NOS INTERSTÍCIOS DA INTERCULTURALIDADE: O VIDEOCLIPE NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Marcelo Cordeiro do
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26683
Resumo: A renovação dos métodos, abordagens e técnicas no ambiente de ensino de língua estrangeira é uma preocupação constante para todos aqueles envolvidos nesse processo. Com o advento das novas tecnologias, faz-se necessário que o ambiente de ensino também acompanhe essas mudanças. Hoje em dia, o audiovisual é um componente essencial na vida de qualquer indivíduo. Portanto, acreditamos que a utilização desse suporte numa sala de aula de língua estrangeira é vital para que os objetivos comunicativos e didáticos sejam alcançados. Através da análise de duas experiências distintas – aulas de língua inglesa para alunos soteropolitanos e aulas de língua portuguesa brasileira para alunos timorenses – buscamos observar como o videoclipe pode ser utilizado como elemento central na sala de aula de língua estrangeira. Para esse estudo, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho autoetnográfico, tendo como instrumentos de coleta: a) respostas às perguntas constantes em ficha de inscrição, comparando-as com os relatórios das aulas; b) produções de textos artísticos dos participantes; c) exercícios sobre vídeos trabalhados com perguntas críticas sobre os conteúdos dos mesmos, em sala de aula e observação das aulas. Os participantes do estudo foram 20 alunos soteropolitanos do ensino médio estudantes de cursos profissionalizantes da TV Pelô e 20 professores timorenses de malaio da escola Paulo VI. Os resultados obtidos indicaram as idiossincrasias específicas de cada público alvo, no que concerne a relação deles com o audiovisual na sala de aula. Também foram revelados pelos dados que elementos como faixa etária, formação cultural e relação com o objeto estudado interferem no processo de ensino/aprendizagem, além de indicar que a utilização de videoclipes auxilia na compreensão de elementos linguísticos e extralinguísticos em sala de aula de língua estrangeira.
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Através da análise de duas experiências distintas – aulas de língua inglesa para alunos soteropolitanos e aulas de língua portuguesa brasileira para alunos timorenses – buscamos observar como o videoclipe pode ser utilizado como elemento central na sala de aula de língua estrangeira. Para esse estudo, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho autoetnográfico, tendo como instrumentos de coleta: a) respostas às perguntas constantes em ficha de inscrição, comparando-as com os relatórios das aulas; b) produções de textos artísticos dos participantes; c) exercícios sobre vídeos trabalhados com perguntas críticas sobre os conteúdos dos mesmos, em sala de aula e observação das aulas. Os participantes do estudo foram 20 alunos soteropolitanos do ensino médio estudantes de cursos profissionalizantes da TV Pelô e 20 professores timorenses de malaio da escola Paulo VI. Os resultados obtidos indicaram as idiossincrasias específicas de cada público alvo, no que concerne a relação deles com o audiovisual na sala de aula. Também foram revelados pelos dados que elementos como faixa etária, formação cultural e relação com o objeto estudado interferem no processo de ensino/aprendizagem, além de indicar que a utilização de videoclipes auxilia na compreensão de elementos linguísticos e extralinguísticos em sala de aula de língua estrangeira.The renewal of methods, approaches and techniques in the foreign language teaching environment is a constant concern for all those involved in this process. With the advent of new existential configurations, it is necessary that the teaching environment also follow these changes. Nowadays, the audiovisual is an essential component in the life of any individual. Therefore, we believe that the use of this support in a foreign language classroom is vital for achieving communicative and didactic goals. Through the analysis of two different experiences – English language classes for Soteropolitan students and Portuguese language classes for Timorese students – we look at how the videoclip can be used as a central element in the foreign language classroom. For this study, we performed a qualitative research of an auto-ethnographic nature, having as data instruments: a) answers to the questions in the enrollment form, comparing them with the class reports; B) productions of the participants’ artistic texts; C) exercises on videos worked with critical questions about their contents, in the classroom and observation of the classes. The participants of the study are 20 high school students from Salvador, participants of professional courses of TV Pelô and 20 Timorese teachers of Malay of the school Paulo VI. The results indicated the specific idiosyncrasies of each target audience, regarding their relationship with the audiovisual in the classroom. It was also revealed by the data that variables such as age, cultural background and relation with the object studied interfere in the teaching and learning process, besides indicating that the use of videoclips helps in the comprehension of linguistic and extralinguistic elements in a foreign language classroom.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-07-18T13:35:14Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_REVISAO_23_07_17.pdf: 6781777 bytes, checksum: ce1acfbb9c612c3bcaa91e781f8fb1d6 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-07-20T19:07:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_REVISAO_23_07_17.pdf: 6781777 bytes, checksum: ce1acfbb9c612c3bcaa91e781f8fb1d6 (MD5)Made available in DSpace on 2018-07-20T19:07:18Z (GMT). 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