A filarmônica de cordas: proposta de um ensino coletivo de cordas para iniciantes, inspirada na prática das filarmônicas da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Smetak, Icaro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29424
Resumo: Este trabalho, uma pesquisa qualitativa e um estudo de caso, trata da experimentação de uma proposta de iniciação coletiva em instrumentos de cordas friccionadas, inspirada no ensino das filarmônicas baianas (bandas de música) e seus mestres. O objetivo foi apurar quais resultados seriam obtidos com a formatação e aplicação de uma prática de iniciação coletiva de cordas que tivesse as filarmônicas baianas como inspiração para a sua estrutura e características principais. Essa pesquisa gerou uma proposta de ensino que neste trabalho é chamado de “filarmônica de cordas” e um perfil de professor chamado de “mestre de orquestra”. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica e entrevista com especialistas a fim de se definir quais elementos dos ensinos das filarmônicas eram comuns e preponderantes à maioria dessas formações, definindo-se assim as características de seu ensino. Em seguida, o autor, através da análise de tratados, livros, métodos, matérias didáticos, trabalhos acadêmicos e sua própria experiência como professor, definiu quais e como essas características pedagógicas das filarmônicas eram aplicáveis no universo do ensino das cordas. Depois, o ensino foi aplicado no contexto da Extensão da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, onde foram gerados dados através de gravações, formulários semiestruturados e anotações. Esses dados permitiram a melhor compreensão dos resultados obtidos a fim de se determinar a eficiência do ensino. Essa pesquisa gerou um trabalho de seis capítulos: revisão da literatura, fundamentação teórica, a proposta de ensino, metodologia, coleta e interpretação dos dados e perspectivas do ensino. Esses capítulos descrevem todo o processo da pesquisa, assim como seus resultados e seus possíveis desdobramentos. A pesquisa concluiu que o ensino proposto e experimentado, no contexto em que foi aplicado, apresentou resultados muito positivos tanto no campo técnico, como no musical e pedagógico. Tendo boa aprovação não só dos alunos, mas também dos professores convidados a avaliarem o ensino. Isso revelou a “filarmônica de cordas” como uma abordagem de ensino-aprendizagem de grande potencial e possibilidade de desdobramentos positivos no campo do ensino coletivo de cordas.
id UFBA-2_19018554941fbfc4faf91bf9fae9422a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/29424
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Smetak, IcaroSmetak, IcaroBrandão, José Maurício ValleCasado, Alves CasadoBenedito, Celso José RodriguesTourinho, Ana Cristina Gama dos SantosBarbosa, Joel Luís da SilvaBrandão, José Maurício Valle2019-05-06T13:03:54Z2019-05-06T13:03:54Z2019-05-062019-03-12http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29424Este trabalho, uma pesquisa qualitativa e um estudo de caso, trata da experimentação de uma proposta de iniciação coletiva em instrumentos de cordas friccionadas, inspirada no ensino das filarmônicas baianas (bandas de música) e seus mestres. O objetivo foi apurar quais resultados seriam obtidos com a formatação e aplicação de uma prática de iniciação coletiva de cordas que tivesse as filarmônicas baianas como inspiração para a sua estrutura e características principais. Essa pesquisa gerou uma proposta de ensino que neste trabalho é chamado de “filarmônica de cordas” e um perfil de professor chamado de “mestre de orquestra”. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica e entrevista com especialistas a fim de se definir quais elementos dos ensinos das filarmônicas eram comuns e preponderantes à maioria dessas formações, definindo-se assim as características de seu ensino. Em seguida, o autor, através da análise de tratados, livros, métodos, matérias didáticos, trabalhos acadêmicos e sua própria experiência como professor, definiu quais e como essas características pedagógicas das filarmônicas eram aplicáveis no universo do ensino das cordas. Depois, o ensino foi aplicado no contexto da Extensão da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, onde foram gerados dados através de gravações, formulários semiestruturados e anotações. Esses dados permitiram a melhor compreensão dos resultados obtidos a fim de se determinar a eficiência do ensino. Essa pesquisa gerou um trabalho de seis capítulos: revisão da literatura, fundamentação teórica, a proposta de ensino, metodologia, coleta e interpretação dos dados e perspectivas do ensino. Esses capítulos descrevem todo o processo da pesquisa, assim como seus resultados e seus possíveis desdobramentos. A pesquisa concluiu que o ensino proposto e experimentado, no contexto em que foi aplicado, apresentou resultados muito positivos tanto no campo técnico, como no musical e pedagógico. Tendo boa aprovação não só dos alunos, mas também dos professores convidados a avaliarem o ensino. Isso revelou a “filarmônica de cordas” como uma abordagem de ensino-aprendizagem de grande potencial e possibilidade de desdobramentos positivos no campo do ensino coletivo de cordas.ABSTRACT: This work deals with a teaching proposal for group of beginners in strings instruments. It`s a qualitative research and case study based in the teaching and pedagogic practices of the traditional successful wind bands of Bahia (Brazil), the filarmônicas. The objective was to determine what kind of results could be obtained through application of filarmônicas main characteristics and teaching style to a beginners group in strings instruments. It resulted, in this work, in a teaching proposal called "philharmonic of strings" and in a kind of teacher`s profile called "orchestra master". For this, a bibliographical review combined to interview with specialists were made. It helped to define which elements of the filarmônicas teaching style were more common and preponderant in these groups. Then, the author, through the analysis of treaties, books, methods, academic works and his own experience as teacher, defined what and how these pedagogical characteristics of the filarmônicas were applicable in the practices of strings teaching. Then, the teaching proposal developed was applied in the context of the school of music of the Federal University of Bahia, where several data were generated through recordings, applications forms and notes. These data allowed a better understanding of the results and permitted to determine the efficiency of the teaching proposal. This research generated a thesis of six chapters: literature review, theoretical foundation, the teaching proposal, methodology, data collect and interpretation, and, for conclude, perspectives of the teaching proposal. These chapters describe the whole research process, its results and possible outcomes. The research concluded that the teaching proposal presented very positive results in the technical, musical and pedagogical fields, in the context in which it was applied. It had good approval not only of the students, but also of the teachers invited to evaluate the teaching proposal. It showed that the teaching proposal has great potential and possibility of positive outcomes in the field of string instruments teaching.Submitted by Icaro Smetak (icarosmetak@gmail.com) on 2019-04-10T11:54:32Z No. of bitstreams: 1 Tese_Icaro_Smetak_versao_final.pdf: 12942290 bytes, checksum: 2900d1124dfdd3492fc63d46fdf3c34c (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2019-05-06T13:03:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_Icaro_Smetak_versao_final.pdf: 12942290 bytes, checksum: 2900d1124dfdd3492fc63d46fdf3c34c (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-06T13:03:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_Icaro_Smetak_versao_final.pdf: 12942290 bytes, checksum: 2900d1124dfdd3492fc63d46fdf3c34c (MD5)CapesArtes/MúsicaMúsica - estudo e ensinoOrquestras sinfônicas e filarmônicasIniciação musicalFilarmônicas baianasBanda de músicaA filarmônica de cordas: proposta de um ensino coletivo de cordas para iniciantes, inspirada na prática das filarmônicas da Bahiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de MúsicaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBALICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29424/2/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD52ORIGINALTese_Icaro_Smetak_versao_final_revisado.pdfTese_Icaro_Smetak_versao_final_revisado.pdfapplication/pdf12139234https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29424/3/Tese_Icaro_Smetak_versao_final_revisado.pdfc13d7a58ad282faef857bd7c513bf255MD53TEXTTese_Icaro_Smetak_versao_final_revisado.pdf.txtTese_Icaro_Smetak_versao_final_revisado.pdf.txtExtracted texttext/plain350246https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29424/4/Tese_Icaro_Smetak_versao_final_revisado.pdf.txt7e4cb7b53365e2c98dff0222b831f7ecMD54ri/294242022-07-05 14:03:56.064oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:56Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A filarmônica de cordas: proposta de um ensino coletivo de cordas para iniciantes, inspirada na prática das filarmônicas da Bahia
title A filarmônica de cordas: proposta de um ensino coletivo de cordas para iniciantes, inspirada na prática das filarmônicas da Bahia
spellingShingle A filarmônica de cordas: proposta de um ensino coletivo de cordas para iniciantes, inspirada na prática das filarmônicas da Bahia
Smetak, Icaro
Artes/Música
Música - estudo e ensino
Orquestras sinfônicas e filarmônicas
Iniciação musical
Filarmônicas baianas
Banda de música
title_short A filarmônica de cordas: proposta de um ensino coletivo de cordas para iniciantes, inspirada na prática das filarmônicas da Bahia
title_full A filarmônica de cordas: proposta de um ensino coletivo de cordas para iniciantes, inspirada na prática das filarmônicas da Bahia
title_fullStr A filarmônica de cordas: proposta de um ensino coletivo de cordas para iniciantes, inspirada na prática das filarmônicas da Bahia
title_full_unstemmed A filarmônica de cordas: proposta de um ensino coletivo de cordas para iniciantes, inspirada na prática das filarmônicas da Bahia
title_sort A filarmônica de cordas: proposta de um ensino coletivo de cordas para iniciantes, inspirada na prática das filarmônicas da Bahia
author Smetak, Icaro
author_facet Smetak, Icaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Smetak, Icaro
Smetak, Icaro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brandão, José Maurício Valle
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Casado, Alves Casado
Benedito, Celso José Rodrigues
Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos
Barbosa, Joel Luís da Silva
Brandão, José Maurício Valle
contributor_str_mv Brandão, José Maurício Valle
Casado, Alves Casado
Benedito, Celso José Rodrigues
Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos
Barbosa, Joel Luís da Silva
Brandão, José Maurício Valle
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes/Música
topic Artes/Música
Música - estudo e ensino
Orquestras sinfônicas e filarmônicas
Iniciação musical
Filarmônicas baianas
Banda de música
dc.subject.por.fl_str_mv Música - estudo e ensino
Orquestras sinfônicas e filarmônicas
Iniciação musical
Filarmônicas baianas
Banda de música
description Este trabalho, uma pesquisa qualitativa e um estudo de caso, trata da experimentação de uma proposta de iniciação coletiva em instrumentos de cordas friccionadas, inspirada no ensino das filarmônicas baianas (bandas de música) e seus mestres. O objetivo foi apurar quais resultados seriam obtidos com a formatação e aplicação de uma prática de iniciação coletiva de cordas que tivesse as filarmônicas baianas como inspiração para a sua estrutura e características principais. Essa pesquisa gerou uma proposta de ensino que neste trabalho é chamado de “filarmônica de cordas” e um perfil de professor chamado de “mestre de orquestra”. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica e entrevista com especialistas a fim de se definir quais elementos dos ensinos das filarmônicas eram comuns e preponderantes à maioria dessas formações, definindo-se assim as características de seu ensino. Em seguida, o autor, através da análise de tratados, livros, métodos, matérias didáticos, trabalhos acadêmicos e sua própria experiência como professor, definiu quais e como essas características pedagógicas das filarmônicas eram aplicáveis no universo do ensino das cordas. Depois, o ensino foi aplicado no contexto da Extensão da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, onde foram gerados dados através de gravações, formulários semiestruturados e anotações. Esses dados permitiram a melhor compreensão dos resultados obtidos a fim de se determinar a eficiência do ensino. Essa pesquisa gerou um trabalho de seis capítulos: revisão da literatura, fundamentação teórica, a proposta de ensino, metodologia, coleta e interpretação dos dados e perspectivas do ensino. Esses capítulos descrevem todo o processo da pesquisa, assim como seus resultados e seus possíveis desdobramentos. A pesquisa concluiu que o ensino proposto e experimentado, no contexto em que foi aplicado, apresentou resultados muito positivos tanto no campo técnico, como no musical e pedagógico. Tendo boa aprovação não só dos alunos, mas também dos professores convidados a avaliarem o ensino. Isso revelou a “filarmônica de cordas” como uma abordagem de ensino-aprendizagem de grande potencial e possibilidade de desdobramentos positivos no campo do ensino coletivo de cordas.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-03-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-06T13:03:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-06T13:03:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29424
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Música
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Música
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29424/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29424/3/Tese_Icaro_Smetak_versao_final_revisado.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29424/4/Tese_Icaro_Smetak_versao_final_revisado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0
c13d7a58ad282faef857bd7c513bf255
7e4cb7b53365e2c98dff0222b831f7ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502677533720576