“QUE PODE A MINHA POESIA CONTRA ISSO?”: EDIÇÃO, MERCADO E RACISMO NOS BASTIDORES DE KALUNGA, DE LANDE ONAWALE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACIEL, RODRIGO LIMA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37543
Resumo: Na primeira década do século XXI, o mercado editorial brasileiro apresentou índices, significativamente, positivos quanto à produção e ao consumo de livros no Brasil. No entanto, escritores e escritoras negras, deste país, ainda se veem diante de uma cena literária bastante restrita, sobretudo quando os seus textos se comprometem com um discurso de combate ao racismo e de empoderamento negro. Tal como verificávamos nos séculos anteriores, no século XXI, os altos custos, os interesses e as expectativas editoriais vigentes impõem aos autores negros a alternativa de submeter os seus textos a edições de responsabilidade própria ou ao trabalho das pequenas casas editoriais. A experiência editorial de Lande Onawale – escritor soteropolitano, importante nome para a literatura negra baiana, com a publicação de seu livro Kalunga: poemas de um mar sem fim (2011) – é estudada, aqui, como um ponto de partida para compreendermos exatamente essas condições de produção em que o autor é o editor do próprio texto, bem como para se perceber as relações limites entre o racismo e o mercado editorial. Essas investigações foram orientadas, do ponto de vista teórico e metodológico, pelas articulações de Jerome McGann e de Francis Don Mckenzie, no campo da Crítica Textual em perspectiva sociológica. Nesse ínterim, as análises empreendidas permitiram-nos constatar que escritores negros são ainda mais desafiados a terem os seus textos publicados e difundidos, haja vista a preponderância dos diferentes gestos racistas que permeiam o mercado editorial baiano/brasileiro nas diferentes etapas da cadeia do livro: edição, publicação, distribuição, circulação e crítica.
id UFBA-2_10aa348380e71d3e7cf5b12685ef5bf3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/37543
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-08-04T13:26:12Z2023-08-04T13:26:12Z2022-07-15https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37543Na primeira década do século XXI, o mercado editorial brasileiro apresentou índices, significativamente, positivos quanto à produção e ao consumo de livros no Brasil. No entanto, escritores e escritoras negras, deste país, ainda se veem diante de uma cena literária bastante restrita, sobretudo quando os seus textos se comprometem com um discurso de combate ao racismo e de empoderamento negro. Tal como verificávamos nos séculos anteriores, no século XXI, os altos custos, os interesses e as expectativas editoriais vigentes impõem aos autores negros a alternativa de submeter os seus textos a edições de responsabilidade própria ou ao trabalho das pequenas casas editoriais. A experiência editorial de Lande Onawale – escritor soteropolitano, importante nome para a literatura negra baiana, com a publicação de seu livro Kalunga: poemas de um mar sem fim (2011) – é estudada, aqui, como um ponto de partida para compreendermos exatamente essas condições de produção em que o autor é o editor do próprio texto, bem como para se perceber as relações limites entre o racismo e o mercado editorial. Essas investigações foram orientadas, do ponto de vista teórico e metodológico, pelas articulações de Jerome McGann e de Francis Don Mckenzie, no campo da Crítica Textual em perspectiva sociológica. Nesse ínterim, as análises empreendidas permitiram-nos constatar que escritores negros são ainda mais desafiados a terem os seus textos publicados e difundidos, haja vista a preponderância dos diferentes gestos racistas que permeiam o mercado editorial baiano/brasileiro nas diferentes etapas da cadeia do livro: edição, publicação, distribuição, circulação e crítica.In the first decade of the 21st century, the Brazilian editorial Market has presented positive production and consumption rate of books in Brazil. Nevertheless, in this country, black writers are in an extremely restricted literary scene, specially when their books discuss strategies against racism and black empowerment. It is possible to see that in the 21st century the high costs, their interests and the editorial expectations imposed that black writers could submit their work to editions of their own responsibility or could present their books to smaller publishing houses. The editorial experience of Lande Onawale – a writer from Salvador, an important name for the literature of Bahia, with the publication of his book Kalunga: Poemas de um mar sem fim (2011) – is studied here as a starting point for understanding the production conditions when the author is the editor of his own text. Furthermore, we intend to analyze the connections between racism and publishing Market. Such investigations were based, from a theoretical and methodological point of view, on the work of Jerome McGann and Francis Don Mckenzie with textual criticism in a sociological perspective. In the meantime, the analyses made confirmed that black writers are even more challenged in order to publish and distribute their work, considering the multiple forms of racism that can be seen in the publishing Market from Bahia/Brazil on the various stages of the book production chain: edition, publication, distribution, circulation and critique.Submitted by navarro ramos (navarroramos@ufba.br) on 2023-08-04T10:52:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TESE_-_Rodrigo_Lima_-_Verso_Final.pdf: 9248447 bytes, checksum: 3f988133159310205bd97a9efc12572e (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-08-04T13:26:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TESE_-_Rodrigo_Lima_-_Verso_Final.pdf: 9248447 bytes, checksum: 3f988133159310205bd97a9efc12572e (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-04T13:26:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TESE_-_Rodrigo_Lima_-_Verso_Final.pdf: 9248447 bytes, checksum: 3f988133159310205bd97a9efc12572e (MD5) Previous issue date: 2022-07-15porUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) UFBABrasilInstituto de LetrasCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRacismPublishing MarketLande OnawalePhilologySociology of TextsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESRacismoMercado EditorialLande OnawaleFilologiaSociologia dos Textos“QUE PODE A MINHA POESIA CONTRA ISSO?”: EDIÇÃO, MERCADO E RACISMO NOS BASTIDORES DE KALUNGA, DE LANDE ONAWALE"WHAT CAN MY POETRY DO AGAINST IT?”: EDITION, MARKET AND RACISM BACKGROUND TO KALUNGA, BY LANDE ONAWALEDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSOUZA, ARIVALDO SACRAMENTO DESOUZA , ARIVALDO SACRAMENTO DEDUARTE, ROSINES DE JESUSAZEVEDO, LUCIENE ALMEIDA DEOLIVEIRA, SILVIO ROBERTO DOS SANTOSSILVA, JORGE AUGUSTO DE JESUShttp://lattes.cnpq.br/1790085985724700MACIEL, RODRIGO LIMAreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTTESE_-_Rodrigo_Lima_-_Verso_Final.pdf.txtTESE_-_Rodrigo_Lima_-_Verso_Final.pdf.txtExtracted texttext/plain680717https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37543/4/TESE_-_Rodrigo_Lima_-_Verso_Final.pdf.txtbba53b1123594ad6d6f3cd42d38fc60bMD54ORIGINALTESE_-_Rodrigo_Lima_-_Verso_Final.pdfTESE_-_Rodrigo_Lima_-_Verso_Final.pdfapplication/pdf9248447https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37543/1/TESE_-_Rodrigo_Lima_-_Verso_Final.pdf3f988133159310205bd97a9efc12572eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37543/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37543/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/375432023-08-05 02:05:16.482oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-08-05T05:05:16Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “QUE PODE A MINHA POESIA CONTRA ISSO?”: EDIÇÃO, MERCADO E RACISMO NOS BASTIDORES DE KALUNGA, DE LANDE ONAWALE
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv "WHAT CAN MY POETRY DO AGAINST IT?”: EDITION, MARKET AND RACISM BACKGROUND TO KALUNGA, BY LANDE ONAWALE
title “QUE PODE A MINHA POESIA CONTRA ISSO?”: EDIÇÃO, MERCADO E RACISMO NOS BASTIDORES DE KALUNGA, DE LANDE ONAWALE
spellingShingle “QUE PODE A MINHA POESIA CONTRA ISSO?”: EDIÇÃO, MERCADO E RACISMO NOS BASTIDORES DE KALUNGA, DE LANDE ONAWALE
MACIEL, RODRIGO LIMA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Racismo
Mercado Editorial
Lande Onawale
Filologia
Sociologia dos Textos
Racism
Publishing Market
Lande Onawale
Philology
Sociology of Texts
title_short “QUE PODE A MINHA POESIA CONTRA ISSO?”: EDIÇÃO, MERCADO E RACISMO NOS BASTIDORES DE KALUNGA, DE LANDE ONAWALE
title_full “QUE PODE A MINHA POESIA CONTRA ISSO?”: EDIÇÃO, MERCADO E RACISMO NOS BASTIDORES DE KALUNGA, DE LANDE ONAWALE
title_fullStr “QUE PODE A MINHA POESIA CONTRA ISSO?”: EDIÇÃO, MERCADO E RACISMO NOS BASTIDORES DE KALUNGA, DE LANDE ONAWALE
title_full_unstemmed “QUE PODE A MINHA POESIA CONTRA ISSO?”: EDIÇÃO, MERCADO E RACISMO NOS BASTIDORES DE KALUNGA, DE LANDE ONAWALE
title_sort “QUE PODE A MINHA POESIA CONTRA ISSO?”: EDIÇÃO, MERCADO E RACISMO NOS BASTIDORES DE KALUNGA, DE LANDE ONAWALE
author MACIEL, RODRIGO LIMA
author_facet MACIEL, RODRIGO LIMA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SOUZA, ARIVALDO SACRAMENTO DE
dc.contributor.referee1.fl_str_mv SOUZA , ARIVALDO SACRAMENTO DE
dc.contributor.referee2.fl_str_mv DUARTE, ROSINES DE JESUS
dc.contributor.referee3.fl_str_mv AZEVEDO, LUCIENE ALMEIDA DE
dc.contributor.referee4.fl_str_mv OLIVEIRA, SILVIO ROBERTO DOS SANTOS
dc.contributor.referee5.fl_str_mv SILVA, JORGE AUGUSTO DE JESUS
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1790085985724700
dc.contributor.author.fl_str_mv MACIEL, RODRIGO LIMA
contributor_str_mv SOUZA, ARIVALDO SACRAMENTO DE
SOUZA , ARIVALDO SACRAMENTO DE
DUARTE, ROSINES DE JESUS
AZEVEDO, LUCIENE ALMEIDA DE
OLIVEIRA, SILVIO ROBERTO DOS SANTOS
SILVA, JORGE AUGUSTO DE JESUS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Racismo
Mercado Editorial
Lande Onawale
Filologia
Sociologia dos Textos
Racism
Publishing Market
Lande Onawale
Philology
Sociology of Texts
dc.subject.por.fl_str_mv Racismo
Mercado Editorial
Lande Onawale
Filologia
Sociologia dos Textos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Racism
Publishing Market
Lande Onawale
Philology
Sociology of Texts
description Na primeira década do século XXI, o mercado editorial brasileiro apresentou índices, significativamente, positivos quanto à produção e ao consumo de livros no Brasil. No entanto, escritores e escritoras negras, deste país, ainda se veem diante de uma cena literária bastante restrita, sobretudo quando os seus textos se comprometem com um discurso de combate ao racismo e de empoderamento negro. Tal como verificávamos nos séculos anteriores, no século XXI, os altos custos, os interesses e as expectativas editoriais vigentes impõem aos autores negros a alternativa de submeter os seus textos a edições de responsabilidade própria ou ao trabalho das pequenas casas editoriais. A experiência editorial de Lande Onawale – escritor soteropolitano, importante nome para a literatura negra baiana, com a publicação de seu livro Kalunga: poemas de um mar sem fim (2011) – é estudada, aqui, como um ponto de partida para compreendermos exatamente essas condições de produção em que o autor é o editor do próprio texto, bem como para se perceber as relações limites entre o racismo e o mercado editorial. Essas investigações foram orientadas, do ponto de vista teórico e metodológico, pelas articulações de Jerome McGann e de Francis Don Mckenzie, no campo da Crítica Textual em perspectiva sociológica. Nesse ínterim, as análises empreendidas permitiram-nos constatar que escritores negros são ainda mais desafiados a terem os seus textos publicados e difundidos, haja vista a preponderância dos diferentes gestos racistas que permeiam o mercado editorial baiano/brasileiro nas diferentes etapas da cadeia do livro: edição, publicação, distribuição, circulação e crítica.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-04T13:26:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-04T13:26:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv Doutorado
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37543
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37543/4/TESE_-_Rodrigo_Lima_-_Verso_Final.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37543/1/TESE_-_Rodrigo_Lima_-_Verso_Final.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37543/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37543/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bba53b1123594ad6d6f3cd42d38fc60b
3f988133159310205bd97a9efc12572e
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459671368892416