Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34649 |
Resumo: | A pesquisa que culminou na elaboração desta dissertação teve como objeto de estudo a implantação da linha 2, integrante do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, buscando identificar e compreender as principais consequências espaciais desencadeadas pela construção do referido traçado metroviário. Os empreendimentos associados ao setor de transporte são causadores de diversos efeitos na configuração e organização espacial, já que as atividades socioeconômicas dependem do aparelhamento das condições de mobilidade. Ao longo do processo de urbanização, diversas cidades brasileiras passaram a incluir o modo de locomoção metroviário em seus sistemas de transporte, porém a adoção do modo de deslocamento por metrô se expandiu lentamente no país. Em Salvador a primeira iniciativa política para implantação de um moderno sistema metroviário surgiu em meados da década de 1980, mas o projeto foi arquivado. Na segunda metade dos anos 1990 ocorreu a assinatura de um novo projeto, que começou a ser executado no início dos anos 2000, mas diversos entraves burocráticos e políticos proporcionaram sucessivos atrasos na conclusão do mesmo. Contudo, após a transferência da gestão do projeto da esfera política e administrativa municipal para a estadual, em um novo contexto caracterizado pela preparação para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, ocorreram avanços na conclusão da linha 1, além de mudanças no projeto para possibilitar a incorporação de um novo traçado, ou seja, a linha 2, com o objetivo principal de articular o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães ao centro da cidade, nascendo, assim, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSLF). A implantação da linha 2 desencadeou uma acentuada modificação na estrutura material formadora do recorte espacial onde foi inserida e, também, contribuiu para mudanças no sistema de transporte urbano. Essa realidade pôde ser exemplificada, neste estudo, pela alteração que ocorreu sobre a paisagem, devida à edificação dos suportes estruturais formadores do traçado metroviário; além da desativação de muitas linhas de ônibus. Vale ressaltar que os fatos apurados deixaram em evidência a relação dialética entre objetos e conteúdo social. |
id |
UFBA-2_0ff4dc4c398f2e4124af770ebf61b9f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/34649 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Silva, Anselmo Santos daSilva, Anselmo Santos daSantos, José Antônio Lobo dosSantos, José Antônio Lobo doshttp://lattes.cnpq.br/1244012663602391Caldas, Alcides dos SantosEspinoza, José Carlos HuapayaCaldas, Alcides dos Santos0000-0003-4554-4741http://lattes.cnpq.br/3073406772943953Espinoza, José Carlos Huapaya0000-0001-6776-8821http://lattes.cnpq.br/9553833796503192http://lattes.cnpq.br/27437589593924562022-01-05T19:37:49Z2022-01-052022-01-05T19:37:49Z2021-06-302021-06-20SILVA, Anselmo Santos da. Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. 2021. 173 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2021.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34649A pesquisa que culminou na elaboração desta dissertação teve como objeto de estudo a implantação da linha 2, integrante do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, buscando identificar e compreender as principais consequências espaciais desencadeadas pela construção do referido traçado metroviário. Os empreendimentos associados ao setor de transporte são causadores de diversos efeitos na configuração e organização espacial, já que as atividades socioeconômicas dependem do aparelhamento das condições de mobilidade. Ao longo do processo de urbanização, diversas cidades brasileiras passaram a incluir o modo de locomoção metroviário em seus sistemas de transporte, porém a adoção do modo de deslocamento por metrô se expandiu lentamente no país. Em Salvador a primeira iniciativa política para implantação de um moderno sistema metroviário surgiu em meados da década de 1980, mas o projeto foi arquivado. Na segunda metade dos anos 1990 ocorreu a assinatura de um novo projeto, que começou a ser executado no início dos anos 2000, mas diversos entraves burocráticos e políticos proporcionaram sucessivos atrasos na conclusão do mesmo. Contudo, após a transferência da gestão do projeto da esfera política e administrativa municipal para a estadual, em um novo contexto caracterizado pela preparação para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, ocorreram avanços na conclusão da linha 1, além de mudanças no projeto para possibilitar a incorporação de um novo traçado, ou seja, a linha 2, com o objetivo principal de articular o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães ao centro da cidade, nascendo, assim, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSLF). A implantação da linha 2 desencadeou uma acentuada modificação na estrutura material formadora do recorte espacial onde foi inserida e, também, contribuiu para mudanças no sistema de transporte urbano. Essa realidade pôde ser exemplificada, neste estudo, pela alteração que ocorreu sobre a paisagem, devida à edificação dos suportes estruturais formadores do traçado metroviário; além da desativação de muitas linhas de ônibus. Vale ressaltar que os fatos apurados deixaram em evidência a relação dialética entre objetos e conteúdo social.The research that culminated in the elaboration of this dissertation had as its object of study the implementation of line 2 that is part of the Salvador and Lauro de Freitas Metro System, seeking to identify and understand the main spatial consequences triggered by the construction of the aforementioned subway layout. Enterprises associated with the transport sector have several effects on spatial configuration and organization, as socioeconomic activities depend on the equipment for mobility conditions. During the urbanization process, several Brazilian cities started to include the subway mode of transportation in their transport systems, but the adoption of the subway mode of transportation slowly expanded in the country. In Salvador, the first political initiative to implement a modern subway system emerged in the mid-1980s, but the project was shelved. In the second half of the 1990s, a new project was signed, which began to be executed in the early 2000s, but various bureaucratic and political obstacles led to successive delays in its completion. However, after the transfer of project management from the municipal to the state political and administrative sphere, in a new context characterized by the preparation for the 2014 Soccer World Cup, progress was made in completing line 1, in addition to changes in the project to enable the incorporation of a new route, that is, line 2, with the main objective of linking the Luís Eduardo Magalhães International Airport to the city center, thus creating the Salvador and Lauro de Freitas Metro System (SMSLF). The implementation of line 2 triggered a marked change in the material structure that formed the spatial cutout where it was inserted and also contributed to changes in the urban transport system. This reality could be exemplified, in this study, by the alteration that occurred in the landscape, due to the construction of the structural supports that form the subway layout; in addition to the deactivation of many bus lines. It is noteworthy that the facts found highlighted the dialectical relationship between objects and social content.Submitted by Pós-graduação em geografia (pggeogr@ufba.br) on 2021-12-20T19:25:49Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Final.Anselmo.pdf: 5867249 bytes, checksum: ab312469be8f0d85b2da02ec26b61fab (MD5)Approved for entry into archive by Solange Rocha (soluny@gmail.com) on 2022-01-05T19:37:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Final.Anselmo.pdf: 5867249 bytes, checksum: ab312469be8f0d85b2da02ec26b61fab (MD5)Made available in DSpace on 2022-01-05T19:37:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Final.Anselmo.pdf: 5867249 bytes, checksum: ab312469be8f0d85b2da02ec26b61fab (MD5) Previous issue date: 2021-06-30CNPqporpt_BRUniversidade Federal da BahiaUniversidade Federal da Bahia. Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO) UFBABrasilInstituto de GeociênciasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANAEspaço urbanoPaisagem urbanaMobilidade urbanaAcessibilidade urbanaMetrôPlanejamento urbanoUrban spaceUrban landscapeUrban mobilityUrban accessibilitySubwayUrban planningReprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de FreitasSpatial reproduction: an analysis of the implementation of line 2 of the Salvador and Lauro de Freitas Metro Systeminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação Final.Anselmo.pdfDissertação Final.Anselmo.pdfapplication/pdf5867249https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34649/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.Anselmo.pdfab312469be8f0d85b2da02ec26b61fabMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1582https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34649/2/license.txt907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6MD52TEXTDissertação Final.Anselmo.pdf.txtDissertação Final.Anselmo.pdf.txtExtracted texttext/plain352980https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34649/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.Anselmo.pdf.txtfb5a36ac55cff46da884f338a4c5dc90MD53ri/346492022-01-08 07:01:14.462oai:repositorio.ufba.br:ri/34649VGVybW8gZGUgTGljZW7Dp2EsIG7Do28gZXhjbHVzaXZvLCBwYXJhIG8gZGVww7NzaXRvIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGQkEuCgogUGVsbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw4PCg8OCwqNvIGRlIGRvY3VtZW50b3MsIG8gYXV0b3Igb3Ugc2V1IHJlcHJlc2VudGFudGUgbGVnYWwsIGFvIGFjZWl0YXIgZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbsODwoPDgsKnYSwgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w4PCg8OCwrNyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkYSBCYWhpYSBvIGRpcmVpdG8gZGUgbWFudGVyIHVtYSBjw4PCg8OCwrNwaWEgZW0gc2V1IHJlcG9zaXTDg8KDw4LCs3JpbyBjb20gYSBmaW5hbGlkYWRlLCBwcmltZWlyYSwgZGUgcHJlc2VydmHDg8KDw4LCp8ODwoPDgsKjby4gCgpFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7Dg8KDw4LCo28gZXhjbHVzaXZvcywgbWFudMODwoPDgsKpbSBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvci9jb3B5cmlnaHQsIG1hcyBlbnRlbmRlIG8gZG9jdW1lbnRvIGNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4KCiBQYXJhIG9zIGRvY3VtZW50b3MgcHVibGljYWRvcyBjb20gcmVwYXNzZSBkZSBkaXJlaXRvcyBkZSBkaXN0cmlidWnDg8KDw4LCp8ODwoPDgsKjbywgZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbsODwoPDgsKnYSBlbnRlbmRlIHF1ZToKCiBNYW50ZW5kbyBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcmVwYXNzYWRvcyBhIHRlcmNlaXJvcywgZW0gY2FzbyBkZSBwdWJsaWNhw4PCg8OCwqfDg8KDw4LCtWVzLCBvIHJlcG9zaXTDg8KDw4LCs3JpbyBwb2RlIHJlc3RyaW5naXIgbyBhY2Vzc28gYW8gdGV4dG8gaW50ZWdyYWwsIG1hcyBsaWJlcmEgYXMgaW5mb3JtYcODwoPDgsKnw4PCg8OCwrVlcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50byAoTWV0YWRhZG9zIGRlc2NyaXRpdm9zKS4KCiBEZXN0YSBmb3JtYSwgYXRlbmRlbmRvIGFvcyBhbnNlaW9zIGRlc3NhIHVuaXZlcnNpZGFkZSBlbSBtYW50ZXIgc3VhIHByb2R1w4PCg8OCwqfDg8KDw4LCo28gY2llbnTDg8KDw4LCrWZpY2EgY29tIGFzIHJlc3RyacODwoPDgsKnw4PCg8OCwrVlcyBpbXBvc3RhcyBwZWxvcyBlZGl0b3JlcyBkZSBwZXJpw4PCg8OCwrNkaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2HDg8KDw4LCp8ODwoPDgsK1ZXMgc2VtIGluaWNpYXRpdmFzIHF1ZSBzZWd1ZW0gYSBwb2zDg8KDw4LCrXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVww4PCg8OCwrNzaXRvcyBjb21wdWxzw4PCg8OCwrNyaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTDg8KDw4LCs3JpbyBtYW50w4PCg8OCwqltIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBtYXMgbWFudMODwoPDgsKpbSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byBhb3MgbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0YcODwoPDgsKnw4PCg8OCwqNvIGRlc3NlIHRlcm1vIG7Dg8KDw4LCo28gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8gcG9yIHBhcnRlIGRlIGF1dG9yZXMvZGV0ZW50b3JlcyBkb3MgZGlyZWl0b3MsIHBvciBlc3RhcmVtIGVtIGluaWNpYXRpdmFzIGRlIGFjZXNzbyBhYmVydG8uCg==Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-01-08T10:01:14Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Spatial reproduction: an analysis of the implementation of line 2 of the Salvador and Lauro de Freitas Metro System |
title |
Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas |
spellingShingle |
Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas Silva, Anselmo Santos da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA Espaço urbano Paisagem urbana Mobilidade urbana Acessibilidade urbana Metrô Planejamento urbano Urban space Urban landscape Urban mobility Urban accessibility Subway Urban planning |
title_short |
Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas |
title_full |
Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas |
title_fullStr |
Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas |
title_full_unstemmed |
Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas |
title_sort |
Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas |
author |
Silva, Anselmo Santos da |
author_facet |
Silva, Anselmo Santos da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Anselmo Santos da Silva, Anselmo Santos da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, José Antônio Lobo dos Santos, José Antônio Lobo dos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1244012663602391 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Caldas, Alcides dos Santos Espinoza, José Carlos Huapaya Caldas, Alcides dos Santos |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
0000-0003-4554-4741 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3073406772943953 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Espinoza, José Carlos Huapaya |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
0000-0001-6776-8821 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9553833796503192 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2743758959392456 |
contributor_str_mv |
Santos, José Antônio Lobo dos Santos, José Antônio Lobo dos Caldas, Alcides dos Santos Espinoza, José Carlos Huapaya Caldas, Alcides dos Santos Espinoza, José Carlos Huapaya |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA Espaço urbano Paisagem urbana Mobilidade urbana Acessibilidade urbana Metrô Planejamento urbano Urban space Urban landscape Urban mobility Urban accessibility Subway Urban planning |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaço urbano Paisagem urbana Mobilidade urbana Acessibilidade urbana Metrô Planejamento urbano Urban space Urban landscape Urban mobility Urban accessibility Subway Urban planning |
description |
A pesquisa que culminou na elaboração desta dissertação teve como objeto de estudo a implantação da linha 2, integrante do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, buscando identificar e compreender as principais consequências espaciais desencadeadas pela construção do referido traçado metroviário. Os empreendimentos associados ao setor de transporte são causadores de diversos efeitos na configuração e organização espacial, já que as atividades socioeconômicas dependem do aparelhamento das condições de mobilidade. Ao longo do processo de urbanização, diversas cidades brasileiras passaram a incluir o modo de locomoção metroviário em seus sistemas de transporte, porém a adoção do modo de deslocamento por metrô se expandiu lentamente no país. Em Salvador a primeira iniciativa política para implantação de um moderno sistema metroviário surgiu em meados da década de 1980, mas o projeto foi arquivado. Na segunda metade dos anos 1990 ocorreu a assinatura de um novo projeto, que começou a ser executado no início dos anos 2000, mas diversos entraves burocráticos e políticos proporcionaram sucessivos atrasos na conclusão do mesmo. Contudo, após a transferência da gestão do projeto da esfera política e administrativa municipal para a estadual, em um novo contexto caracterizado pela preparação para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, ocorreram avanços na conclusão da linha 1, além de mudanças no projeto para possibilitar a incorporação de um novo traçado, ou seja, a linha 2, com o objetivo principal de articular o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães ao centro da cidade, nascendo, assim, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSLF). A implantação da linha 2 desencadeou uma acentuada modificação na estrutura material formadora do recorte espacial onde foi inserida e, também, contribuiu para mudanças no sistema de transporte urbano. Essa realidade pôde ser exemplificada, neste estudo, pela alteração que ocorreu sobre a paisagem, devida à edificação dos suportes estruturais formadores do traçado metroviário; além da desativação de muitas linhas de ônibus. Vale ressaltar que os fatos apurados deixaram em evidência a relação dialética entre objetos e conteúdo social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-06-20 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-06-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-05T19:37:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-01-05 2022-01-05T19:37:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Anselmo Santos da. Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. 2021. 173 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34649 |
identifier_str_mv |
SILVA, Anselmo Santos da. Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. 2021. 173 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2021. |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por pt_BR |
language |
por |
language_invalid_str_mv |
pt_BR |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia Universidade Federal da Bahia. Instituto de Geociências |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Geociências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia Universidade Federal da Bahia. Instituto de Geociências |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34649/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.Anselmo.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34649/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34649/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.Anselmo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab312469be8f0d85b2da02ec26b61fab 907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6 fb5a36ac55cff46da884f338a4c5dc90 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459636873887744 |