“QUE PODE A MINHA POESIA CONTRA ISSO?”: EDIÇÃO, MERCADO E RACISMO NOS BASTIDORES DE KALUNGA, DE LANDE ONAWALE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37543 |
Resumo: | Na primeira década do século XXI, o mercado editorial brasileiro apresentou índices, significativamente, positivos quanto à produção e ao consumo de livros no Brasil. No entanto, escritores e escritoras negras, deste país, ainda se veem diante de uma cena literária bastante restrita, sobretudo quando os seus textos se comprometem com um discurso de combate ao racismo e de empoderamento negro. Tal como verificávamos nos séculos anteriores, no século XXI, os altos custos, os interesses e as expectativas editoriais vigentes impõem aos autores negros a alternativa de submeter os seus textos a edições de responsabilidade própria ou ao trabalho das pequenas casas editoriais. A experiência editorial de Lande Onawale – escritor soteropolitano, importante nome para a literatura negra baiana, com a publicação de seu livro Kalunga: poemas de um mar sem fim (2011) – é estudada, aqui, como um ponto de partida para compreendermos exatamente essas condições de produção em que o autor é o editor do próprio texto, bem como para se perceber as relações limites entre o racismo e o mercado editorial. Essas investigações foram orientadas, do ponto de vista teórico e metodológico, pelas articulações de Jerome McGann e de Francis Don Mckenzie, no campo da Crítica Textual em perspectiva sociológica. Nesse ínterim, as análises empreendidas permitiram-nos constatar que escritores negros são ainda mais desafiados a terem os seus textos publicados e difundidos, haja vista a preponderância dos diferentes gestos racistas que permeiam o mercado editorial baiano/brasileiro nas diferentes etapas da cadeia do livro: edição, publicação, distribuição, circulação e crítica. |
id |
UFBA-2_10aa348380e71d3e7cf5b12685ef5bf3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/37543 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-08-04T13:26:12Z2023-08-04T13:26:12Z2022-07-15https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37543Na primeira década do século XXI, o mercado editorial brasileiro apresentou índices, significativamente, positivos quanto à produção e ao consumo de livros no Brasil. No entanto, escritores e escritoras negras, deste país, ainda se veem diante de uma cena literária bastante restrita, sobretudo quando os seus textos se comprometem com um discurso de combate ao racismo e de empoderamento negro. Tal como verificávamos nos séculos anteriores, no século XXI, os altos custos, os interesses e as expectativas editoriais vigentes impõem aos autores negros a alternativa de submeter os seus textos a edições de responsabilidade própria ou ao trabalho das pequenas casas editoriais. A experiência editorial de Lande Onawale – escritor soteropolitano, importante nome para a literatura negra baiana, com a publicação de seu livro Kalunga: poemas de um mar sem fim (2011) – é estudada, aqui, como um ponto de partida para compreendermos exatamente essas condições de produção em que o autor é o editor do próprio texto, bem como para se perceber as relações limites entre o racismo e o mercado editorial. Essas investigações foram orientadas, do ponto de vista teórico e metodológico, pelas articulações de Jerome McGann e de Francis Don Mckenzie, no campo da Crítica Textual em perspectiva sociológica. Nesse ínterim, as análises empreendidas permitiram-nos constatar que escritores negros são ainda mais desafiados a terem os seus textos publicados e difundidos, haja vista a preponderância dos diferentes gestos racistas que permeiam o mercado editorial baiano/brasileiro nas diferentes etapas da cadeia do livro: edição, publicação, distribuição, circulação e crítica.In the first decade of the 21st century, the Brazilian editorial Market has presented positive production and consumption rate of books in Brazil. Nevertheless, in this country, black writers are in an extremely restricted literary scene, specially when their books discuss strategies against racism and black empowerment. It is possible to see that in the 21st century the high costs, their interests and the editorial expectations imposed that black writers could submit their work to editions of their own responsibility or could present their books to smaller publishing houses. The editorial experience of Lande Onawale – a writer from Salvador, an important name for the literature of Bahia, with the publication of his book Kalunga: Poemas de um mar sem fim (2011) – is studied here as a starting point for understanding the production conditions when the author is the editor of his own text. Furthermore, we intend to analyze the connections between racism and publishing Market. Such investigations were based, from a theoretical and methodological point of view, on the work of Jerome McGann and Francis Don Mckenzie with textual criticism in a sociological perspective. In the meantime, the analyses made confirmed that black writers are even more challenged in order to publish and distribute their work, considering the multiple forms of racism that can be seen in the publishing Market from Bahia/Brazil on the various stages of the book production chain: edition, publication, distribution, circulation and critique.Submitted by navarro ramos (navarroramos@ufba.br) on 2023-08-04T10:52:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TESE_-_Rodrigo_Lima_-_Verso_Final.pdf: 9248447 bytes, checksum: 3f988133159310205bd97a9efc12572e (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-08-04T13:26:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TESE_-_Rodrigo_Lima_-_Verso_Final.pdf: 9248447 bytes, checksum: 3f988133159310205bd97a9efc12572e (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-04T13:26:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TESE_-_Rodrigo_Lima_-_Verso_Final.pdf: 9248447 bytes, checksum: 3f988133159310205bd97a9efc12572e (MD5) Previous issue date: 2022-07-15porUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) UFBABrasilInstituto de LetrasCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRacismPublishing MarketLande OnawalePhilologySociology of TextsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESRacismoMercado EditorialLande OnawaleFilologiaSociologia dos Textos“QUE PODE A MINHA POESIA CONTRA ISSO?”: EDIÇÃO, MERCADO E RACISMO NOS BASTIDORES DE KALUNGA, DE LANDE ONAWALE"WHAT CAN MY POETRY DO AGAINST IT?”: EDITION, MARKET AND RACISM BACKGROUND TO KALUNGA, BY LANDE ONAWALEDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSOUZA, ARIVALDO SACRAMENTO DESOUZA , ARIVALDO SACRAMENTO DEDUARTE, ROSINES DE JESUSAZEVEDO, LUCIENE ALMEIDA DEOLIVEIRA, SILVIO ROBERTO DOS SANTOSSILVA, JORGE AUGUSTO DE JESUShttp://lattes.cnpq.br/1790085985724700MACIEL, RODRIGO LIMAreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTTESE_-_Rodrigo_Lima_-_Verso_Final.pdf.txtTESE_-_Rodrigo_Lima_-_Verso_Final.pdf.txtExtracted texttext/plain680717https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37543/4/TESE_-_Rodrigo_Lima_-_Verso_Final.pdf.txtbba53b1123594ad6d6f3cd42d38fc60bMD54ORIGINALTESE_-_Rodrigo_Lima_-_Verso_Final.pdfTESE_-_Rodrigo_Lima_-_Verso_Final.pdfapplication/pdf9248447https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37543/1/TESE_-_Rodrigo_Lima_-_Verso_Final.pdf3f988133159310205bd97a9efc12572eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37543/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37543/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/375432023-08-05 02:05:16.482oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-08-05T05:05:16Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“QUE PODE A MINHA POESIA CONTRA ISSO?”: EDIÇÃO, MERCADO E RACISMO NOS BASTIDORES DE KALUNGA, DE LANDE ONAWALE |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
"WHAT CAN MY POETRY DO AGAINST IT?”: EDITION, MARKET AND RACISM BACKGROUND TO KALUNGA, BY LANDE ONAWALE |
title |
“QUE PODE A MINHA POESIA CONTRA ISSO?”: EDIÇÃO, MERCADO E RACISMO NOS BASTIDORES DE KALUNGA, DE LANDE ONAWALE |
spellingShingle |
“QUE PODE A MINHA POESIA CONTRA ISSO?”: EDIÇÃO, MERCADO E RACISMO NOS BASTIDORES DE KALUNGA, DE LANDE ONAWALE MACIEL, RODRIGO LIMA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Racismo Mercado Editorial Lande Onawale Filologia Sociologia dos Textos Racism Publishing Market Lande Onawale Philology Sociology of Texts |
title_short |
“QUE PODE A MINHA POESIA CONTRA ISSO?”: EDIÇÃO, MERCADO E RACISMO NOS BASTIDORES DE KALUNGA, DE LANDE ONAWALE |
title_full |
“QUE PODE A MINHA POESIA CONTRA ISSO?”: EDIÇÃO, MERCADO E RACISMO NOS BASTIDORES DE KALUNGA, DE LANDE ONAWALE |
title_fullStr |
“QUE PODE A MINHA POESIA CONTRA ISSO?”: EDIÇÃO, MERCADO E RACISMO NOS BASTIDORES DE KALUNGA, DE LANDE ONAWALE |
title_full_unstemmed |
“QUE PODE A MINHA POESIA CONTRA ISSO?”: EDIÇÃO, MERCADO E RACISMO NOS BASTIDORES DE KALUNGA, DE LANDE ONAWALE |
title_sort |
“QUE PODE A MINHA POESIA CONTRA ISSO?”: EDIÇÃO, MERCADO E RACISMO NOS BASTIDORES DE KALUNGA, DE LANDE ONAWALE |
author |
MACIEL, RODRIGO LIMA |
author_facet |
MACIEL, RODRIGO LIMA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SOUZA, ARIVALDO SACRAMENTO DE |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
SOUZA , ARIVALDO SACRAMENTO DE |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
DUARTE, ROSINES DE JESUS |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
AZEVEDO, LUCIENE ALMEIDA DE |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
OLIVEIRA, SILVIO ROBERTO DOS SANTOS |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
SILVA, JORGE AUGUSTO DE JESUS |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1790085985724700 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACIEL, RODRIGO LIMA |
contributor_str_mv |
SOUZA, ARIVALDO SACRAMENTO DE SOUZA , ARIVALDO SACRAMENTO DE DUARTE, ROSINES DE JESUS AZEVEDO, LUCIENE ALMEIDA DE OLIVEIRA, SILVIO ROBERTO DOS SANTOS SILVA, JORGE AUGUSTO DE JESUS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Racismo Mercado Editorial Lande Onawale Filologia Sociologia dos Textos Racism Publishing Market Lande Onawale Philology Sociology of Texts |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Racismo Mercado Editorial Lande Onawale Filologia Sociologia dos Textos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Racism Publishing Market Lande Onawale Philology Sociology of Texts |
description |
Na primeira década do século XXI, o mercado editorial brasileiro apresentou índices, significativamente, positivos quanto à produção e ao consumo de livros no Brasil. No entanto, escritores e escritoras negras, deste país, ainda se veem diante de uma cena literária bastante restrita, sobretudo quando os seus textos se comprometem com um discurso de combate ao racismo e de empoderamento negro. Tal como verificávamos nos séculos anteriores, no século XXI, os altos custos, os interesses e as expectativas editoriais vigentes impõem aos autores negros a alternativa de submeter os seus textos a edições de responsabilidade própria ou ao trabalho das pequenas casas editoriais. A experiência editorial de Lande Onawale – escritor soteropolitano, importante nome para a literatura negra baiana, com a publicação de seu livro Kalunga: poemas de um mar sem fim (2011) – é estudada, aqui, como um ponto de partida para compreendermos exatamente essas condições de produção em que o autor é o editor do próprio texto, bem como para se perceber as relações limites entre o racismo e o mercado editorial. Essas investigações foram orientadas, do ponto de vista teórico e metodológico, pelas articulações de Jerome McGann e de Francis Don Mckenzie, no campo da Crítica Textual em perspectiva sociológica. Nesse ínterim, as análises empreendidas permitiram-nos constatar que escritores negros são ainda mais desafiados a terem os seus textos publicados e difundidos, haja vista a preponderância dos diferentes gestos racistas que permeiam o mercado editorial baiano/brasileiro nas diferentes etapas da cadeia do livro: edição, publicação, distribuição, circulação e crítica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-04T13:26:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-04T13:26:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Doutorado info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37543 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37543/4/TESE_-_Rodrigo_Lima_-_Verso_Final.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37543/1/TESE_-_Rodrigo_Lima_-_Verso_Final.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37543/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37543/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bba53b1123594ad6d6f3cd42d38fc60b 3f988133159310205bd97a9efc12572e 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459671368892416 |