 2003 and 2014, during which important changes occurred in the transformation of the model university education until then adopted in the country. To facilitate the understanding of the UFSB project, the research begins with a historical analysis of the innovation process in Brazilian higher education, highlighting the universities that offered projects that broke with the dominant model in Brazilian universities, seeking to identify lines of continuity between these projects. The UFSB is part of a group of four universities that ended this cycle of expansion, the latter being to adopt a cycle regime, which, although similar to Federal University of ABC (UFABC), is able to introduce pioneering actions in the Brazilian university context. The study emphasizes the importance of culture as a central element in the structuring of the pedagogical project, materialized with Interdisciplinary Bachelor's and University Colleges, which, together, enable a vigorous process of social inclusion and democratization of higher education in the South Region. Also worthy of note is the establishment of an organic relationship between the UFSB and basic education through the creation, in the first cycle, of the Interdisciplinary Degree Programs, aiming to meet the demand of licensed teachers with interdisciplinary training. In addition to finding the progress made, the research focuses on obstacles that hindered the full implementation of the project. A first set of obstacles stems from the political and economic problems that have plagued the country since 2015. Other obstacles have been determined by internal problems within the institution itself. Among others, we highlight: deficiencies of the planning process, problems in the implementation of metapresencial education, reactions of segments of the community to more innovative aspects of the project, tensions created by the internal electoral process of the university.La Universidad Federal del Sur de Bahía (UFSB), Brasil, fue creada al final de uno de los ciclos más vigorosos de ampliación de la presencia de instituciones universitarias federales en Brasil, comprendido entre los años 2003 y 2014, período en que ocurrieron importantes movimientos de transformación del modelo universitario hasta entonces adoptado en el país. Para facilitar la comprensión sobre el proyecto de la UFSB, la investigación se inicia con un análisis histórico del proceso de innovación en la educación superior brasileña, destacando las universidades que ofrecieron proyectos que rompían con el modelo dominante en las universidades brasileñas, buscando identificar líneas de continuidad entre estos proyectos. La UFSB forma parte de un grupo de cuatro universidades que cerraron ese ciclo de expansión, siendo la última en adoptar un régimen de ciclos, que, aunque similar al de la Universidad Federal del ABC (UFABC), logra introducir en su proyecto acciones pioneras en el contexto universitario brasileño. El estudio enfatiza la importancia de la cultura como elemento central de estructuración del proyecto pedagógico, materializado con Bachilleres Interdisciplinarios y Colegios Universitarios, que, en conjunto, posibilitan un vigoroso proceso de inclusión social y democratización de la enseñanza superior en la Región Sur. Se destaca también el establecimiento de una relación orgánica de la UFSB con la educación básica, a través de la creación, aún en el Primer Ciclo, de las Licenciaturas Interdisciplinares, buscando atender la demanda de profesores licenciados, con formación interdisciplinaria. Además de la constatación de los avances logrados, la investigación se centra en obstáculos que dificultaron la implantación plena del proyecto. Un primer conjunto de obstáculos se deriva de los problemas políticos y económicos que se han abatido sobre el país a partir de 2015. Otros obstáculos han sido determinados por problemas internos de la propia institución. Entre otros, destacamos: deficiencias del proceso de planificación, problemas en la implantación de la enseñanza metapresencial, reacciones de segmentos de la comunidad a aspectos más innovadores del proyecto, tensiones creadas por el proceso electoral interno de la universidad.Submitted by Bianca Rodrigues de Oliveira (bianca75300@gmail.com) on 2019-04-11T13:48:52Z No. of bitstreams: 1 Tese_OsvaldoBarreto_VF_ParaDeposito DEFINITIVA.pdf: 6951624 bytes, checksum: 38510d1e2db443afd01893f6d0b36ebe (MD5)Approved for entry into archive by Bianca Rodrigues de Oliveira (bianca75300@gmail.com) on 2019-04-11T13:51:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_OsvaldoBarreto_VF_ParaDeposito DEFINITIVA.pdf: 6951624 bytes, checksum: 38510d1e2db443afd01893f6d0b36ebe (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-11T13:51:44Z (GMT). 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