Construção de Identidades e a (Res)significação de trajetórias juvenis: Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia de Salvador
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30053 |
Resumo: | Durante onze anos jovens de bairros populares da capital baiana vivenciaram experiências em arte e tecnologia através da formação, em quatro linguagens (computação gráfica, design gráfico, fotografia e vídeo), ofertada pela Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia. Uma iniciativa do Oi Futuro, Instituto de Responsabilidade Social da Oi (concessionária de serviços de telecomunicações), mantenedor e correalizador do projeto, sob a coordenação da ONG CIPÓ Comunicação Interativa. Após a finalização do projeto, propõe-se através deste estudo um questionamento acerca dos desdobramentos do processo formativo, dos caminhos trilhados pelos egressos e dos principais impactos socioculturais, priorizando como recorte a turma VI/ ano 2014, última turma de alunos vinculados ao projeto. Considerando neste processo aspectos positivos, bem como tensões e contradições aí implicadas. As categorias centrais são colocadas a partir da relação juventudes-violência-território, e ao pensar como categoria construída socialmente, busca-se entender de que modo a juventude, negra e periférica, passa a ser sinônimo de problema social e como os bairros violentados se configuram em Salvador. Para tal finalidade, são apresentados os dados coletados através da aplicação do questionário online com 22 jovens, por meio do qual se fez possível traçar um perfil geral dos egressos. E, uma atenção especial é direcionada às narrativas e trajetórias de 10 jovens egressos, com o intuito de aprofundar as questões e temas diretamente ligados à experiência e pensar em que medida o programa influenciou no processo de construção identitária e na ressignificação de trajetórias. Sujeitos esses que serão tratados a partir das categorias jovens da Kabum e sujeitos da experiência. |
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Após a finalização do projeto, propõe-se através deste estudo um questionamento acerca dos desdobramentos do processo formativo, dos caminhos trilhados pelos egressos e dos principais impactos socioculturais, priorizando como recorte a turma VI/ ano 2014, última turma de alunos vinculados ao projeto. Considerando neste processo aspectos positivos, bem como tensões e contradições aí implicadas. As categorias centrais são colocadas a partir da relação juventudes-violência-território, e ao pensar como categoria construída socialmente, busca-se entender de que modo a juventude, negra e periférica, passa a ser sinônimo de problema social e como os bairros violentados se configuram em Salvador. Para tal finalidade, são apresentados os dados coletados através da aplicação do questionário online com 22 jovens, por meio do qual se fez possível traçar um perfil geral dos egressos. E, uma atenção especial é direcionada às narrativas e trajetórias de 10 jovens egressos, com o intuito de aprofundar as questões e temas diretamente ligados à experiência e pensar em que medida o programa influenciou no processo de construção identitária e na ressignificação de trajetórias. Sujeitos esses que serão tratados a partir das categorias jovens da Kabum e sujeitos da experiência.Submitted by Bruna Calasans (rpcalazans@gmail.com) on 2019-07-16T00:11:50Z No. of bitstreams: 1 CALASANS, B. _DISSERTAÇÃO_CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E A (RES)SIGNIFICAÇÃO DE TRAJETÓRIAS....pdf: 2505507 bytes, checksum: 8212cd15eef46069310dda73efc4a0d8 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-07-16T13:36:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CALASANS, B. _DISSERTAÇÃO_CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E A (RES)SIGNIFICAÇÃO DE TRAJETÓRIAS....pdf: 2505507 bytes, checksum: 8212cd15eef46069310dda73efc4a0d8 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-16T13:36:40Z (GMT). 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