Assinatura e contra-assinatura: Ricardo Lísias. performances de autor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nivana Ferreira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34219
Resumo: Esta tese tem como objetivo discutir como é construída a assinatura do autor Ricardo Lísias. Partindo da noção de assinatura de Jacques Derrida, em diálogo com um arcabouço teórico-crítico da literatura contemporânea, consideramos o nome de Lísias exemplar para problematizarmos como um gesto signatário é forjado hoje. Nesse sentido, o trabalho promove um deslocamento no entendimento de assinatura, já que traz para o debate questões que nos desafiam a entender as práticas literárias do presente. A investigação realizada gira em torno de três recortes temáticos: o limiar entre vida e obra, a performance autoral e a contra-assinatura. Além de Derrida (1984, 1985b, 1986, 1991b, 2014), a discussão sobre assinatura parte das contribuições de Peggy Kamuf (1988) e Abel Barros Baptista (2003). Trazemos as reflexões de Michel Foucault (2009), Josefina Ludmer (2013), Florencia Garramuño (2014a) e Reinaldo Laddaga (2013) para argumentar que as transformações nas noções de autoria, obra e, mais amplamente, na própria ideia de literatura estão relacionadas a um rearranjo entre o real e o ficcional, interferindo nos modos como um autor assina. Dessa forma, é possível pensar como um tipo de intencionalidade pode ser identificada na performance autoral, que também é um dispositivo que cria uma assinatura, conforme discutimos a partir das formulações sobre performativo, de John Austin (1998), Derrida (1991b) e Stanley Fish (1982), e sobre performance, com Patrice Pavis (2017), Richard Schechner (2006), Karl Erik Schøllhammer (2013) e Luciene Azevedo (2004, 2007). Observamos, então, que as atuações de Lísias dentro e fora do texto influenciam e monitoram a recepção de seu trabalho, de maneira a aproveitar-se das leituras da obra a favor do próprio gesto signatário. Argumenta-se que o autor é um curador das contra-assinaturas do público leitor, além de contra-assinar a própria produção. Nesse contexto, dialogamos com Boris Groys (2014), para falar sobre o desenho de si construído pelo artista contemporâneo, e com as contribuições de Marjorie Perloff (2013) sobre curadoria. Assim, diante de um conjunto de procedimentos autorais que mobilizam a discussão teórica sobre assinatura, entendemos que Lísias capitaliza questões do nosso tempo a favor da circulação de seu nome, o que faz com que sua obra nos aproxime de reflexões sobre a produção literária contemporânea.
id UFBA-2_113f48cc4429737b77bc713620c32e6e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/34219
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Silva, Nivana Ferreira daAzevedo, Luciene Almeida deBirman, DanielaWolff, JorgeCosta, SuzaneCosta, Júlia2021-09-11T10:37:58Z2021-09-11T10:37:58Z2021-09-112020-11-27TESEhttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34219Esta tese tem como objetivo discutir como é construída a assinatura do autor Ricardo Lísias. Partindo da noção de assinatura de Jacques Derrida, em diálogo com um arcabouço teórico-crítico da literatura contemporânea, consideramos o nome de Lísias exemplar para problematizarmos como um gesto signatário é forjado hoje. Nesse sentido, o trabalho promove um deslocamento no entendimento de assinatura, já que traz para o debate questões que nos desafiam a entender as práticas literárias do presente. A investigação realizada gira em torno de três recortes temáticos: o limiar entre vida e obra, a performance autoral e a contra-assinatura. Além de Derrida (1984, 1985b, 1986, 1991b, 2014), a discussão sobre assinatura parte das contribuições de Peggy Kamuf (1988) e Abel Barros Baptista (2003). Trazemos as reflexões de Michel Foucault (2009), Josefina Ludmer (2013), Florencia Garramuño (2014a) e Reinaldo Laddaga (2013) para argumentar que as transformações nas noções de autoria, obra e, mais amplamente, na própria ideia de literatura estão relacionadas a um rearranjo entre o real e o ficcional, interferindo nos modos como um autor assina. Dessa forma, é possível pensar como um tipo de intencionalidade pode ser identificada na performance autoral, que também é um dispositivo que cria uma assinatura, conforme discutimos a partir das formulações sobre performativo, de John Austin (1998), Derrida (1991b) e Stanley Fish (1982), e sobre performance, com Patrice Pavis (2017), Richard Schechner (2006), Karl Erik Schøllhammer (2013) e Luciene Azevedo (2004, 2007). Observamos, então, que as atuações de Lísias dentro e fora do texto influenciam e monitoram a recepção de seu trabalho, de maneira a aproveitar-se das leituras da obra a favor do próprio gesto signatário. Argumenta-se que o autor é um curador das contra-assinaturas do público leitor, além de contra-assinar a própria produção. Nesse contexto, dialogamos com Boris Groys (2014), para falar sobre o desenho de si construído pelo artista contemporâneo, e com as contribuições de Marjorie Perloff (2013) sobre curadoria. Assim, diante de um conjunto de procedimentos autorais que mobilizam a discussão teórica sobre assinatura, entendemos que Lísias capitaliza questões do nosso tempo a favor da circulação de seu nome, o que faz com que sua obra nos aproxime de reflexões sobre a produção literária contemporânea.ABSTRACT This thesis aims to discuss how the signature of the author Ricardo Lísias is constructed. Based on Jacques Derrida’s notion of signature, in dialogue with a theoretical-critical framework of the contemporary literature, we consider Lísias’ name as exemplary for the problematization of how a signatory act is forged nowadays. The work promotes a displacement in the signature’s comprehension, since it brings to discussion questions that challenge us to understand the recent literary practices. The investigation revolves around three themes: the borderline between life and work, performance and countersignature. Besides Derrida (1984, 1985b, 1986, 1991b, 2014), the discussion about signature is based on contributions from Peggy Kamuf (1988) and Abel Barros Baptista (2003). We present ideas by Michel Foucault (2009), Josefina Ludmer (2013), Florencia Garramuño (2014a) and Reinaldo Laddaga (2013) to argue that the transformations in notions of authorship, work and literature’s idea are related to a rearrangement between the real and the fictional, interfering with the ways an author signs. Thus, it’s possible to think of how a type of intentionality can be identified in the author’s performance, which is also a device that creates a signature, as discussed according to formulations about performative, in John Austin (1998), Derrida (1991b) and Stanley Fish (1982), and about performance, with Patrice Pavis (2017), Richard Schechner (2006), Karl Erik Schøllhammer (2013) and Luciene Azevedo (2004, 2007). We observe that Lísias’ acting inside and outside the text influences and monitors his work’s reception, taking advantage of the work’s readings in benefit of his own signatory act. We argue that the author is a curator of readers’ countersignatures, besides countersigning their own production. In this context, we dialogue with Boris Groys (2014), to approach the self-design formed by the contemporary artist, and contributions from Marjorie Perloff (2013) about curatorship. Therefore, face a set of author’s procedures that mobilize the theoretical discussion about signature, we understand that Lísias capitalizes on issues of our time in favor of his name’s circulation, which induces his work to raising reflections about contemporary literary productionsSubmitted by UVERLANDIA SILVA (uverlandia.araujo@ufba.br) on 2021-08-25T20:14:43Z No. of bitstreams: 1 TESE VERSÃO DEFINITIVA_NIVANA FERREIRA DA SILVA.pdf: 6387637 bytes, checksum: 0e00a84a6716497430bf2f77702c484f (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-09-11T10:37:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE VERSÃO DEFINITIVA_NIVANA FERREIRA DA SILVA.pdf: 6387637 bytes, checksum: 0e00a84a6716497430bf2f77702c484f (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-11T10:37:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE VERSÃO DEFINITIVA_NIVANA FERREIRA DA SILVA.pdf: 6387637 bytes, checksum: 0e00a84a6716497430bf2f77702c484f (MD5)FAPESBTeorias e Críticas da Literatura e da CulturaLiteratura brasileira - Século XXIRicardo LísiasPerformanceAutoriaLiteratura moderna - Século XXIAssinatura e contra-assinatura: Ricardo Lísias. performances de autorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInstituto de LetrasPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURAILUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE VERSÃO DEFINITIVA_NIVANA FERREIRA DA SILVA.pdfTESE VERSÃO DEFINITIVA_NIVANA FERREIRA DA SILVA.pdfapplication/pdf6387637https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34219/1/TESE%20VERS%c3%83O%20DEFINITIVA_NIVANA%20FERREIRA%20DA%20SILVA.pdf0e00a84a6716497430bf2f77702c484fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34219/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTTESE VERSÃO DEFINITIVA_NIVANA FERREIRA DA SILVA.pdf.txtTESE VERSÃO DEFINITIVA_NIVANA FERREIRA DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain543680https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34219/3/TESE%20VERS%c3%83O%20DEFINITIVA_NIVANA%20FERREIRA%20DA%20SILVA.pdf.txtb0ccf4d21efaea678385f71c57fd1001MD53ri/342192022-06-01 21:51:14.345oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-02T00:51:14Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Assinatura e contra-assinatura: Ricardo Lísias. performances de autor
title Assinatura e contra-assinatura: Ricardo Lísias. performances de autor
spellingShingle Assinatura e contra-assinatura: Ricardo Lísias. performances de autor
Silva, Nivana Ferreira da
Teorias e Críticas da Literatura e da Cultura
Literatura brasileira - Século XXI
Ricardo Lísias
Performance
Autoria
Literatura moderna - Século XXI
title_short Assinatura e contra-assinatura: Ricardo Lísias. performances de autor
title_full Assinatura e contra-assinatura: Ricardo Lísias. performances de autor
title_fullStr Assinatura e contra-assinatura: Ricardo Lísias. performances de autor
title_full_unstemmed Assinatura e contra-assinatura: Ricardo Lísias. performances de autor
title_sort Assinatura e contra-assinatura: Ricardo Lísias. performances de autor
author Silva, Nivana Ferreira da
author_facet Silva, Nivana Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nivana Ferreira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Luciene Almeida de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Birman, Daniela
Wolff, Jorge
Costa, Suzane
Costa, Júlia
contributor_str_mv Azevedo, Luciene Almeida de
Birman, Daniela
Wolff, Jorge
Costa, Suzane
Costa, Júlia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Teorias e Críticas da Literatura e da Cultura
topic Teorias e Críticas da Literatura e da Cultura
Literatura brasileira - Século XXI
Ricardo Lísias
Performance
Autoria
Literatura moderna - Século XXI
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura brasileira - Século XXI
Ricardo Lísias
Performance
Autoria
Literatura moderna - Século XXI
description Esta tese tem como objetivo discutir como é construída a assinatura do autor Ricardo Lísias. Partindo da noção de assinatura de Jacques Derrida, em diálogo com um arcabouço teórico-crítico da literatura contemporânea, consideramos o nome de Lísias exemplar para problematizarmos como um gesto signatário é forjado hoje. Nesse sentido, o trabalho promove um deslocamento no entendimento de assinatura, já que traz para o debate questões que nos desafiam a entender as práticas literárias do presente. A investigação realizada gira em torno de três recortes temáticos: o limiar entre vida e obra, a performance autoral e a contra-assinatura. Além de Derrida (1984, 1985b, 1986, 1991b, 2014), a discussão sobre assinatura parte das contribuições de Peggy Kamuf (1988) e Abel Barros Baptista (2003). Trazemos as reflexões de Michel Foucault (2009), Josefina Ludmer (2013), Florencia Garramuño (2014a) e Reinaldo Laddaga (2013) para argumentar que as transformações nas noções de autoria, obra e, mais amplamente, na própria ideia de literatura estão relacionadas a um rearranjo entre o real e o ficcional, interferindo nos modos como um autor assina. Dessa forma, é possível pensar como um tipo de intencionalidade pode ser identificada na performance autoral, que também é um dispositivo que cria uma assinatura, conforme discutimos a partir das formulações sobre performativo, de John Austin (1998), Derrida (1991b) e Stanley Fish (1982), e sobre performance, com Patrice Pavis (2017), Richard Schechner (2006), Karl Erik Schøllhammer (2013) e Luciene Azevedo (2004, 2007). Observamos, então, que as atuações de Lísias dentro e fora do texto influenciam e monitoram a recepção de seu trabalho, de maneira a aproveitar-se das leituras da obra a favor do próprio gesto signatário. Argumenta-se que o autor é um curador das contra-assinaturas do público leitor, além de contra-assinar a própria produção. Nesse contexto, dialogamos com Boris Groys (2014), para falar sobre o desenho de si construído pelo artista contemporâneo, e com as contribuições de Marjorie Perloff (2013) sobre curadoria. Assim, diante de um conjunto de procedimentos autorais que mobilizam a discussão teórica sobre assinatura, entendemos que Lísias capitaliza questões do nosso tempo a favor da circulação de seu nome, o que faz com que sua obra nos aproxime de reflexões sobre a produção literária contemporânea.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-11T10:37:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-11T10:37:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34219
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv TESE
identifier_str_mv TESE
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA
dc.publisher.initials.fl_str_mv ILUFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34219/1/TESE%20VERS%c3%83O%20DEFINITIVA_NIVANA%20FERREIRA%20DA%20SILVA.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34219/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34219/3/TESE%20VERS%c3%83O%20DEFINITIVA_NIVANA%20FERREIRA%20DA%20SILVA.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e00a84a6716497430bf2f77702c484f
e3e6f4a9287585a60c07547815529482
b0ccf4d21efaea678385f71c57fd1001
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502732346982400