A emergência étnica dos povos indígenas do baixo Rio Tapajós, Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz Filho, Florêncio Almeida
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33752
Resumo: Este estudo é uma etnografia do processo de formação de identidades étnicas indígenas que está ocorrendo no baixo rio Tapajós, no Oeste do Pará, envolvendo 40 comunidades ribeirinhas resultantes do processo de catequese e colonização que se iniciou ainda no século XVII, que já foi chamado de "caboclização". A pesquisa se concentrou no período recente e de maior efervescência do processo: 1998-2008. Informada pelos estudos de etnicidade, a investigação, baseada na literatura histórica e em pesquisa de campo, procurou levar em conta os indígenas como sujeitos e não como vítimas do processo histórico. Agindo criativamente através de estratégias variadas, que envolveram o silêncio, a superposição, tradução, adaptação, reelaboração e recriação cultural, eles foram capazes de conservar, durante séculos, parte considerável das suas culturas indígenas e uma leve lembrança das suas origens tribais. Através do trabalho educativo de setores da Igreja, iniciado nos anos 1960 e, mais recentemente, do Grupo Consciência Indígena (GCI), e dentro do contexto mais amplo da conquista de direitos indígenas e de uma conotação mais positiva sobre o ser índio, alguns grupos sentiram que havia condições favoráveis e recompensas simbólicas e materiais para assumir sua identidade indígena, o que significou um processo de "descaboclização". E fazem isso lançando mão de um repertório cultural já disponível, como parte da cultura genérica chamada também de "cabocla". O estudo destaca três desses elementos - as festas de santo, as crenças e práticas da pajelança e a memória que essas pessoas conservaram sobre a Cabanagem (1835-1840) – de onde foram retirados os mais destacados sinais diacríticos para a construção da diferença étnica desses indígenas. Utilizando-se destes elementos, eles dizem que seus antepassados já viviam nessas terras desde tempos imemoriais e que eles são a continuidade histórica e cultural daqueles povos, e que mesmo tendo passado por profundas mudanças sócio-culturais, persistiram indígenas.
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Agindo criativamente através de estratégias variadas, que envolveram o silêncio, a superposição, tradução, adaptação, reelaboração e recriação cultural, eles foram capazes de conservar, durante séculos, parte considerável das suas culturas indígenas e uma leve lembrança das suas origens tribais. Através do trabalho educativo de setores da Igreja, iniciado nos anos 1960 e, mais recentemente, do Grupo Consciência Indígena (GCI), e dentro do contexto mais amplo da conquista de direitos indígenas e de uma conotação mais positiva sobre o ser índio, alguns grupos sentiram que havia condições favoráveis e recompensas simbólicas e materiais para assumir sua identidade indígena, o que significou um processo de "descaboclização". E fazem isso lançando mão de um repertório cultural já disponível, como parte da cultura genérica chamada também de "cabocla". O estudo destaca três desses elementos - as festas de santo, as crenças e práticas da pajelança e a memória que essas pessoas conservaram sobre a Cabanagem (1835-1840) – de onde foram retirados os mais destacados sinais diacríticos para a construção da diferença étnica desses indígenas. Utilizando-se destes elementos, eles dizem que seus antepassados já viviam nessas terras desde tempos imemoriais e que eles são a continuidade histórica e cultural daqueles povos, e que mesmo tendo passado por profundas mudanças sócio-culturais, persistiram indígenas.This study is an ethnograph of the formation process of ethnic indigenous identities that is occurring in the lower Tapajos River in the western part of the State of Pará, involving 40 riverine communities that are a result of the catechetical process and the colonization that began in the 17th century, that was called ―caboclization‖. The research was concentrated in the recent period of effervescence of this process: 1998-2008. Informed by studies of ethnology, the investigation, based on historic literature and local research, tried to take into account the indigenous as subjects and not as victims of the historical process. Acting with creativity by various strategies that involve silence, a superposition, translation, adaptation, re-elaboration and cultural re-creation, they were able to conserve during centuries, a considerable part of their indigenous cultures and a vague remembrance of their tribal origins. Through the educational work of certain sectors of the Church, beginning in the 60‘s and more recently, the Group of Indigenous Consciousness (GIC), and within the more ample context of the conquest of indigenous rights and of the more positive connotation of being Indian, some groups felt that there were favorable conditions, symbolic rewards and enough material to take on their indigenous identity, which meant a process of ―descaboclização‖. They do this by using their cultural repertoire already available, as a part of their generic culture which is also called ―caboclo‖. The study emphasizes three elements – the feasts of saints, the beliefs and practices of pajelança and the memory that was conserved by the Cabanagem (1835-1840) – from which it was withdrawn the most important diacritical signs for the construction of the ethnic difference of these indigenous. Using these elements, they say that their ancestors already lived in these lands from immemorial times and that they are the historic and cultural continuity of these people, and even though they have gone through profound social and cultural changes, they persist in being indigenous.Submitted by Florêncio Almeida Vaz Filho (florencioalmeidavaz@gmail.com) on 2021-07-13T14:05:02Z No. of bitstreams: 1 Emergência étnica indígena no Baixo Tapajós Amazônia Tese Florêncio Vaz Filho.pdf: 3977383 bytes, checksum: aea80c7bb95fdc7b28ccf77d7258728f (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2021-07-16T20:16:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Emergência étnica indígena no Baixo Tapajós Amazônia Tese Florêncio Vaz Filho.pdf: 3977383 bytes, checksum: aea80c7bb95fdc7b28ccf77d7258728f (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-16T20:16:01Z (GMT). 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