O Bacharelado interdisciplinar em saúde e o curso de medicina da UFRB: narrativas de um conflito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Eliana Santos de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28559
Resumo: A formação disciplinar, caracterizada pela fragmentação do conhecimento, é resultado de processos históricos, sociais e políticos que apresentam implicações para a educação, especialmente para a educação superior na contemporaneidade. O ensino de graduação representa uma ação complexa, constituindo-se numa importante missão da tradição acadêmica. Nas últimas décadas, as universidades públicas brasileiras passaram por mudanças que visavam a democratização da educação superior e a ressignificação da arquitetura curricular e pedagógica, resultando no surgimento de propostas inovadoras como o regime de ciclos de formação, a exemplo dos Bacharelados Interdisciplinares (BI). Neste estudo, os BI são compreendidos como uma formação mais flexível, integrada, interdisciplinar e progressiva cuja implementação tem provocado inquietações. O objetivo deste estudo foi analisar o desenvolvimento e o estado atual do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) como proposta de primeiro ciclo de formação geral e introdutória de base interdisciplinar, a partir da criação do curso de Medicina, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A investigação foi realizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS), localizado na cidade de Santo Antônio de Jesus, seguindo os passos de uma pesquisa qualitativa apoiada na abordagem da etnografia institucional, que visa um entendimento da realidade dos sujeitos envolvidos, a partir dos significados por eles atribuídos ao contexto que experienciam. Os dados foram produzidos através da entrevista compreensiva, da análise documental e da observação participante, sendo toda a pesquisa acompanhada por registros no diário de campo. Foram realizadas seis entrevistas, sendo cinco estudantes e uma docente, membros da comunidade acadêmica do CCS. A análise dos dados, a partir dos relatos dos sujeitos, permitiu a compreensão de diferentes pontos de vista sobre o que a implantação do regime de ciclos provocou nos cursos da área de saúde, sobretudo com a presença do curso médico. O estudo revelou que este modelo, implantado desde o primeiro semestre de 2014, provocou mudanças num clima de grande tensão institucional. Os resultados da pesquisa indicam que o processo ainda encontra-se em consolidação, apontando para a necessidade do CCS/UFRB persistir na sua proposta de inovação na formação, fundamentada na interdisciplinaridade e coerente com as novas demandas da atualidade.
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Neste estudo, os BI são compreendidos como uma formação mais flexível, integrada, interdisciplinar e progressiva cuja implementação tem provocado inquietações. O objetivo deste estudo foi analisar o desenvolvimento e o estado atual do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) como proposta de primeiro ciclo de formação geral e introdutória de base interdisciplinar, a partir da criação do curso de Medicina, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A investigação foi realizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS), localizado na cidade de Santo Antônio de Jesus, seguindo os passos de uma pesquisa qualitativa apoiada na abordagem da etnografia institucional, que visa um entendimento da realidade dos sujeitos envolvidos, a partir dos significados por eles atribuídos ao contexto que experienciam. Os dados foram produzidos através da entrevista compreensiva, da análise documental e da observação participante, sendo toda a pesquisa acompanhada por registros no diário de campo. Foram realizadas seis entrevistas, sendo cinco estudantes e uma docente, membros da comunidade acadêmica do CCS. A análise dos dados, a partir dos relatos dos sujeitos, permitiu a compreensão de diferentes pontos de vista sobre o que a implantação do regime de ciclos provocou nos cursos da área de saúde, sobretudo com a presença do curso médico. O estudo revelou que este modelo, implantado desde o primeiro semestre de 2014, provocou mudanças num clima de grande tensão institucional. Os resultados da pesquisa indicam que o processo ainda encontra-se em consolidação, apontando para a necessidade do CCS/UFRB persistir na sua proposta de inovação na formação, fundamentada na interdisciplinaridade e coerente com as novas demandas da atualidade.The disciplinary formation, characterized by the fragmentation of knowledge, results from series of historical, social and political processes that impacts education, especially for contemporary higher education. In the context of universities, Undergraduate education represents a complex action, being an important academic tradition mission. In the last decades, Brazilian public universities underwent changes that aimed at the democratization of higher education and the re-signification of curricular and pedagogical architecture, resulting in the emergence of innovative proposals in the form of formation cycles, such as Interdisciplinary Bachelor's Degrees (BI). In this study, BI are understood as a more flexible, integrated, interdisciplinary and progressive formation that have been causing tensions in the context of its implementation. The objective of this study was to evaluate the development and current state of the Interdisciplinary Bachelor’s degree in Health (BIS) as a proposal for a first cycle of general and introductory formation with interdisciplinary bases, from the implementation of the Medicine course at the Federal University of Reconcavo da Bahia (UFRB). The Health Sciences Center (CCS) was the place chosen to carry out the research, which is located in the city of Santo Antônio de Jesus. This study followed the steps of a qualitative research in the approach of institutional ethnography, aiming at an understanding of the reality of the involved subjects, based on the meanings attributed by them to the context they experienced. The data were produced through the comprehensive interview, the documentary analysis and the participant observation, being all the research accompanied by records in the field diary. Six interviews were arranged, being the subjects five students and one professor, which are members of the CCS academic community. The analysis of the data, based on the subjects' narratives, allowed the understanding of the different points of view about the impacts in the health courses caused by the implantation of the cycle regime, especially with the medical course presence. The study revealed that this model, implemented since the first semester of 2014, caused changes in a climate of great institutional tension. The results indicate that the process is still consolidating, pointing to the necessity for CCS/UFRB to persist in its proposal for formation innovation, grounded on interdisciplinarity that is coherent with the nowadays new demands.Submitted by Eliana Souza (eliana.executiva@gmail.com) on 2019-02-05T01:12:24Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Eliana_VersaoFINAL_04_02_2019.pdf: 1739419 bytes, checksum: 17def21959f5bc0acf462d2c53a7df3c (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-02-07T18:33:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Eliana_VersaoFINAL_04_02_2019.pdf: 1739419 bytes, checksum: 17def21959f5bc0acf462d2c53a7df3c (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-07T18:33:33Z (GMT). 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