Interdisciplinaridade: concepções e práticas de docentes em um instituto da Universidade Federal da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Genário dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31453
Resumo: A presente dissertação aborda questões cruciais acerca da interdisciplinaridade. Tem como objetivo geral compreender as concepções e práticas interdisciplinares de docentes do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, da Universidade Federal da Bahia (IHAC-UFBA), que lecionam os componentes curriculares ‘Estudos sobre a Contemporaneidade I’ e ‘Estudos sobre a Contemporaneidade II’, discutindo os seus limites, as suas possibilidades e os desafios da interdisciplinaridade nos Bacharelados Interdisciplinares deste Instituto. Inicialmente, foi desenvolvida uma pesquisa de revisão integrativa sobre o tema, utilizando-se 29 artigos indexados na base de dados Scielo.org e publicados entre os anos de 2014 a 2018. Nessa revisão, a interdisciplinaridade foi contextualizada histórica e filosoficamente, problematizando-se seus aspectos conceituais, metodológicos, ideológicos e práticos relativos ao ensino superior. Posteriormente, passou à fase da pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas com onze docentes dos componentes curriculares citados acima. Também foi desenvolvida uma observação participante no ambiente da sala de aula de quatro desses docentes. A partir dessas observações, foi construído um diário de campo utilizado na etapa da análise dos dados. A partir da revisão integrativa e da pesquisa de campo, os resultados apontaram que o paradigma interdisciplinar tem crescido nos ambientes acadêmicos, sobretudo nas pesquisas de pósgraduação. Caracterizada como multiconceitual, polissêmica e multifacetada, a interdisciplinaridade abrange complexos modos de entendimento da nova estrutura hiperdinâmica do conhecimento. Todavia, mesmo em crescimento, existem diversas resistências a tais renovações, ainda muito presentes na academia, visto que os vários obstáculos à interdisciplinaridade ainda se configuram como entraves à maior ampliação do ensino e da pesquisa no âmbito interdisciplinar. Sobre as práticas docentes, foram identificadas que muitas delas são também realizadas no contexto disciplinar, sendo, aqui, consideradas como interdisciplinares pelo modo com que são realizadas. Por fim, apresentase, como resultado deste trabalho, reflexões frutos de problematizações elaboradas no decorrer das análises, cujo foco foi direcionado à ação docente, que tem como função mediar a aprendizagem, promovendo a autonomia crítico-reflexiva dos seus educandos.
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Inicialmente, foi desenvolvida uma pesquisa de revisão integrativa sobre o tema, utilizando-se 29 artigos indexados na base de dados Scielo.org e publicados entre os anos de 2014 a 2018. Nessa revisão, a interdisciplinaridade foi contextualizada histórica e filosoficamente, problematizando-se seus aspectos conceituais, metodológicos, ideológicos e práticos relativos ao ensino superior. Posteriormente, passou à fase da pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas com onze docentes dos componentes curriculares citados acima. Também foi desenvolvida uma observação participante no ambiente da sala de aula de quatro desses docentes. A partir dessas observações, foi construído um diário de campo utilizado na etapa da análise dos dados. A partir da revisão integrativa e da pesquisa de campo, os resultados apontaram que o paradigma interdisciplinar tem crescido nos ambientes acadêmicos, sobretudo nas pesquisas de pósgraduação. Caracterizada como multiconceitual, polissêmica e multifacetada, a interdisciplinaridade abrange complexos modos de entendimento da nova estrutura hiperdinâmica do conhecimento. Todavia, mesmo em crescimento, existem diversas resistências a tais renovações, ainda muito presentes na academia, visto que os vários obstáculos à interdisciplinaridade ainda se configuram como entraves à maior ampliação do ensino e da pesquisa no âmbito interdisciplinar. Sobre as práticas docentes, foram identificadas que muitas delas são também realizadas no contexto disciplinar, sendo, aqui, consideradas como interdisciplinares pelo modo com que são realizadas. 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