A voz desejante: Trilhas e pistas para uma pedagogia da voz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38502 |
Resumo: | Esta pesquisa delineia uma proposta de pedagogia vocal teórico-prática entrelaçada com a experiência docente e teatral da autora desde seu bacharelado em Artes Cênicas até seu desenvolvimento e refinamento como condutora de práticas vocais, abrangendo 13 anos de experiências em voz. Também é alicerçada com os saberes da dança, da música e da educação somática, assim como da filosofia, tecendo o que se denomina na tese “voz desejante”. Diante disso, apresenta-se a criação, o desenvolvimento e análises de práticas realizadas em sala de ensaio ocorridas em 2019 durante estágio docente ao longo da disciplina Laboratório de Criação da Universidade Federal da Bahia, assim como oficinas realizadas em parceria com o Teatro Vila Velha entre 2019 e 2022. A hipótese é a de que, devido à multiplicidade e à diversidade das linguagens artísticas encontradas na cena contemporânea, o atuante trabalha nos limites de seu próprio ser, o que exige outros modos de acionamento e de escuta por parte deste, revelando práticas que abrangem criativamente seu corpo físico e sensório. Diante disso, esta tese apresenta os pilares, os aspectos gerais, a poética, assim como a estrutura metodológica de tal prática vocal, objetivando potencializar a percepção e a sensibilidade do atuante no contexto que a cena teatral contemporânea exige. Tal percurso revela a voz como ato de dança, reverberando a unicidade dos indivíduos e apresentando-se como ato enunciativo. |
id |
UFBA-2_1a1ec0f567e60d3644c6c2378e9b591f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/38502 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-11-17T13:00:32Z2023-11-17T13:00:32Z2023-11-10https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38502Esta pesquisa delineia uma proposta de pedagogia vocal teórico-prática entrelaçada com a experiência docente e teatral da autora desde seu bacharelado em Artes Cênicas até seu desenvolvimento e refinamento como condutora de práticas vocais, abrangendo 13 anos de experiências em voz. Também é alicerçada com os saberes da dança, da música e da educação somática, assim como da filosofia, tecendo o que se denomina na tese “voz desejante”. Diante disso, apresenta-se a criação, o desenvolvimento e análises de práticas realizadas em sala de ensaio ocorridas em 2019 durante estágio docente ao longo da disciplina Laboratório de Criação da Universidade Federal da Bahia, assim como oficinas realizadas em parceria com o Teatro Vila Velha entre 2019 e 2022. A hipótese é a de que, devido à multiplicidade e à diversidade das linguagens artísticas encontradas na cena contemporânea, o atuante trabalha nos limites de seu próprio ser, o que exige outros modos de acionamento e de escuta por parte deste, revelando práticas que abrangem criativamente seu corpo físico e sensório. Diante disso, esta tese apresenta os pilares, os aspectos gerais, a poética, assim como a estrutura metodológica de tal prática vocal, objetivando potencializar a percepção e a sensibilidade do atuante no contexto que a cena teatral contemporânea exige. Tal percurso revela a voz como ato de dança, reverberando a unicidade dos indivíduos e apresentando-se como ato enunciativo.This research outlines a proposal for a theoretical-practical vocal pedagogy intertwined with the author's teaching and theatrical experience, spanning from her undergraduate studies in Performing Arts to her development and refinement as a vocal practitioner, covering 13 years of voice-related experiences. It is also grounded in knowledge from dance, music, somatic education, as well as philosophy, weaving what is referred to in the thesis as the "desiring voice." In this context, the creation, development, and analysis of practices conducted in rehearsal rooms in 2019 during her teaching internship within the Laboratório de Criação (Creation Laboratory) course at the Federal University of Bahia are presented. Additionally, workshops conducted in partnership with the Teatro Vila Velha between 2019 and 2022 are discussed. The hypothesis is that, due to the multiplicity and diversity of artistic languages found in the contemporary scene, the performer works at the limits of their own being, demanding different modes of activation and listening, revealing practices that creatively encompass their physical and sensory body. Given this, this thesis presents the foundations, general aspects, poetics, as well as the methodological structure of such vocal practice, aiming to enhance the performer's perception and sensitivity within the context demanded by contemporary theater. This journey reveals the voice as a dance act, resonating the uniqueness of individuals and presenting itself as an enunciative act.Submitted by Valéria Machado (valeria.rocha24@yahoo.com.br) on 2023-11-17T10:24:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) A voz desejante_ tese Valeria Rocha (1).pdf: 4460262 bytes, checksum: a626dab12daf13a8389285215a7c4f4f (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2023-11-17T13:00:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) A voz desejante_ tese Valeria Rocha (1).pdf: 4460262 bytes, checksum: a626dab12daf13a8389285215a7c4f4f (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-17T13:00:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) A voz desejante_ tese Valeria Rocha (1).pdf: 4460262 bytes, checksum: a626dab12daf13a8389285215a7c4f4f (MD5) Previous issue date: 2023-11-10porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)UFBABrasilEscola de TeatroAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessVoicevoice pedagogyTeatroArtes cênicasVozPedagogia vocalA voz desejante: Trilhas e pistas para uma pedagogia da vozThe Desiring Voice: Paths and Clues for a Pedagogy of the VoiceDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionVargens, Meranhttps://orcid.org/0000-0001-8616-2091https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774718J1&tokenCaptchar=03AFcWeA5pOrhgO1ryftsP1cyMbf48OWXpBjL1ePYwU6L0nqz9AZ9si3oinGSr7L0wfKZkdELnm-KoRvi2xgwl6pk4D2vlgfEOvQOEDcrtADeWAxvQwKCzeBJimf17Qk3ArMkT2fs2HgXJLkjMI_TmPNAXCqLDqObN9thP4WOHfaQEuh1GkIxY8ck9yTM1ssdt84zSeJb6oJMXrbz_g1x07c5KPWkkmL8ggBAVypiALMwkkfbQQChHqU4gZ-_AiIKVe-IW9UsMngrsW_Ku_6tN6sypWydk4WwMtxAYcAC9StBdCYB6dSNqW3s5PAH2GSE9ObmYlZwi7hQTAKd6TJMS7fMj4qXc5h70xv7cj2grbOURmIy5Vt8XqOu0ZjC5Z4raiVIhZnwIkCdgw0QMiNt89148o8e_tHDSuBIUG8q2Wcd3sP94QdQVpb6zXOtIIa-tAu8VgArqfC83fJ-LcLeS5xg-XIlobbotUrD0VuSg6n5v0QXhbCMjxY-y_k8nJTogZPnfAsL7GZtOOFwPWr_lVSVKOdvkrRb72MVdt4dwhQJuFBxa9CN2GYsMolinari, Paulahttps://orcid.org/0000-0001-6364-0521https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736314Y5&tokenCaptchar=03AFcWeA4gEjQ4NQ50gBgYMQMHhvsj2qM-_Za2XsExNhXTPCUA0kOFghEjRT2gR4BJKVh0nIpMqLejUnJx3xVUjeVm2pu1RMAHGG4MNM1QP1sIE0zB96I6jwonzJPOdFp4mYbVwzqJd1sIqWAJWkVxaRJBQJumSnliPKVbALTn6qrDt4Xzcyd0zbdja00_DSb46qu99OjQjIirlrFNcIpAy9O72fL3xfiBtldoz78BrmqRg3rApDrWBaEJXO-HFWbrm-jPrN7botewdZNG0ZhXzYbT_V62_ZjQ0Z8oVHa9MKoWca_kW_fkXYEAjV3Q5GzpEyNj1DzatcjZL1njWFUd0nQbBeqvHofOWdGCBTxC9pijbUShc7Ao4vTqk7qbaK7DOfgHj0t1hKYuGEDzWQ0VANrsbtv31vW93DfmaCB5UmEyUeAaJHw3CkT3qHHnrg7k4mxmszLNeUdmdnRJNz70WKguhRv95f3etqCjbjkch7QbFVd6W20S5I11U-PdmmeQU7T7Gsa3uulA1WzN2zFAXHvs0iB_ZqdCXAQcOmkCVwmsiWQB-A1p1-j1i14n4WkFxQTvFxMYpsnk7sVnVDIffrsEvFblimpg6gJacobs, Daianehttps://orcid.org/0000-0003-3145-8017https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4203116E4&tokenCaptchar=03AFcWeA60iifhZS-awLvOuTGVlrYk6zcbXLyzg2Qv0VDyRYzvpiPzi2rLGRIFGSfRFdDsHAxJBaRouKvaCHckoagXEcM2zw9rbou2sOYfL0vfSs8YYoQYy2mgPbtQ02Zc52BOaCdPBbwJvhpDjplUpgwBP3TvLeZ7EIlINbL0ad2JMXIIfk52oU-rFUd_v2V2RG9Vkzfk8iBJVFNpufOa6IIJSjiAQUha1dG6vtrJvxfGZqBt32Ji7t-g2DGq7Z77dnAg4JFavOzQGNCz-kxDYWPajMVWSwQcHx-hNzqrnr7dTMXvSIxYChAfjJXRZqMOcnyI2_bMxAT0B2Gv_q1jIVLQqNZPIPWebrkLfl7CJ-ZWA0ztBKCCurFIIM0kiolDt-fQlyDPWiS_1WLJrXhoA6siU6SrZGNi6mgyKV6hxOWUyK0vPXjfvf0RoISz-25MYtXZYOfOkYNWwojqCo4JWiQRZGBqC7Ty1_5Z9ReSzJ7CwaYjyfN0SNqMAXof85P03JC-DAwLl5mCgRgw8w-EQwGR8cPTsF7xIS6m9j-63TTYy1XOumDMhiUGuimarães, Danielahttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4290413J8&tokenCaptchar=03AFcWeA626CYrTPc3ckmj-p0Q0ChT4sANBcWOLb3OgUngUL_TyOgEopk519M3qGMGTzkbzQoTok4hukCwlhA9bD-_NaGRgDtIiCOh_qY_99f_bVYCGpdZp67js4r0tQo-NgBybkhKnd7jKGtudNkO1CHsqQNWVGIYyo8f4blSkjXLQkaFPQ9Btq8AdnOA5DcqGayO8tNFKjXje2KU2TYfXOtP8Z0FBF8BrH9RBp9IDHXAKhcElwDhfiwLQGDAQAvCRD2jwKF7T5JAzYa7Owz6r-zpUIRcRO3MTZpnWi7IomufJWrvhNWvwvTkLFC1_YnQHcqMkDxfOCWHnyUVMxu2CazuOsvzbMqWqSxToxnazjglBx3_rCgd04_NYWYlFDHQCpr16CYlM9ZrGEtb9pyfUGZtrAgf3v8m09QpcwAYLluRoTDLQvZbv8a4G4gULB3thZmOay061U72wJAmCFid7nTD0Wl44172MPbNosOUAGxbZQQspyMXLZeBZWnnI_P6iYokLgbSSTYAsnYaZMYK-vZqINcs8vdqTW_nEXcPyfo-UQU57dCR99EHamad, Ana Fláviahttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702112J5&tokenCaptchar=03AFcWeA5pDdbK99eDwIklNtHRZ8DVz9h9obChXXM3htKVsyoAZHFYGP54D-PeoxC-0k3JnslwHstwitHiFRl2x5ThQw8PGXlRbI5NvGwMWauM8kpa3wYrKLNCZ2CHTGvz84XieaeuenTIinobegRN6yjF4sZCFxXFe6NJqgqbxZMdB9vuusLw3IPXaiubJ6HBhEcG7p6J-YBibUk1gocw5tl4Ybxn84MkzVj2dLzUcESAatxxcAb4i9n8sf1Hr5OVrKFJVlzX2tB6R63f0sc_P4UoqbkZVtpJCmhKlhiuN6ts71lxvMzzFxkC8o4h9KIVTUMmV1_4M9SPXIGWMPvu0O8ZR5XXU8yuFekiSqaeDg2d5qqmpZLkjWSkDSLb1T6xrg1qRdb1L_wMjOOV5iN90tWluYBpiIzPLSj2tdrpSoe5lIK76IbWjGdBQHcR86dwU9WXC1qa-m0Tq5FLCdPQGrIBFJsVQ2X4jGwxSVmYS34bLnAWuHfpTOqLXH62ZvvTCmBI2BQ-dLbYOYxbF1DdChFJOam2Fx3rgoeuN4N7TblnZhLzQrU3I0gJacobs, Daianehttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4203116E4&tokenCaptchar=03AFcWeA7hT9_uHwwjlK50j4fwznDCE_dscwpdGVNTZys6OM9xyNaxgNgh2Aug2ALjQpvweqax90Exs0CJvfHw1Kt_TyRz3X1lvdMichXmpUeY09ONxKJICrIDRfepeVlfR7V_hDWwAysFY8fsPfCMXlHMJTN6_R2KWnUprqesTZHEXZ_2A5Jkhrx8oOuTdVXCfheY6IuII1Iqgs6JLParFqwmx66JIYDhdY9xkK8q4lzIOciCL6AYfkHi_ITVG7jol9ksN2M-9lGZOgcJ-jnatzYPzJ9rv7O66Tr2GMs_P3L3svJvC5wQP0zhSCSyTGvK7Yf0C69_I9LD4opG49IQc8UAn949yvmqtdpSdSORnGdlqBNQMlYFhP2xUh3Cwl3XZ94XjONNLMwSk48yb6cvpCxlViHc6WomcVBn3xMXex7vHoEdfSz8DiVdZHEKGfFFiAEtnRNeYpSoPwHDf_16SE8oF0xpsh6uNe7BF6F-k49zj9TUKuJS5f6mWF1k-lUbkdb8YUGsgu5RlT_tDUaST4o31wpqdpbLN2rNGdR1ZyMKPMFIDQGDSItp_11VnFrHzXMJ5hYGYdXZelUrw9q8ZRoXiErHfU5Klghttps://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0001-5808-8023https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=582DCF0B20A8B8FAA2ED70D33755ACCCRocha, Valériareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTA voz desejante_ tese Valeria Rocha (1).pdf.txtA voz desejante_ tese Valeria Rocha (1).pdf.txtExtracted texttext/plain483004https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38502/4/A%20voz%20desejante_%20tese%20Valeria%20Rocha%20%20%281%29.pdf.txt4a40e234f118bec590b63ee971b981e4MD54ORIGINALA voz desejante_ tese Valeria Rocha (1).pdfA voz desejante_ tese Valeria Rocha (1).pdfapplication/pdf4460262https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38502/1/A%20voz%20desejante_%20tese%20Valeria%20Rocha%20%20%281%29.pdfa626dab12daf13a8389285215a7c4f4fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38502/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38502/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/385022023-11-18 02:04:44.093oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-11-18T05:04:44Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A voz desejante: Trilhas e pistas para uma pedagogia da voz |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The Desiring Voice: Paths and Clues for a Pedagogy of the Voice |
title |
A voz desejante: Trilhas e pistas para uma pedagogia da voz |
spellingShingle |
A voz desejante: Trilhas e pistas para uma pedagogia da voz Rocha, Valéria Teatro Artes cênicas Voz Pedagogia vocal Voice voice pedagogy |
title_short |
A voz desejante: Trilhas e pistas para uma pedagogia da voz |
title_full |
A voz desejante: Trilhas e pistas para uma pedagogia da voz |
title_fullStr |
A voz desejante: Trilhas e pistas para uma pedagogia da voz |
title_full_unstemmed |
A voz desejante: Trilhas e pistas para uma pedagogia da voz |
title_sort |
A voz desejante: Trilhas e pistas para uma pedagogia da voz |
author |
Rocha, Valéria |
author_facet |
Rocha, Valéria |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vargens, Meran |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8616-2091 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774718J1&tokenCaptchar=03AFcWeA5pOrhgO1ryftsP1cyMbf48OWXpBjL1ePYwU6L0nqz9AZ9si3oinGSr7L0wfKZkdELnm-KoRvi2xgwl6pk4D2vlgfEOvQOEDcrtADeWAxvQwKCzeBJimf17Qk3ArMkT2fs2HgXJLkjMI_TmPNAXCqLDqObN9thP4WOHfaQEuh1GkIxY8ck9yTM1ssdt84zSeJb6oJMXrbz_g1x07c5KPWkkmL8ggBAVypiALMwkkfbQQChHqU4gZ-_AiIKVe-IW9UsMngrsW_Ku_6tN6sypWydk4WwMtxAYcAC9StBdCYB6dSNqW3s5PAH2GSE9ObmYlZwi7hQTAKd6TJMS7fMj4qXc5h70xv7cj2grbOURmIy5Vt8XqOu0ZjC5Z4raiVIhZnwIkCdgw0QMiNt89148o8e_tHDSuBIUG8q2Wcd3sP94QdQVpb6zXOtIIa-tAu8VgArqfC83fJ-LcLeS5xg-XIlobbotUrD0VuSg6n5v0QXhbCMjxY-y_k8nJTogZPnfAsL7GZtOOFwPWr_lVSVKOdvkrRb72MVdt4dwhQJuFBxa9CN2GYs |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Molinari, Paula |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6364-0521 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736314Y5&tokenCaptchar=03AFcWeA4gEjQ4NQ50gBgYMQMHhvsj2qM-_Za2XsExNhXTPCUA0kOFghEjRT2gR4BJKVh0nIpMqLejUnJx3xVUjeVm2pu1RMAHGG4MNM1QP1sIE0zB96I6jwonzJPOdFp4mYbVwzqJd1sIqWAJWkVxaRJBQJumSnliPKVbALTn6qrDt4Xzcyd0zbdja00_DSb46qu99OjQjIirlrFNcIpAy9O72fL3xfiBtldoz78BrmqRg3rApDrWBaEJXO-HFWbrm-jPrN7botewdZNG0ZhXzYbT_V62_ZjQ0Z8oVHa9MKoWca_kW_fkXYEAjV3Q5GzpEyNj1DzatcjZL1njWFUd0nQbBeqvHofOWdGCBTxC9pijbUShc7Ao4vTqk7qbaK7DOfgHj0t1hKYuGEDzWQ0VANrsbtv31vW93DfmaCB5UmEyUeAaJHw3CkT3qHHnrg7k4mxmszLNeUdmdnRJNz70WKguhRv95f3etqCjbjkch7QbFVd6W20S5I11U-PdmmeQU7T7Gsa3uulA1WzN2zFAXHvs0iB_ZqdCXAQcOmkCVwmsiWQB-A1p1-j1i14n4WkFxQTvFxMYpsnk7sVnVDIffrsEvFblimpg6g |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Jacobs, Daiane |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-3145-8017 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4203116E4&tokenCaptchar=03AFcWeA60iifhZS-awLvOuTGVlrYk6zcbXLyzg2Qv0VDyRYzvpiPzi2rLGRIFGSfRFdDsHAxJBaRouKvaCHckoagXEcM2zw9rbou2sOYfL0vfSs8YYoQYy2mgPbtQ02Zc52BOaCdPBbwJvhpDjplUpgwBP3TvLeZ7EIlINbL0ad2JMXIIfk52oU-rFUd_v2V2RG9Vkzfk8iBJVFNpufOa6IIJSjiAQUha1dG6vtrJvxfGZqBt32Ji7t-g2DGq7Z77dnAg4JFavOzQGNCz-kxDYWPajMVWSwQcHx-hNzqrnr7dTMXvSIxYChAfjJXRZqMOcnyI2_bMxAT0B2Gv_q1jIVLQqNZPIPWebrkLfl7CJ-ZWA0ztBKCCurFIIM0kiolDt-fQlyDPWiS_1WLJrXhoA6siU6SrZGNi6mgyKV6hxOWUyK0vPXjfvf0RoISz-25MYtXZYOfOkYNWwojqCo4JWiQRZGBqC7Ty1_5Z9ReSzJ7CwaYjyfN0SNqMAXof85P03JC-DAwLl5mCgRgw8w-EQwGR8cPTsF7xIS6m9j-63TTYy1XOumDMhiU |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Guimarães, Daniela |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4290413J8&tokenCaptchar=03AFcWeA626CYrTPc3ckmj-p0Q0ChT4sANBcWOLb3OgUngUL_TyOgEopk519M3qGMGTzkbzQoTok4hukCwlhA9bD-_NaGRgDtIiCOh_qY_99f_bVYCGpdZp67js4r0tQo-NgBybkhKnd7jKGtudNkO1CHsqQNWVGIYyo8f4blSkjXLQkaFPQ9Btq8AdnOA5DcqGayO8tNFKjXje2KU2TYfXOtP8Z0FBF8BrH9RBp9IDHXAKhcElwDhfiwLQGDAQAvCRD2jwKF7T5JAzYa7Owz6r-zpUIRcRO3MTZpnWi7IomufJWrvhNWvwvTkLFC1_YnQHcqMkDxfOCWHnyUVMxu2CazuOsvzbMqWqSxToxnazjglBx3_rCgd04_NYWYlFDHQCpr16CYlM9ZrGEtb9pyfUGZtrAgf3v8m09QpcwAYLluRoTDLQvZbv8a4G4gULB3thZmOay061U72wJAmCFid7nTD0Wl44172MPbNosOUAGxbZQQspyMXLZeBZWnnI_P6iYokLgbSSTYAsnYaZMYK-vZqINcs8vdqTW_nEXcPyfo-UQU57dCR99E |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Hamad, Ana Flávia |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702112J5&tokenCaptchar=03AFcWeA5pDdbK99eDwIklNtHRZ8DVz9h9obChXXM3htKVsyoAZHFYGP54D-PeoxC-0k3JnslwHstwitHiFRl2x5ThQw8PGXlRbI5NvGwMWauM8kpa3wYrKLNCZ2CHTGvz84XieaeuenTIinobegRN6yjF4sZCFxXFe6NJqgqbxZMdB9vuusLw3IPXaiubJ6HBhEcG7p6J-YBibUk1gocw5tl4Ybxn84MkzVj2dLzUcESAatxxcAb4i9n8sf1Hr5OVrKFJVlzX2tB6R63f0sc_P4UoqbkZVtpJCmhKlhiuN6ts71lxvMzzFxkC8o4h9KIVTUMmV1_4M9SPXIGWMPvu0O8ZR5XXU8yuFekiSqaeDg2d5qqmpZLkjWSkDSLb1T6xrg1qRdb1L_wMjOOV5iN90tWluYBpiIzPLSj2tdrpSoe5lIK76IbWjGdBQHcR86dwU9WXC1qa-m0Tq5FLCdPQGrIBFJsVQ2X4jGwxSVmYS34bLnAWuHfpTOqLXH62ZvvTCmBI2BQ-dLbYOYxbF1DdChFJOam2Fx3rgoeuN4N7TblnZhLzQrU3I0g |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Jacobs, Daiane |
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv |
https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4203116E4&tokenCaptchar=03AFcWeA7hT9_uHwwjlK50j4fwznDCE_dscwpdGVNTZys6OM9xyNaxgNgh2Aug2ALjQpvweqax90Exs0CJvfHw1Kt_TyRz3X1lvdMichXmpUeY09ONxKJICrIDRfepeVlfR7V_hDWwAysFY8fsPfCMXlHMJTN6_R2KWnUprqesTZHEXZ_2A5Jkhrx8oOuTdVXCfheY6IuII1Iqgs6JLParFqwmx66JIYDhdY9xkK8q4lzIOciCL6AYfkHi_ITVG7jol9ksN2M-9lGZOgcJ-jnatzYPzJ9rv7O66Tr2GMs_P3L3svJvC5wQP0zhSCSyTGvK7Yf0C69_I9LD4opG49IQc8UAn949yvmqtdpSdSORnGdlqBNQMlYFhP2xUh3Cwl3XZ94XjONNLMwSk48yb6cvpCxlViHc6WomcVBn3xMXex7vHoEdfSz8DiVdZHEKGfFFiAEtnRNeYpSoPwHDf_16SE8oF0xpsh6uNe7BF6F-k49zj9TUKuJS5f6mWF1k-lUbkdb8YUGsgu5RlT_tDUaST4o31wpqdpbLN2rNGdR1ZyMKPMFIDQGDSItp_11VnFrHzXMJ5hYGYdXZelUrw9q8ZRoXiErHfU5Klg |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0001-5808-8023 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=582DCF0B20A8B8FAA2ED70D33755ACCC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Valéria |
contributor_str_mv |
Vargens, Meran Molinari, Paula Jacobs, Daiane Guimarães, Daniela Hamad, Ana Flávia Jacobs, Daiane |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Teatro Artes cênicas |
topic |
Teatro Artes cênicas Voz Pedagogia vocal Voice voice pedagogy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Voz Pedagogia vocal |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Voice voice pedagogy |
description |
Esta pesquisa delineia uma proposta de pedagogia vocal teórico-prática entrelaçada com a experiência docente e teatral da autora desde seu bacharelado em Artes Cênicas até seu desenvolvimento e refinamento como condutora de práticas vocais, abrangendo 13 anos de experiências em voz. Também é alicerçada com os saberes da dança, da música e da educação somática, assim como da filosofia, tecendo o que se denomina na tese “voz desejante”. Diante disso, apresenta-se a criação, o desenvolvimento e análises de práticas realizadas em sala de ensaio ocorridas em 2019 durante estágio docente ao longo da disciplina Laboratório de Criação da Universidade Federal da Bahia, assim como oficinas realizadas em parceria com o Teatro Vila Velha entre 2019 e 2022. A hipótese é a de que, devido à multiplicidade e à diversidade das linguagens artísticas encontradas na cena contemporânea, o atuante trabalha nos limites de seu próprio ser, o que exige outros modos de acionamento e de escuta por parte deste, revelando práticas que abrangem criativamente seu corpo físico e sensório. Diante disso, esta tese apresenta os pilares, os aspectos gerais, a poética, assim como a estrutura metodológica de tal prática vocal, objetivando potencializar a percepção e a sensibilidade do atuante no contexto que a cena teatral contemporânea exige. Tal percurso revela a voz como ato de dança, reverberando a unicidade dos indivíduos e apresentando-se como ato enunciativo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-17T13:00:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-17T13:00:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Doutorado info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38502 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38502/4/A%20voz%20desejante_%20tese%20Valeria%20Rocha%20%20%281%29.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38502/1/A%20voz%20desejante_%20tese%20Valeria%20Rocha%20%20%281%29.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38502/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38502/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4a40e234f118bec590b63ee971b981e4 a626dab12daf13a8389285215a7c4f4f e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459684555784192 |