Assinatura e contra-assinatura: Ricardo Lísias. performances de autor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34219 |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo discutir como é construída a assinatura do autor Ricardo Lísias. Partindo da noção de assinatura de Jacques Derrida, em diálogo com um arcabouço teórico-crítico da literatura contemporânea, consideramos o nome de Lísias exemplar para problematizarmos como um gesto signatário é forjado hoje. Nesse sentido, o trabalho promove um deslocamento no entendimento de assinatura, já que traz para o debate questões que nos desafiam a entender as práticas literárias do presente. A investigação realizada gira em torno de três recortes temáticos: o limiar entre vida e obra, a performance autoral e a contra-assinatura. Além de Derrida (1984, 1985b, 1986, 1991b, 2014), a discussão sobre assinatura parte das contribuições de Peggy Kamuf (1988) e Abel Barros Baptista (2003). Trazemos as reflexões de Michel Foucault (2009), Josefina Ludmer (2013), Florencia Garramuño (2014a) e Reinaldo Laddaga (2013) para argumentar que as transformações nas noções de autoria, obra e, mais amplamente, na própria ideia de literatura estão relacionadas a um rearranjo entre o real e o ficcional, interferindo nos modos como um autor assina. Dessa forma, é possível pensar como um tipo de intencionalidade pode ser identificada na performance autoral, que também é um dispositivo que cria uma assinatura, conforme discutimos a partir das formulações sobre performativo, de John Austin (1998), Derrida (1991b) e Stanley Fish (1982), e sobre performance, com Patrice Pavis (2017), Richard Schechner (2006), Karl Erik Schøllhammer (2013) e Luciene Azevedo (2004, 2007). Observamos, então, que as atuações de Lísias dentro e fora do texto influenciam e monitoram a recepção de seu trabalho, de maneira a aproveitar-se das leituras da obra a favor do próprio gesto signatário. Argumenta-se que o autor é um curador das contra-assinaturas do público leitor, além de contra-assinar a própria produção. Nesse contexto, dialogamos com Boris Groys (2014), para falar sobre o desenho de si construído pelo artista contemporâneo, e com as contribuições de Marjorie Perloff (2013) sobre curadoria. Assim, diante de um conjunto de procedimentos autorais que mobilizam a discussão teórica sobre assinatura, entendemos que Lísias capitaliza questões do nosso tempo a favor da circulação de seu nome, o que faz com que sua obra nos aproxime de reflexões sobre a produção literária contemporânea. |
id |
UFBA-2_113f48cc4429737b77bc713620c32e6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/34219 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Silva, Nivana Ferreira daAzevedo, Luciene Almeida deBirman, DanielaWolff, JorgeCosta, SuzaneCosta, Júlia2021-09-11T10:37:58Z2021-09-11T10:37:58Z2021-09-112020-11-27TESEhttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34219Esta tese tem como objetivo discutir como é construída a assinatura do autor Ricardo Lísias. Partindo da noção de assinatura de Jacques Derrida, em diálogo com um arcabouço teórico-crítico da literatura contemporânea, consideramos o nome de Lísias exemplar para problematizarmos como um gesto signatário é forjado hoje. Nesse sentido, o trabalho promove um deslocamento no entendimento de assinatura, já que traz para o debate questões que nos desafiam a entender as práticas literárias do presente. A investigação realizada gira em torno de três recortes temáticos: o limiar entre vida e obra, a performance autoral e a contra-assinatura. Além de Derrida (1984, 1985b, 1986, 1991b, 2014), a discussão sobre assinatura parte das contribuições de Peggy Kamuf (1988) e Abel Barros Baptista (2003). Trazemos as reflexões de Michel Foucault (2009), Josefina Ludmer (2013), Florencia Garramuño (2014a) e Reinaldo Laddaga (2013) para argumentar que as transformações nas noções de autoria, obra e, mais amplamente, na própria ideia de literatura estão relacionadas a um rearranjo entre o real e o ficcional, interferindo nos modos como um autor assina. Dessa forma, é possível pensar como um tipo de intencionalidade pode ser identificada na performance autoral, que também é um dispositivo que cria uma assinatura, conforme discutimos a partir das formulações sobre performativo, de John Austin (1998), Derrida (1991b) e Stanley Fish (1982), e sobre performance, com Patrice Pavis (2017), Richard Schechner (2006), Karl Erik Schøllhammer (2013) e Luciene Azevedo (2004, 2007). Observamos, então, que as atuações de Lísias dentro e fora do texto influenciam e monitoram a recepção de seu trabalho, de maneira a aproveitar-se das leituras da obra a favor do próprio gesto signatário. Argumenta-se que o autor é um curador das contra-assinaturas do público leitor, além de contra-assinar a própria produção. Nesse contexto, dialogamos com Boris Groys (2014), para falar sobre o desenho de si construído pelo artista contemporâneo, e com as contribuições de Marjorie Perloff (2013) sobre curadoria. Assim, diante de um conjunto de procedimentos autorais que mobilizam a discussão teórica sobre assinatura, entendemos que Lísias capitaliza questões do nosso tempo a favor da circulação de seu nome, o que faz com que sua obra nos aproxime de reflexões sobre a produção literária contemporânea.ABSTRACT This thesis aims to discuss how the signature of the author Ricardo Lísias is constructed. Based on Jacques Derrida’s notion of signature, in dialogue with a theoretical-critical framework of the contemporary literature, we consider Lísias’ name as exemplary for the problematization of how a signatory act is forged nowadays. The work promotes a displacement in the signature’s comprehension, since it brings to discussion questions that challenge us to understand the recent literary practices. The investigation revolves around three themes: the borderline between life and work, performance and countersignature. Besides Derrida (1984, 1985b, 1986, 1991b, 2014), the discussion about signature is based on contributions from Peggy Kamuf (1988) and Abel Barros Baptista (2003). We present ideas by Michel Foucault (2009), Josefina Ludmer (2013), Florencia Garramuño (2014a) and Reinaldo Laddaga (2013) to argue that the transformations in notions of authorship, work and literature’s idea are related to a rearrangement between the real and the fictional, interfering with the ways an author signs. Thus, it’s possible to think of how a type of intentionality can be identified in the author’s performance, which is also a device that creates a signature, as discussed according to formulations about performative, in John Austin (1998), Derrida (1991b) and Stanley Fish (1982), and about performance, with Patrice Pavis (2017), Richard Schechner (2006), Karl Erik Schøllhammer (2013) and Luciene Azevedo (2004, 2007). We observe that Lísias’ acting inside and outside the text influences and monitors his work’s reception, taking advantage of the work’s readings in benefit of his own signatory act. We argue that the author is a curator of readers’ countersignatures, besides countersigning their own production. In this context, we dialogue with Boris Groys (2014), to approach the self-design formed by the contemporary artist, and contributions from Marjorie Perloff (2013) about curatorship. Therefore, face a set of author’s procedures that mobilize the theoretical discussion about signature, we understand that Lísias capitalizes on issues of our time in favor of his name’s circulation, which induces his work to raising reflections about contemporary literary productionsSubmitted by UVERLANDIA SILVA (uverlandia.araujo@ufba.br) on 2021-08-25T20:14:43Z No. of bitstreams: 1 TESE VERSÃO DEFINITIVA_NIVANA FERREIRA DA SILVA.pdf: 6387637 bytes, checksum: 0e00a84a6716497430bf2f77702c484f (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-09-11T10:37:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE VERSÃO DEFINITIVA_NIVANA FERREIRA DA SILVA.pdf: 6387637 bytes, checksum: 0e00a84a6716497430bf2f77702c484f (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-11T10:37:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE VERSÃO DEFINITIVA_NIVANA FERREIRA DA SILVA.pdf: 6387637 bytes, checksum: 0e00a84a6716497430bf2f77702c484f (MD5)FAPESBTeorias e Críticas da Literatura e da CulturaLiteratura brasileira - Século XXIRicardo LísiasPerformanceAutoriaLiteratura moderna - Século XXIAssinatura e contra-assinatura: Ricardo Lísias. performances de autorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInstituto de LetrasPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURAILUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE VERSÃO DEFINITIVA_NIVANA FERREIRA DA SILVA.pdfTESE VERSÃO DEFINITIVA_NIVANA FERREIRA DA SILVA.pdfapplication/pdf6387637https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34219/1/TESE%20VERS%c3%83O%20DEFINITIVA_NIVANA%20FERREIRA%20DA%20SILVA.pdf0e00a84a6716497430bf2f77702c484fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34219/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTTESE VERSÃO DEFINITIVA_NIVANA FERREIRA DA SILVA.pdf.txtTESE VERSÃO DEFINITIVA_NIVANA FERREIRA DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain543680https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34219/3/TESE%20VERS%c3%83O%20DEFINITIVA_NIVANA%20FERREIRA%20DA%20SILVA.pdf.txtb0ccf4d21efaea678385f71c57fd1001MD53ri/342192022-06-01 21:51:14.345oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-02T00:51:14Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Assinatura e contra-assinatura: Ricardo Lísias. performances de autor |
title |
Assinatura e contra-assinatura: Ricardo Lísias. performances de autor |
spellingShingle |
Assinatura e contra-assinatura: Ricardo Lísias. performances de autor Silva, Nivana Ferreira da Teorias e Críticas da Literatura e da Cultura Literatura brasileira - Século XXI Ricardo Lísias Performance Autoria Literatura moderna - Século XXI |
title_short |
Assinatura e contra-assinatura: Ricardo Lísias. performances de autor |
title_full |
Assinatura e contra-assinatura: Ricardo Lísias. performances de autor |
title_fullStr |
Assinatura e contra-assinatura: Ricardo Lísias. performances de autor |
title_full_unstemmed |
Assinatura e contra-assinatura: Ricardo Lísias. performances de autor |
title_sort |
Assinatura e contra-assinatura: Ricardo Lísias. performances de autor |
author |
Silva, Nivana Ferreira da |
author_facet |
Silva, Nivana Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nivana Ferreira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Azevedo, Luciene Almeida de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Birman, Daniela Wolff, Jorge Costa, Suzane Costa, Júlia |
contributor_str_mv |
Azevedo, Luciene Almeida de Birman, Daniela Wolff, Jorge Costa, Suzane Costa, Júlia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Teorias e Críticas da Literatura e da Cultura |
topic |
Teorias e Críticas da Literatura e da Cultura Literatura brasileira - Século XXI Ricardo Lísias Performance Autoria Literatura moderna - Século XXI |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura brasileira - Século XXI Ricardo Lísias Performance Autoria Literatura moderna - Século XXI |
description |
Esta tese tem como objetivo discutir como é construída a assinatura do autor Ricardo Lísias. Partindo da noção de assinatura de Jacques Derrida, em diálogo com um arcabouço teórico-crítico da literatura contemporânea, consideramos o nome de Lísias exemplar para problematizarmos como um gesto signatário é forjado hoje. Nesse sentido, o trabalho promove um deslocamento no entendimento de assinatura, já que traz para o debate questões que nos desafiam a entender as práticas literárias do presente. A investigação realizada gira em torno de três recortes temáticos: o limiar entre vida e obra, a performance autoral e a contra-assinatura. Além de Derrida (1984, 1985b, 1986, 1991b, 2014), a discussão sobre assinatura parte das contribuições de Peggy Kamuf (1988) e Abel Barros Baptista (2003). Trazemos as reflexões de Michel Foucault (2009), Josefina Ludmer (2013), Florencia Garramuño (2014a) e Reinaldo Laddaga (2013) para argumentar que as transformações nas noções de autoria, obra e, mais amplamente, na própria ideia de literatura estão relacionadas a um rearranjo entre o real e o ficcional, interferindo nos modos como um autor assina. Dessa forma, é possível pensar como um tipo de intencionalidade pode ser identificada na performance autoral, que também é um dispositivo que cria uma assinatura, conforme discutimos a partir das formulações sobre performativo, de John Austin (1998), Derrida (1991b) e Stanley Fish (1982), e sobre performance, com Patrice Pavis (2017), Richard Schechner (2006), Karl Erik Schøllhammer (2013) e Luciene Azevedo (2004, 2007). Observamos, então, que as atuações de Lísias dentro e fora do texto influenciam e monitoram a recepção de seu trabalho, de maneira a aproveitar-se das leituras da obra a favor do próprio gesto signatário. Argumenta-se que o autor é um curador das contra-assinaturas do público leitor, além de contra-assinar a própria produção. Nesse contexto, dialogamos com Boris Groys (2014), para falar sobre o desenho de si construído pelo artista contemporâneo, e com as contribuições de Marjorie Perloff (2013) sobre curadoria. Assim, diante de um conjunto de procedimentos autorais que mobilizam a discussão teórica sobre assinatura, entendemos que Lísias capitaliza questões do nosso tempo a favor da circulação de seu nome, o que faz com que sua obra nos aproxime de reflexões sobre a produção literária contemporânea. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-11-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-11T10:37:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-11T10:37:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34219 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
TESE |
identifier_str_mv |
TESE |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
ILUFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34219/1/TESE%20VERS%c3%83O%20DEFINITIVA_NIVANA%20FERREIRA%20DA%20SILVA.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34219/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34219/3/TESE%20VERS%c3%83O%20DEFINITIVA_NIVANA%20FERREIRA%20DA%20SILVA.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0e00a84a6716497430bf2f77702c484f e3e6f4a9287585a60c07547815529482 b0ccf4d21efaea678385f71c57fd1001 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502732346982400 |