Dança e intervenção urbana: a contribuição do regime dos editais para a espetacularização da arte e da cidade contemporânea
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20894 |
Resumo: | A pesquisa visa analisar o encontro da dança com a Intervenção Urbana dentro do regime dos editais de financiamento público para arte, apontando para duas implicações resultantes: o anestesiamento crítico na esfera da arte e o anestesiamento da experiência no espaço urbano. Ambos fatores colaboram com o atual processo de espetacularização das cidades e com os jogos de visibilidade e de invisibilidade que existem nos sistemas de dominação. No âmbito das relações políticas dos modos de fazer-se ver, a dança é abordada sob a perspectiva de um dispositivo; este, por sua vez, não tem forma, mas é formador. Um dispositivo opera na esfera do poder - que é inseparável da produção de saber - e é composto de enunciados, espaços e práticas. Uma intervenção é propositiva e radicaliza a relação do corpo com o ambiente, do corpo com o próprio corpo e do corpo com demais corpos, simultaneamente - seja a intervenção judicial, clínica, urbana ou artística. Nestas condições, quais as implicações políticas da relação entre dança, intervenção, cidade e o sistema dos editais como condição para criar? Esta é uma questão que se desenvolve durante toda a dissertação com o intuito de problematizar a institucionalização das relações entre corpo, dança e cidade e perceber como isto implica na produção de subjetividades e na formação de “corpografias”. Estando anestesiadas tanto a potência crítica da arte dentro do sistema dos editais quanto a experiência dos espaços urbanos nos processos de espetacularização da cidade, resta-nos criar novas condições para a emergência de novos pensamentos e de novas situações que provoquem possíveis experiências críticas na relação da dança com a cidade. |
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Estando anestesiadas tanto a potência crítica da arte dentro do sistema dos editais quanto a experiência dos espaços urbanos nos processos de espetacularização da cidade, resta-nos criar novas condições para a emergência de novos pensamentos e de novas situações que provoquem possíveis experiências críticas na relação da dança com a cidade.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2016-10-20T14:26:04Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Tiago Nogueira.pdf: 1856813 bytes, checksum: 651cbba9f387fa8e267efe05712ca0cf (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Barroso (pbarroso@ufba.br) on 2016-10-20T17:12:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Tiago Nogueira.pdf: 1856813 bytes, checksum: 651cbba9f387fa8e267efe05712ca0cf (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-20T17:12:13Z (GMT). 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