O GUERREIRO ALAGOANO: CORPO E PEDAGOGIA MULTIRREFERENCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, CLÁUDIO ANTONIO SANTOS DA
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23646
Resumo: Este trabalho tem como foco dissertativo a prática espetacular: o Guerreiro Alagoano, objeto que venho pesquisando desde o ano de 2000. Neste estudo descrevo etnograficamente as matrizes estéticas e históricas do Guerreiro de Alagoas, assim como suas transformações ao longo do tempo. Durante o ano de 2005 ao ano de 2006, o objeto Guerreiro, tornou-se Projeto de Iniciação Científica PIBIc/CNPq, e seus resultados impulsionaram o processo de criação em dança contemporânea (2008) intitulado: Entremeios - Dez Figurações, que tem por objetivo a encenação de dez Entremeios. Esse processo artístico da construção dos solos foi estruturado a partir de minha trajetória como pedagogo e dançarino construindo um fazer artístico fundamentado na percepção sobre o corpo, a cena e sua pedagogia. Assim, descrevo os Entremeios do Guerreiro, a partir de sua etimologia utilizando o estudo do professor Armindo Bião (2009) sobre os entremezes portugueses, base teórica fundamental da pesquisa para a construção dos solos, evidenciando o seu caráter da memória, da tradição e contemporaneidade. Neste sentido, descrevo a minha trajetória até chegar ao objeto, o Guerreiro Alagoano e contextualizo o meu processo criativo discorrendo sobre o fazer pedagógico na construção dos solos, o qual o eixo teórico da pesquisa científica e artística perpassa uma perspectiva Multirreferencial, como propõe Jacques Ardoino (1960), teórico da Multirreferencialidade, conceito que ele desenvolve nos seus trabalhos desde os anos de 1960. A Multirreferencialidade nas Ciências e na Educação (Ardoino, Barbier, Coulon, Lapassade, Borba e Macedo) propõe-se transdisciplinar permitindo aproximações conceituais entre a Etnocenologia (Bião, Pradier e Duvingnaud); a Etnopesquisa Crítica Multirreferencial (Roberto Sidnei Macedo); os conceitos da filosofia Cínica (Diógenes); a dança pessoal (LUME) e a dança Butoh (Hijikata, Ono, Baiocchi) norteadores deste processo artístico.
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Esse processo artístico da construção dos solos foi estruturado a partir de minha trajetória como pedagogo e dançarino construindo um fazer artístico fundamentado na percepção sobre o corpo, a cena e sua pedagogia. Assim, descrevo os Entremeios do Guerreiro, a partir de sua etimologia utilizando o estudo do professor Armindo Bião (2009) sobre os entremezes portugueses, base teórica fundamental da pesquisa para a construção dos solos, evidenciando o seu caráter da memória, da tradição e contemporaneidade. Neste sentido, descrevo a minha trajetória até chegar ao objeto, o Guerreiro Alagoano e contextualizo o meu processo criativo discorrendo sobre o fazer pedagógico na construção dos solos, o qual o eixo teórico da pesquisa científica e artística perpassa uma perspectiva Multirreferencial, como propõe Jacques Ardoino (1960), teórico da Multirreferencialidade, conceito que ele desenvolve nos seus trabalhos desde os anos de 1960. 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