"O reisado Senhor do Bonfim sob a ótica do espetáculo"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Sarah Roberta de Oliveira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19680
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo abordar, sob a ótica do espetáculo, o Reisado Senhor do Bonfim, localizado no povoado de Piau, no município de Piranhas, Alagoas, o que demanda reconhecer duas diferentes concepções de espetáculo: uma construída por Guy Debord, cujo esquema teórico analisa o espetáculo como uma experiência puramente mercadológica, e outra defendida pelos autores: Patrice Pavis, teatrólogo que evidencia o espetáculo como tudo que se oferece ao olhar, e Jean-Marie Pradier, estudioso da Etnocenologia, disciplina inserida nas etnociências e que tem como objeto os comportamentos humanos espetaculares organizados. Trata-se de uma reflexão acerca da dimensão espetacular da cultura popular procurando perceber como a espetacularidade favorece a manutenção do Reisado Senhor do Bonfim, e para tanto, além das referências teóricas relativas ao espetáculo, recorreu-se ao arcabouço teórico de Néstor García Canclini, cujas assertivas a respeito dos processos de hibridação foram posicionadas como contraponto em relação ao que os frankfurtianos Adorno e Horkheimer escreveram sobre indústria cultural. O processo analítico desenvolvido no trabalho permite repensar as questões relacionadas à tradição, considerando a globalização e a abertura ao novo como experiências que podem vir a favorecer a manutenção das práticas artísticas populares. A aferição do espetacular no Reisado Senhor do Bonfim serviu para perceber como o olhar de quem não participa de sua vida social, ou seja, o olhar de quem é de fora de Piau interfere na espetacularidade do grupo, compreensão que se fez possível, por exemplo, ao acompanhar a participação do Reisado na Romaria de Santa Quitéria, cuja carreata sai de Piau em direção ao povoado de Frencheiras, no município de Garanhuns, Pernambuco. A viagem dá margem a uma leitura que aponta para a conexão entre o espetacular e o olhar externo, e ainda à identidade, relação que também pode ser traçada noutros eventos vividos pelo grupo, os quais, pela singularidade impressa, são classificados como insólitos e exatamente por isso motivadores do espetacular. This dissertation has the goal of approaching the “Reisado do Senhor do Bomfim” under the spectacle’s point of view, this spectacle happens at Piau town, Piranhas municipality, Alagoas. The recognition of two different spectacle conceptions is demanded: one, built by Guy Debord, whose theoretical scheme analyzes the spectacle as a purely merchandising experience, and another one defended by the authors: Patrice Pavis, a playwright who evidences the spectacle as everything offered to our eyes, and Jean-Marie Pradier, an ethnoscenology scholar, a theme within the ethnoscience which has the organized spectacular human behaviors as a target. This is about a reflection on the spectacular dimension of the folk culture, expecting to understand how the spectacles favor the maintenance of the “Reisado do Senhor do Bonfim” and, because of this, besides the theoretical references related to the spectacle, we call on the theoretical outline of Néstor Garcia Canclini, whose statements regarding the hibridation processes were set as a counterpoint regarding what the frankfurtians Adorno and Horkheimer wrote about the culture industry. The analytical process developed on this work allowed reviewing the issues related to tradition, considering the globalization and the opening to new experiences with a possibility to keep the folk artistic practices on happening. The assess of the spectacular regarding the “Reisado Senhor do Bonfim” helped to realize about, how the point of view of someone who doesn’t participate of its social life, that is, the view of a person who is not from Piau, interferes on the group spectacularity, this comprehension was possible, for example, while observing the participation in the Reisado, at the “Romaria de Santa Quitéria”, event that has a car parade going from Piau to Frencheiras town, in the Garanhuns municipality, Pernambuco. The travel gives the chance of having a lecture which points to the relationship between the spectacular and the external view, and even to identity, relationship that can also be drafted in other events lived by the group, which, by the given singularity, are classified as unusual and, exactly because of this, motivate the spectacular.
id UFBA-2_1ba74e8732268ee5eeeb9faa2b979679
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/19680
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Carneiro, Sarah Roberta de OliveiraCarneiro, Sarah Roberta de OliveiraCâmara, Antônio da SilvaBoccia, Leonardo VincenzoMoura, Milton AraújoCâmara, Antônio da Silva2016-07-11T19:42:26Z2016-07-11T19:42:26Z2016-07-112006-07-17Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19680Esta dissertação tem por objetivo abordar, sob a ótica do espetáculo, o Reisado Senhor do Bonfim, localizado no povoado de Piau, no município de Piranhas, Alagoas, o que demanda reconhecer duas diferentes concepções de espetáculo: uma construída por Guy Debord, cujo esquema teórico analisa o espetáculo como uma experiência puramente mercadológica, e outra defendida pelos autores: Patrice Pavis, teatrólogo que evidencia o espetáculo como tudo que se oferece ao olhar, e Jean-Marie Pradier, estudioso da Etnocenologia, disciplina inserida nas etnociências e que tem como objeto os comportamentos humanos espetaculares organizados. Trata-se de uma reflexão acerca da dimensão espetacular da cultura popular procurando perceber como a espetacularidade favorece a manutenção do Reisado Senhor do Bonfim, e para tanto, além das referências teóricas relativas ao espetáculo, recorreu-se ao arcabouço teórico de Néstor García Canclini, cujas assertivas a respeito dos processos de hibridação foram posicionadas como contraponto em relação ao que os frankfurtianos Adorno e Horkheimer escreveram sobre indústria cultural. O processo analítico desenvolvido no trabalho permite repensar as questões relacionadas à tradição, considerando a globalização e a abertura ao novo como experiências que podem vir a favorecer a manutenção das práticas artísticas populares. A aferição do espetacular no Reisado Senhor do Bonfim serviu para perceber como o olhar de quem não participa de sua vida social, ou seja, o olhar de quem é de fora de Piau interfere na espetacularidade do grupo, compreensão que se fez possível, por exemplo, ao acompanhar a participação do Reisado na Romaria de Santa Quitéria, cuja carreata sai de Piau em direção ao povoado de Frencheiras, no município de Garanhuns, Pernambuco. A viagem dá margem a uma leitura que aponta para a conexão entre o espetacular e o olhar externo, e ainda à identidade, relação que também pode ser traçada noutros eventos vividos pelo grupo, os quais, pela singularidade impressa, são classificados como insólitos e exatamente por isso motivadores do espetacular. This dissertation has the goal of approaching the “Reisado do Senhor do Bomfim” under the spectacle’s point of view, this spectacle happens at Piau town, Piranhas municipality, Alagoas. The recognition of two different spectacle conceptions is demanded: one, built by Guy Debord, whose theoretical scheme analyzes the spectacle as a purely merchandising experience, and another one defended by the authors: Patrice Pavis, a playwright who evidences the spectacle as everything offered to our eyes, and Jean-Marie Pradier, an ethnoscenology scholar, a theme within the ethnoscience which has the organized spectacular human behaviors as a target. This is about a reflection on the spectacular dimension of the folk culture, expecting to understand how the spectacles favor the maintenance of the “Reisado do Senhor do Bonfim” and, because of this, besides the theoretical references related to the spectacle, we call on the theoretical outline of Néstor Garcia Canclini, whose statements regarding the hibridation processes were set as a counterpoint regarding what the frankfurtians Adorno and Horkheimer wrote about the culture industry. The analytical process developed on this work allowed reviewing the issues related to tradition, considering the globalization and the opening to new experiences with a possibility to keep the folk artistic practices on happening. The assess of the spectacular regarding the “Reisado Senhor do Bonfim” helped to realize about, how the point of view of someone who doesn’t participate of its social life, that is, the view of a person who is not from Piau, interferes on the group spectacularity, this comprehension was possible, for example, while observing the participation in the Reisado, at the “Romaria de Santa Quitéria”, event that has a car parade going from Piau to Frencheiras town, in the Garanhuns municipality, Pernambuco. The travel gives the chance of having a lecture which points to the relationship between the spectacular and the external view, and even to identity, relationship that can also be drafted in other events lived by the group, which, by the given singularity, are classified as unusual and, exactly because of this, motivate the spectacular.This dissertation has the goal of approaching the “Reisado do Senhor do Bomfim” under the spectacle’s point of view, this spectacle happens at Piau town, Piranhas municipality, Alagoas. The recognition of two different spectacle conceptions is demanded: one, built by Guy Debord, whose theoretical scheme analyzes the spectacle as a purely merchandising experience, and another one defended by the authors: Patrice Pavis, a playwright who evidences the spectacle as everything offered to our eyes, and Jean-Marie Pradier, an ethnoscenology scholar, a theme within the ethnoscience which has the organized spectacular human behaviors as a target. This is about a reflection on the spectacular dimension of the folk culture, expecting to understand how the spectacles favor the maintenance of the “Reisado do Senhor do Bonfim” and, because of this, besides the theoretical references related to the spectacle, we call on the theoretical outline of Néstor Garcia Canclini, whose statements regarding the hibridation processes were set as a counterpoint regarding what the frankfurtians Adorno and Horkheimer wrote about the culture industry. The analytical process developed on this work allowed reviewing the issues related to tradition, considering the globalization and the opening to new experiences with a possibility to keep the folk artistic practices on happening. The assess of the spectacular regarding the “Reisado Senhor do Bonfim” helped to realize about, how the point of view of someone who doesn’t participate of its social life, that is, the view of a person who is not from Piau, interferes on the group spectacularity, this comprehension was possible, for example, while observing the participation in the Reisado, at the “Romaria de Santa Quitéria”, event that has a car parade going from Piau to Frencheiras town, in the Garanhuns municipality, Pernambuco. The travel gives the chance of having a lecture which points to the relationship between the spectacular and the external view, and even to identity, relationship that can also be drafted in other events lived by the group, which, by the given singularity, are classified as unusual and, exactly because of this, motivate the spectacular. Keywords: Reisado Senhor do Bonfim; unusual events; external view; spectacularity; maintenance.Submitted by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2016-07-07T13:06:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Sarah Roberta de Oliveira Carneiro.pdf: 2303593 bytes, checksum: 170abe30d0d5be4d52d41c4c705af266 (MD5)Approved for entry into archive by Juarez Cardoso da Silva (juarez.cardoso@ufba.br) on 2016-07-11T19:42:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Sarah Roberta de Oliveira Carneiro.pdf: 2303593 bytes, checksum: 170abe30d0d5be4d52d41c4c705af266 (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-11T19:42:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de Sarah Roberta de Oliveira Carneiro.pdf: 2303593 bytes, checksum: 170abe30d0d5be4d52d41c4c705af266 (MD5)CNPqCiências SociaisReisado Senhor do BonfimEventos insólitosOlhar externoEspetacularidadeManutençãoUnusual eventsExternal viewSpectacularityMaintenance"O reisado Senhor do Bonfim sob a ótica do espetáculo"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisPPGCS-FFCHbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação de Sarah Roberta de Oliveira Carneiro.pdfDissertação de Sarah Roberta de Oliveira Carneiro.pdfapplication/pdf2303593https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19680/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Sarah%20Roberta%20de%20Oliveira%20Carneiro.pdf170abe30d0d5be4d52d41c4c705af266MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19680/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDissertação de Sarah Roberta de Oliveira Carneiro.pdf.txtDissertação de Sarah Roberta de Oliveira Carneiro.pdf.txtExtracted texttext/plain343103https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19680/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Sarah%20Roberta%20de%20Oliveira%20Carneiro.pdf.txt0f4bad88818c2c888e8e864d1029718bMD53ri/196802022-07-05 14:04:20.984oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:20Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "O reisado Senhor do Bonfim sob a ótica do espetáculo"
title "O reisado Senhor do Bonfim sob a ótica do espetáculo"
spellingShingle "O reisado Senhor do Bonfim sob a ótica do espetáculo"
Carneiro, Sarah Roberta de Oliveira
Ciências Sociais
Reisado Senhor do Bonfim
Eventos insólitos
Olhar externo
Espetacularidade
Manutenção
Unusual events
External view
Spectacularity
Maintenance
title_short "O reisado Senhor do Bonfim sob a ótica do espetáculo"
title_full "O reisado Senhor do Bonfim sob a ótica do espetáculo"
title_fullStr "O reisado Senhor do Bonfim sob a ótica do espetáculo"
title_full_unstemmed "O reisado Senhor do Bonfim sob a ótica do espetáculo"
title_sort "O reisado Senhor do Bonfim sob a ótica do espetáculo"
author Carneiro, Sarah Roberta de Oliveira
author_facet Carneiro, Sarah Roberta de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Sarah Roberta de Oliveira
Carneiro, Sarah Roberta de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Câmara, Antônio da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Boccia, Leonardo Vincenzo
Moura, Milton Araújo
Câmara, Antônio da Silva
contributor_str_mv Câmara, Antônio da Silva
Boccia, Leonardo Vincenzo
Moura, Milton Araújo
Câmara, Antônio da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais
topic Ciências Sociais
Reisado Senhor do Bonfim
Eventos insólitos
Olhar externo
Espetacularidade
Manutenção
Unusual events
External view
Spectacularity
Maintenance
dc.subject.por.fl_str_mv Reisado Senhor do Bonfim
Eventos insólitos
Olhar externo
Espetacularidade
Manutenção
Unusual events
External view
Spectacularity
Maintenance
description Esta dissertação tem por objetivo abordar, sob a ótica do espetáculo, o Reisado Senhor do Bonfim, localizado no povoado de Piau, no município de Piranhas, Alagoas, o que demanda reconhecer duas diferentes concepções de espetáculo: uma construída por Guy Debord, cujo esquema teórico analisa o espetáculo como uma experiência puramente mercadológica, e outra defendida pelos autores: Patrice Pavis, teatrólogo que evidencia o espetáculo como tudo que se oferece ao olhar, e Jean-Marie Pradier, estudioso da Etnocenologia, disciplina inserida nas etnociências e que tem como objeto os comportamentos humanos espetaculares organizados. Trata-se de uma reflexão acerca da dimensão espetacular da cultura popular procurando perceber como a espetacularidade favorece a manutenção do Reisado Senhor do Bonfim, e para tanto, além das referências teóricas relativas ao espetáculo, recorreu-se ao arcabouço teórico de Néstor García Canclini, cujas assertivas a respeito dos processos de hibridação foram posicionadas como contraponto em relação ao que os frankfurtianos Adorno e Horkheimer escreveram sobre indústria cultural. O processo analítico desenvolvido no trabalho permite repensar as questões relacionadas à tradição, considerando a globalização e a abertura ao novo como experiências que podem vir a favorecer a manutenção das práticas artísticas populares. A aferição do espetacular no Reisado Senhor do Bonfim serviu para perceber como o olhar de quem não participa de sua vida social, ou seja, o olhar de quem é de fora de Piau interfere na espetacularidade do grupo, compreensão que se fez possível, por exemplo, ao acompanhar a participação do Reisado na Romaria de Santa Quitéria, cuja carreata sai de Piau em direção ao povoado de Frencheiras, no município de Garanhuns, Pernambuco. A viagem dá margem a uma leitura que aponta para a conexão entre o espetacular e o olhar externo, e ainda à identidade, relação que também pode ser traçada noutros eventos vividos pelo grupo, os quais, pela singularidade impressa, são classificados como insólitos e exatamente por isso motivadores do espetacular. This dissertation has the goal of approaching the “Reisado do Senhor do Bomfim” under the spectacle’s point of view, this spectacle happens at Piau town, Piranhas municipality, Alagoas. The recognition of two different spectacle conceptions is demanded: one, built by Guy Debord, whose theoretical scheme analyzes the spectacle as a purely merchandising experience, and another one defended by the authors: Patrice Pavis, a playwright who evidences the spectacle as everything offered to our eyes, and Jean-Marie Pradier, an ethnoscenology scholar, a theme within the ethnoscience which has the organized spectacular human behaviors as a target. This is about a reflection on the spectacular dimension of the folk culture, expecting to understand how the spectacles favor the maintenance of the “Reisado do Senhor do Bonfim” and, because of this, besides the theoretical references related to the spectacle, we call on the theoretical outline of Néstor Garcia Canclini, whose statements regarding the hibridation processes were set as a counterpoint regarding what the frankfurtians Adorno and Horkheimer wrote about the culture industry. The analytical process developed on this work allowed reviewing the issues related to tradition, considering the globalization and the opening to new experiences with a possibility to keep the folk artistic practices on happening. The assess of the spectacular regarding the “Reisado Senhor do Bonfim” helped to realize about, how the point of view of someone who doesn’t participate of its social life, that is, the view of a person who is not from Piau, interferes on the group spectacularity, this comprehension was possible, for example, while observing the participation in the Reisado, at the “Romaria de Santa Quitéria”, event that has a car parade going from Piau to Frencheiras town, in the Garanhuns municipality, Pernambuco. The travel gives the chance of having a lecture which points to the relationship between the spectacular and the external view, and even to identity, relationship that can also be drafted in other events lived by the group, which, by the given singularity, are classified as unusual and, exactly because of this, motivate the spectacular.
publishDate 2006
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2006-07-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-11T19:42:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-11T19:42:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19680
dc.identifier.other.none.fl_str_mv Dissertação
identifier_str_mv Dissertação
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGCS-FFCH
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19680/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Sarah%20Roberta%20de%20Oliveira%20Carneiro.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19680/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19680/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Sarah%20Roberta%20de%20Oliveira%20Carneiro.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 170abe30d0d5be4d52d41c4c705af266
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
0f4bad88818c2c888e8e864d1029718b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459519645188096