Artes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede SARAH
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33746 |
Resumo: | A pesquisa tem como objeto de estudo a produção plástica do artista Athos Bulcão para a Rede Sarah e sua relação com a arquitetura; atentando também para aspectos biográficos de sua vida e obra, verificando as particularidades de seu fazer artístico e o legado inquestionável para a arte brasileira, focalizando no trabalho com o arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé. A associação entre as artes é tratada na pesquisa como elemento fundamental para a compreensão do conceito predominante na obra do artista para a Rede Sarah. Tendo como hipótese que os conceitos de integração e síntese das artes largamente utilizados na literatura, no tratamento das associações entre as artes, não contemplam plenamente a produção artística de Athos Bulcão, sobretudo, aquela realizada nos hospitais da Rede Sarah, junto ao arquiteto Lelé, para a qual é proposto o conceito de “diálogo das artes”. O objetivo geral deste estudo é verificar e ampliar as possibilidades de reflexão sobre a produção artística de Athos Bulcão focalizando nas realizações para a Rede Sarah de Hospitais, no período de 1975 a 2003, quando desenvolve a parceria com o arquiteto Lelé. Em termos de abordagem metodológica, a tese utiliza o Método Analítico como base para compreender as muitas faces da produção do artista, estudando seus elementos, as relações e os contextos envolvidos. Também se aproxima do Método Histórico e Comparativo, alicerçados na História da Arte e da Arquitetura. Dentre as estratégias de pesquisa, foram adotadas a pesquisa documental, bibliográfica e visita técnica. A partir do levantamento bibliográfico, pôde-se ter uma visão panorâmica do artista e sua produção multifacetada, apontando para a necessidade de considerar os fragmentos e o todo dessa rica produção. Assim, buscou-se uma maneira de representar graficamente as relações e interconexões entre suas obras, destacando as possíveis influências de suas experimentações e os elementos mais recorrentes em seu vocabulário formal, além de estabelecer a relação temporal entre as obras e as influências do artista. Nesse sentido, optou-se pelo rizoma, baseado no conceito de Deleuze e Guattari (1995). Como principais contribuições da tese, destacam-se: as especificidades do modus operandi de Athos, pautado em três pilares principais: a exploração de possibilidades, a colaboração e o ambiente; o processo de citação e autocitação realizado pelo artista, traços bem marcantes nas obras da Rede Sarah (confirmando a ideia de troc) já que é possível identificar uma série de rebatimentos entre as produções contemporâneas e suas obras; a apresentação do diálogo das artes, como ampliação conceitual que reconhece a importância das artes plásticas na relação com a arquitetura, possibilitando sua aplicação em outros estudos; a ampliação do entendimento sobre a produção de Athos para a Rede Sarah, destacando o processo desenvolvido pelo artista em parceria com Lelé, denominado, nesta tese, de “concriação”, que marcou os antecedentes da humanização hospitalar; além da atualização dos estudos sobre tal produção, que aponta para os seus índices de contemporaneidade. |
id |
UFBA-2_1666fbe524760f2289ea3bf071fd8ea1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/33746 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Santos, Emyle dos SantosHernández, Maria Herminia OliveraSouza, Antônio Wilson Silva deGalvão, Anna Beatriz AyrozaMidlej, Dilson RodriguesLins, Eugênio de Ávila2021-07-15T16:56:09Z2021-07-15T16:56:09Z2021-07-152020-10-14http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33746A pesquisa tem como objeto de estudo a produção plástica do artista Athos Bulcão para a Rede Sarah e sua relação com a arquitetura; atentando também para aspectos biográficos de sua vida e obra, verificando as particularidades de seu fazer artístico e o legado inquestionável para a arte brasileira, focalizando no trabalho com o arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé. A associação entre as artes é tratada na pesquisa como elemento fundamental para a compreensão do conceito predominante na obra do artista para a Rede Sarah. Tendo como hipótese que os conceitos de integração e síntese das artes largamente utilizados na literatura, no tratamento das associações entre as artes, não contemplam plenamente a produção artística de Athos Bulcão, sobretudo, aquela realizada nos hospitais da Rede Sarah, junto ao arquiteto Lelé, para a qual é proposto o conceito de “diálogo das artes”. O objetivo geral deste estudo é verificar e ampliar as possibilidades de reflexão sobre a produção artística de Athos Bulcão focalizando nas realizações para a Rede Sarah de Hospitais, no período de 1975 a 2003, quando desenvolve a parceria com o arquiteto Lelé. Em termos de abordagem metodológica, a tese utiliza o Método Analítico como base para compreender as muitas faces da produção do artista, estudando seus elementos, as relações e os contextos envolvidos. Também se aproxima do Método Histórico e Comparativo, alicerçados na História da Arte e da Arquitetura. Dentre as estratégias de pesquisa, foram adotadas a pesquisa documental, bibliográfica e visita técnica. A partir do levantamento bibliográfico, pôde-se ter uma visão panorâmica do artista e sua produção multifacetada, apontando para a necessidade de considerar os fragmentos e o todo dessa rica produção. Assim, buscou-se uma maneira de representar graficamente as relações e interconexões entre suas obras, destacando as possíveis influências de suas experimentações e os elementos mais recorrentes em seu vocabulário formal, além de estabelecer a relação temporal entre as obras e as influências do artista. Nesse sentido, optou-se pelo rizoma, baseado no conceito de Deleuze e Guattari (1995). Como principais contribuições da tese, destacam-se: as especificidades do modus operandi de Athos, pautado em três pilares principais: a exploração de possibilidades, a colaboração e o ambiente; o processo de citação e autocitação realizado pelo artista, traços bem marcantes nas obras da Rede Sarah (confirmando a ideia de troc) já que é possível identificar uma série de rebatimentos entre as produções contemporâneas e suas obras; a apresentação do diálogo das artes, como ampliação conceitual que reconhece a importância das artes plásticas na relação com a arquitetura, possibilitando sua aplicação em outros estudos; a ampliação do entendimento sobre a produção de Athos para a Rede Sarah, destacando o processo desenvolvido pelo artista em parceria com Lelé, denominado, nesta tese, de “concriação”, que marcou os antecedentes da humanização hospitalar; além da atualização dos estudos sobre tal produção, que aponta para os seus índices de contemporaneidade.----------------------------------------------------------------------------------The research aims at the study regarding the plastic production of the artist Athos Bulcão for the Rede Sarah and the relation with its architecture; also paying attention to his biographical aspects, related to his life and work, verifying the particularities of his artistic work and the unquestionable legacy for the Brazilian art, focusing on the work with the architect João Filgueiras Lima, Lelé. The association between the arts is treated in the research as a fundamental element for understanding the concept prevalent in the artist's work for Rede Sarah. Assuming that the concepts of integration and synthesis of the arts widely used in literature, in the treatment of the associations between the arts, do not fully contemplate the artistic production of Athos Bulcão, especially the one carried out in the Rede Sarah Hospitals, together with the architect Lelé, for which the concept of “dialogue between the arts” is proposed. The general objective of this study is to verify and expand the possibilities of reflection upon the artistic production of Athos Bulcão focusing on the achievements for the Rede Sarah Hospitals, from 1975 to 2003, when he developed a partnership with the architect Lelé. In terms of methodological approach, the thesis uses the Analytical Method as a basis to understand the many faces of the artist's production, studying its elements, as well as the relationships and the contexts involved. It also comes close to the Historical and Comparative Method, based on the History of Art and Architecture. Among the research strategies, documentary, bibliographic and technical visits were adopted. From the bibliographic survey, it was possible to have a panoramic view of the artist and his multifaceted production, pointing to the need to consider the fragments and his rich production as a whole. Thus, we sought a way to graphically represent the relationships and interconnections between his works, highlighting the possible influences of his experiments and the most recurring elements in his formal vocabulary, in addition to establishing the temporal relationship between the works and the influences of the artist. In this sense, the rhizome was chosen, based on the concept of Deleuze and Guattari (1995). The main contributions of the thesis include: the specificities of Athos' modus operandi, based on three main pillars: the exploration of possibilities, collaboration and the environment; the citation and self-citation processes carried out by the artist, very striking features in the works of Rede Sarah (confirming the idea of troc), since it is possible to identify a series of repercussions between contemporary productions and their works; the presentation of the dialogue between the arts, as a conceptual expansion that recognizes the importance of plastic arts in relation to architecture, enabling its application in other studies; expanding the understanding of Athos' production for Rede Sarah, highlighting the process developed by the artist in partnership with Lelé, called, in this thesis, “co-creation”, which pointed out the antecedents of hospital humanization; in addition to updating studies on such production, which points to its contemporary rates.Submitted by Emyle Santos (emyle_sant@hotmail.com) on 2020-10-28T19:25:27Z No. of bitstreams: 1 TESE_DOC_EMYLE SANTOS_(REPOSITORIO).pdf: 67644301 bytes, checksum: fcc2a315f4c2c09c08d6d1f918d8b9d9 (MD5)Approved for entry into archive by Lêda Costa (lmrcosta@ufba.br) on 2021-07-15T16:56:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_DOC_EMYLE SANTOS_(REPOSITORIO).pdf: 67644301 bytes, checksum: fcc2a315f4c2c09c08d6d1f918d8b9d9 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-15T16:56:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_DOC_EMYLE SANTOS_(REPOSITORIO).pdf: 67644301 bytes, checksum: fcc2a315f4c2c09c08d6d1f918d8b9d9 (MD5)FapesbArtesDesign de InterioresArquiteturaArtes PlásticasArquiteturaDiálogo das ArtesAthos BulcãoRede SarahArtes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede SARAHinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de Belas ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE_DOC_EMYLE SANTOS_(REPOSITORIO).pdfTESE_DOC_EMYLE SANTOS_(REPOSITORIO).pdfapplication/pdf67644301https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33746/1/TESE_DOC_EMYLE%20SANTOS_%28REPOSITORIO%29.pdffcc2a315f4c2c09c08d6d1f918d8b9d9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33746/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTTESE_DOC_EMYLE SANTOS_(REPOSITORIO).pdf.txtTESE_DOC_EMYLE SANTOS_(REPOSITORIO).pdf.txtExtracted texttext/plain635997https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33746/3/TESE_DOC_EMYLE%20SANTOS_%28REPOSITORIO%29.pdf.txte4fb1578ecbfe3842e54d5754d82d300MD53ri/337462022-07-01 10:46:47.612oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:47Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Artes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede SARAH |
title |
Artes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede SARAH |
spellingShingle |
Artes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede SARAH Santos, Emyle dos Santos Artes Design de Interiores Arquitetura Artes Plásticas Arquitetura Diálogo das Artes Athos Bulcão Rede Sarah |
title_short |
Artes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede SARAH |
title_full |
Artes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede SARAH |
title_fullStr |
Artes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede SARAH |
title_full_unstemmed |
Artes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede SARAH |
title_sort |
Artes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede SARAH |
author |
Santos, Emyle dos Santos |
author_facet |
Santos, Emyle dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Emyle dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hernández, Maria Herminia Olivera |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Souza, Antônio Wilson Silva de Galvão, Anna Beatriz Ayroza Midlej, Dilson Rodrigues Lins, Eugênio de Ávila |
contributor_str_mv |
Hernández, Maria Herminia Olivera Souza, Antônio Wilson Silva de Galvão, Anna Beatriz Ayroza Midlej, Dilson Rodrigues Lins, Eugênio de Ávila |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Artes Design de Interiores Arquitetura |
topic |
Artes Design de Interiores Arquitetura Artes Plásticas Arquitetura Diálogo das Artes Athos Bulcão Rede Sarah |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes Plásticas Arquitetura Diálogo das Artes Athos Bulcão Rede Sarah |
description |
A pesquisa tem como objeto de estudo a produção plástica do artista Athos Bulcão para a Rede Sarah e sua relação com a arquitetura; atentando também para aspectos biográficos de sua vida e obra, verificando as particularidades de seu fazer artístico e o legado inquestionável para a arte brasileira, focalizando no trabalho com o arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé. A associação entre as artes é tratada na pesquisa como elemento fundamental para a compreensão do conceito predominante na obra do artista para a Rede Sarah. Tendo como hipótese que os conceitos de integração e síntese das artes largamente utilizados na literatura, no tratamento das associações entre as artes, não contemplam plenamente a produção artística de Athos Bulcão, sobretudo, aquela realizada nos hospitais da Rede Sarah, junto ao arquiteto Lelé, para a qual é proposto o conceito de “diálogo das artes”. O objetivo geral deste estudo é verificar e ampliar as possibilidades de reflexão sobre a produção artística de Athos Bulcão focalizando nas realizações para a Rede Sarah de Hospitais, no período de 1975 a 2003, quando desenvolve a parceria com o arquiteto Lelé. Em termos de abordagem metodológica, a tese utiliza o Método Analítico como base para compreender as muitas faces da produção do artista, estudando seus elementos, as relações e os contextos envolvidos. Também se aproxima do Método Histórico e Comparativo, alicerçados na História da Arte e da Arquitetura. Dentre as estratégias de pesquisa, foram adotadas a pesquisa documental, bibliográfica e visita técnica. A partir do levantamento bibliográfico, pôde-se ter uma visão panorâmica do artista e sua produção multifacetada, apontando para a necessidade de considerar os fragmentos e o todo dessa rica produção. Assim, buscou-se uma maneira de representar graficamente as relações e interconexões entre suas obras, destacando as possíveis influências de suas experimentações e os elementos mais recorrentes em seu vocabulário formal, além de estabelecer a relação temporal entre as obras e as influências do artista. Nesse sentido, optou-se pelo rizoma, baseado no conceito de Deleuze e Guattari (1995). Como principais contribuições da tese, destacam-se: as especificidades do modus operandi de Athos, pautado em três pilares principais: a exploração de possibilidades, a colaboração e o ambiente; o processo de citação e autocitação realizado pelo artista, traços bem marcantes nas obras da Rede Sarah (confirmando a ideia de troc) já que é possível identificar uma série de rebatimentos entre as produções contemporâneas e suas obras; a apresentação do diálogo das artes, como ampliação conceitual que reconhece a importância das artes plásticas na relação com a arquitetura, possibilitando sua aplicação em outros estudos; a ampliação do entendimento sobre a produção de Athos para a Rede Sarah, destacando o processo desenvolvido pelo artista em parceria com Lelé, denominado, nesta tese, de “concriação”, que marcou os antecedentes da humanização hospitalar; além da atualização dos estudos sobre tal produção, que aponta para os seus índices de contemporaneidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-10-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-15T16:56:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-15T16:56:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-07-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33746 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33746/1/TESE_DOC_EMYLE%20SANTOS_%28REPOSITORIO%29.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33746/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33746/3/TESE_DOC_EMYLE%20SANTOS_%28REPOSITORIO%29.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fcc2a315f4c2c09c08d6d1f918d8b9d9 817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a e4fb1578ecbfe3842e54d5754d82d300 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459617783513088 |