A filarmônica de cordas: proposta de um ensino coletivo de cordas para iniciantes, inspirada na prática das filarmônicas da Bahia
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29424 |
Resumo: | Este trabalho, uma pesquisa qualitativa e um estudo de caso, trata da experimentação de uma proposta de iniciação coletiva em instrumentos de cordas friccionadas, inspirada no ensino das filarmônicas baianas (bandas de música) e seus mestres. O objetivo foi apurar quais resultados seriam obtidos com a formatação e aplicação de uma prática de iniciação coletiva de cordas que tivesse as filarmônicas baianas como inspiração para a sua estrutura e características principais. Essa pesquisa gerou uma proposta de ensino que neste trabalho é chamado de “filarmônica de cordas” e um perfil de professor chamado de “mestre de orquestra”. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica e entrevista com especialistas a fim de se definir quais elementos dos ensinos das filarmônicas eram comuns e preponderantes à maioria dessas formações, definindo-se assim as características de seu ensino. Em seguida, o autor, através da análise de tratados, livros, métodos, matérias didáticos, trabalhos acadêmicos e sua própria experiência como professor, definiu quais e como essas características pedagógicas das filarmônicas eram aplicáveis no universo do ensino das cordas. Depois, o ensino foi aplicado no contexto da Extensão da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, onde foram gerados dados através de gravações, formulários semiestruturados e anotações. Esses dados permitiram a melhor compreensão dos resultados obtidos a fim de se determinar a eficiência do ensino. Essa pesquisa gerou um trabalho de seis capítulos: revisão da literatura, fundamentação teórica, a proposta de ensino, metodologia, coleta e interpretação dos dados e perspectivas do ensino. Esses capítulos descrevem todo o processo da pesquisa, assim como seus resultados e seus possíveis desdobramentos. A pesquisa concluiu que o ensino proposto e experimentado, no contexto em que foi aplicado, apresentou resultados muito positivos tanto no campo técnico, como no musical e pedagógico. Tendo boa aprovação não só dos alunos, mas também dos professores convidados a avaliarem o ensino. Isso revelou a “filarmônica de cordas” como uma abordagem de ensino-aprendizagem de grande potencial e possibilidade de desdobramentos positivos no campo do ensino coletivo de cordas. |
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Smetak, IcaroSmetak, IcaroBrandão, José Maurício ValleCasado, Alves CasadoBenedito, Celso José RodriguesTourinho, Ana Cristina Gama dos SantosBarbosa, Joel Luís da SilvaBrandão, José Maurício Valle2019-05-06T13:03:54Z2019-05-06T13:03:54Z2019-05-062019-03-12http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29424Este trabalho, uma pesquisa qualitativa e um estudo de caso, trata da experimentação de uma proposta de iniciação coletiva em instrumentos de cordas friccionadas, inspirada no ensino das filarmônicas baianas (bandas de música) e seus mestres. O objetivo foi apurar quais resultados seriam obtidos com a formatação e aplicação de uma prática de iniciação coletiva de cordas que tivesse as filarmônicas baianas como inspiração para a sua estrutura e características principais. Essa pesquisa gerou uma proposta de ensino que neste trabalho é chamado de “filarmônica de cordas” e um perfil de professor chamado de “mestre de orquestra”. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica e entrevista com especialistas a fim de se definir quais elementos dos ensinos das filarmônicas eram comuns e preponderantes à maioria dessas formações, definindo-se assim as características de seu ensino. Em seguida, o autor, através da análise de tratados, livros, métodos, matérias didáticos, trabalhos acadêmicos e sua própria experiência como professor, definiu quais e como essas características pedagógicas das filarmônicas eram aplicáveis no universo do ensino das cordas. Depois, o ensino foi aplicado no contexto da Extensão da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, onde foram gerados dados através de gravações, formulários semiestruturados e anotações. Esses dados permitiram a melhor compreensão dos resultados obtidos a fim de se determinar a eficiência do ensino. Essa pesquisa gerou um trabalho de seis capítulos: revisão da literatura, fundamentação teórica, a proposta de ensino, metodologia, coleta e interpretação dos dados e perspectivas do ensino. Esses capítulos descrevem todo o processo da pesquisa, assim como seus resultados e seus possíveis desdobramentos. A pesquisa concluiu que o ensino proposto e experimentado, no contexto em que foi aplicado, apresentou resultados muito positivos tanto no campo técnico, como no musical e pedagógico. Tendo boa aprovação não só dos alunos, mas também dos professores convidados a avaliarem o ensino. Isso revelou a “filarmônica de cordas” como uma abordagem de ensino-aprendizagem de grande potencial e possibilidade de desdobramentos positivos no campo do ensino coletivo de cordas.ABSTRACT: This work deals with a teaching proposal for group of beginners in strings instruments. It`s a qualitative research and case study based in the teaching and pedagogic practices of the traditional successful wind bands of Bahia (Brazil), the filarmônicas. The objective was to determine what kind of results could be obtained through application of filarmônicas main characteristics and teaching style to a beginners group in strings instruments. It resulted, in this work, in a teaching proposal called "philharmonic of strings" and in a kind of teacher`s profile called "orchestra master". For this, a bibliographical review combined to interview with specialists were made. It helped to define which elements of the filarmônicas teaching style were more common and preponderant in these groups. Then, the author, through the analysis of treaties, books, methods, academic works and his own experience as teacher, defined what and how these pedagogical characteristics of the filarmônicas were applicable in the practices of strings teaching. Then, the teaching proposal developed was applied in the context of the school of music of the Federal University of Bahia, where several data were generated through recordings, applications forms and notes. These data allowed a better understanding of the results and permitted to determine the efficiency of the teaching proposal. This research generated a thesis of six chapters: literature review, theoretical foundation, the teaching proposal, methodology, data collect and interpretation, and, for conclude, perspectives of the teaching proposal. These chapters describe the whole research process, its results and possible outcomes. The research concluded that the teaching proposal presented very positive results in the technical, musical and pedagogical fields, in the context in which it was applied. It had good approval not only of the students, but also of the teachers invited to evaluate the teaching proposal. It showed that the teaching proposal has great potential and possibility of positive outcomes in the field of string instruments teaching.Submitted by Icaro Smetak (icarosmetak@gmail.com) on 2019-04-10T11:54:32Z No. of bitstreams: 1 Tese_Icaro_Smetak_versao_final.pdf: 12942290 bytes, checksum: 2900d1124dfdd3492fc63d46fdf3c34c (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2019-05-06T13:03:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_Icaro_Smetak_versao_final.pdf: 12942290 bytes, checksum: 2900d1124dfdd3492fc63d46fdf3c34c (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-06T13:03:54Z (GMT). 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