Do atuante-cenógrafo e suas criações cênicas: um passeio-estudo por possíveis caminhos teórico-metodológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Amanda Pachito de Amorim
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34314
Resumo: Este estudo visa reunir e discutir possíveis fundamentos de trabalho para um atuante que, para além de seu desempenho, almeja ser também o criador da cenografia de sua cena. Em vista de uma tendência manifesta atualmente rumo à diluição de fronteiras entre diferentes funções do processo criativo, bem como da demanda de integração entre diferentes campos da criação, esta dissertação foi construída como uma “caixa de ferramentas”, um convite ao ator contemporâneo que se interessa em repensar seus campos de atuação nas artes do espetáculo; mais especificamente, na exploração da criação cenográfica. Trata-se de uma pesquisa realizada a partir de estudos teóricos, organizados em função de três pilares principais de abordagem: conceitos técnico-artísticos da composição cenográfica; o ator como habitante e criador do/no espaço; e procedimentos de criação cênica que associam o desempenho do ator e a cenografia. Para tanto, a pesquisa se orienta pela pergunta geral: Quais seriam possíveis fundamentos e caminhos para o trabalho de um ator que também cria a cenografia? O estudo tem enfoque sobre um tipo de cenografia dotada de materialidades e volumetrias; e se ancora em autores como Maurice Merleau-Ponty, Fayga Ostrower, Pamela Howard e Cassandre Chatonnier para elucidar as relações criativas estabelecidas entre o espaço e o ator como seu habitante criador. Para refletir acerca de possíveis caminhos para o trabalho desse artista ambivalente, foram reunidos quatro procedimentos de criação cênica com potencial para fomentar esse trabalho criativo interseccional, bem como para trazer a uma eventual prática os fundamentos teóricos discutidos na pesquisa. As elaborações deste estudo convergem para considerações acerca da do caráter fundamental do fenômeno da percepção para a criação e habitação efetiva dos espaços; do caráter enriquecedor que a retroalimentação entre as diferentes modalidades da criação cênica exerce tanto nos produtos criativos quanto na própria experiência. É evidenciado o argumento que pensar criativamente os espaços já é, de certa forma, parte do trabalho convencional do atuante, restando-lhe desenvolver certas habilidades e consciência concernentes aos espaços, suas formas estéticas e semantizações. A pesquisa converge, portanto, para constatações de que as relações e afetos estabelecidos entre espaços e seus habitantes se constituem como fundamentos de base do desenvolvimento da cenografia e do desempenho, de modo que seu trabalho conscientemente concomitante e retroalimentativo tem potencial para enriquecer ambos os campos artísticos, bem como de afetar os modos de encarar e organizar o fazer teatral como um todo.
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Trata-se de uma pesquisa realizada a partir de estudos teóricos, organizados em função de três pilares principais de abordagem: conceitos técnico-artísticos da composição cenográfica; o ator como habitante e criador do/no espaço; e procedimentos de criação cênica que associam o desempenho do ator e a cenografia. Para tanto, a pesquisa se orienta pela pergunta geral: Quais seriam possíveis fundamentos e caminhos para o trabalho de um ator que também cria a cenografia? O estudo tem enfoque sobre um tipo de cenografia dotada de materialidades e volumetrias; e se ancora em autores como Maurice Merleau-Ponty, Fayga Ostrower, Pamela Howard e Cassandre Chatonnier para elucidar as relações criativas estabelecidas entre o espaço e o ator como seu habitante criador. Para refletir acerca de possíveis caminhos para o trabalho desse artista ambivalente, foram reunidos quatro procedimentos de criação cênica com potencial para fomentar esse trabalho criativo interseccional, bem como para trazer a uma eventual prática os fundamentos teóricos discutidos na pesquisa. As elaborações deste estudo convergem para considerações acerca da do caráter fundamental do fenômeno da percepção para a criação e habitação efetiva dos espaços; do caráter enriquecedor que a retroalimentação entre as diferentes modalidades da criação cênica exerce tanto nos produtos criativos quanto na própria experiência. É evidenciado o argumento que pensar criativamente os espaços já é, de certa forma, parte do trabalho convencional do atuante, restando-lhe desenvolver certas habilidades e consciência concernentes aos espaços, suas formas estéticas e semantizações. A pesquisa converge, portanto, para constatações de que as relações e afetos estabelecidos entre espaços e seus habitantes se constituem como fundamentos de base do desenvolvimento da cenografia e do desempenho, de modo que seu trabalho conscientemente concomitante e retroalimentativo tem potencial para enriquecer ambos os campos artísticos, bem como de afetar os modos de encarar e organizar o fazer teatral como um todo.This paper aims to gather and discuss possible foundations for the work of an actor who, beyond their performance, also aims to be the creator of the scene‟s design. Regarding an evidenced current tendency toward the blurring of borders among different creative functions, as well as a demand for integration among different fields of creation, this dissertation was developed as a “toolbox”, an invitation for the contemporary actor who wishes to rethink their fields of work in theatre arts, more specifically in exploring the creation of scenography. This research is a theoretical study built on three main pillars of approach: technical-artistic concepts on scenography‟s composition; the actor as an inhabitant and creator of/in space; and creative procedures which associate actor‟s performance and scenography. Therefore, the research is guided by the following general question: What could be possible fundaments and paths for the work of an actor who is also a developer of the scenography? This paper emphasizes on a type of scenography mainly consisted of materialities and volumes; it is also founded on authors such as Maurice Merleau-Ponty, Fayga Ostrower, Pamela Howard and Cassandre Chatonnier in order to delineate the creative relationships established between space and actor, being the former its creating inhabitant. In order to reflect upon possible paths for this ambivalent artist‟s endeavour, four creative procedures with potential to foment such creative intersection were gathered, also aiming to identify possible ways to put the founding theories into practice. The ideas of this study converge toward considerations regarding the fundamental aspect of the perception phenomena concerning the spaces‟ creation and their effective habitation; the enriching feature conveyed by the feedback between different creative modalities within theatre arts and its effects on the products as well as on experience itself. This paper brings forth the argument that creative thought regarding spaces is already, in a certain way, a common practice of the conventional actor; remaining for them to develop certain consciousness and abilities concerning spaces, their aesthetic forms and semanticizations. The research converges, thus, toward conclusions that the relationships and affectations established between space and its inhabitants comprise of foundations for the development of scenography as well as the actor‟s performance, in such a way that their endeavour consciously concurrent and self-enriching has potential to expand both artistic fields, as well as to influence on manners of organizing and dealing with theatre activity as a whole.Submitted by Amanda Pachito de Amorim Lima (amanda.p.lima@hotmail.com) on 2021-10-06T18:07:31Z No. of bitstreams: 1 Do ATUANTE-CENÓGRAFO - Amanda Lima - final.pdf: 2581806 bytes, checksum: aa0c570ccf80b4a7117764b4463495e6 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2021-10-06T18:19:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Do ATUANTE-CENÓGRAFO - Amanda Lima - final.pdf: 2581806 bytes, checksum: aa0c570ccf80b4a7117764b4463495e6 (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-06T18:19:34Z (GMT). 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