O agenciamento em Breve historia de sete assassinatos: Bob Marley, política e revolução no romance jamaicano de Marlon James

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, João Vitor Dias da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37421
Resumo: Esta dissertação tem como tema o agenciamento no romance jamaicano de Marlon James (2017a), Breve história de sete assassinatos. A narrativa que compõe o corpus desta pesquisa é ambientada em uma Jamaica recém-independente e tem como ponto de partida a tentativa de assassinato que Bob Marley e seus familiares sofreram na noite de 3 de dezembro de 1976. A partir deste episódio, Marlon James recorre aos seus narradores para reescrever a história política e o desenvolvimento social de seu país. Nesse período, do mesmo modo, Bob Marley assume-se como um agente político e revolucionário em sua ilha, tudo isso devido ao clima de tensão que se instaurou na Jamaica por conta das eleições parlamentares desse mesmo ano. Assim sendo, esta dissertação analisa as pessoas que compõem a narrativa jaminiana, bem como os efeitos produzidos por James (2017a) ao agenciar seu personagem principal, o cantor Bob Marley. Com o apoio de teóricos como Deleuze e Guattari (1995; 2017a; 2017b) e Florentina Souza (2015) foi possível perceber que o autor agencia suas dezenas de narradores, de diversos pontos sociais, para reescrever a história social e política da ilha, e, da mesma forma, ele explora uma versão pouco conhecida no mundo afora sobre o astro do reggae. Por conseguinte, com o apoio de Rabelo (2006), White (2012) e Bezerra (2012), foi possível perceber os modos de vida que ajudaram o intérprete Bob Marley a assumir sua posição de agente político na Jamaica, como o movimento político e religioso rastafári e o som-manifesto do reggae music. Ainda, com o apoio de teóricos como Stone (1977) e Marley e Jones (2020), discute-se os conflitos sociais propagados pelas duas principais legendas que estavam no pleito para a disputa parlamentar na ilha caribenha: o Partido Nacional Popular (PNP), de espectro esquerda, e o Partido trabalhista Jamaicano (PTJ), de espectro direita. Ambas as legendas, durante a corrida eleitoral, incentivaram e patrocinaram o terror que deixou a marca de dezenas de mortos na ilha. Nesse quadro de guerra, insere-se o Bob Marley de Marlon James para cantar a liberdade de seu povo e tentar unir sua nação.
id UFBA-2_141536d85fe7a7ea076a9e438c897b84
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/37421
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-07-25T14:40:40Z2023-07-25T14:40:40Z2023-06-30https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37421Esta dissertação tem como tema o agenciamento no romance jamaicano de Marlon James (2017a), Breve história de sete assassinatos. A narrativa que compõe o corpus desta pesquisa é ambientada em uma Jamaica recém-independente e tem como ponto de partida a tentativa de assassinato que Bob Marley e seus familiares sofreram na noite de 3 de dezembro de 1976. A partir deste episódio, Marlon James recorre aos seus narradores para reescrever a história política e o desenvolvimento social de seu país. Nesse período, do mesmo modo, Bob Marley assume-se como um agente político e revolucionário em sua ilha, tudo isso devido ao clima de tensão que se instaurou na Jamaica por conta das eleições parlamentares desse mesmo ano. Assim sendo, esta dissertação analisa as pessoas que compõem a narrativa jaminiana, bem como os efeitos produzidos por James (2017a) ao agenciar seu personagem principal, o cantor Bob Marley. Com o apoio de teóricos como Deleuze e Guattari (1995; 2017a; 2017b) e Florentina Souza (2015) foi possível perceber que o autor agencia suas dezenas de narradores, de diversos pontos sociais, para reescrever a história social e política da ilha, e, da mesma forma, ele explora uma versão pouco conhecida no mundo afora sobre o astro do reggae. Por conseguinte, com o apoio de Rabelo (2006), White (2012) e Bezerra (2012), foi possível perceber os modos de vida que ajudaram o intérprete Bob Marley a assumir sua posição de agente político na Jamaica, como o movimento político e religioso rastafári e o som-manifesto do reggae music. Ainda, com o apoio de teóricos como Stone (1977) e Marley e Jones (2020), discute-se os conflitos sociais propagados pelas duas principais legendas que estavam no pleito para a disputa parlamentar na ilha caribenha: o Partido Nacional Popular (PNP), de espectro esquerda, e o Partido trabalhista Jamaicano (PTJ), de espectro direita. Ambas as legendas, durante a corrida eleitoral, incentivaram e patrocinaram o terror que deixou a marca de dezenas de mortos na ilha. Nesse quadro de guerra, insere-se o Bob Marley de Marlon James para cantar a liberdade de seu povo e tentar unir sua nação.This dissertation has as its theme the agency in the Jamaican novel by Marlon James (2017a), Brief history of seven killings. The narrative that makes up the corpus of this research is set in a newly independent Jamaica and has as its starting point the assassination attempt that Bob Marley and his family suffered on the night of December 3, 1976. to its narrators to rewrite the political history and social development of their country. During this period, in the same way, Bob Marley assumes himself as a political and revolutionary agent on his island, all due to the climate of tension that was established in Jamaica due to the parliamentary elections of that same year. Therefore, this dissertation analyzes the people who make up the Jaminian narrative, as well as the effects produced by James (2017a) when managing his main character, the singer Bob Marley. Supported by Deleuze and Guattari (1995; 2017a; 2017b) and Florentina Souza (2015) it was possible to perceive that the author manages his dozens of narrators, from different social points, to rewrite the social and political history of the island, of the Likewise, he explores a version that is little known around the world about the reggae star. Therefore, supported by Rabelo (2006), White (2012) and Bezerra (2012) it was possible to perceive the ways of life that helped the interpreter Bob Marley to assume his position as a political agent in Jamaica, such as the political and religious movement rastafari and the sound-manifesto of reggae music. Yet, supported by the theorists Stone (1977) and Marley and Jones (2020), I discuss the social conflicts propagated by the two main parties that were in the election for the parliamentary dispute on the Caribbean Island: the People's National Party (PNP) on the left spectrum and the Jamaican Labor Party (JLP) on the right spectrum. Both parties, in the electoral race, encouraged and sponsored the terror that left dozens of dead in the island. In this war framework, Marlon James' Bob Marley is inserted to sing of the freedom of his people and try to unite his nation.Submitted by João Cruz (jvitor.kiss61@gmail.com) on 2023-07-25T09:38:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) FC - Versão final - dissertação.pdf: 2233270 bytes, checksum: d9d182b16ecf45d01226f66e1b5c546c (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-07-25T14:40:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) FC - Versão final - dissertação.pdf: 2233270 bytes, checksum: d9d182b16ecf45d01226f66e1b5c546c (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-25T14:40:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) FC - Versão final - dissertação.pdf: 2233270 bytes, checksum: d9d182b16ecf45d01226f66e1b5c546c (MD5) Previous issue date: 2023-06-30Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal da BahiaPós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) UFBABrasilInstituto de LetrasCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessA brief history of seven killings; Jamaican Literature; Deleuze-Guattarian agency; Marlon James.Letras e artesLiteratura jamaicanaLiteratura e sociedadePolítica e literaturaJames, Marlon, - Crítica e interpretaçãoO agenciamento em Breve historia de sete assassinatos: Bob Marley, política e revolução no romance jamaicano de Marlon JamesAgency in A brief history of seven killings: Bob Marley, Politics and Revolution in Marlon James' Jamaican NovelMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSouza, Arivaldo Sacramento deSouza, Carla Dameane Pereira deRodriguez, Maria Dolores SosinSouza, Arivaldo Sacramento dehttps://orcid.org/0009-0006-2449-3358http://lattes.cnpq.br/8401529577646493Cruz, João Vitor Dias dareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTFC - Versão final - dissertação.pdf.txtFC - Versão final - dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain281225https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37421/4/FC%20-%20Vers%c3%a3o%20final%20-%20disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt48f544234286470846479ea5a2090d21MD54ORIGINALFC - Versão final - dissertação.pdfFC - Versão final - dissertação.pdfapplication/pdf2233270https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37421/1/FC%20-%20Vers%c3%a3o%20final%20-%20disserta%c3%a7%c3%a3o.pdfd9d182b16ecf45d01226f66e1b5c546cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37421/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37421/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/374212023-07-29 02:07:18.533oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-07-29T05:07:18Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O agenciamento em Breve historia de sete assassinatos: Bob Marley, política e revolução no romance jamaicano de Marlon James
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Agency in A brief history of seven killings: Bob Marley, Politics and Revolution in Marlon James' Jamaican Novel
title O agenciamento em Breve historia de sete assassinatos: Bob Marley, política e revolução no romance jamaicano de Marlon James
spellingShingle O agenciamento em Breve historia de sete assassinatos: Bob Marley, política e revolução no romance jamaicano de Marlon James
Cruz, João Vitor Dias da
Letras e artes
Literatura jamaicana
Literatura e sociedade
Política e literatura
James, Marlon, - Crítica e interpretação
A brief history of seven killings; Jamaican Literature; Deleuze-Guattarian agency; Marlon James.
title_short O agenciamento em Breve historia de sete assassinatos: Bob Marley, política e revolução no romance jamaicano de Marlon James
title_full O agenciamento em Breve historia de sete assassinatos: Bob Marley, política e revolução no romance jamaicano de Marlon James
title_fullStr O agenciamento em Breve historia de sete assassinatos: Bob Marley, política e revolução no romance jamaicano de Marlon James
title_full_unstemmed O agenciamento em Breve historia de sete assassinatos: Bob Marley, política e revolução no romance jamaicano de Marlon James
title_sort O agenciamento em Breve historia de sete assassinatos: Bob Marley, política e revolução no romance jamaicano de Marlon James
author Cruz, João Vitor Dias da
author_facet Cruz, João Vitor Dias da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Arivaldo Sacramento de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Souza, Carla Dameane Pereira de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rodriguez, Maria Dolores Sosin
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Souza, Arivaldo Sacramento de
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0009-0006-2449-3358
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8401529577646493
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, João Vitor Dias da
contributor_str_mv Souza, Arivaldo Sacramento de
Souza, Carla Dameane Pereira de
Rodriguez, Maria Dolores Sosin
Souza, Arivaldo Sacramento de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras e artes
topic Letras e artes
Literatura jamaicana
Literatura e sociedade
Política e literatura
James, Marlon, - Crítica e interpretação
A brief history of seven killings; Jamaican Literature; Deleuze-Guattarian agency; Marlon James.
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura jamaicana
Literatura e sociedade
Política e literatura
James, Marlon, - Crítica e interpretação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv A brief history of seven killings; Jamaican Literature; Deleuze-Guattarian agency; Marlon James.
description Esta dissertação tem como tema o agenciamento no romance jamaicano de Marlon James (2017a), Breve história de sete assassinatos. A narrativa que compõe o corpus desta pesquisa é ambientada em uma Jamaica recém-independente e tem como ponto de partida a tentativa de assassinato que Bob Marley e seus familiares sofreram na noite de 3 de dezembro de 1976. A partir deste episódio, Marlon James recorre aos seus narradores para reescrever a história política e o desenvolvimento social de seu país. Nesse período, do mesmo modo, Bob Marley assume-se como um agente político e revolucionário em sua ilha, tudo isso devido ao clima de tensão que se instaurou na Jamaica por conta das eleições parlamentares desse mesmo ano. Assim sendo, esta dissertação analisa as pessoas que compõem a narrativa jaminiana, bem como os efeitos produzidos por James (2017a) ao agenciar seu personagem principal, o cantor Bob Marley. Com o apoio de teóricos como Deleuze e Guattari (1995; 2017a; 2017b) e Florentina Souza (2015) foi possível perceber que o autor agencia suas dezenas de narradores, de diversos pontos sociais, para reescrever a história social e política da ilha, e, da mesma forma, ele explora uma versão pouco conhecida no mundo afora sobre o astro do reggae. Por conseguinte, com o apoio de Rabelo (2006), White (2012) e Bezerra (2012), foi possível perceber os modos de vida que ajudaram o intérprete Bob Marley a assumir sua posição de agente político na Jamaica, como o movimento político e religioso rastafári e o som-manifesto do reggae music. Ainda, com o apoio de teóricos como Stone (1977) e Marley e Jones (2020), discute-se os conflitos sociais propagados pelas duas principais legendas que estavam no pleito para a disputa parlamentar na ilha caribenha: o Partido Nacional Popular (PNP), de espectro esquerda, e o Partido trabalhista Jamaicano (PTJ), de espectro direita. Ambas as legendas, durante a corrida eleitoral, incentivaram e patrocinaram o terror que deixou a marca de dezenas de mortos na ilha. Nesse quadro de guerra, insere-se o Bob Marley de Marlon James para cantar a liberdade de seu povo e tentar unir sua nação.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-25T14:40:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-25T14:40:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37421
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37421/4/FC%20-%20Vers%c3%a3o%20final%20-%20disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37421/1/FC%20-%20Vers%c3%a3o%20final%20-%20disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37421/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37421/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 48f544234286470846479ea5a2090d21
d9d182b16ecf45d01226f66e1b5c546c
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459668809318400