Bonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16487 |
Resumo: | Esta pesquisa trata das relações entre o teatro contemporâneo e as identidades sexuais “desviantes”. Tendo como objetos de análise os espetáculos Carnes Tolendas: retrato escénico de un travesti (ARG), Luis Antonio-Gabriela (BR), Ópera (BR) e Paloma para matar (BR), seu objetivo é investigar como as formas assumidas pela cena na atualidade traduzem uma crise das categorias identitárias, que se reflete nas representações das experiências sexuais fora da norma. Para tal, procede-se a uma descrição dos espetáculos e, posteriormente, explora-se como as encenações em debate articulam os signos do palco, instaurando uma crise de sentidos. Nessa direção, sua moldura teórica dialoga com importantes elaborações sobre a cena da atualidade, como as noções de teatro performativo, teatro documentário, biodrama, autobiografia, teatralidade; e com ferramentais decisivos para a discussão sobre as identidades, como os conceitos de performatividade, (des)identificação, subalternidade e queer. Também não escapam ao debate categorias estéticas como grotesco, riso, ironia e camp. Tomando as identidades sexuais em seu caráter discursivo, este estudo considera que o palco contemporâneo, como máquina de produzir representações, questiona, mais que afirma, os saberes e significados estáveis sobre o “desviante” sexual, assumindo importante papel na desarticulação/exposição dos dispositivos de poder que operam sobre essa figura. |
id |
UFBA-2_140dd0c588dfd1aa3db00c74647fa52b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/16487 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Dourado, Rodrigo Carvalho MarquesDourado, Rodrigo Carvalho MarquesMarfuz, Luiz César AlvesMartins, Ferdinando CrepaldeSchaffner, Carmen PaternostroVilhena, Deolinda Catarina França deSilva, Hebe Alves da2014-10-30T12:44:49Z2014-10-30T12:44:49Z2014-10-302014http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16487Esta pesquisa trata das relações entre o teatro contemporâneo e as identidades sexuais “desviantes”. Tendo como objetos de análise os espetáculos Carnes Tolendas: retrato escénico de un travesti (ARG), Luis Antonio-Gabriela (BR), Ópera (BR) e Paloma para matar (BR), seu objetivo é investigar como as formas assumidas pela cena na atualidade traduzem uma crise das categorias identitárias, que se reflete nas representações das experiências sexuais fora da norma. Para tal, procede-se a uma descrição dos espetáculos e, posteriormente, explora-se como as encenações em debate articulam os signos do palco, instaurando uma crise de sentidos. Nessa direção, sua moldura teórica dialoga com importantes elaborações sobre a cena da atualidade, como as noções de teatro performativo, teatro documentário, biodrama, autobiografia, teatralidade; e com ferramentais decisivos para a discussão sobre as identidades, como os conceitos de performatividade, (des)identificação, subalternidade e queer. Também não escapam ao debate categorias estéticas como grotesco, riso, ironia e camp. Tomando as identidades sexuais em seu caráter discursivo, este estudo considera que o palco contemporâneo, como máquina de produzir representações, questiona, mais que afirma, os saberes e significados estáveis sobre o “desviante” sexual, assumindo importante papel na desarticulação/exposição dos dispositivos de poder que operam sobre essa figura.This research deals with the relations between contemporary theater and the “deviant” sexual identities. Taking as objects of analysis the plays Carnes Tolendas: retrato escénico de un travesti (ARG), Luis Antonio-Gabriela (BR), Ópera (BR) e Paloma para matar (BR), it’s goal is to investigate how the forms assumed by the scene in the present convey a crisis of identity categories wich is reflected in the representations of sexual experiences out of the norm. To this end, we present a description of the plays and then we explore how these works articulate the signs on the stage, establishing a crisis of meaning. The theoretical frame here used dialogues with important elaborations on the scene of the present such as the notions of performative theater, documentary theater, biodrama, autobiography, theatricality; and crucial tools to the discussion of identities, such as the concepts of performativity, (dis)identification, subalternity and queer. Also do not escape the debate aesthetic categories such as grotesque, laughter, irony and camp. Taking sexual identities in their discursive aspect, this study considers that the contemporary stage, as a machine in producing representations, questions rather than states, knowledges and stable meanings about the sexual “deviant”, assuming an important role in dismantling/displaying devices of power that operate over that figure.Submitted by Rodrigo Dourado (rodrigodourado78@gmail.com) on 2014-10-27T18:32:11Z No. of bitstreams: 1 Tese PPGAC UFBA Rodrigo Carvalho Marques Dourado2014final.pdf: 2550279 bytes, checksum: c3adb0f37185471a9a2afadb1eafd5ad (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2014-10-30T12:44:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese PPGAC UFBA Rodrigo Carvalho Marques Dourado2014final.pdf: 2550279 bytes, checksum: c3adb0f37185471a9a2afadb1eafd5ad (MD5)Made available in DSpace on 2014-10-30T12:44:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese PPGAC UFBA Rodrigo Carvalho Marques Dourado2014final.pdf: 2550279 bytes, checksum: c3adb0f37185471a9a2afadb1eafd5ad (MD5)CapesArtes CênicasTeatroPerformanceEstudos de Gênero e SexualidadeAntropologiaSociologiaPsicologiaTeatro ContemporâneoTeatro DocumentárioBiodramaTeatralidadePerformatividadeQueerIdentidades Sexuais(Des)identidadesBonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal da BahiaEscola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBA/PPGACbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese PPGAC UFBA Rodrigo Carvalho Marques Dourado2014final.pdfTese PPGAC UFBA Rodrigo Carvalho Marques Dourado2014final.pdfapplication/pdf2550279https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16487/1/Tese%20PPGAC%20UFBA%20Rodrigo%20Carvalho%20Marques%20Dourado2014final.pdfc3adb0f37185471a9a2afadb1eafd5adMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16487/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTTese PPGAC UFBA Rodrigo Carvalho Marques Dourado2014final.pdf.txtTese PPGAC UFBA Rodrigo Carvalho Marques Dourado2014final.pdf.txtExtracted texttext/plain577569https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16487/3/Tese%20PPGAC%20UFBA%20Rodrigo%20Carvalho%20Marques%20Dourado2014final.pdf.txt8f94d5f6da317a53335ea4d4bc60fcdfMD53ri/164872022-07-07 09:26:01.691oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-07T12:26:01Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Bonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneo |
title |
Bonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneo |
spellingShingle |
Bonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneo Dourado, Rodrigo Carvalho Marques Artes Cênicas Teatro Performance Estudos de Gênero e Sexualidade Antropologia Sociologia Psicologia Teatro Contemporâneo Teatro Documentário Biodrama Teatralidade Performatividade Queer Identidades Sexuais (Des)identidades |
title_short |
Bonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneo |
title_full |
Bonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneo |
title_fullStr |
Bonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneo |
title_full_unstemmed |
Bonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneo |
title_sort |
Bonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneo |
author |
Dourado, Rodrigo Carvalho Marques |
author_facet |
Dourado, Rodrigo Carvalho Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dourado, Rodrigo Carvalho Marques Dourado, Rodrigo Carvalho Marques |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marfuz, Luiz César Alves |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Martins, Ferdinando Crepalde Schaffner, Carmen Paternostro Vilhena, Deolinda Catarina França de Silva, Hebe Alves da |
contributor_str_mv |
Marfuz, Luiz César Alves Martins, Ferdinando Crepalde Schaffner, Carmen Paternostro Vilhena, Deolinda Catarina França de Silva, Hebe Alves da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Artes Cênicas Teatro Performance Estudos de Gênero e Sexualidade Antropologia Sociologia Psicologia |
topic |
Artes Cênicas Teatro Performance Estudos de Gênero e Sexualidade Antropologia Sociologia Psicologia Teatro Contemporâneo Teatro Documentário Biodrama Teatralidade Performatividade Queer Identidades Sexuais (Des)identidades |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Contemporâneo Teatro Documentário Biodrama Teatralidade Performatividade Queer Identidades Sexuais (Des)identidades |
description |
Esta pesquisa trata das relações entre o teatro contemporâneo e as identidades sexuais “desviantes”. Tendo como objetos de análise os espetáculos Carnes Tolendas: retrato escénico de un travesti (ARG), Luis Antonio-Gabriela (BR), Ópera (BR) e Paloma para matar (BR), seu objetivo é investigar como as formas assumidas pela cena na atualidade traduzem uma crise das categorias identitárias, que se reflete nas representações das experiências sexuais fora da norma. Para tal, procede-se a uma descrição dos espetáculos e, posteriormente, explora-se como as encenações em debate articulam os signos do palco, instaurando uma crise de sentidos. Nessa direção, sua moldura teórica dialoga com importantes elaborações sobre a cena da atualidade, como as noções de teatro performativo, teatro documentário, biodrama, autobiografia, teatralidade; e com ferramentais decisivos para a discussão sobre as identidades, como os conceitos de performatividade, (des)identificação, subalternidade e queer. Também não escapam ao debate categorias estéticas como grotesco, riso, ironia e camp. Tomando as identidades sexuais em seu caráter discursivo, este estudo considera que o palco contemporâneo, como máquina de produzir representações, questiona, mais que afirma, os saberes e significados estáveis sobre o “desviante” sexual, assumindo importante papel na desarticulação/exposição dos dispositivos de poder que operam sobre essa figura. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-10-30T12:44:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-10-30T12:44:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-10-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16487 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia Escola de Teatro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA/PPGAC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia Escola de Teatro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16487/1/Tese%20PPGAC%20UFBA%20Rodrigo%20Carvalho%20Marques%20Dourado2014final.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16487/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16487/3/Tese%20PPGAC%20UFBA%20Rodrigo%20Carvalho%20Marques%20Dourado2014final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c3adb0f37185471a9a2afadb1eafd5ad 0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900 8f94d5f6da317a53335ea4d4bc60fcdf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459489224949760 |