Voz narrativa feminina e metaficção historiográfica Eem Dias e dias,de Ana Miranda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35932 |
Resumo: | O estudo que se intitula Voz narrativa feminina e metaficção historiográfica no romance Dias e Dias, de Ana Miranda, é resultado da pesquisa que tem como corpus o romance Dias e Dias de Ana Miranda. O trabalho tem como objetivos analisar as relações entre ficção e história presentes no romance, levando em consideração tendências do romance pós-moderno em conjugar história e ficção, tornando possível o questionamento de verdades históricas; e discutir como a metaficção historiográfica pode representar uma porta aberta para o discurso de autoria feminina através da voz narrativa no romance, tendo como embasamento os estudos de gênero e as abordagens sobre as relações entre realidade e ficção, que desconstroem ideias hegemônicas e androcêntricas. Os romances de Ana Miranda têm estimulado estudiosos, seja pela relação que ela estabelece entre História e Literatura/Ficção, seja pela presença marcante da mulher. No romance Dias e Dias, a autora executa um trabalho inovador com a construção da personagem Feliciana, que, enquanto narradora do romance, atua como biógrafa do poeta Gonçalves Dias, numa história ambientada no século XIX. Documentos apresentam informações sobre a vida do poeta Gonçalves Dias, porém Antonio (nome eleito pela narradora para se referir a ele) é o resultado da idealização de Feliciana. A narração em primeira pessoa contribui fundamentalmente para esse efeito. Consultando White, Linda Hutcheon observa que história e literatura são ambas ―construtos discursivos‖. Ambas construídas histórica e socialmente, constituem discursos que se transformam, atendem a interesses específicos e têm em comum, além do fato de serem discursos, a verossimilhança e a intertextualidade. Os múltiplos olhares considerados como relevantes pela teoria pós-moderna possibilitam a inserção da mulher na história literária e seu olhar entre os que têm o poder de contar a história. Assim a mulher tem a oportunidade de relatar a história sob sua perspectiva, através de sua linguagem, de um lugar que até bem pouco tempo era ocupado apenas pelo homem. |
id |
UFBA-2_115237ee8280c910ae88dfd25b3a7e6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/35932 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2022-08-23T19:48:55Z2022-08-23T19:48:55Z2011-05-31https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35932O estudo que se intitula Voz narrativa feminina e metaficção historiográfica no romance Dias e Dias, de Ana Miranda, é resultado da pesquisa que tem como corpus o romance Dias e Dias de Ana Miranda. O trabalho tem como objetivos analisar as relações entre ficção e história presentes no romance, levando em consideração tendências do romance pós-moderno em conjugar história e ficção, tornando possível o questionamento de verdades históricas; e discutir como a metaficção historiográfica pode representar uma porta aberta para o discurso de autoria feminina através da voz narrativa no romance, tendo como embasamento os estudos de gênero e as abordagens sobre as relações entre realidade e ficção, que desconstroem ideias hegemônicas e androcêntricas. Os romances de Ana Miranda têm estimulado estudiosos, seja pela relação que ela estabelece entre História e Literatura/Ficção, seja pela presença marcante da mulher. No romance Dias e Dias, a autora executa um trabalho inovador com a construção da personagem Feliciana, que, enquanto narradora do romance, atua como biógrafa do poeta Gonçalves Dias, numa história ambientada no século XIX. Documentos apresentam informações sobre a vida do poeta Gonçalves Dias, porém Antonio (nome eleito pela narradora para se referir a ele) é o resultado da idealização de Feliciana. A narração em primeira pessoa contribui fundamentalmente para esse efeito. Consultando White, Linda Hutcheon observa que história e literatura são ambas ―construtos discursivos‖. Ambas construídas histórica e socialmente, constituem discursos que se transformam, atendem a interesses específicos e têm em comum, além do fato de serem discursos, a verossimilhança e a intertextualidade. Os múltiplos olhares considerados como relevantes pela teoria pós-moderna possibilitam a inserção da mulher na história literária e seu olhar entre os que têm o poder de contar a história. Assim a mulher tem a oportunidade de relatar a história sob sua perspectiva, através de sua linguagem, de um lugar que até bem pouco tempo era ocupado apenas pelo homem.The study entitled Voz narrativa feminina e metaficção historiográfica no romance Dias e Dias, de Ana Miranda, is the produce of the research that has like corpus the novel Dias e Dias, of Ana Miranda. This work has the objective of analyze the relationships between fiction and history present in the novel, taking into account trends in the postmodern novel in combining history and fiction, making possible the questioning historical truths. It also discusses how the historiographic metafiction may represent an open door to the discourse of female authorship through the female narration in the novel, based on the gender theories and approaches on the relationship between fiction and reality, ideas that deconstruct hegemonic and androcentric. Ana Miranda's novels have encouraged scholars, is the relationship it establishes between history and literature / fiction, is marked by the presence of women. The author of the novel performs innovative work with the building of character Feliciana, that while the narrator of the novel, acts as a biographer of the poet Gonçalves Dias, a story set in the nineteenth century. Documents bring the biography of the poet Gonçalves Dias, but Antonio (name chosen by the narrator to refer to it) is the result of the idealization of Feliciana.The first person narration contributes fundamentally to that effect. Querying White, Linda Hutcheon notes that history and literature are both "discursive constructs". Both historically and socially constructed, are statements that turn, serve specific interests and have in common, besides the fact it's speeches, the likelihood and intertextuality. The multiple perspectives deemed relevant by the post-modern theory allow the inclusion of women in literary history and his gaze between those who have the power to tell the story. So the woman has the opportunity to tell the story from their perspective, through their language, a place that until recently was occupied only by men.Submitted by navarro ramos (navarroramos@ufba.br) on 2022-08-18T14:14:09Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO DEFINITIVA DE EDJANDE AZEVEDO.pdf: 511741 bytes, checksum: 24445e6b2cfc2951b4f024b580a30a0a (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-08-23T19:48:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO DEFINITIVA DE EDJANDE AZEVEDO.pdf: 511741 bytes, checksum: 24445e6b2cfc2951b4f024b580a30a0a (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-23T19:48:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO DEFINITIVA DE EDJANDE AZEVEDO.pdf: 511741 bytes, checksum: 24445e6b2cfc2951b4f024b580a30a0a (MD5) Previous issue date: 2011-05-31porUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPrograma de Pós-graduação em Letras e Lingüística (PPGLL até 2010) UFBABrasilInstituto de LetrasFeminine narrativeHistoriographic metafictionFictionHistoryCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESMiranda, Ana - Dias e diasMetaficção HistoriográficaFicção histórica brasileiraHistóriaEscritoras brasileirasNarrativa feminina (Retórica)Voz narrativa feminina e metaficção historiográfica Eem Dias e dias,de Ana Mirandainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBedasse, Raimundahttp://lattes.cnpq.br/0513237327233425Bedasse, RaimundaAraújo, Noélia Borges dePortela, Girlenehttp://lattes.cnpq.br/9225308919062363Azevedo, Edjande da Costa Souzareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTAÇÃO DEFINITIVA DE EDJANDE AZEVEDO.pdfDISSERTAÇÃO DEFINITIVA DE EDJANDE AZEVEDO.pdfEDJANDE DA COSTA SOUZA AZEVEDOapplication/pdf511741https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35932/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DEFINITIVA%20DE%20EDJANDE%20AZEVEDO.pdf24445e6b2cfc2951b4f024b580a30a0aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35932/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTDISSERTAÇÃO DEFINITIVA DE EDJANDE AZEVEDO.pdf.txtDISSERTAÇÃO DEFINITIVA DE EDJANDE AZEVEDO.pdf.txtExtracted texttext/plain185602https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35932/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DEFINITIVA%20DE%20EDJANDE%20AZEVEDO.pdf.txt4c5f67fab03184ef82f5da90ab32148bMD53ri/359322022-08-27 02:02:36.189oai:repositorio.ufba.br:ri/35932TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvIGF1dG9yIG91IHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZS9vdSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyAKZm9ybWF0b3Mgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKTyBhdXRvciBvdSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gZS9vdSBmb3JtYXRvIHBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLCBwb2RlbmRvIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKTyBhdXRvciBvdSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIG9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91IG5vIGNvbnRlw7pkbyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBICBSRVNVTFRFIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSAgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08sIENPTU8gVEFNQsOJTSBBUyBERU1BSVMgT0JSSUdBw4fDlUVTIApFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l0w7NyaW8gc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyLCBjbGFyYW1lbnRlLCBvIHNldSBub21lIChzKSBvdSBvKHMpIG5vbWUocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyBjb25jZWRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-27T05:02:36Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Voz narrativa feminina e metaficção historiográfica Eem Dias e dias,de Ana Miranda |
title |
Voz narrativa feminina e metaficção historiográfica Eem Dias e dias,de Ana Miranda |
spellingShingle |
Voz narrativa feminina e metaficção historiográfica Eem Dias e dias,de Ana Miranda Azevedo, Edjande da Costa Souza CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Miranda, Ana - Dias e dias Metaficção Historiográfica Ficção histórica brasileira História Escritoras brasileiras Narrativa feminina (Retórica) Feminine narrative Historiographic metafiction Fiction History |
title_short |
Voz narrativa feminina e metaficção historiográfica Eem Dias e dias,de Ana Miranda |
title_full |
Voz narrativa feminina e metaficção historiográfica Eem Dias e dias,de Ana Miranda |
title_fullStr |
Voz narrativa feminina e metaficção historiográfica Eem Dias e dias,de Ana Miranda |
title_full_unstemmed |
Voz narrativa feminina e metaficção historiográfica Eem Dias e dias,de Ana Miranda |
title_sort |
Voz narrativa feminina e metaficção historiográfica Eem Dias e dias,de Ana Miranda |
author |
Azevedo, Edjande da Costa Souza |
author_facet |
Azevedo, Edjande da Costa Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bedasse, Raimunda |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0513237327233425 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Bedasse, Raimunda |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Araújo, Noélia Borges de |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Portela, Girlene |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9225308919062363 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Edjande da Costa Souza |
contributor_str_mv |
Bedasse, Raimunda Bedasse, Raimunda Araújo, Noélia Borges de Portela, Girlene |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Miranda, Ana - Dias e dias Metaficção Historiográfica Ficção histórica brasileira História Escritoras brasileiras Narrativa feminina (Retórica) Feminine narrative Historiographic metafiction Fiction History |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Miranda, Ana - Dias e dias Metaficção Historiográfica Ficção histórica brasileira História Escritoras brasileiras Narrativa feminina (Retórica) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Feminine narrative Historiographic metafiction Fiction History |
description |
O estudo que se intitula Voz narrativa feminina e metaficção historiográfica no romance Dias e Dias, de Ana Miranda, é resultado da pesquisa que tem como corpus o romance Dias e Dias de Ana Miranda. O trabalho tem como objetivos analisar as relações entre ficção e história presentes no romance, levando em consideração tendências do romance pós-moderno em conjugar história e ficção, tornando possível o questionamento de verdades históricas; e discutir como a metaficção historiográfica pode representar uma porta aberta para o discurso de autoria feminina através da voz narrativa no romance, tendo como embasamento os estudos de gênero e as abordagens sobre as relações entre realidade e ficção, que desconstroem ideias hegemônicas e androcêntricas. Os romances de Ana Miranda têm estimulado estudiosos, seja pela relação que ela estabelece entre História e Literatura/Ficção, seja pela presença marcante da mulher. No romance Dias e Dias, a autora executa um trabalho inovador com a construção da personagem Feliciana, que, enquanto narradora do romance, atua como biógrafa do poeta Gonçalves Dias, numa história ambientada no século XIX. Documentos apresentam informações sobre a vida do poeta Gonçalves Dias, porém Antonio (nome eleito pela narradora para se referir a ele) é o resultado da idealização de Feliciana. A narração em primeira pessoa contribui fundamentalmente para esse efeito. Consultando White, Linda Hutcheon observa que história e literatura são ambas ―construtos discursivos‖. Ambas construídas histórica e socialmente, constituem discursos que se transformam, atendem a interesses específicos e têm em comum, além do fato de serem discursos, a verossimilhança e a intertextualidade. Os múltiplos olhares considerados como relevantes pela teoria pós-moderna possibilitam a inserção da mulher na história literária e seu olhar entre os que têm o poder de contar a história. Assim a mulher tem a oportunidade de relatar a história sob sua perspectiva, através de sua linguagem, de um lugar que até bem pouco tempo era ocupado apenas pelo homem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-05-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-23T19:48:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-23T19:48:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35932 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Letras e Lingüística (PPGLL até 2010) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35932/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DEFINITIVA%20DE%20EDJANDE%20AZEVEDO.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35932/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35932/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DEFINITIVA%20DE%20EDJANDE%20AZEVEDO.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
24445e6b2cfc2951b4f024b580a30a0a 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b 4c5f67fab03184ef82f5da90ab32148b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459650758082560 |