Bonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dourado, Rodrigo Carvalho Marques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16487
Resumo: Esta pesquisa trata das relações entre o teatro contemporâneo e as identidades sexuais “desviantes”. Tendo como objetos de análise os espetáculos Carnes Tolendas: retrato escénico de un travesti (ARG), Luis Antonio-Gabriela (BR), Ópera (BR) e Paloma para matar (BR), seu objetivo é investigar como as formas assumidas pela cena na atualidade traduzem uma crise das categorias identitárias, que se reflete nas representações das experiências sexuais fora da norma. Para tal, procede-se a uma descrição dos espetáculos e, posteriormente, explora-se como as encenações em debate articulam os signos do palco, instaurando uma crise de sentidos. Nessa direção, sua moldura teórica dialoga com importantes elaborações sobre a cena da atualidade, como as noções de teatro performativo, teatro documentário, biodrama, autobiografia, teatralidade; e com ferramentais decisivos para a discussão sobre as identidades, como os conceitos de performatividade, (des)identificação, subalternidade e queer. Também não escapam ao debate categorias estéticas como grotesco, riso, ironia e camp. Tomando as identidades sexuais em seu caráter discursivo, este estudo considera que o palco contemporâneo, como máquina de produzir representações, questiona, mais que afirma, os saberes e significados estáveis sobre o “desviante” sexual, assumindo importante papel na desarticulação/exposição dos dispositivos de poder que operam sobre essa figura.
id UFBA-2_140dd0c588dfd1aa3db00c74647fa52b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/16487
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Dourado, Rodrigo Carvalho MarquesDourado, Rodrigo Carvalho MarquesMarfuz, Luiz César AlvesMartins, Ferdinando CrepaldeSchaffner, Carmen PaternostroVilhena, Deolinda Catarina França deSilva, Hebe Alves da2014-10-30T12:44:49Z2014-10-30T12:44:49Z2014-10-302014http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16487Esta pesquisa trata das relações entre o teatro contemporâneo e as identidades sexuais “desviantes”. Tendo como objetos de análise os espetáculos Carnes Tolendas: retrato escénico de un travesti (ARG), Luis Antonio-Gabriela (BR), Ópera (BR) e Paloma para matar (BR), seu objetivo é investigar como as formas assumidas pela cena na atualidade traduzem uma crise das categorias identitárias, que se reflete nas representações das experiências sexuais fora da norma. Para tal, procede-se a uma descrição dos espetáculos e, posteriormente, explora-se como as encenações em debate articulam os signos do palco, instaurando uma crise de sentidos. Nessa direção, sua moldura teórica dialoga com importantes elaborações sobre a cena da atualidade, como as noções de teatro performativo, teatro documentário, biodrama, autobiografia, teatralidade; e com ferramentais decisivos para a discussão sobre as identidades, como os conceitos de performatividade, (des)identificação, subalternidade e queer. Também não escapam ao debate categorias estéticas como grotesco, riso, ironia e camp. Tomando as identidades sexuais em seu caráter discursivo, este estudo considera que o palco contemporâneo, como máquina de produzir representações, questiona, mais que afirma, os saberes e significados estáveis sobre o “desviante” sexual, assumindo importante papel na desarticulação/exposição dos dispositivos de poder que operam sobre essa figura.This research deals with the relations between contemporary theater and the “deviant” sexual identities. Taking as objects of analysis the plays Carnes Tolendas: retrato escénico de un travesti (ARG), Luis Antonio-Gabriela (BR), Ópera (BR) e Paloma para matar (BR), it’s goal is to investigate how the forms assumed by the scene in the present convey a crisis of identity categories wich is reflected in the representations of sexual experiences out of the norm. To this end, we present a description of the plays and then we explore how these works articulate the signs on the stage, establishing a crisis of meaning. The theoretical frame here used dialogues with important elaborations on the scene of the present such as the notions of performative theater, documentary theater, biodrama, autobiography, theatricality; and crucial tools to the discussion of identities, such as the concepts of performativity, (dis)identification, subalternity and queer. Also do not escape the debate aesthetic categories such as grotesque, laughter, irony and camp. Taking sexual identities in their discursive aspect, this study considers that the contemporary stage, as a machine in producing representations, questions rather than states, knowledges and stable meanings about the sexual “deviant”, assuming an important role in dismantling/displaying devices of power that operate over that figure.Submitted by Rodrigo Dourado (rodrigodourado78@gmail.com) on 2014-10-27T18:32:11Z No. of bitstreams: 1 Tese PPGAC UFBA Rodrigo Carvalho Marques Dourado2014final.pdf: 2550279 bytes, checksum: c3adb0f37185471a9a2afadb1eafd5ad (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2014-10-30T12:44:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese PPGAC UFBA Rodrigo Carvalho Marques Dourado2014final.pdf: 2550279 bytes, checksum: c3adb0f37185471a9a2afadb1eafd5ad (MD5)Made available in DSpace on 2014-10-30T12:44:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese PPGAC UFBA Rodrigo Carvalho Marques Dourado2014final.pdf: 2550279 bytes, checksum: c3adb0f37185471a9a2afadb1eafd5ad (MD5)CapesArtes CênicasTeatroPerformanceEstudos de Gênero e SexualidadeAntropologiaSociologiaPsicologiaTeatro ContemporâneoTeatro DocumentárioBiodramaTeatralidadePerformatividadeQueerIdentidades Sexuais(Des)identidadesBonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal da BahiaEscola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBA/PPGACbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese PPGAC UFBA Rodrigo Carvalho Marques Dourado2014final.pdfTese PPGAC UFBA Rodrigo Carvalho Marques Dourado2014final.pdfapplication/pdf2550279https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16487/1/Tese%20PPGAC%20UFBA%20Rodrigo%20Carvalho%20Marques%20Dourado2014final.pdfc3adb0f37185471a9a2afadb1eafd5adMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16487/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTTese PPGAC UFBA Rodrigo Carvalho Marques Dourado2014final.pdf.txtTese PPGAC UFBA Rodrigo Carvalho Marques Dourado2014final.pdf.txtExtracted texttext/plain577569https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16487/3/Tese%20PPGAC%20UFBA%20Rodrigo%20Carvalho%20Marques%20Dourado2014final.pdf.txt8f94d5f6da317a53335ea4d4bc60fcdfMD53ri/164872022-07-07 09:26:01.691oai:repositorio.ufba.br:ri/16487VGVybW8gZGUgTGljZW4/YSwgbj9vIGV4Y2x1c2l2bywgcGFyYSBvIGRlcD9zaXRvIG5vIFJlcG9zaXQ/cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZCQS4KCiBQZWxvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3M/byBkZSBkb2N1bWVudG9zLCBvIGF1dG9yIG91IHNldSByZXByZXNlbnRhbnRlIGxlZ2FsLCBhbyBhY2VpdGFyIAplc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2VuP2EsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdD9yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkYSBCYWhpYSAKbyBkaXJlaXRvIGRlIG1hbnRlciB1bWEgYz9waWEgZW0gc2V1IHJlcG9zaXQ/cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2YT8/by4gCkVzc2VzIHRlcm1vcywgbj9vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnQ/bSBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvci9jb3B5cmlnaHQsIG1hcyBlbnRlbmRlIG8gZG9jdW1lbnRvIApjb21vIHBhcnRlIGRvIGFjZXJ2byBpbnRlbGVjdHVhbCBkZXNzYSBVbml2ZXJzaWRhZGUuCgogUGFyYSBvcyBkb2N1bWVudG9zIHB1YmxpY2Fkb3MgY29tIHJlcGFzc2UgZGUgZGlyZWl0b3MgZGUgZGlzdHJpYnVpPz9vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2VuP2EgCmVudGVuZGUgcXVlOgoKIE1hbnRlbmRvIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCByZXBhc3NhZG9zIGEgdGVyY2Vpcm9zLCBlbSBjYXNvIGRlIHB1YmxpY2E/P2VzLCBvIHJlcG9zaXQ/cmlvCnBvZGUgcmVzdHJpbmdpciBvIGFjZXNzbyBhbyB0ZXh0byBpbnRlZ3JhbCwgbWFzIGxpYmVyYSBhcyBpbmZvcm1hPz9lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHU/P28gY2llbnQ/ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3RyaT8/ZXMgaW1wb3N0YXMgcGVsb3MgZWRpdG9yZXMgZGUgcGVyaT9kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2E/P2VzIHNlbSBpbmljaWF0aXZhcyBxdWUgc2VndWVtIGEgcG9sP3RpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVwP3NpdG9zIApjb21wdWxzP3Jpb3MgbmVzc2UgcmVwb3NpdD9yaW8gbWFudD9tIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBtYXMgbWFudD9tIGFjZXNzbyBpcnJlc3RyaXRvIAphbyBtZXRhZGFkb3MgZSB0ZXh0byBjb21wbGV0by4gQXNzaW0sIGEgYWNlaXRhPz9vIGRlc3NlIHRlcm1vIG4/byBuZWNlc3NpdGEgZGUgY29uc2VudGltZW50bwogcG9yIHBhcnRlIGRlIGF1dG9yZXMvZGV0ZW50b3JlcyBkb3MgZGlyZWl0b3MsIHBvciBlc3RhcmVtIGVtIGluaWNpYXRpdmFzIGRlIGFjZXNzbyBhYmVydG8uCg==Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-07T12:26:01Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneo
title Bonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneo
spellingShingle Bonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneo
Dourado, Rodrigo Carvalho Marques
Artes Cênicas
Teatro
Performance
Estudos de Gênero e Sexualidade
Antropologia
Sociologia
Psicologia
Teatro Contemporâneo
Teatro Documentário
Biodrama
Teatralidade
Performatividade
Queer
Identidades Sexuais
(Des)identidades
title_short Bonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneo
title_full Bonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneo
title_fullStr Bonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneo
title_full_unstemmed Bonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneo
title_sort Bonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneo
author Dourado, Rodrigo Carvalho Marques
author_facet Dourado, Rodrigo Carvalho Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dourado, Rodrigo Carvalho Marques
Dourado, Rodrigo Carvalho Marques
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marfuz, Luiz César Alves
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Martins, Ferdinando Crepalde
Schaffner, Carmen Paternostro
Vilhena, Deolinda Catarina França de
Silva, Hebe Alves da
contributor_str_mv Marfuz, Luiz César Alves
Martins, Ferdinando Crepalde
Schaffner, Carmen Paternostro
Vilhena, Deolinda Catarina França de
Silva, Hebe Alves da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes Cênicas
Teatro
Performance
Estudos de Gênero e Sexualidade
Antropologia
Sociologia
Psicologia
topic Artes Cênicas
Teatro
Performance
Estudos de Gênero e Sexualidade
Antropologia
Sociologia
Psicologia
Teatro Contemporâneo
Teatro Documentário
Biodrama
Teatralidade
Performatividade
Queer
Identidades Sexuais
(Des)identidades
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro Contemporâneo
Teatro Documentário
Biodrama
Teatralidade
Performatividade
Queer
Identidades Sexuais
(Des)identidades
description Esta pesquisa trata das relações entre o teatro contemporâneo e as identidades sexuais “desviantes”. Tendo como objetos de análise os espetáculos Carnes Tolendas: retrato escénico de un travesti (ARG), Luis Antonio-Gabriela (BR), Ópera (BR) e Paloma para matar (BR), seu objetivo é investigar como as formas assumidas pela cena na atualidade traduzem uma crise das categorias identitárias, que se reflete nas representações das experiências sexuais fora da norma. Para tal, procede-se a uma descrição dos espetáculos e, posteriormente, explora-se como as encenações em debate articulam os signos do palco, instaurando uma crise de sentidos. Nessa direção, sua moldura teórica dialoga com importantes elaborações sobre a cena da atualidade, como as noções de teatro performativo, teatro documentário, biodrama, autobiografia, teatralidade; e com ferramentais decisivos para a discussão sobre as identidades, como os conceitos de performatividade, (des)identificação, subalternidade e queer. Também não escapam ao debate categorias estéticas como grotesco, riso, ironia e camp. Tomando as identidades sexuais em seu caráter discursivo, este estudo considera que o palco contemporâneo, como máquina de produzir representações, questiona, mais que afirma, os saberes e significados estáveis sobre o “desviante” sexual, assumindo importante papel na desarticulação/exposição dos dispositivos de poder que operam sobre essa figura.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-30T12:44:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-10-30T12:44:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16487
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA/PPGAC
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16487/1/Tese%20PPGAC%20UFBA%20Rodrigo%20Carvalho%20Marques%20Dourado2014final.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16487/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16487/3/Tese%20PPGAC%20UFBA%20Rodrigo%20Carvalho%20Marques%20Dourado2014final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c3adb0f37185471a9a2afadb1eafd5ad
0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900
8f94d5f6da317a53335ea4d4bc60fcdf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502549220524032